A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Referencial teórico e o caminho metodológico da pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Referencial teórico e o caminho metodológico da pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 O Referencial teórico e o caminho metodológico da pesquisa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Prof.Me. Anderson Oramisio

2 Os objetivos de uma pesquisa estão intimamente relacionados ao problema. O objetivo principal da pesquisa está implícito na forma como o problema é apresentado. Os temas de pesquisa em educação mudaram, o que se poderia dizer a respeito das concepções, dos enfoques teóricos, abrindo hoje, espaço a abordagens críticas. Afinal, um único enfoque (o psicológico, o sociológico, filosófico, o antropológico etc.) não consegue esclarecer a problemática que envolve a educação e o ensino.

3 Constata- se que para compreender e interpretar grande parte das questões e problemas da área de educação é preciso lançar mão de enfoques multi/inter/transdisciplinares e tratamentos multidimensionais, que favoreçam uma aproximação mais oportuna, de uma realidade que é bastante complexa e dinâmica: a realidade escolar. É interessante observar que nas atuais pesquisas da área, que parece ser consenso analisar as questões educacionais por perspectivas mais integradoras.

4 Como definir o problema de pesquisa
Não é uma tarefa fácil definir um problema de pesquisa. A maneira clássica de identificar um problema de pesquisa é : analisar a literatura, e familiaridade com o tema/assunto. - afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal.

5 - Para se trabalhar uma pesquisa é preciso ter um mínimo de prazer nesta atividade. A escolha do tema esta vinculada, portanto, ao gosto pelo assunto a ser trabalhado. - Trabalhar um assunto que não seja do seu agrado tornara a pesquisa num exercício de tortura e sofrimento.

6 Para a elaboração do referencial teórico, são sugeridos nove passos:
Durante o lançamento do tema-problema ou hípoteses, várias perguntas irão surgindo na sua mente e nas suas discussões a respeito do tema: - Como? - O que pensa? - Quando? - Onde? - Quem? - Por quê? - Para quem? - Como pensa ser possível a solução ? O referencial teórico é a base que sustenta qualquer pesquisa científica Além disso, esse processo orientará você numa outra decisão muito importante: o estabelecimento de um quadro teórico de referência para seus estudos, análises e interpretações futuras. Antes de avançar, é necessário conhecer o que já foi desenvolvido por outros pesquisadores Para a elaboração do referencial teórico, são sugeridos nove passos:

7 As perguntas como essas é fundamental e, de algum modo, explicitá-las é outro passo importante no planejamento da pesquisa, pois assim você estará indicando os fundamentos sobre os quais se pautará no referencial teórico e caminho metodológico

8 REFERENCIAL TEÓRICO O referencial teórico é o aporte principal para o pesquisador sustentar o seu objetivo e o tema de pesquisa. É nesse contexto que o pesquisador irá oferecer base teórica nas suas hipóteses apresentadas pelo texto.

9 REFERENCIAL TEÓRICO Além disso, esse processo orientará você numa outra decisão muito importante: o estabelecimento de um quadro teórico de referências para seus estudos, análises e interpretações futuras.

10 REFERENCIAL TEÓRICO

11 REFERENCIAL TEÓRICO (6) Rotule todas as ideias para facilitar sua referência futura. (argumentações em cima das ideias) (7) Escreva o referencial teórico seguindo a sequência hierárquica de apresentação dos assuntos. Dê preferência a ideias abordadas por diversos autores. (8) Conclua o referencial teórico identificando as principais ideias discutidas no seu texto. (9) Durante a escolha do referencial teórico aponte também para as questões de pesquisa em aberto na literatura.

12 REFERENCIAL TEÓRICO Nas fontes bibliográficas, encontramos ideias e concepções com as quais nos identificamos e conceitos e explicações que se relacionam ou abarcam o problema que desejamos elucidar com a profundidade e o rigor necessários. As principais fontes a serem consultadas para a elaboração do referencial teórico são: artigos em periódicos, livros, teses, dissertações e artigos em congressos de renome e com comitê cientifico.

13 REFERENCIAL TEÓRICO (Tratamento) - Faça uma leitura exploratória do texto; Não sublinhe na primeira leitura; Durante a leitura reflexiva sublinhar o que é realmente importante para o texto.

14 REFERENCIAL TEÓRICO Livros – use livros acadêmicos sobre o assunto de pesquisa. Evite livros : I - para praticantes (literatura “de aeroporto”) II - livros-texto (apesar de muitos serem úteis na consolidação de aspectos básicos de seu trabalho) III - livros de circulação restrita, tais como apostilas ou cadernos informativos.

15 REFERENCIAL TEÓRICO Artigos em congressos – busque por artigos em conferências ou congressos nacionais e internacionais de renome. Utilize preferencialmente artigos recentes (de até dez anos atrás). Teses e dissertações – busque teses e dissertações concluídas em universidades reconhecidas. Atualmente, os bancos de teses e dissertações se multiplicam e é fácil o acesso a esse tipo de publicação via download.

16 REFERENCIAL TEÓRICO A apresentação do referencial teórico deve seguir a sequência dos tópicos de sua pesquisa – o seu desenvolvimento e não dos autores pesquisados. Dentro de cada tópico/discussão, organize a sua apresentação/desenvolvimento e conclusão. O segredo de uma boa revisão da literatura é o planejamento do seu trabalho. Deve-se evitar o simples despejo de transcrições ou citações.

17 REFERENCIAL TEÓRICO - POR QUE UTILIZAR CITAÇÕES?
Dar credibilidade/fundamentação ao trabalho científico; Fornecer informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área de pesquisa; Fornecer exemplos de pontos de vista que corroborem ou não sobre o assunto de sua pesquisa.

18 REFERENCIAL TEÓRICO O principal objetivo de uma revisão bibliográfica é reunir ideias oriundas de diferentes fontes, visando construir uma nova teoria ou uma nova forma de apresentação para um assunto já conhecido.

19 CAMINHOS METODOLÓGICOS
Explicita o método, qual o “caminho” seguido pelo pesquisador na elaboração do trabalho. “Que devo fazer para obter as informações necessárias para o desenvolvimento de cada objetivo específico?”

20 CAMINHOS METODOLÓGICOS
Método - descreve de forma detalhada como o autor pretende alcançar seus objetivos, respondendo as questões propostas e/ou testando suas hipóteses. A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda a ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.

21 CAMINHOS METODOLÓGICOS
Realize uma leitura prévia – esta leitura permite ao estudante levantar dúvidas inteligentes. Faça anotações pessoais e não simples transcrições de esquemas que você possivelmente não entenda. Transcreva esquematicamente (para fichas ou cadernos) as anotações realizadas.

22 CAMINHOS METODOLÓGICOS
É necessário organizar seu material de estudo Formação de acervo pessoal especializado: livros introdutórios textos fornecidos pelos professores revistas e enciclopédias especializadas dicionários de línguas e técnicos anotações de sala de aula/orientações

23 CAMINHOS METOLÓGICOS Local ou Ambiente
É de suma importância ter um local apropriado ao estudo Condições: Iluminação Arejamento Silêncio Ordem

24 CAMINHOS METOLÓGICOS Detalhar o material utilizado, o lugar onde será/foi conduzido o experimento/pesquisa, e o método Seja claro e objetivo e assim pode dar inicio a parte textual.

25 Pesquisa quantitativa e qualitativa
Pesquisa qualitativa, que é mais subjetiva. já outros examinar e refletir as percepções para entender as atividades sociais e humanas, interações, desenvolvimento, opiniões. Envolve ,

26 Pesquisa quantitativa e qualitativa
se você estivesse conduzindo um estudo sobre o estresse provocado por trabalho noturno e adotasse uma pesquisa quantitativa, seria útil coletar dados objetivos e numéricos tais como: Exemplo: taxas de absenteísmo; níveis de produtividade, etc.

27 Como coletar os dados de pesquisa
Há diversas maneiras de coletar dados de pesquisa. Tentará mensurar variáveis ou contar ocorrências de um fenômeno. Pesquisa quantitativa enfatizará significados e experiências relacionados aos fenômenos. A metodologia qualitativa

28 CRITÉRIOS FORMAIS DE DEMARCAÇÃO CIENTÍFICA
COERÊNCIA – fluência, ausência de contradição, amarração e conclusões SISTEMATICIDADE – tratar do tema objetivamente, sem esgota-lo CONSISTÊNCIA – argumentação fundamentada e elaboração própria ORIGINALIDADE – inovação ou interpretação própria OBJETIVAÇÃO – discurso controlado sem especulações e “invenções” DISCUTIBILIDADE – coerência no questionamento. FORMALIZAÇÃO = ANÁLISE

29 SUGESTÕES DE LEITURA LUDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A
SUGESTÕES DE LEITURA LUDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2 Ed. Porto Alegre: Bookman, 2004 MARCONI, M. de A. e LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 6 Ed. São Paulo: Atlas, SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21 Ed. São Paulo: Cortez, ALVES-MAZZOTTI, A. J. e GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2 Ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

30 Obrigado!!!!!!!!!! Prof. Anderson


Carregar ppt "O Referencial teórico e o caminho metodológico da pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google