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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Prof. SAMUEL BRASILEIRO FILHO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARA.

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1 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Prof. SAMUEL BRASILEIRO FILHO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARA

2 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - DEFINIÇÃO Processo contínuo e sistemático de avaliação da Instituição com base em indicadores internos e externos, compartilhadamente definidos, visando a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

3 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL VERSUS GESTÃO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL GESTÃO INSTITUCIONAL REVISÃO DOS PARADÍGMAS TRADiCIONAIS DE GESTÃO E PARTICIPAÇÃO PROCESSO COMPARTILHADO

4 PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Deve ser comprovada Deve ter utilidade Deve ser viável Deve ser compartilhada Deve ser permanente

5 PRINCÍPIOS ORIENTADORES Globalidade Comparabilidade Respeito à identidade da instituição Não premiação e/ou punição Adesão voluntária Legitimidade Continuidade de processo A Avaliação Institucional adensa as relações da Instituição Com a sociedade

6 DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ABRANGÊNCIA INTERNA EXTERNA DIMENSÕES PEDAGÓGICA GESTÃO INFRA-ESTRUTURA INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE RECURSOS HUMANOS EGRESSOS

7 PRIMEIRO PASSO - DEFINIÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO Fundamentação Conceitual (concepções e valores); Análise das variáveis que caracterizam a organização; Identificação, descrição e análise dos pré- requisitos necessários ao alcance da qualidade; Definição dos Indicadores de desempenho; Definição dos indicadores de qualidade; METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO

8 PERFIL DOS INDICADORES 1.Indicadores de avaliação dos Docentes e Técnico-administrativos 2. Indicadores de avaliação dos Gestores 3. Indicadores de avaliação dos alunos 4. Indicadores de desempenho Institucional 5. Indicadores para avaliação externa

9 SEGUNDO PASSO – ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS Elaboração compartilhada dos instrumentos; Validação dos instrumentos; Teste dos instrumentos; Definição do sistema de armazenagem de dados;

10 TERCEIRO PASSO - IMPLEMENTAÇÃO Aplicação dos Instrumentos; Organização dos dados; Análise dos resultados; Comunicação dos resultados; Definição dos ajustes; Estabelecimento do cronograma de continuidade;

11 ESPECIFICIDADE DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EP Subsistema Gestão Subsistema Egressos Subsistema Pedagógico Subsistema de Integração Subsistema de Avaliação

12 TEL:(85) FAX:(85) CEL: (85)


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