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Treinamento & Educação Programa LBA XX SSC/ 2007.

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Apresentação em tema: "Treinamento & Educação Programa LBA XX SSC/ 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento & Educação Programa LBA XX SSC/ 2007

2 Para quê o T&E? 1.Dar treinamento avançado para jovens cientistas, em especial na Amazônia e Cerrado 2.Aumentar a capacidade dos cientistas regionais em nível interdisciplinar 3.Fortalecer as instituições de pesquisa e ensino na região norte. Missão do T&E

3 Para quê o T&E? Histórico bolsas RHAE T&E 1999 cota RHAE/LBA = 98 bolsas 2004 cota RHAE/LBA = 46 bolsas (24 DTI e 22 ITI) 2005 saldo restante CNPq = mais 57 bolsas RHAE (de até 6 meses de duração) finalidade: produção de papers e conteúdo para fascículos educativos LBA Bolsas RHAE/LBA do CNPq = 211 jovens pesquisadores inseridos no Programa LBA no período de Distribuição nos Estados na região norte (e DF) do Brasil: 41% no Pará, 26% no Amazonas, 9% no Mato Grosso, 7% em Rondônia, 7% no Acre, 5% em Tocantins e 4% no Distrito Federal

4 Formação de pessoal ESTUDANTES E BOLSISTAS LBA (cumulativo março 2007) Estudantes Total Gradua(n)dos380 Mestra(n)dos276 Doutora(n)dos209 Sem Informações14 Total879

5 Treinamento no Campo Treinamento prático

6 Treinamento em salas de aula e laboratórios

7 Pesquisadores LBA enviem as teses e dissertações de seus estudantes para o

8 Números levantados até março de 2007: 485 registros de teses e dissertações* 276 dissertações de mestrado 209 teses de doutorado * 16 dissertações e teses com informações incompletas BIBLIOPAC – Biblioteca Central INPA 170 teses e dissertações depositadas (arquivo PDF) na Biblioteca LBA 102 teses e dissertações disponíveis online no Programa BIBLIOPAC Teses e Dissertações LBA

9 BIBLIOPAC :

10 Cursos de Longa Duração 2 Cursos de Graduação 3 Cursos de Pós-graduação Cursos que nasceram ou se fortaleceram com o LBA

11 Mestrado em Física e Meio Ambiente- UFMT Iniciou em 2002 com três linhas: 1)Interação biosfera-atmosfera 2) Geohidro Desde 2002, 69 alunos ingressaram, em turmas anuais. O no. de vagas determinadas pelos orientadores. 12 em 2002; 14 em 2003; 11 em 2004; 16 em em 2006 Até agora 30 dissertações concluídas

12 Mestrado em Física e Meio Ambiente- UFMT Construção do prédio próprio do Programa de Pós-Graduação em Física e Meio Ambiente/UFMT, com área de 512 m2 e projetada para abrigar o Programa de Doutorado em Física Ambiental, com recursos provenientes do Projeto de Apoio à Programas de Pós-Graduação em Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento de Mato Grosso II - APGEMT, aprovado junto ao CT-INFRA/FINEP/MCT. A entrega da obra esta prevista para outubro/2007.

13 Áreas de concentração: Física ambiental Climatologia da Amazônia Interação Biosfera- Atmosfera Ecossistemas e uso da terra Ecologia e Ecossistemas Amazônicos Impactos sócio-ambientais das mudanças de uso da terra 1ª turma: 2005 com 16 estudantes 2ª turma: 2006 com 17 estudantes 3ª turma: 2007 com 08 estudantes A defesa das dissertações acontecerão a partir do 2 0 semestre de Curso Multi-Institucional (UFPA, MPEG e Embrapa)

14 Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente Criado em 2006, 1ª. Turma em 2007 com 40 vagas/ano. Foco = gestão ambiental com controle de qualidade Forte parceria com o LBA de longa data A Dra. Beatriz Gomes é membro do T & E Curso de Graduação em Engenharia Ambiental - UNIR, Campus de Ji-Paraná, RO

15 Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente Criado em 2004 e fortalecido com a parceria de professores do LBA – credenciado na Capes Fortalecido e funcionando bem a partir de 2006 As duas turmas têm 15 alunos cada Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, UNIR, Porto Velho, RO

16 Curso de Física em Santarém 2005: concurso para cinco professores e novo concurso realizado em 2006 para mais duas vagas. Dois professores são egressos do LBA São 69 alunos entre os turnos matutino e vespertino Planos para Mestrado em breve Curso de Licenciatura Plena em Física Ambiental - UFPA Criado em 2005 – campus Santarém - PA

17 Curso de Graduação em Meteorologia Criado em 2005 mas iniciado em março de 2006 Foram 50 alunos inscritos em 2006 e 50 em 2007 O curso é no período noturno Este curso está articulado com o Centro de Meteorologia e Recursos Hídricos do Amazonas UEA– Curso de Graduação em Meteorologia, Escola Superior de Tecnologia

18 Curso de Pós-Graduação Clima e Ambiente INPA x UEA Para fazer pleno uso de toda a infra-estrutura implementada no Núcleo de Modelagem Climática e Ambiental do LBA no INPA O Curso foi aprovado pela Capes para Doutorado e Mestrado com conceito 4 Está previsto para começar em agosto INPA/UEA – Curso de Pós-graduação em Clima e Ambiente

19 Acta Amazonica – 14 papers aguardando Associação de Geografia Teorética Boletim da Sociedade Brasileira de Meteorologia Espaço Científico/ULBRA-Santarém Fênix do Estudante da UNEMAT Journal of Hidrology Environmental Conservation Outlook on Agriculture Pesquisa Agropecuária Brasileira Revista da Árvore Revista Brasileira de Meteorologia Revista da Universidade do Amazonas Revista Iheringia Revista Pneumologia da Faculdade de Medicina da USP Revista Sodebras Scientia Florestalis Periódicos-alvo para submissão dos manuscritos dos Bolsistas RHAE saldo LBA 14 trabalhos ainda em revisão 04 aceitos 03 ainda serão enviados 02 publicados

20 Fonte atualizada sobre ciência e oportunidades para jovens cientistas 1.Trabalhos científicos baseados em pesquisas LBA, desenvolvidos pelo doutorando Cassiano D´Almeida, foram publicados nas revistas J. of Hydrology e International J. of Climatology. 17/04/ Pesquisadores LBA, liderados pelo pesquisador Marcos Heil Costa da UFV, publicam pesquisa sobre os efeitos do plantio de soja sobre a floresta amazônica. 20/04/ Mini-curso "Dimensões Humanas do Uso e Cobertura das Terras na Amazônia - Uma Contribução do LBA" será ministrado em Belém-PA em maio. 14/03/2007 I. Informações científicas atualizadas II. Oportunidades de bolsas e trabalhos 1.CNPq abre inscrições para prêmio em Iniciação Científica. 20/04/ Volunteer Field Assistant- Tropical Forest Ecology. 16/04/2007

21 BOLSAS RHAE LBA - EGRESSOS Bolsista MANAUS From: "Livia Oliveira" Date: Mon, 09 Apr :20: Na minha vida profissional a oportunidade de participar deste programa foi decisiva. Não participei de nenhum projeto de iniciação científica durante a minha graduação, então a chance de desenvolver um projeto de pesquisa logo após o término do meu curso foi o ponto de partida para a continuação das minhas atividades científicas. O projeto desenvolvido durante o programa deu embasamanto para o projeto que desenvolvo hoje no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do qual sou aluna regular. Bolsista BRASILIA From: katiasivek Date: Fri, 5 Aug :41: Fiquei muito feliz em participar do projeto LBA. Está sendo uma experiência maravilhosa, pois estou trabalhando com excelentes profissionais. Ainda estou trabalhando nas análises deste projeto, algumas análises de solo estão sendo processadas e deverão ser analisados estatisticamente. Não será possível terminar até o final deste mês. Não tenho outra bolsa para a continuidade deste trabalho. Meu objetivo é fazer o doutorado aqui com em Brasília com a Prof. Mercedes. LBA é uma oportunidade única!

22 BOLSAS RHAE LBA - EGRESSOS Bolsista ACRE From: "Eliete dos Santos Sousa" Date: Mon, 09 Apr :26: Sou bióloga e durante três anos da graduação estive envolvida com a pesquisa, estudando ecologia de peixes. Após minha formação, ingressei no Projeto LBA, e fui contemplado com uma Bolsa RHAE, e optei por outro ramo da pesquisa, a hidrobiogeoquímica, estudando a ciclagem de carbono em ecossistemas fluviais da Amazônia. Hoje, sou aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduaçao em Ciências Ambientais (UFPA/MPEG/EMBRAPA), e continuo a desenvolver pesquisa relacionada a ciclagem de carbono e, com certeza, o perído em fui bolsista RHAE fui muito importante, pois o aprendizado aquirido foi a base desta conquista. Eliete Sousa Bolsista BELEM Date: Tue, 10 Apr :38: (ART) From: Ludmila Silva No momento estou fazendo o curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais na Universidade Federal do Pará. A bolsa RHAE significou bastante para meu desempenho pessoal, profissional e, principalmente, científico.

23 BOLSAS RHAE LBA - EGRESSOS Bolsista TOCANTINS Date: Thu, 4 Aug :23: (ART) From: Kleyton Sudário Olá a todos do Comitê de Treinamento & Educação LBA, Bom, não sei nem como agradecer pela oportunidade concedida pela bolsa é uma pena que esteja no fim, seria ótimo poder dar continuidade nas pesquisas aqui no Tocantins ou em outro lugar. No geral foi muito proveitoso ter trabalhado como bolsista do projeto LBA. Até breve a todos! Bolsista ACRE Date: Tue, 10 Apr :24: (ART) From: Flavio Obermuller Hoje estou cursando o Mestrado em Ecologia e Manejo dos Recursos Naturais da Universidade Federal do Acre, desenvolvendo a tese com o título Ecologia de Epífitas Colaterais ao Manejo de Três Espécies Madeireiras, no PAE Porto Dias município de Acrelândia, Acre. Além da dissertação, venho participando das atividades e pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Botânica e Ecologia Vegetal da UFAC. Apesar do pouco tempo de bolsa RHAE, essa foi muito importante para a minha empreitada científica na Amazônia, porque me deu a primeira oportunidade na regio norte, me dando uma visão do cenário científico local, além disso com essa bolsa pude investir no ingresso do mestrado, que está sendo de grande importância para minha formação científica.

24 Para quê o T&E? Histórico bolsas RHAE T&E 1999 cota RHAE/LBA = 98 bolsas 2004 cota RHAE/LBA = 46 bolsas (24 DTI e 22 ITI) 2005 saldo restante CNPq = mais 57 bolsas RHAE (de até 6 meses de duração) finalidade: produção de papers e conteúdo para fascículos educativos LBA Bolsas RHAE/LBA do CNPq para treinamento avançado na fase atual de síntese e integração do LBA = inexistentes, vedadas pelo CNPq! Faltaram bolsas (tipo DTI) de valores mais altos para incorporar os alunos com Mestrado nos grupos de pesquisa na Amazônia e os com Doutorado nos trabalhos e projetos aprovados de Síntese & Integração do LBA treinamento avançado! Questão 1:

25 FASCÍCULOS TEMÁTICOS LBA Clima, Atmosfera e relação com a Biosfera Assunção Dias e colegas Texto ainda incompleto, em revisão (Pedro Dias) Dinámica da vegetação secúndária na Amazônia Cleber SalimonTexto em elaboração. Previsão : 15/07/2006 Conseqüencias de mudanças no uso da terra no cerrado nos ciclos do carbono e nitrogênio Eddie L. de Oliveira / Mercedes Bustamente Texto pronto Faltam revisores Ciclos Biogeoquímicos na Amazônia : contribuições do Projeto LBA Carlos Moura / Flávio Luizão Texto pronto Faltam revisores Aquecimento global e mudanças climáticas Carlos Cerri e colegas Em elaboração Previsão : 15 /07/2006 As percepções da Amazônia da década de 90s. Elen Gamarski / Bertha Becker Texto Pronto Revisores : Diógenes Alves, Wanderley Messias Costa, Tatiana Schor Fascículos LBA Questão 2:

26 FASCICULOS SOBRE FERRAMENTAS METODOLÓGICAS O uso da metodologia isotópica em estudos ambientais Tomas F. Domingues / Jean Pierre Ometto Texto pronto Enviado para revisão a Leonel Sternberg (para 15 de julho) Modelagem Matemática de Sistemas Ambientais aplicados no Projeto LBA Laura de Borma / Carlos Nobre Texto em elaboração Previsão : 15/09/2006 Aplicações de sensoriamento remoto ao estudo de padrões e processos amazônicos Evlyn NovoEm preparação Fascículos LBA

27 Onde estão nossos egressos ?

28 O desafio da fixação Fixação do pessoal qualificado Nosso desafio permanece o mesmo de sempre: Criamos cursos de capacitação acadêmica Formamos pessoal Equipamos os laboratórios institucionais Mas, NÃO temos concursos na região para fixar essa geração de novos cientistas Questão 3:

29 O Comitê de Treinamento e Educação : Representatividade Multi-institucional MEMBROS EXECUTIV0S Regina C.C. Luizão (INPA) Mercedes Bustamante (UnB) Plínio Camargo (CENA/USP) Beatriz Gomes (UNIR-Ji-Paraná) Ivani Pereira (NASA) Edson Rocha (UFPA) Lourdes Ruivo (MPEG) Ricardo Figueiredo (Embrapa) Francisco Lobo (UFMT) ???New Coordinator? MEMBROS CONSULTIVOS Rita Mesquita (INPA) Elsa Mendoza (UFAC) Chieno Suemitsu (UFPA-Santarém) Cláudio Carvalho (Embrapa) Marcos Heil Costa (UFV) José Francisco C. Gonçalves (INPA) Alejandro Fonseca (UFAC) Questão 4:

30 CADASTRO DOS (EX)ESTUDANTES e (EX) BOLSISTAS LBA *** Pesquisadores LBA cadastrem seus estudantes e bolsistas no banco de dados EGRESSOS LBA


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