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Planejamento e Organização da Qualidade

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Apresentação em tema: "Planejamento e Organização da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Organização da Qualidade
Para inserir o logotipo da empresa neste slide No menu 'Inserir' Selecione 'Figura' Localize o arquivo com o logotipo Clique em OK Para redimensionar o logotipo Clique sobre o logotipo. As caixas exibidas fora do logotipo são as 'alças de redimensionamento'. Use-as para redimensionar o objeto. Mantendo a tecla shift pressionada antes de usar as alças de redimensionamento, as proporções do objeto serão mantidas. TQM; O FATOR HUMANO Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade

2 Planejamento e Organização da Qualidade
TQM envolve: Atendimento das necessidades e expectativas dos consumidores; inclusão de todas as partes da organização; inclusão de todas as pessoas da organização; exame de todos os custos relacionados com qualidade; fazer ‘as coisas certas da primeira vez’; desenvolver sistemas e procedimentos que apóiem a qualidade e a melhoria; desenvolver um processo de melhoria contínua. Planejamento e Organização da Qualidade

3 Planejamento e Organização da Qualidade
TQM É o gerenciamento de toda a organização de maneira a exceder todas as dimensões dos produtos e serviços que são importantes para os consumidores CHASE E AQUILANO Planejamento e Organização da Qualidade

4 TQM segundo CHASE E AQUILANO
Elementos filosóficos: qualidade focada no consumidor; liderança; melhoria contínua; desenvolvimento e participação do empregado; rapidez de resposta; gerenciamento através de fatos reais; desenvolvimento em parceria responsabilidade corporativa e cidadania. Planejamento e Organização da Qualidade

5 TQM segundo CHASE E AQUILANO
Ferramentas genéricas: as velhas ferramentas da qualidade; QFD. Ferramentas da área da qualidade: métodos estatísticos em geral; planos de amostragem; capacidade de processos; método Taguchi. Planejamento e Organização da Qualidade

6 Planejamento e Organização da Qualidade
Treinamento O que significa Por que treinar? Treinamento desenvolve habilidades e atitudes A padronização como resultado do treinamento Planejamento e Organização da Qualidade

7 Planejamento e Organização da Qualidade
Aprendizado Aprendizado, educação e treinamento O que significa aprendizagem Formas de aprendizagem Por impulso Por estímulo Por reação Por reforço Planejamento e Organização da Qualidade

8 Estratégias para motivação
Seja forte; Seja bom; paternalismo; administração higiênica; Barganha implícita; Competição; Motivação interiorizada Planejamento e Organização da Qualidade

9 A pirâmide de Maslow e a qualidade
Planejamento e Organização da Qualidade

10 A pirâmide de Maslow e a qualidade
Lista de Necessidades Humanas de Maslow Formas Usuais de Motivação para a qualidade Necessidades fisiológicas, isto é, comida, abrigo, sobrevivência básica. Em economia industrial, isto se traduz em ganhos mínimos para subsistência Oportunidade de aumentar o salário através de bônus por bom trabalho Necessidades de segurança, isto é, após atingir o nível de subsistência, a necessidade de permanecer empregado a este nível Estabilidade no trabalho, por exemplo., qualidade produz vendas, vendas dão trabalho Necessidades sociais, isto é, a necessidade de pertencer a um grupo e ser por ele aceito Apelo ao empregado como membro de uma equipe - ele não deve deixar mal a equipe Necessidades de ego, isto é, a necessidade de auto respeito e respeito dos outros Apelo ao orgulho profissional, a fim de atingir uma boa meta. Reconhecimento através de prêmios, publicidade etc. Necessidade de auto satisfação, isto é, o desejo de criatividade para poder se expressar Oportunidade de propor idéias criativas, de participar de planejamento criativo Planejamento e Organização da Qualidade

11 O comportamento das pessoas
Planejamento e Organização da Qualidade

12 PORQUE AS PESSOAS NÃO FAZEM O QUE SE ESPERA DELAS
ELAS NÃO SABEM O QUE SE ESPERA DELAS ELAS NÃO SABEM COMO DEVEM FAZER O TRABALHO ELAS NÃO PODEM FAZER O TRABALHO ELAS NÃO QUEREM FAZER O TRABALHO O SISTEMA AS IMPEDE DE FAZER O TRABALHO ELAS NÃO TEM ESTÍMULO PARA FAZER O TRABALHO CONTAR SEUS PAPÉIS E QUAIS AS EXPECTATIVAS CRIAR PROGRAMAS DE TREINAMENTO SÃO INCAPAZES OU ESTÃO MAL AJUSTADAS TEM EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS VERIFICAR RESTRIÇÕES DA CHEFIA/GERÊNCIA VER A COMPETÊNCIA, CONFIANÇA, VALORES, COMPROMISSO Planejamento e Organização da Qualidade

13 Planejamento e Organização da Qualidade
TQM e trabalho em grupo As diversas teorias propostas A importância do líder Como atuar para conseguir bons resultados do grupo Planejamento e Organização da Qualidade

14 A ORGANIZAÇÃO DA MUDANÇA QUALQUER MUDANÇA DENTRO DE UMA
ORGANIZAÇÃO SE FAZ EM DIVERSAS ETAPAS MELHORIA PRETENDIDA SITUAÇÃO PRETENDIDA SITUAÇÃO ATUAL TEMPO Planejamento e Organização da Qualidade

15 A ORGANIZAÇÃO DA MUDANÇA DERRUBE OS OBSTÁCULOS
1- Identifique as redes informais 2- Construa uma massa crítica 3- Crie aceitação emocional 4- Trate a mudança como um namoro 5- Forneça ancoragem à mudança Planejamento e Organização da Qualidade

16 A ORGANIZAÇÃO DA MUDANÇA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
1- As coisas são como são porque foram levadas a esse ponto 2- A não ser que as coisas mudem, elas provavelmente permanecerão as mesmas ou se tornarão piores 3- Mudar seria fácil se não fossem as pessoas 4- As pessoas não resistem à mudanças – não querem ser mudadas Planejamento e Organização da Qualidade


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