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HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL

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Apresentação em tema: "HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL"— Transcrição da apresentação:

1 HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
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2 TIPOS DE ARREMESSOS

3 Arremesso O arremesso é o ato de finalizar uma jogada com passe típico de ataque. Evolução igual ao passe. Pode ser executado: Com apoio, sem apoio, com queda, uma ou duas mãos, com trajetória retilínea ou parabólica, com efeito ou sem efeito. No jogo, é a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando um forte impulso, dificultando a ação do goleiro e, procurando que ele a se introduza no interior do mesmo, objetivando a marcação de um ponto ou gol. MELHEM, 2002

4 PRINCÍPIOS TÉCNICOS Em suspensão - Deve-se aproveitar adequadamente os 3 passos, antes do impulso final. Com boa hiperestensão do tronco (aumentar a potência ). Com queda - o tronco deverá estar paralelo ao solo, com leve rotação para o lado do braço de lançamento. Com giro e queda - O giro deverá ser na parte anterior da planta do pé. Evitar o giro sobre o calcanhar, poderá ocorrer invasão. Com salto lateral - A queda deverá ser na perna do mesmo lado do braço de lançamento assegurando- se assim o equilíbrio do corpo, após a queda.

5 CONDIÇÕES IMPORTANTES PARA UM BOM ARREMESSO
A - Oportunidade - condições favoráveis. B - Velocidade de reação - surpreender o adversário. C - Precisão (direção) - à direção da bola. D - Força explosiva - mais rapidamente possível e com força necessária. E - Variedade de arremesso - vários tipos de arremesso. F - Habilidade na execução (técnica correta) - execução correta do gesto técnico do arremesso.

6 A regra é clara? Um gol deve ser validado, se há uma violação das regras por um defensor, mas a bola ainda entra na baliza. Um gol deve ser validado para os adversários, se o jogador joga a bola dentro de sua própria baliza, exceto na situação onde o goleiro está executando um tiro de meta. Um gol que tenha sido validado, não pode mais ser anulado, se o árbitro apitou para o subseqüente tiro de saída ser executado. O tiro de saída depois que um gol foi marcado, os adversários do executante estão autorizados a estarem em ambos os lados da quadra e estar a pelo menos 3 metros de distância do jogador executante do tiro de saída.

7 Drible

8 Drible O drible é o ato de deslocar-se no campo ou quadra, com posse de bola, conduzindo-a. Deve-se enganar com movimentos rápidos de corpo, mantendo o controle de bola. Pode ser também: a ação de deslocar-se de um lugar para outro na quadra de jogo, de posse de bola, obedecendo-se as regras do esporte praticado. Deve ser evitado no ataque. MELHEM, 2002

9 FINTA

10 Fintas É a ação que o jogador realiza, estando de posse de bola, para desviar a atenção do oponente em uma direção falsa. É usada quando tem um defensor a ser vencido. Dirige seu deslocamento para o espaço livre e quando o adversário fechar esse espaço, o atacante volta e passa no local onde estava o adversário. Com esta ação, o próprio atacante pode entrar e finalizar ou pode provocar o desequilíbrio defensivo, facilitando a finalização de outro companheiro.

11 Fintas Características: Disfarçar os gestos característico;
Apresentar os gestos característico o mais tarde possível; Variar trajetórias da bola; Realizar movimentação variada.

12 A regra é clara? Na realização do drible você pode dar no máximo de 3 passos com a bola. Mas quando é considerado um passo : 1. um jogador que está parado com ambos os pés no solo levanta um pé e o apóia de novo, ou move um pé de um lugar para outro; 2. um jogador está tocando o solo somente com um pé, agarra a bola e então toca o solo com o outro pé; 3. um jogador depois de um salto toca o solo somente com um pé, e então pula sobre o mesmo pé ou toca o solo com o outro pé; 4. um jogador depois de um salto toca o solo com ambos os pés simultaneamente, e então levanta um pé e o apóia de novo, ou move um pé de um lugar para outro. Resumo: Conta-se somente um passo, se um pé é movido de um lugar para outro, e então o outro pé é arrastado para próximo do primeiro.

13 MARCAÇÃO

14 Marcação Quem marca tem o objetivo de desarmar quem tem a bola, tomando-lhe a mesma. Também objetiva impedir que o adversário receba a bola. Uma vez próximo ao adversário, marca-se em equilíbrio: consegue-se isso aproximando-se o centro de gravidade do chão, flexionando os joelhos. Deve-se marcar deslocando-se na ponta dos pés e os olhos voltados para o atacante, mas sem perder de vista a bola. Quem marca posiciona-se entre o adversário e a sua própria meta. Marcação: Pode ser uma combinação prévia de deslocamentos sem a bola, de diversos jogadores, e com o objetivo de impedir as ações ofensivas do adversário. DIETRICH, 1984

15 A regra é clara? O que não é falta: 1. usar braços e mãos para bloquear ou ganhar posse da bola; 2. usar uma mão aberta para tirar a bola do adversário de qualquer direção; 3. usar o corpo para obstruir um adversário, mesmo quando o adversário não está em posse da bola; 4. fazer contato corporal com um adversário, quando de frente à ele e com os braços flexionados, e manter este contato de modo a controlar e acompanhar o adversário. O que é falta : 1. arrancar ou bater na bola que está na mão do adversário; 2. bloquear ou empurrar o adversário com braços, mãos ou pernas; 3. deter ou segurar (corpo ou uniforme), empurrar, bater ou pular sobre um adversário; 4. colocar em perigo um adversário (com ou sem a bola).

16 HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
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17 Saltos e Quedas Os saltos e quedas são as habilidades motoras na qual o executante impulsiona-se com um pé ou com os dois e, após um período de vôo, aterrissa em ambos os pés, simultaneamente. É a ação de deslocar o corpo no ar através da impulsão de uma ou das duas pernas e em várias direções, finalizando com uma aterrissagem. O salto é um dos elementos mais utilizados no jogo, tendo efeito direto no rendimento do futuro jogador. Ocorre nos diversos esportes coletivos e individuais. BAYER, 1994

18 Saltos e Quedas Salto em Altura: Salto com Vara: Salto em Distância:
A finalidade do salto em altura é elevar-se o máximo possível o centro de gravidade. Salto com Vara: Um único salto abrange 23 execuções de movimentos em menos de dois segundos. Salto em Distância: Para o impulso é importante: velocidade, ritmo, aceleração, flexibilidade, descontração e boa projeção da pelves. Salto Triplo: Pernas e braços a frente para alcançar a máxima distância possível.


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