A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CHARGES, CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: Diálogo envolvente com as práticas sociais PIBID/Letras Subprojeto Língua Portuguesa Coordenadora: Profª Drª

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CHARGES, CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: Diálogo envolvente com as práticas sociais PIBID/Letras Subprojeto Língua Portuguesa Coordenadora: Profª Drª"— Transcrição da apresentação:

1

2 CHARGES, CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: Diálogo envolvente com as práticas sociais PIBID/Letras Subprojeto Língua Portuguesa Coordenadora: Profª Drª Sigrid Gavazzi Bolsistas: Ana Carolina dos Santos e Luana Queiroz

3 . Atrair o aluno para uma leitura diversificada; Reconhecimento e prática da leitura verbal e não-verbal; Compreensão dos elementos que compõem cada gênero. Objetivo:

4 Charge se constitui realidade inquestionável no universo da comunicação, dentro do qual não pretende apenas distrair, mas, ao contrário, alertar, denunciar, coibir e levar a reflexão. (Agostinho, 1993) Justificativa:

5 A junção do visual com o linguístico faz do texto de quadrinhos a base ideal para pesquisa centrada na interação: o código visual supre lacunas que, por caso, possam ser deixadas pelo código linguístico e vice-versa. (Lins, 2002) Justificativa:

6 Vale ressaltar a amplitude de gêneros imagísticos (assim como o cartum) que surgem atualmente na sociedade e a necessidade de estudos voltados para essas estruturas que normalmente congregam o verbo e a imagem. (ARAGÃO) Justificativa:

7 Fomentação:

8 Contextualização:

9 . CHARGE: Charge: é uma manifestação, por parte do chargista, crítica da sociedade, tanto político quanto social. Geralmente é contestadora e reflexiva, relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico e social específico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida...

10

11 H ISTÓRIA EM QUADRINHOS : As histórias em quadrinhos são uma sequência de quadros que expressam uma ocorrência, informação, ação, etc. É uma forma de arte que conjuga texto (linguagem verbal) e imagens (linguagem não-verbal) com o objetivo de narrar histórias.

12

13 C ARTUM : Ao contrário da charge, o cartum relata um fato universal que não depende do contexto específico de uma época ou cultura, sendo assim atemporal. Temas universais como o náufrago, o amante, o palhaço, a guerra, o bem x mau, são frequentemente explorados em cartuns. São temas que podem ser entendidos em qualquer parte do mundo por diferentes culturas em diferentes épocas. É comum vermos a ausência de textos em cartuns. A idéia é representada somente pela expressão dos personagens no desenho sem que seja necessário o emprego de texto como suporte.

14 3) Cartum

15 ASPECTOS SEMÂNTICOS Conhecimento de mundo: informações prévias que o leitor deve possuir para que se assegure o entendimento da mensagem proposta.O conhecimento de mundo é de suma importância pois é por meio dele que se constroem as relações de sentido contidas no texto.

16

17 ASPECTOS SEMÂNTICOS Polissemia: propriedade que a palavra tem de assumir vários significados num dado contexto. Há polissemia quando uma só palavra está carregada de vários sentidos. Este recurso é o popular duplo sentido.

18

19 ASPECTOS SEMÂNTICOS Antonímia: emprego de significantes (palavras) diferentes com significados opostos. Apresentam-se quase sempre como antônimos. Tem como objetivo principal extrair o humor a partir de uma contradição entre os dois aspectos abordados.

20

21 ASPECTOS SEMÂNTICOS Paronímia: corresponde ao emprego de significantes semelhantes com significados diferentes. Provoca humor pois altera, em sua maioria, o sentido da palavra.

22

23 BATALHA NAVAL

24 ABCDE

25 .

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42 V AMOS EXERCITAR !!!! Cite características da CHARGE.

43 VAMOS EXERCITAR!!!!! Cite características do CARTUM.

44 VAMOS EXERCITAR!!!!! Cite características das HQS.

45 VAMOS EXERCITAR!!!!! Qual a principal característica que distingue o CARTUM da CHARGE?

46 VAMOS EXERCITAR!!!!! Complete a frase: _____ é o elemento essencial para o entendimento do texto

47 VAMOS EXERCITAR!!!!! Falso ou Verdadeiro? As HQS sempre revelam críticas sociais.

48 VAMOS EXERCITAR!!!!! Cite um aspecto responsável pela construção do humor/sentido nos HQS/CARTUM/CHARGE.

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60 REFERÊNCIAS: AZEREDO, José Carlos de. Letras e Comunicação: uma parceria no ensino de língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Vozes, ARAGÃO, Charge e Cartum: Uma perspectiva semiolinguística do discurso. Tese de doutorado – Universidade Federal Fluminense. BRANCO, Paulo. PAFFARO, Luiz Gustavo. STEGUN, Renato Monteiro. A diferença entre caricatura, charge e cartum. Disponível em: (10/06/2001)http://fabricarica.2it.com.br/?ref=principal RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 1ed. São Paulo: Contexto, OLIVEIRA, Lídia Maria Rodrigues de. OLIVEIRA, Mônica Lopes Smiderle de. As tiras de quadrinhos de Mafalda: uma proposta de ensino da língua materna. Disponível em: (18/04/2011)http://www.filologia.org.br/ixcnlf/9/06.htm KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maira. Ler e Escrever - estratégias de produção textual. 2ed.. São Paulo: Contexto, RAMINELI, Lucia Maria Muniz. Desvendando as "strips" - leitura do verbal e do não- verbal em "tiras" de jornal. Mestrado em Letras, Universidade Federal Fluminense. Niterói, VALENTE, André. A linguagem nossa de cada dia. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.


Carregar ppt "CHARGES, CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: Diálogo envolvente com as práticas sociais PIBID/Letras Subprojeto Língua Portuguesa Coordenadora: Profª Drª"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google