A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CHARGES, CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CHARGES, CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:"— Transcrição da apresentação:

1 CHARGES, CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:
Diálogo envolvente com as práticas sociais PIBID/Letras Subprojeto Língua Portuguesa Coordenadora: Profª Drª Sigrid Gavazzi Bolsistas: Ana Carolina dos Santos e Luana Queiroz

2 Objetivo: . Atrair o aluno para uma leitura diversificada;
Reconhecimento e prática da leitura verbal e não-verbal; Compreensão dos elementos que compõem cada gênero.

3 “Charge se constitui realidade inquestionável no universo da comunicação, dentro do qual não pretende apenas distrair, mas, ao contrário, alertar, denunciar, coibir e levar a reflexão.” (Agostinho, 1993) Justificativa:

4 Justificativa: “A junção do visual com o linguístico faz do texto de quadrinhos a base ideal para pesquisa centrada na interação: o código visual supre lacunas que, por caso, possam ser deixadas pelo código linguístico e vice-versa. (Lins, 2002)

5 Justificativa: “Vale ressaltar a amplitude de gêneros imagísticos (assim como o cartum) que surgem atualmente na sociedade e a necessidade de estudos voltados para essas estruturas que normalmente congregam o verbo e a imagem.” (ARAGÃO)

6 Fomentação:

7 Contextualização:

8 .CHARGE: Charge: é uma manifestação, por parte do chargista, crítica da sociedade, tanto político quanto social. Geralmente é contestadora e reflexiva, relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico e social específico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida

9

10 História em quadrinhos:
As histórias em quadrinhos são uma sequência de quadros que expressam uma ocorrência, informação, ação, etc. É uma forma de arte que conjuga texto (linguagem verbal) e imagens (linguagem não-verbal) com o objetivo de narrar histórias.

11

12 Cartum: Ao contrário da charge, o cartum relata um fato universal que não depende do contexto específico de uma época ou cultura, sendo assim atemporal. Temas universais como o náufrago, o amante, o palhaço, a guerra, o bem x mau, são frequentemente explorados em cartuns. São temas que podem ser entendidos em qualquer parte do mundo por diferentes culturas em diferentes épocas. É comum vermos a ausência de textos em cartuns. A idéia é representada somente pela expressão dos personagens no desenho sem que seja necessário o emprego de texto como suporte.

13 3) Cartum

14 ASPECTOS SEMÂNTICOS Conhecimento de mundo: informações prévias que o leitor deve possuir para que se assegure o entendimento da mensagem proposta.O conhecimento de mundo é de suma importância pois é por meio dele que se constroem as relações de sentido contidas no texto.

15

16 ASPECTOS SEMÂNTICOS Polissemia: propriedade que a palavra tem de assumir vários significados num dado contexto. Há polissemia quando uma só palavra está carregada de vários sentidos. Este recurso é o popular “duplo sentido”.

17

18 ASPECTOS SEMÂNTICOS Antonímia: emprego de significantes (palavras) diferentes com significados opostos. Apresentam-se quase sempre como antônimos. Tem como objetivo principal extrair o humor a partir de uma contradição entre os dois aspectos abordados.

19

20 ASPECTOS SEMÂNTICOS Paronímia: corresponde ao emprego de significantes semelhantes com significados diferentes. Provoca humor pois altera, em sua maioria, o sentido da palavra.

21

22 BATALHA NAVAL

23 A B C D E 1 . 2 3 4 5 6 7

24 .

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41 Cite características da CHARGE.
Vamos exercitar!!!! Cite características da CHARGE.

42 Cite características do CARTUM.
VAMOS EXERCITAR!!!!! Cite características do CARTUM.

43 Cite características das HQ’S.
VAMOS EXERCITAR!!!!! Cite características das HQ’S.

44 Qual a principal característica que distingue o CARTUM da CHARGE?
VAMOS EXERCITAR!!!!! Qual a principal característica que distingue o CARTUM da CHARGE?

45 VAMOS EXERCITAR!!!!! Complete a frase: “_____ é o elemento essencial para o entendimento do texto”

46 “As HQ’S sempre revelam críticas sociais.”
VAMOS EXERCITAR!!!!! Falso ou Verdadeiro? “As HQ’S sempre revelam críticas sociais.”

47 VAMOS EXERCITAR!!!!! Cite um aspecto responsável pela construção do humor/sentido nos HQ’S/CARTUM/CHARGE.

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59 REFERÊNCIAS: AZEREDO, José Carlos de. Letras e Comunicação: uma parceria no ensino de língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Vozes, ARAGÃO, Charge e Cartum: Uma perspectiva semiolinguística do discurso. Tese de doutorado – Universidade Federal Fluminense. BRANCO, Paulo. PAFFARO, Luiz Gustavo. STEGUN, Renato Monteiro. A diferença entre caricatura, charge e cartum. Disponível em: (10/06/2001) RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 1ed. São Paulo: Contexto, OLIVEIRA, Lídia Maria Rodrigues de. OLIVEIRA, Mônica Lopes Smiderle de. As tiras de quadrinhos de Mafalda: uma proposta de ensino da língua materna. Disponível em: (18/04/2011) KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maira. Ler e Escrever - estratégias de produção textual. 2ed.. São Paulo: Contexto, RAMINELI, Lucia Maria Muniz. Desvendando as "strips" - leitura do verbal e do não- verbal em "tiras" de jornal. Mestrado em Letras, Universidade Federal Fluminense. Niterói, VALENTE, André. A linguagem nossa de cada dia. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.


Carregar ppt "CHARGES, CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google