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PROMOÇÃO. TRÊS PRINCIPAIS FERRAMENTAS PROMOCIONAIS Propaganda Promoção de Vendas Relações Públicas.

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1 PROMOÇÃO

2 TRÊS PRINCIPAIS FERRAMENTAS PROMOCIONAIS Propaganda Promoção de Vendas Relações Públicas

3 DESENVOLVIMENTO E GERENCIAMENTO DE UM PROGRAMA DE PROPAGANDA

4 PROPAGANDA É qualquer forma remunerada de apresentação não-pessoal e promocional de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Direcionamento de mensagens para um público-alvo Departamento de Propaganda: * Pequenas empresas Departamento de Marketing ou vendas + Agência de Propaganda * Grandes empresas Tem seu próprio departamento de Propaganda + Agência externa de Propaganda

5 5 MS DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA Missão: Objetivos da Propaganda Moeda: Quanto gastar? Mensagem: Que mensagem deve ser transmitida? Mídia: Que meios devem ser veiculados? Mensuração: Como serão avaliados os resultados?

6 ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS DA PROPAGANDA Meta ou objetivo de propaganda Informar: Introduzir um produto no mercado; apresentar seus benefícios. Persuadir: Convencer que a marca é melhor que a concorrente; comparação; Motivação cognitiva e afetiva simultaneamente. Lembrar / reforçar: Produtos Maduros (Coca-Cola); Clientes satisfeitos; usufruir vantagens.

7 DETERMINAÇÃO DE ORÇAMENTO Investir em um ativo intangível Patrimônio de Marca Estágio no ciclo de vida do produto Participação de mercado e base de consumidores Concorrência e saturação da comunicação Freqüência da Propaganda fluentes Grau de substituição do Produto

8 ESCOLHA DA MENSAGEM DA PROPAGANDA Desenvolvimento de uma estratégia criativa Criação da Mensagem; Avaliação e seleção da Mensagem; Execução da Mensagem; Análise da responsabilidade social;

9 CRIAÇÃO DA MENSAGEM 4 Recompensas: Racional, Sensorial, Social, Satisfação de ego. 3 Experiências: Resultados de uso, Produto durante a utilização, eventos incidentais ao uso. 12 tipos de mensagens de propaganda Ex: Experiência racional + experiência sobre o resultado do uso Deixa as roupas mais limpas

10 AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DA MENSAGEM Um bom anúncio focaliza uma proposta central de venda. Desejabilidade Exclusividade Credibilidade

11 EXECUÇÃO DA MENSAGEM Posicionamento racional Posicionamento emocional 2 estratégias: Descrição do Produto X Descrição das vantagens (Rotulagem) Anunciante: Objetivo da propaganda Conteúdo Fundamento e tom do anúncio * Endosso de celebridades como estratégia

12 C RIATIVIDADE NOS TEMAS 7-up não é um refrigerante sabor cola Deixe-nos levar em nosso ônibus em vez de dirigir seu carro Compre virando as páginas do catálogo telefônico Não alugamos muitos carros então precisamos fazer mais pelos nossos clientes O Red Roof Inns oferece baixas tarifas de hospedagem. The Un-cola Take the bus and let the driving to us. Let your fingers do the walking We try Harder Sleep cheep at Red Roof Inns

13 T ÍTULOS Notícia Pergunta Narrativa Ordem Enumeração de maneiras Como, o que e por quê

14 PRODUÇÃO DOS ANÚNCIOS Importância da disposição dos elementos Ordem em anúncios impressos: 1º) Imagem 2º) Título 3º) Texto Anúncios: 50% Atingem o público-alvo 30% Se lembra dos pontos principais do Título 25% Se lembra do nome do anunciante 10% Lerá o resto do texto

15 R ECALL Anúncios que possuem recall acima da média: Inovação Apelo da História Ilustração de antes e depois Demonstrações Solução de problemas Inclusão de personagens importantes que se tornarão símbolos da marca.

16 ANÁLISE DA RESPONSABILIDADE SOCIAL Uso abusivo da propaganda: EUA: Controlado pela Lei. Brasil: CONAR Criar campanhas baseadas na responsabilidade social Cuidado com minorias étnicas, raciais ou grupos de interesse

17 DECISÃO SOBRE MÍDIA

18 ETAPAS DA DECISÃO SOBRE MÍDIA: Análise de cobertura, frequência e impacto Escolha entre os principais tipos de mídia Seleção dos veículos de mídia específicos Timing Alocação geográfica de mídia

19 Cobertura: número de pessoas/residências expostas à mensagem Frequência: quantidade de vezes que a pessoa é exposta à mensagem (em determinado período) Impacto: valor qualitativo da exposição

20 E SCOLHA ENTRE OS PRINCIPAIS TIPOS DE MÍDIA O planejador de precisa reconhecer a capacidade de cada tipo de mídia no que diz respeito à cobertura, frequência e impacto para saber qual poderá atender seus objetivos de maneira mais eficiente V ARIÁVEIS PARA A ESCOLHA DE MÍDIA Hábitos de mídia da audiência-alvo Produto Mensagem Custo

21 OPÇÕES ALTERNATIVAS DE PROPAGANDA A saturação do meio dominante Televisão, o seu relativo aumento de custos para veiculação, o aumento do costume de zapear canais por parte dos consumidores, o advento dos canais de canais a cabo e da internet, dentre outros, levaram as empresas a buscarem meios alternativos mais eficientes, e, consequentemente, mais baratos para divulgação de sua marca.

22 Famílias com TV 80 milhões 108 milhões Possuem videocassete2%92% Possuem Tv por satélite-13% Possuem dois aparelhos de Tv ou mais 53%75% PANORAMA AMERICANO aumento de 35%

23 PROPAGANDA EXTERNA 1.Outdoors: os outdoors transformaram-se com o passar do tempo e hoje utilizam artes gráficas coloridas e produzidas digitalmente, iluminação, sons, movimento e imagens incomuns. 2.Espaços Públicos: é a ocupação de qualquer espaço que atinja o seu público-alvo. Exemplo: pontos de ônibus, busdoors, metrôs, elevadores de prédios comerciais, etc. 3.Merchandising: foram primeiramente utilizados no cinema, e hoje está em todos os programas de TV. Exemplo: SEDEX no filme Náufrago. 4.Pontos-de-venda: são todas as maneiras que o anunciante pode atingir o seu público no ato da compra.

24 SELEÇÃO DE VEÍCULOS DE MÍDIA ESPECÍFICOS Trata-se da procura pelo veículo mais eficiente em custo- benefício dentro de cada tipo de mídia CRITÉRIOS PARA A MENSURAÇÃO DA AUDIÊNCIA Circulação Audiência Audiência efetiva Audiência efetiva exposta ao anúncio

25 CRITÉRIOS DE ANÁLISE DO VALOR DA EXPOSIÇÃO Avaliação de preço Qualidade da audiência Probabilidade de atenção Qualidade editorial TIMING DE MÍDIA Macroprogramação: definir como programar em relação às tendências sazonais e ciclo do produto Microprogramação: definir como alocar gastos em curto período de tempo

26 ALOCAÇÃO GEOGRÁFICA DE MÍDIA Trata-se de decidir como alocar o orçamento de propaganda no espaço AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA PROPAGANDA Pesquisa do efeito da comunicação: o objetivo é avaliar se o anúncio comunica a mensagem de forma eficaz Pesquisa do efeito sobre vendas: o objetivo é avaliar a influência da propaganda no volume de vendas

27 PROMOÇÃO DE VENDAS Def: Conjunto de ferramentas utilizadas para incentivar a compra mais rápida ou em maior quantidade de um produto ou serviço.

28 Propaganda x Promo ç ão de Vendas Razão para comprar Constr ó i fidelidade à marca Incentivo à compra; faz um apelo pela compra. Se muito insistente, prejudica a imagem da marca, se feito corretamente, ajuda na constru ç ão da imagem.

29 PROPAGANDA VERSUS PROMO Ç ÃO O percentual dos investimentos em promoção de vendas dentro do orçamento anual vem crescendo progressivamente. Ela vem sendo vista como uma ferramenta eficaz de vendas. Alguns fatores motivacionais: o número de marcas aumentou; os consumidores estão cada vez mais orientados pelo preço; os concorrentes adotam promoções com frequência; a eficiência da propaganda declinou devido ao alto custo, à saturação da comunicação e às restrições legais a eficiência da propaganda declinou devido ao alto custo, à saturação da comunicação e às restrições legais; Contudo, é necessário haver um equilíbrio entre propaganda e promoção, sem descartar nenhum dos dois.

30 EXISTEM DOIS TIPOS DE PROMOÇÃO: Promoção de preço > é a promoção somente no preço do produto, sem mais vantagens ao consumidor. Promoção de valor agregado > são promoções que aprimoram a imagem da marca. DESVANTAGENS PELO USO EXCESSIVO Pode resultar em um comportamento típico por parte dos consumidores. Muitos passam a depreciar os produtos e somente os compram quando estão em liquidação (aumento da sensibilidade ao preço). Diminui ç ão da fidelização à marca. Diluição da imagem de qualidade da marca.

31 CONCLUSÃO SOBRE A PROMO Ç ÃO DE VENDAS Geram resultados mais rápidos e fáceis de avaliar do que a propaganda Em mercados maduros, não geram compradores de longo prazo Os compradores fiéis a uma marca não modificam seus padrões de compra devido a uma promoção competitiva. A Propaganda parece ser capaz de aumentar a fidelidade à marca. Promoções de preço são utilizadas por marcas menores que buscam maior participação no mercado. Promo ç ão de vendas + Propaganda = Maior efic á cia

32 PRINCIPAIS DECISÕES EM PROMOÇÕES DE VENDAS Estabelecimento de objetivos - venda do produto em maior quantidade por consumidor, experimentação, atração de novos consumidores, atração de usuários instáveis de outras marcas, recompensa a clientes fiéis, aumento da taxa de recompra, persuasão dos varejistas a adquirirem novos itens e manterem maiores níveis de estoque, conquista de acesso a novos pontos de varejo, apoio a um novo produto ou modelo. Seleção das ferramentas de promoção de consumo - Cada ferramenta utilizada tem um objetivo diferente. Ex: Amostra grátis estimula o teste de consumo e uma consultoria grátis sedimenta uma relação de longo prazo com o cliente. Outros exemplos: cupons de desconto, sorteio de prêmios, brindes, etc.

33 PRINCIPAIS DECISÕES EM PROMO Ç ÕES DE VENDAS Seleção das ferramentas de promoção empresarial – Os fabricantes concedem dinheiro, descontos, compensações, garantias e mercadorias grátis aos comerciantes para: - Convencê-lo a estocar mais a marca e manter o produto sempre na prateleira; - Induzí-los a promover a marca através de displays e reduções de preços e - Estimulá-los a aumentar a venda do produto.

34 PERCENTUAL DOS M É TODOS UTILIZADOS

35 DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO Estabelecer as condições de participação: podem ser oferecidos incentivos a todos ou apenas um grupo selecionado. Escolher a duração do programa: se o período for muito curto, muitos consumidores potenciais não aproveitarão a promoção, já se o período for muito longo, a promoção perde um pouco a sua força. Escolher um veículo de distribuição: ex. um cupom de desconto pode ser distribuído através dos correios, embalagens, lojas, etc. Estabelecer o timing da promoção: por ex, estabelecer calendários de datas para promoções anuais. Determinar o orçamento total de promoção de vendas: o profissional de mkt escolhe as promoções individuais e estima seu custo total.

36 PRÉ-TESTE DO PROGRAMA Determina se as ferramentas são adequadas, se o volume do incentivo é ideal e se o método de apresentação é eficiente. As promoções podem ser testadas rapidamente e a baixo custo: - selecionando e testando regiões de mercado específicas antes de lançar uma promoção nacionalmente.

37 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS Dados das vendas Pesquisas junto a consumidores Experimentações.

38 EVENTOS E EXPERIÊNCIAS Justificativa > amplia ç ão e aprofundamento das rela ç ões entre empresa e mercado-alvo. Everything Coca-Cola M&M World General Mills Cereal Adventure

39 OBJETIVOS Criar identifica ç ão com um mercado-alvo ou com um estilo de vida espec í fico; Aumentar a conscientiza ç ão do nome da empresa ou do produto; Criar ou refor ç ar as percep ç ões do consumidor quanto a associa ç ões-chave com a imagem da marca; Aperfei ç oar as dimensões da imagem corporativa; Criar experiência e provocar sensa ç ões; Expressar compromisso com a comunidade ou com questões sociais; Entreter os principais clientes ou recompensar funcion á rios- chave; Permitir oportunidades de divulga ç ão ou promo ç ões;

40 PRINCIPAIS DECISÕES PARA A ESCOLHA DO PATROC Í NIO Escolha de oportunidades de evento > o evento tem que obedecer aos seguintes t ó picos: o p ú blico tem que corresponder ao mercado-alvo desejado; tem que gerar aten ç ão favor á vel; tem que ser singular, que não esteja comprometido com muitos patrocinadores; ficar dispon í vel à s atividades de marketing auxiliares; refletir ou aprimorar a imagem da marca ou da empresa. Cria ç ão dos programas de patroc í nio > segundo muitos profissionais de marketing, o programa de marketing que acompanha um patroc í nio de evento, no fim das contas, é o que determina o seu sucesso. Avalia ç ão das atividades de patroc í nio > h á maneiras de se avaliar os eventos: pela oferta e pela demanda.

41 RELAÇÕES PÚBLICAS Se preocupa em construir um bom relacionamento entre a empresa e um grande número de públicos interessados. Promove ou protege a imagem de uma empresa ou marca. Público = qualquer grupo que possa ter impacto na capacidade da empresa atingir seus objetivos.

42 FUNÇÕES DE UM RP Relações com a imprensa Publicidade de Produto Comunicação corporativa Lobby Aconselhamento

43 RELAÇÕES PÚBLICAS DE MARKETING Atende ao departamento de mkt Antiga Assessoria de Imprensa – garantia de espaço editorial de graça. Tem mais credibilidade que a propaganda: Consumidores são 5 vezes mais propensos a acreditar na mensagem editorial do que na propaganda.

44 PAPEL ATUAL DE RP DE MARKETING Apoio no lançamento de novos produtos Apoio no reposicionamento de um produto maduro. Ex: I love NY Captação do interesse por uma categoria de produtos Influência sobre grupos-alvo específicos. Defesa de produtos que enfrentaram problemas públicos. Construção de uma imagem corporativa que se reflita favoravelmente nos produtos.

45 PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE RP DE MARKETING Materiais publicados (folhetos, artigos, relatórios anuais, etc) Eventos Notícias favoráveis à empresa/marca Discursos Marketing social Identidade visual da empresa/marca

46 OBJETIVOS DE MARKETING Construção de consciência Construção de credibilidade Estímulo a vendedores e revendedores Redução dos custos com promoção

47 ESCOLHA DE MENSAGENS E VEÍCULOS Procurar e desenvolver histórias sobre o produto Criação de eventos Patrocínio

48 IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO Publicitário (amigo) X RP (cliente) Avaliação dos resultados Número de exposição A conscientização compreensão ou mudança de atitude Contribuição nas vendas e lucro


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