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Teste de Software Caso Procenge Elba Mota Gerente de Testes José Luna Gerente de Produto.

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Apresentação em tema: "Teste de Software Caso Procenge Elba Mota Gerente de Testes José Luna Gerente de Produto."— Transcrição da apresentação:

1 Teste de Software Caso Procenge Elba Mota Gerente de Testes José Luna Gerente de Produto

2 Unidade de Gestão Empresarial DIRETORIA da Unidade GESTÃO DOS PRODUTOS TECNOLOGIA - P&D - (4) DESENVOLVIMENTO (24) TESTES (8) ATENDIMENTO (7) PROJETOS (4) IMPLANTAÇÃO (18) GESTÃO ADM/FINANCEIRA (3) GESTÃO DE RELACIONAMENTOS DOCUMENTAÇÃO (3) Total: 72 colaboradores ESPECIALISTAS (2) CAPACITAÇÃO (4) NEGÓCIOS

3 Base Pirâmide ~430 empresas ~6.500 usuários Crescimento médio de 30% a.a. Atendimento: ~40 chamados dia

4 Cenário: arquitetura ArquiteturaCliente/Servidor em 2 camadas Linguagens de desenvolvimento Gupta SAL, Oracle PL/SQL* Linguagem WebMicrosoft C#.NET Servidor WebWindows IIS Banco de DadosOracle 8i ou superior FerramentasGupta SQL Windows, PL/SQL Developer, TestComplete (QA) Microsoft.NET Framework, ERwin, Crystal Reports, System Architect SO do servidorLinux, Windows2000, HP-UX, Solaris Plataforma servidor Intel, HP, Sun e outros IntegraçõesOracle Packages, TIs ou TXT Outros números : -178 packages (~15 procs): principais regras de negócio c/1.910 mil linhas tabelas -Modelo aberto (cliente adiciona colunas, tabelas, triggers e outros objetos) telas / forms -930 relatórios -Aproximadamente pontos de função - PFs

5 Contexto Inicial Teste como fase final da realização do produto Conseqüências – Teste limitado exclusivamente pelo tempo – Nenhum preparo até o momento da execução – Concentração de Bug´s no final do ciclo de realização do produto

6 Projeto de versão Projeto de Versão: 2 meses Versão XX.01 Versão XX.02 Mês 1Mês 2Mês 3Mês 4Mês 5 Liberação Revisão Priorização Planejamento Homologação Plano de testes Validações (usuários) Liberação Implementação Versão Beta Clientes ( Todos ) Ocorrências SGP

7 Sistema de Gestão Procenge ISO9001:2000 Todas as áreas ISO12207 ISO15504 MPS.BR G (*) REQM, PP, PMC e PPQA CMMI-2 * MPS.BR F *

8 Ciclo de vida projeto de versão

9 Planos de Teste Executar Verificar Refinar Preparar

10 Planos de Teste (cont.) 156 planos maduros (>4 anos) Alguns com mais de 150 etapas Total de etapas Sistema de planos Alto nível Regras de criação e manutenção definidos nos processos afins

11 Motivadores (janeiro 2006) Execução de apenas etapas/versão Testes gerais incompletos, exigindo priorizações, além de horas-extras da equipe Imprecisão e subjetivismo: baixo nível dos critérios de aceitação Novos sistemas sendo incorporados Aumento da equipe de testes e desenvolvimento na mesma proporção Indicadores de desempenho estagnados

12 Profissionalização de Testes Mai/06 Kick-off do projeto Mai/Jun Mentoring Jul Reformulação dos processos (área de testes) Ago Aquisição e instalação do TestComplete Novo modelo de trabalho SEPG Set/Out Implementação dos procedimentos e casos de teste Capacitação SEPG Jan/07 Institucionalização do SEPG Revisão dos processos na área de desenvolvimento Nov/Dez Avaliação MPS.BR G CBTS Excelência

13 Procedimento de Teste Massa de Dados Modelo com automação Projeto de Teste. Executa a sequência de introdução dos dados. Compara com os resultados esperados (valores, tempo, etc...). Reporta as discrepâncias SMART Caso de Teste IEEE 829

14 Exemplo

15 Ciclo de vida projeto de versão

16 Algumas Reflexões 70% processo70% processo X 30% ferramenta Flexibilidade para ajustar a teoria de testes à realidade do produto e mercado Processos de desenvolvimento na área de testes (gerência de configuração, requisito, etc...) Gestão dos BDs de teste A maturidade dos processos Completa inserção dos testes no projeto de versão

17 Casos de teste implementados Tempo total de execução: ~50 horas Administrador50% Comercial35% Compras65% Contabilidade60% Estoque40% Financeiro65% Total56% Posição em 30/09/2007 Cobertura dos Casos de Regressão

18 Reflexo da melhoria do processo

19 Benefícios / Resultados Indicadores de performance voltaram a evoluir – % de bugs detectados em casa X clientes Detecção de problemas que antes eram quase impossíveis de serem verificados Testes analíticos, repetíveis e cobrindo combinações de eventos que manualmente eram inimagináveis Base de conhecimento sobre testes completamente documentada Significativa diminuição do stress de fim de projeto (hora-extra 0) Eliminação dos Betas Equipe motivada Problema: Backlog de Bugs

20 Profissionalização de Testes Mai/06 Kick-off do projeto Mai/Jun Mentoring Jul Reformulação dos processos (área de testes) Ago Aquisição e instalação do TestComplete Novo modelo de trabalho SEPG Set/Out Implementação dos procedimentos e casos de teste Capacitação SEPG Jan/07 Institucionalização do SEPG Revisão dos processos na área de desenvolvimento Nov/Dez Avaliação MPS.BR G CBTS Excelência Abril/07 Inspeção de Projetos de Testes

21 Situação Atual Redefinição de papéis e responsabilidades Capacitação da equipe Processo de teste paralelo e integrado ao processo de desenvolvimento Inspeção de projeto de teste – Prevenção

22 Processo de Inspeção

23 Reflexo das Inspeções

24 Benefícios / Resultados

25 Próximas ações 1500 casos automatizados em 01/2008 Conclusão dos novos processos, atendendo às KPs VAL e VER (CMMI-3): Novembro/07 Certificação de TODOS os profissionais no CBTS até dez/2007 Certificação MPS.BR F: dez/2007 Certificação CMMI-2: jan/2008 Expectativa: automatizar 60%

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27 Obrigado! Elba Mota (81)


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