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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Prof. SAMUEL BRASILEIRO FILHO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARA

2 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - DEFINIÇÃO
Processo contínuo e sistemático de avaliação da Instituição com base em indicadores internos e externos, compartilhadamente definidos, visando a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

3 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL VERSUS GESTÃO
PROCESSO COMPARTILHADO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL GESTÃO INSTITUCIONAL REVISÃO DOS PARADÍGMAS TRADiCIONAIS DE GESTÃO E PARTICIPAÇÃO

4 PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Deve ser comprovada Deve ter utilidade Deve ser viável Deve ser compartilhada Deve ser permanente

5 PRINCÍPIOS ORIENTADORES
Globalidade Comparabilidade Respeito à identidade da instituição Não premiação e/ou punição Adesão voluntária Legitimidade Continuidade de processo A Avaliação Institucional adensa as relações da Instituição Com a sociedade

6 DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
ABRANGÊNCIA INTERNA EXTERNA DIMENSÕES PEDAGÓGICA GESTÃO INFRA-ESTRUTURA INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE RECURSOS HUMANOS EGRESSOS

7 PRIMEIRO PASSO - DEFINIÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO
METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO PRIMEIRO PASSO - DEFINIÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO Fundamentação Conceitual (concepções e valores); Análise das variáveis que caracterizam a organização; Identificação, descrição e análise dos pré-requisitos necessários ao alcance da qualidade; Definição dos Indicadores de desempenho; Definição dos indicadores de qualidade;

8 PERFIL DOS INDICADORES
Indicadores de avaliação dos Docentes e Técnico-administrativos 2. Indicadores de avaliação dos Gestores 3. Indicadores de avaliação dos alunos 4. Indicadores de desempenho Institucional 5. Indicadores para avaliação externa

9 SEGUNDO PASSO – ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS
Elaboração compartilhada dos instrumentos; Validação dos instrumentos; Teste dos instrumentos; Definição do sistema de armazenagem de dados;

10 TERCEIRO PASSO - IMPLEMENTAÇÃO
Aplicação dos Instrumentos; Organização dos dados; Análise dos resultados; Comunicação dos resultados; Definição dos ajustes; Estabelecimento do cronograma de continuidade;

11 ESPECIFICIDADE DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EP
Subsistema Gestão Subsistema Pedagógico Subsistema de Avaliação Subsistema de Integração Subsistema Egressos

12 Samuel@cefetce.br TEL:(85) 32883690 FAX:(85) 32883711
CEL: (85)


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