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Planejamento e Organização da Qualidade1 TQM; O FATOR HUMANO Para inserir o logotipo da empresa neste slide No menu 'Inserir' Selecione 'Figura' Localize.

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1 Planejamento e Organização da Qualidade1 TQM; O FATOR HUMANO Para inserir o logotipo da empresa neste slide No menu 'Inserir' Selecione 'Figura' Localize o arquivo com o logotipo Clique em OK Para redimensionar o logotipo Clique sobre o logotipo. As caixas exibidas fora do logotipo são as 'alças de redimensionamento'. Use-as para redimensionar o objeto. Mantendo a tecla shift pressionada antes de usar as alças de redimensionamento, as proporções do objeto serão mantidas. Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002

2 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade2 TQM envolve: –Atendimento das necessidades e expectativas dos consumidores; –inclusão de todas as partes da organização; –inclusão de todas as pessoas da organização; –exame de todos os custos relacionados com qualidade; –fazer as coisas certas da primeira vez; –desenvolver sistemas e procedimentos que apóiem a qualidade e a melhoria; –desenvolver um processo de melhoria contínua.

3 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade3 TQM É o gerenciamento de toda a organização de maneira a exceder todas as dimensões dos produtos e serviços que são importantes para os consumidores CHASE E AQUILANO

4 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade4 TQM segundo CHASE E AQUILANO –Elementos filosóficos: qualidade focada no consumidor; liderança; melhoria contínua; desenvolvimento e participação do empregado; rapidez de resposta; gerenciamento através de fatos reais; desenvolvimento em parceria responsabilidade corporativa e cidadania.

5 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade5 TQM segundo CHASE E AQUILANO –Ferramentas genéricas: as velhas ferramentas da qualidade; QFD. –Ferramentas da área da qualidade: métodos estatísticos em geral; planos de amostragem; capacidade de processos; método Taguchi.

6 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade6 Treinamento O que significa Por que treinar? Treinamento desenvolve habilidades e atitudes A padronização como resultado do treinamento

7 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade7 Aprendizado Aprendizado, educação e treinamento O que significa aprendizagem Formas de aprendizagem –Por impulso –Por estímulo –Por reação –Por reforço

8 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade8 Estratégias para motivação –Seja forte; –Seja bom; paternalismo; administração higiênica; –Barganha implícita; –Competição; –Motivação interiorizada

9 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade9 A pirâmide de Maslow e a qualidade

10 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade10 A pirâmide de Maslow e a qualidade Lista de Necessidades Humanas de Maslow Formas Usuais de Motivação para a qualidade Necessidades fisiológicas, isto é, comida, abrigo, sobrevivência básica. Em economia industrial, isto se traduz em ganhos mínimos para subsistência Oportunidade de aumentar o salário através de bônus por bom trabalho Necessidades de segurança, isto é, após atingir o nível de subsistência, a necessidade de permanecer empregado a este nível Estabilidade no trabalho, por exemplo., qualidade produz vendas, vendas dão trabalho Necessidades sociais, isto é, a necessidade de pertencer a um grupo e ser por ele aceito Apelo ao empregado como membro de uma equipe - ele não deve deixar mal a equipe Necessidades de ego, isto é, a necessidade de auto respeito e respeito dos outros Apelo ao orgulho profissional, a fim de atingir uma boa meta. Reconhecimento através de prêmios, publicidade etc. Necessidade de auto satisfação, isto é, o desejo de criatividade para poder se expressar Oportunidade de propor idéias criativas, de participar de planejamento criativo

11 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade11 O comportamento das pessoas

12 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade12 PORQUE AS PESSOAS NÃO FAZEM O QUE SE ESPERA DELAS ELAS NÃO SABEM O QUE SE ESPERA DELAS ELAS NÃO SABEM COMO DEVEM FAZER O TRABALHO ELAS NÃO PODEM FAZER O TRABALHO ELAS NÃO QUEREM FAZER O TRABALHO O SISTEMA AS IMPEDE DE FAZER O TRABALHO ELAS NÃO TEM ESTÍMULO PARA FAZER O TRABALHO CONTAR SEUS PAPÉIS E QUAIS AS EXPECTATIVAS CRIAR PROGRAMAS DE TREINAMENTO. SÃO INCAPAZES OU ESTÃO MAL AJUSTADAS TEM EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS VERIFICAR RESTRIÇÕES DA CHEFIA/GERÊNCIA VER A COMPETÊNCIA, CONFIANÇA, VALORES, COMPROMISSO

13 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade13 TQM e trabalho em grupo As diversas teorias propostas A importância do líder Como atuar para conseguir bons resultados do grupo

14 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade14 A ORGANIZAÇÃO DA MUDANÇA QUALQUER MUDANÇA DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO SE FAZ EM DIVERSAS ETAPAS SITUAÇÃO ATUAL SITUAÇÃO PRETENDIDA TEMPO MELHORIA PRETENDIDA

15 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade15 A ORGANIZAÇÃO DA MUDANÇA DERRUBE OS OBSTÁCULOS 1- Identifique as redes informais 2- Construa uma massa crítica 3- Crie aceitação emocional 4- Trate a mudança como um namoro 5- Forneça ancoragem à mudança

16 Documento ADM 340 – Qualidade Total 18/10/2002 Planejamento e Organização da Qualidade16 A ORGANIZAÇÃO DA MUDANÇA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 1- As coisas são como são porque foram levadas a esse ponto 2- A não ser que as coisas mudem, elas provavelmente permanecerão as mesmas ou se tornarão piores 3- Mudar seria fácil se não fossem as pessoas 4- As pessoas não resistem à mudanças – não querem ser mudadas


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