A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL"— Transcrição da apresentação:

1 HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL
DESENVOLVIMENTO HUMANO: DA 1ª SEMANA ATÉ O NASCIMENTO ACADEMICAS: DANIELA SNOWARESKI EMILY PRESTES

2 FECUNDAÇÃO

3 DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO E DESENVOLVIMENTO FETAL
Assim, após sua última menstruação, seu corpo já começa a se preparar para receber um novo óvulo que poderá ser fecundado. No dia da ovulação, o corpo pode ter sua temperatura elevada em 1°C. O óvulo liberado pelo ovário migra para a trompa.

4 DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO E DESENVOLVIMENTO FETAL
O desenvolvimento embrionário, dura cerca de oito semanas, ao fim das quais todos os órgãos já estão totalmente esboçados. No período embrionário, o ovo, passa por numerosas divisões mitóticas (inicio do crescimento), forma um embrião que se implanta no endométrio. Quando chega ao útero, 4 dias após a fecundação, o embrião chama-se mórula, flutua livremente e é alimentado por secreções uterinas. Desenvolve-se passando a blastocisto.

5 DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO E DESENVOLVIMENTO FETAL
Botão Embrionário – Massa de células que origina o corpo fetal. • Trofoblasto – Delimita a cavidade interna achatada para onde faz saliência o botão embrionário. Participa na formação da placenta. Não em sequência, mas em paralelo com dominância, dão-se três processos: O Blastocisto apresenta duas partes ou conjunto de células: 

6 DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO E DESENVOLVIMENTO FETAL
Começa a formar-se um anexo embrionário – o córion – que possui vilosidades. Estas mergulham em lacunas do endométrio, preenchidas por sangue materno devido á ruptura dos capilares. Cerca de 11 a 12 dias após a fecundação, o embrião já se encontra completamente coberto pela mucosa uterina.

7 DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO E DESENVOLVIMENTO FETAL
Nesta semana o zigoto se implanta no endométrio (revestimento do útero) podendo ocorrer um pequeno sangramento que não prejudica a gravidez ou um corrimento vaginal intenso, esse processo é chamado de nidação. O zigoto continua a se multiplicar e desenvolver rapidamente. A partir do momento em que se implanta no útero, começa a formação da placenta.

8 3ªSEMANA Nesta semana o zigoto se implanta no endométrio (revestimento do útero) podendo ocorrer um pequeno sangramento que não prejudica a gravidez ou um corrimento vaginal intenso, esse processo é chamado de nidação. O zigoto continua a se multiplicar e desenvolver rapidamente. A partir do momento em que se implanta no útero, começa a formação da placenta.

9 4ª SEMANA Crescimento: multiplicações celulares e aumento de volume;  Morfogénese: movimentos celulares: originam três folhetos germinativos ectoderme, mesoderme e endoderme; Diferenciação Celular: especialização estrutural e bioquímica das camadas germinativas (organogénese: diferenciação celular (tecidos) e organização dos tecidos (órgão) Implantação do embrião (blastocisto) no endométrio uterino 6 a 7 dias após a fecundação. (Nidação) As células do trofoblasto, produzem enzimas que digerem localmente o endométrio. O botão embrionário continua a crescer por divisões celulares e ocorrem movimentos de territórios celulares (inicio da Morfogénese).

10 5ª SEMANA A placenta - que começou a se formar na semana passada - e os primórdios do cordão umbilical já estão trabalhando para canalizar os nutrientes essenciais do seu corpo para o embrião. O oxigênio, aminoácidos, gorduras e açúcares todos desempenham um papel vital neste projeto incrível. Uma das camadas das células especializadas está a desenvolver dentro do tubo neural, a qual irá se tornar a coluna vertebral e o cérebro.

11 5ª SEMANA De 0,05 a 0,1 cm, o embrião tem cerca do tamanho de uma pequena semente de laranja. O coração é agora um único tubo com algumas batidas descoordenadas. Essas batidas vão se tornando mais regulares com cada semana que passa.

12 6ª SEMANA O tubo neural, que começou a se formar na semana passada, começa a fechar sobre o que será a medula espinhal do seu bebê. Embora o embrião ainda parecesse um pouco como um pequeno girino, dobras de tecido estão desenvolvendo na cabeça, e estes irão eventualmente se tornarem um pouco do queixo, bochechas e maxilar. As áreas que serão os olhos e nariz começam a projetar como solavancos, e a estrutura do ouvido interno estão se formando. Continua a crescer, agora medindo entre de 0,1 polegadas e 0,15 polegadas (cerca de 2,5 milímetros) - em torno do tamanho de uma pequena ervilha.

13 6ª SEMANA O tubo de coração que se formou na semana passada, continua o seu desenvolvimento à medida que cresce gradualmente em direção a quatro câmaras primitivas e começa a bater como um pequeno tambor. Outros importantes órgãos, como os rins e o fígado, também estão começando a tomar forma. Cada pulmão existe como um único tubo, e eles estão começando a se formaram em estruturas como se fosse uma bolsa - eles têm muito a desabrochar e a fazer antes que de estarem prontos para o ar!

14 7º SEMANA Ao longo da semana, o órgão vai dividir-se em três partes: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. O prosencéfalo será responsável por coisas tais como o raciocínio, resolução de problemas e formação e retenção de memórias. O mesencéfalo transmite sinais elétricos para seus destinos finais no cérebro e o rombencéfalo vai cuidar de respiração, batimentos cardíacos, e movimento muscular. No entanto, o desenvolvimento não correr somente no cérebro. Os membros também estão crescendo rápido. Os brotos dos braços e pernas começam a surgir, embora neste ponto eles se pareçam mais com pás. Medindo, seu pequeno está com 0,15-0,3 polegadas (4 a 8 milímetros) de comprimento, esta semana, um pouco maior que a largura de seu dedo mindinho do pé.

15 7ª SEMANA No entanto, o desenvolvimento não ocorrer somente no cérebro. Os membros também estão crescendo rápido. Os brotos dos braços e pernas começam a surgir, embora neste ponto eles se pareçam mais com pás. Medindo, seu pequeno está com 0,15-0,3 polegadas (4 a 8 milímetros) de comprimento, esta semana, um pouco maior que a largura de seu dedo mindinho do pé.

16 7ª SEMANA Ocorre o espessamento do muco cervical, que coagula para formar o tampão do canal cervical no fim da gestação. Rins e órgão sexual interno estão quase formados. O aparelho digestivo está começando a se formar, com o intestino grosso já presente. O rosto já tem os contornos, com pouca pigmentação e perfuração para a boca e narinas.

17 8ª SEMANA Esta semana, outras partes do corpo estão começando a se desenvolver: Mãos e pés estão formando pequenos dedos das mãos e pés. E a cauda embrionária está começando a desaparecer. As extremidades não são as únicas coisas em desenvolvimento! Os intestinos do seu bebê também começam a se entrelaçar, o que move para o cordão umbilical, porque não há espaço suficiente para ele no abdômen. Mesmo nesta primeira fase, os intestinos estão a trabalhando para transportar resíduos para fora do corpo.

18 8ª SEMANA Um mês a partir de agora, quando há mais espaço na barriga do seu pequeno, os intestinos vão voltar para o abdome e para fora do cordão. Seu minúsculo residente é aproximadamente do tamanho de uma bola de chiclete, pesando cerca de 0,25 gramas e medindo de 7 a 17 milímetros (cerca de 0,5 polegadas). Mas a forma do embrião é mais cúbica de que redonda.  O corpo do seu bebê também está começando a se tornar sensível ao toque. Isto é porque o sistema nervoso em desenvolvimento já está em comunicação com os músculos.

19 9ª SEMANA Parabéns! O embrião dentro de você tem um novo nome essa semana: um feto! E este feto está se parecendo cada vez menos como uma bolha rosa. A cauda embrionária desapareceu e a forma do corpo está agora a emergir, em parte graças ao alongamento e estiramento da área do tronco. O feto está com cerca de uma polegada (2,5 cm) de comprimento esta semana - ou do tamanho de um clipe de papel padrão.

20 9ª SEMANA Este é um período crítico para o desenvolvimento dos braços e das pernas. As pernas têm aumentado, e os botões que acabaram por se tornar os dedos começam a brotar. Enquanto isso, os braços ficaram mais longos e começam a dobrar no cotovelo. A estrutura básica de mão também está se formando! Dedos e polegares são claramente diferenciados e o abdômen está se desenvolvendo: As estruturas que serão o fígado, vesícula biliar, baço e glândulas suprarrenais estão se tornando especializadas.

21 10ª SEMANA O desenvolvimento dos braços e das pernas foi a grande notícia da semana passada, mas esta semana é tudo sobre as orelhas. As orelhas estarão desenvolvidas até o final desta semana, e agora elas ficam muito baixas na cabeça. Como a cabeça cresce, eles vão passar para o ponto certo de cada lado.

22 10ª SEMANA Os olhos do seu pequeno também estão desenvolvendo. A estrutura óptica de base está no lugar e as pálpebras estão começando a cobrir os olhos, que ainda estão em ambos os lados da cabeça. Graças, em parte, ao desenvolvimento de ossos e alongamento membros, o feto agora pesa cerca de 2,5 gramas e mede de 2 a 3 centímetros (cerca de uma polegada) de cabeça até o bumbum.

23 11ª SEMANA Coração do seu pequeno vem batendo furiosamente durante semanas, mas é apenas se tornar alto o suficiente para o seu médico ouvir com um aparelho de escuta especial chamado Doppler. Você vai ser capaz de ouvi-lo também! O coração do feto bate duas vezes mais rápido que o seu, em qualquer lugar entre 120 a 140 batimentos por minuto. (Não se preocupe se o seu médico não puder pegar a batida ainda - o feto pode estar deitado em uma posição que abafa o som.)

24 11ª SEMANA O comprimento da cabeça ao bumbum é pouco mais de 2 polegadas (5 cm) - Sozinha, a cabeça do feto é cerca de metade do comprimento do corpo, o qual mostra como o cérebro está crescendo rapidamente. Enquanto isso, uma fina camada de pele vem se formando sobre o corpo do feto durante as últimas semanas. Agora, uma camada especializada desenvolve no que se tornarão as unhas das mãos e dos pés.

25 12ª SEMANA O crescimento do feto continua em ritmo acelerado. O bebê dobra de tamanho nas últimas três semanas. Agora o intestino se acomoda no abdome. Esta semana, as unhas começam a crescer, e a partir disso vão continuar a crescer até o nascimento. Até esta semana, as pálpebras se formarão e serão fechadas. Elas permanecem fundidas até o final de seu segundo trimestre. Esta semana, o bebê pesa de 8,5 a 14 gramas e mede cerca de 2,5 polegadas - aproximadamente do tamanho de um kiwi!

26 13ª SEMANA O fígado secreta a bile, o pâncreas produz a insulina, e os rins formam a urina para carregar os desperdícios.  A urina é excretada dentro do fluído amniótico. Os intestinos do seu pequeno, que parcialmente residiam no cordão umbilical, voltaram para dentro do abdômen agora que há bastante espaço para acomodá-los. 

27 13ªSEMANA Com os feixes de músculo se formando no intestino, logo será a hora das coisas se moverem pelo sistema digestivo também! O seu pequeno agora possui o tamanho de uma grande ameixa, pesando menos de 30 gramas e medindo entre 6 e 10 centímetros. A cabeça possui quase metade desse comprimento, graças ao grande desenvolvimento cerebral. 

28 14ª SEMANA  A boca do feto pode se abrir ou fechar e está começando a fazer movimentos de engolir e chupas. Aqueles músculos faciais estão realmente se exercitando!  O esôfago, traqueia, laringe e cordas vocais estão todos posicionados. Claro, as cordas vocais ainda não podem fazer um som, pois o seu pequeno está flutuando em líquidos. Mas elas já estão sendo preparadas para aquele primeiro choro logo após o nascimento. 

29 14ªSEMANA O seu pequeno pesa mais ou menos 56 gramas e mede entre 8 à 11 centímetros de comprimento.  É que, nesta semana, suas papilas gustativas começaram a funcionar. Aliás, todos os órgãos internos dele estão com as estruturas principais formadas. O cérebro continua se aperfeiçoando e envia comandos para os músculos se movimentarem, inclusive os da face.

30 15ª SEMANA Os ossos estão ficando mais duros a cada dia. A pele é muito fina e transparente; você pode ver vasos sanguíneos através da mesma. O lanugo, um tipo de pelo muito fino, cobre o corpo e vai continuar crescendo até a 26ª semana de gestação. Nessa fase o bebê mede cerca de 15 cm e pesa em torno de 90 a 120 gramas.

31 16ª SEMANA Os movimentos do bebê já podem ser percebê-los, pois os seus ossos estão cada vez mais fortes. Ele agora pesa 80 g e mede 10 cm e suas células não param de se multiplicar. Todos os órgãos estão a postos e continuam se desenvolvendo. Os ossos se fortificam, já os sistemas circulatório e urinário estão sendo aperfeiçoados. Enquanto o pequeno inspira e expira o líquido amniótico, vai exercitando os pulmões. Prepare-se porque ele vai dobrar de peso e tamanho nos próximos 15 dias.

32 17ª SEMANA A gordura adquirida, também chamada de tecido adiposo, ajuda a produzir e reter o calor corporal. O tecido adiposo também é importante para o metabolismo, pois é uma ótima fonte de energia. Este é um momento de grande crescimento: O seu feto pode medir até 17 centímetros e pesar aproximadamente 140 gramas - do tamanho de uma cebola! 

33 17ª SEMANA O seu pequeno tem trabalhado em dois reflexos básicos por algumas semanas: chupar e engolir. No momento em que o seu bebê nascer, ela terá quase todos os reflexos que você - aqueles que irão ajudá-la a sobreviver e aprender sobre o mundo. 

34 18ª SEMANA Desenvolvimento das características que o farão único: as digitais. Preenchimentos de gordura acumulando nas pontas dos dedos irão se transformar em linhas espirais distintas.  O intestino grosso foi fixado na parte inferior da parede abdominal, e muitas glândulas digestivas estão sendo formadas. Esse sistema digestivo em desenvolvimento já está acontecendo há muitas semanas: O feto está engolindo líquido amniótico, que então passa pelo estômago e intestino. 

35 18ª SEMANAS Agora, esse líquido combinado com células mortas e secreções forma o mecônio no intestino. Mecônio é a substância preta e demorada que eventualmente irá sujar a primeira fralda do seu bebê.  O feto pesa cerca de 200 gramas e mede cerca de 18 centímetros, topo ao fim - mais ou menos o tamanho de uma batata doce.

36 19ª SEMANA O feto tem períodos de sono e alerta intermitentes. Dorme mais ou menos por uma hora e acorda mais ou menos por uma hora. Ele também pode ter uma posição favorita para dormir. Os ovários do feto feminino já contêm os ovócitos primários, ou seja, todos os óvulos que a mulher terá durante toda a sua vida. O útero do feto feminino está também completamente formado. Um tipo de gordura marrom (coloração dada pelo crescimento capilar) cobre o pescoço, tórax e virilhas. A placenta continua a crescer e a nutrir o bebê. Ela está completamente formada e cresce em diâmetro, embora não aumente em espessura. Mede cerca de 20 cm dos pés à cabeça e pesa cerca de gramas.

37 19ª SEMANA Se você tiver uma menina, um conjuntos especial de tecidos estão se desenvolvendo no útero e vagina. Se for um menino, esses mesmos tecidos tomam rumos diferentes: O pênis é formado e a próstata começa a tomar forma. As células secretoras de testosterona, que foram formadas há um mês, são importantes na orquestra desses desenvolvimentos. Seu bebê está perto das 260 gramas e tem feições humanas completas; mede cerca de 19 cm de comprimento.

38 20ª SEMANA Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pelos temporários, denominados de "lanugo", aparece na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pelos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar. O seu bebê pesa entre 215 e 255 gramas e mede aproximadamente 22 centímetros - mais ou menos do tamanho de uma banana.

39 21ª SEMANA Os cílios e o couro cabeludo tornam-se mais visíveis e o feto pisca mais frequentemente. O lanugo cobre completamente o corpo, embora seja mais concentrado em torno da cabeça, pescoço e face. O feto já pode sugar dentro do útero. O coração cresce muito nessa fase e os batimentos cardíacos tornam-se mais fortes. Os testículos dos fetos masculinos descem da pelve para a bolsa escrotal. As pernas estão atingindo sua proporção relativa ao corpo. Os braços e pernas movem-se com mais força, enquanto os músculos se tornam mais fortes. O esqueleto torna-se mais endurecido. A força das mãos acentua-se. Pesa cerca de 400 gramas e mede em torno de 23 cm da cabeça aos pés.

40 22ª SEMANA O bebê pode brincar com as mãos, chupar os dedos, cruzar e descruzar as pernas. O ouvido interno do bebê já está praticamente desenvolvido, e por isso ele poderá ouvir com maior nitidez, e começa a ter alguma noção de equilíbrio, já que esta função também é controlada pelo ouvido interno. O nariz e a boca do bebê estão bem desenvolvidos e podem ser observados na ultrassonografia. O bebê poderá estar de cabeça para baixo, mas isto para ele não faz muita diferença. O tamanho do feto com 22 semanas de gestação é de aproximadamente 26.7 cm e o peso do bebê é de cerca de 360 g.

41 23ª SEMANA O seu bebê se parece com um pequeno e frágil recém-nascido. Ele agora pesa cerca de 450 gramas e mede entre 23 e 25 centímetros - mais ou menos do tamanho de uma boneca pequena. O líquido amniótico que o cerca é o local perfeito para ele crescer e se tornar um recém-nascido saudável. O líquido salgado o mantém aquecido, protegido de infecções e é flutuante o suficiente para ele exercitar o corpo em desenvolvimento. Agora o saco amniótico contém cerca de 500 ml de líquido, que é trocado a cada três ou quatro horas. 

42 24ª SEMANA As pálpebras já são separadas e os cílios já estão presentes. É nesta fase também que haverá certo acúmulo de gordura por baixo da pele do bebê que o protegerá contra o frio quando ele nascer. O bebê deverá começar a ouvir os sons de fora da barriga da mãe. O tamanho do feto com 24 semanas de gestação é de aproximadamente 28 centímetros e ele pode pesar cerca de 600 gramas.

43 25ª SEMANA A pele do seu bebê ainda é fina, enrugada, e pálida, mas ela fica mais grossa a cada dia, graças a gordura e músculos que continuam à crescer. Neste momento as pequenas veias, chamadas de capilares, estão começando a se desenvolver abaixo da pele do seu bebê, e isso dará um tom rosado.  Ele ainda está engolindo líquido amniótico, e ainda está crescendo! Na semana 25, o seu bebê mede entre 30 e 33 centímetros e pesa cerca de 680 gramas - mais ou menos o tamanho da cabeça de uma couve-flor.  Durante este momento, o córtex cerebral do seu bebê está se desenvolvendo em camadas. A maior parte das ações ainda é controlada por outras áreas do cérebro que se desenvolveram mais cedo. O córtex cerebral humano é a estrutura mais bem elaborada do cérebro de todo o reino animal, dando a habilidade de pensar, planejar, e sentir de formas complexas.

44 26ª SEMANA Mede cerca de 35 centímetros e pesa em torno de 800 gramas. As narinas do seu bebê estão começando a se abrir, o que da a chance de começar a praticar a respiração usando os músculos e pulmões. Não existe ar para inspirar, logicamente, então ao invés disso ele irá "inspirar" e "expirar" líquido amniótico. Quando ele nascer, será um profissional!

45 26ª SEMANA O bebê poderá abrir parcialmente os olhos, de tempos em tempos mas ainda não consegue enxergar muito bem, nem focar um objeto. A maioria dos bebê nascem com os olhos mais claros e com o passar dos dias, eles vão escurecendo, até que chegue a cor normal. A pele do bebê deixou de ser translúcida e uma fina camada de gordura já pode ser notada por baixo da pele. Se for um menino, os testículos devem descer completamente nesta semana, mas por vezes há bebês que nascem com 1 dos testículos ainda dentro da cavidade abdominal. Se for uma menina, é possível que já tenha todos os óvulos devidamente formados dentro dos ovários.

46 27ª SEMANA O seu pequeno irá ganhar cerca de 450 gramas no próximo mês. Essa semana, ele está com 25 centímetros da cabeça até a pélvis, e pesa cerca de 900 gramas - mais ou menos do tamanho de um nabo. Mesmo com o crescimento rápido, o cérebro e os pulmões ainda estão imaturos. 

47 27ª SEMANA O cérebro vai para um período de crescimento rápido, como as células mais complexas desenvolver e começar a funcionar. O cérebro pode controlar uma respiração rítmica e a temperatura do feto. Olhos e abrir, fechar e flash. O lanugo ainda cobre a maior parte do corpo. As células de gordura da pele começam a se formar, achatando enquanto muitas rugas. O feto pode soluçar, a mãe sente isso como um movimento rítmico desagradável em seu abdômen. Ele pode continuar por alguns minutos ou até mesmo última meia hora ou mais.

48 28ª SEMANA O seu bebê está ganhando peso rapidamente agora! Ela pode pesar cerca de 1 Kg. Da cabeça aos quadris, ela mede 25 centímetros, mas da cabeça aos pés ela pode medir cerca de 38 centímetros - do tamanho de uma berinjela. A visão do seu pequeno não é o único sentido que está funcionando. Os padrões neurais indicam que ela está respondendo aos sons do ambiente. As ondas cerebrais também estão começando a mostrar diferenças durante o sono. Esses ciclos de sono ficarão mais claros e mais distintos à medida que ela se aproxima da data de chegada.

49 28ª SEMANA Quando o feto nasce com 28 semanas pode sobreviver, no entanto, deve ficar internado no hospital até que os seus pulmões estejam completamente desenvolvidos, permitindo que respire sozinho.

50 28ª SEMANA Prematuros 840g 335g 700g 450g

51 28ª SEMANA Esse é o estágio vital do desenvolvimento pulmonar do seu bebê. As veias sanguíneas estão se formando através dos pulmões, e quando ela respirar pela primeira vez, os seus pulmões irão absorver oxigênio, e então irá mandá-lo para essas veias, que circularão o sangue oxigenado através do corpo.  O seu pequeno também está começando a produzir uma substância, chamada surfactante, que mantém os sacos de ar dos pulmões longe de grudarem um no outro. O surfactante irá permitir que ela respire corretamente após o nascimento. Os tubos bronquiais também estão maturando, se dividindo em ramos menores e menores. 

52 29ª SEMANA Mesmo com o aumento da gordura, o seu pequeno ainda é bastante magro - somente 2 ou 3% dos seus Kg são gordura. Da cabeça aos quadris, ele mede 27 centímetro, mas tem mais de 41 centímetros de comprimento da cabeça aos pés, mais ou menos do tamanho de uma abóbora-moranga. O seu bebê está mais parecido com um bebê completamente feito agora! Ele está ganhando peso sutilmente. A superfície da pele é mais suave e pálida devido a gordura que está começando a se acumular. Essa gordura vai ser um importante fator na habilidade de reter calor.  O seu bebê provavelmente tem cílios - ele pode estar começando a batê-los agora! 

53 29ª SEMANA O cérebro está maduro ao ponto de ajudar a regular a temperatura corporal. Claro, o seu pequeno ainda não está pronto para fazer tudo sozinho - ele ainda precisa do calor do seu corpo para mantê-lo aconchegante até o nascimento.  Ele continua a desenvolver as células nervosas no cérebro. Quando ele nascer, ele terá centenas de milhares delas. Isso parece muito, mas ele precisa armazená-las, pois não irá produzir mais nenhuma após o nascimento!

54 30ª SEMANA O bebê pesa cerca de kg o comprimento total, incluindo as pernas deve ser de 43 centímetros. O cérebro do seu bebê continua seu incrível desenvolvimento. Até esse ponto, ele tinha a superfície bem lisa. Nessa semana, o cérebro começa a assumir sua distinta aparência enrugada. Essas rugas são chamadas convolações e permitem que o cérebro tenha mais células. Enquanto algumas coisas se desenvolvem, outras desaparecem, como o lanugo, um pelo ultra fino que cobre o corpo do seu bebê (mesmo que ele ainda tenha áreas cobertas nas costas e nos ombros).

55 31ª SEMANA Seu bebê mede aproximadamente 28 centímetros de comprimento da cabeça até o quadril (43 centímetros esticado) e pesa cerca de kg.!  Ele esta em posição fetal com as pernas encolhidas por algumas semanas agora.

56 31ª SEMANA Não se preocupe se seu bebê parecer menos ativo com o passar das próximas semanas. Na verdade, movimentos menos frequentes agora significam que ele está no caminho certo (considerando que você esta contando 10 movimentos em uma hora a cada dia). Os movimentos dele estão simplesmente se tornando menos inconstantes e mais organizados - além disso, não tem mais muito espaço no seu útero do que tinha há uma semana.

57 32ª SEMANA A diminuição da libido é comum nesse momento, causada por alterações hormonais. Nesta semana, o útero aumentado da gestante pode causar novas situações. Seus órgãos internos podem ficar um pouco deslocados, podendo haver retenção de líquidos e surgimento de veias varicosas, além de calcanhares e dedos inchados. Não é indicado o uso de anéis se estes estiverem apertados, nem roupas justas. A gestante deve manter o suprimento alimentar do pré-natal, sendo que o consumo de vitaminas e minerais do bebê é alto. Bebê: comprimento – 29 cm; peso – g. No último estágio da gravidez, a audição do bebê é a sua principal conexão com o mundo exterior. Ele se tornará familiar ao barulho do batimento cardíaco da mãe, da digestão, do fluxo de sangue do cordão umbilical e da voz materna.

58 33ª SEMANA O volume do útero da gestante cresceu 500 vezes durante a gravidez. Ela pode ter uma necessidade mais freqüente de urinar. O bebe mede agora 30 cm e pesa g e ele vai dobrar de peso nas proximas semana. Apesar das restrições do interior do útero apertado, o bebê exibe todo comportamento do qual um recém-nascido é capaz. Quando acordado, se mantém em alerta, sensível ao som e visualizando as formas nebulosas.

59 34ª SEMANA Este possui uma camada maior de gordura, pois irá precisar dela para regular a temperatura do corpo fora do útero, após o nascimento. Devido a esse aumento de peso, a pele do bebê tem um aspecto mais liso. O sistema nervoso central e o sistema imunológico ainda estão amadurecendo, mas os pulmões já estão praticamente desenvolvidos. A audição está quase 100% desenvolvida. O processo de pigmentação da íris, nos olhos, ainda não completo. Isso só será possível após maior exposição à luz várias semanas após o nascimento. Por isso alguns bebês nascem com olhos claros e depois escurecem, tendo a sua cor definitiva somente após algum tempo. Nesta semana, o bebê se prepara para o parto. Os ossos já estão bem fortes, mas os do crânio ainda não estão completamente conectados, o que facilitará a sua passagem pelo canal vaginal na hora do parto normal. Se for um menino, os testículos começam a descer. Pode acontecer de um ou os dois testículos não irem para a posição correta antes do nascimento ou até mesmo ao longo do primeiro ano. Seu pequenino tem entre de 2 quilos e 100 gramas e 2 quilos e 200 gramas e entre 39 e 40 centímetros de comprimento - aproximadamente do tamanho de um melão americano.

60 35ª SEMANA Todos os órgãos do bebê já estão completamente formados, exceto os pulmões que continuam a se desenvolver e a produzir mais líquido que irá impedi-los de parar de funcionar quando o bebê começar a respirar. Os dois rins já funcionam a 100%, assim como o fígado também já consegue exercer as suas funções, processando substâncias que o corpo já não precisa. O rosto do bebê é liso e as rugas desapareceram. A pele tem uma cor rosada e não mais avermelhada por causa da gordura branca que se acumulou sobre ela. A gordura vai lhe dar energia e controle sobre a temperatura do corpo depois de nascer. O bebê está coberto por uma espessa camada de vérnix cremoso e pode ter bastante cabelo. As unhas das mãos chegam à ponta dos dedos, mas as unhas dos pés ainda não estão totalmente desenvolvidas. O tamanho é de aproximadamente 43.7 centímetros de comprimento e pesa cerca de 1.900kg.

61 36ª SEMANA Seu pequenino pesa algo entre kg e kg essa semana e mede quase 48 centímetros. A cabeça do seu bebê é especialmente desenhada para passar pelo seu cérvix e pélvis. Os ossos no crânio dele ainda não estão presos - essa construção solta faz com que a cabeça dele seja moldável de forma que possa se espremer através do canal do nascimento sem machucar nenhum de vocês dois. Esse ossos vão se unir gradualmente durante o primeiro ano de vida.

62 37ª SEMANA É provável que o bebê tenha mais de 48 centímetros de comprimento e pese entre 2,700 Kg e 3,000 Kg, e está próximo ao peso final. Essas últimas semanas são importantes, no entanto! Ela ainda está ganhando 14 gramas de gordura por dia. Essa gordura ajuda o seu corpo a regular a temperatura e manter um nível igualitário de açúcar no sangue. Enquanto isso, o cérebro (e o crânio) continuam à crescer.  O seu bebê está se sentando mais para baixo esses dias? Você pode sentir como se ela tivesse caído na sua pélvis - e talvez ela tenha mesmo. Essa queda pode ocorrer algumas semanas antes do seu bebê nascer. A nova, e baixa, posição pode tirar alguma pressão dos pulmões e diafragma, fazendo com a respiração se torne melhor para você.

63 38ª SEMANA Está completo, e por isso se o bebê ainda não nasceu provavelmente só irá engordar. A gordura fica acumulada sob a pele, e se a placenta estiver sadia, o bebê continua crescendo. A gordura também está sendo armazenada nas bochechas e isto faz com que o bebê fique mais rechonchudo. A aparência é a de um bebê recém-nascido, mas ele possui um verniz gorduroso e branco que reveste todo o corpo. O tamanho é de aproximadamente 49 cm e ele pesa cerca de kg.

64 39ª SEMANA O sistema endócrino dele, responsável pela produção de hormônio, está se preparando para o nascimento. O seu pequeno vai secretar mais hormônios de estresse durante o nascimento do que em qualquer momento durante a sua vida. Uma vez que estiver fora do útero, esses hormônios irão ajudar a gerenciar os sistemas corporais sem a ajuda da sua placenta. Essas grandes mudanças exigem muito esforço e energia, mas ele estará pronto.  Os pulmões do seu bebê continuam a se desenvolver, até o nascimento. Neste momento, os pulmões ainda estão trabalhando pesado para fabricar surfactante, uma substância que ajuda a manter os vários sacos de ar de grudarem quando ele respirar pela primeira vez. 

65 40ª SEMANA O seu pequeno provavelmente chegou ao limite de seu peso e comprimento - a média é de kg e 52 centímetros (meninos são um pouco maiores que as meninas). Porque ele tem produzido gordura pelos últimos meses, 15% do peso do seu corpo é agora gordura, o que irá ajudá-lo a se manter aquecido no mundo exterior.  O resto - órgãos e sistemas corporais - estão prontos para viver fora do útero também. Ele estocou amido em seu fígado para transformar em glicose após o nascimento, e ele possui líquido extra também. Como um camelo, ele está vem equipado para passar pelo nascimento e o dia depois, enquanto o leite materno entra em ação.

66 Passo a Passo da Gravidez Por Dentro

67 OBRIGADA PELA ATENÇÃO


Carregar ppt "HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google