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1 Prof. Msc. Julio Candido de Meirelles Júnior Belo Horizonte 23/10/2009 O ENSINO DA CONTABILIDADE E A REALIDADE NACIONAL Categoria: Acadêmico Científico.

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1 1 Prof. Msc. Julio Candido de Meirelles Júnior Belo Horizonte 23/10/2009 O ENSINO DA CONTABILIDADE E A REALIDADE NACIONAL Categoria: Acadêmico Científico

2 2 O PROBLEMA Analisar o ensino das Ciências Contábeis no 3º grau e detectar o baixo índice de aprovação no Exame Nacional de Curso (Provão, extinto), no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (suspenso) e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Refletir Mudança X Reações Identificar Causas Desvelar processo político nacional

3 3 REFERÊNCIAIS TEÓRICOS as escolas, no Brasil, sempre ressalvadas as raras e honrosas exceções, não estão educando, nem preparando cidadãos para a vida, ou profissionais para exercerem suas profissões. Franco Jr. (1993, p.571) DEMO, FANTONI, FRANCO JR, GIOVANNINI, HUDSON, IUDICÍCIBUS, KRAEMER, KOLIVER, LAFFIN, LOPES DE SÁ, MARION, NETO PEREIRA, ROLLO, CFC, CRCMG INTERNATIONAL STANDARDS OF ACCOUNTING AND REPORTING (ISAR). Normas ISAR. Geneva. Fev BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Comissão de Especialistas de Ensino de Ciências Contábeis.

4 4 REFERÊNCIAIS TEÓRICOS muito se tem falado e discutido em relação as metodologias e recursos didáticos voltado ao ensino superior, mas pouco se tem feito de forma concreta para favorecer e facilitar. Neto (2001, p.23) modificações precisam ser introduzidas nas escolas e nas faculdades, [...]. Lopes de Sá (2001, p.6)

5 5 M E T O D O L O G I A Pesquisa Bibliográfica e documental. H I P Ó T E S E Viabilidade vinculada ao educador. R E L E V Â N C I A D O E S T U D O Compreensão dos elementos que interferem na formação do profissional da contabilidade e na atuação do educador.

6 6 PESQUISA EXTENSÃO ENSINO

7 7 1 - UMA MUDANÇA NECESSÁRIA: É necessário que haja formação de um número maior de professores com qualificação adequada para melhorar o seu desempenho nas universidades e para isso precisa-se de um maior apoio do Conselho Federal de Contabilidade, principalmente com a criação de Mestrados a distância. 2 - O ENSINO DA CONTABILIDADE 2 - O ENSINO DA CONTABILIDADE A qualidade de ensino de hoje certamente refletirá o profissional de amanhã. 3 - UMA MUDANÇA NO ENSINO SUPERIOR Necessidade, trajetória, significado.

8 8 4 -O ENSINO ACADÊMICO E A REALIDADE EMPRESARIAL As instituições de ensino precisam entender que as empresas da atualidade alicerçadas na concorrência exigem uma boa base escolar, inglês fluente e conhecimento de informática. 5- O ENSINO ACADÊMICO E OS RESULTADOS ALCANÇADOS ExameData Percentual de Aprovados 1º26/03/200087,78 2º24/10/200063,68 3º25/03/200173,78 4º30/10/200159,84 5º14/04/200259,01 6º29/10/200250,71 7º30/03/200366,01 8º28/10/200350,35 Média60,69

9 9 6 - O ENADE E A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Conceito 5 Conceito 4 Conceito 3 Conceito 2 Sem conceito 2,5%26.25%36,25%11,25%32,5%

10 A VISÃO DO MEC O curso de Ciências Contábeis deve contemplar um perfil profissional que revele a responsabilidade social de seus egressos, a sua interação com outros ramos do saber e a sua atuação técnica instrumental. 8 - A VISÃO DO ISAR A pesquisa bibliográfica evidenciou que a International Standards of Accouting and Reporting (ISAR, 1999) defendeu em uma publicação específica, uma linha geral para a educação e formação dos Contadores.

11 A VISÃO DOS DISCENTES Os alunos esperam que a formação necessária às novas exigências para a profissão seja aquela que objetiva desenvolver o profissional contábil dentro de uma nova perspectiva e visão de mercado, através do uso da tecnologia da informação A VISÃO DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE Os bacharéis deverão obter um grau médio de conhecimentos para a obtenção do registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade.

12 12 CONCLUSÃO O resultado desta pesquisa sinaliza um norte para o ensino da Contabilidade que é visível na situação atual e um desafio para a classe no momento, qual seja, o de resgatar valores esquecidos ou adaptar-nos aos novos valores. Percebeu-se nos conceitos apresentados que as médias anteriores medidas pelo antigo provão, pelo Exame de Suficiência e no ENADE permanecem no mesmo ritmo.

13 13 O reencantamento da educação requer a união entre a sensibilidade social e a eficiência pedagógica. (Assmann, 1996)

14 14 Aos presentes, meus agradecimentos pela atenção dispensada. Prof. Msc. Julio Candido de Meirelles Junior


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