A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Ambiental e Formação Crítica de Professores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Ambiental e Formação Crítica de Professores"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Ambiental e Formação Crítica de Professores
Prof. Ddo. Carlos Eduardo Gonçalves Educar – Ourinhos, 2015

2 Introdução e Proposta Delinear ideias ou princípios das grandes tendências pedagógicas Caracterização específica de algumas correntes hegemônicas Considerações sobre um possível caminho de superação do enfoque pragmático das pedagogias hegemônicas Interlocução do conteúdo com a Educação Ambiental.

3 Classificação das Tendências de acordo com Saviani (2009)
Teorias Não Críticas Pedagogia Tradicional Pedagogia Nova Pedagogia Tecnicista Teorias Crítico-Reprodutivistas Violência Simbólica Aparelho Ideológico Escola Dualista Críticas Libertária Libertadora Pedagogia Histórico-Crítica

4 Escola e Democracia: Saviani (2009)
Pedagogias Não-Críticas Entende a educação como um instrumento de equalização social e, portanto, de superação da marginalidade. Ela reforça os laços sociais, promove a coesão e garante a integração de todos os indivíduos no corpo social (é fundamentalmente educativa). Nesta perspectiva, a educação é autônoma.

5 Escola e Democracia: Saviani (2009)  Teorias Não-Críticas: Pedagogia Tradicional
A Pedagogia Tradicional Educação centrada no professor cuja função define-se por vigiar os alunos, aconselhá-los, ensinar a matéria e corrigí-la. A metodologia baseia-se na transmissão dos conhecimentos através da aula do professor, frequentemente expositiva, numa sequência predeterminada e fixa, enfatiza a repetição de exercícios com exigências de memorização . 

6 Escola e Democracia: Saviani (2009)  Teorias Não-Críticas: Pedagogia Tradicional
A Pedagogia Tradicional Valoriza o conteúdo livresco e a quantidade. O professor fala, o aluno ouve e aprende. Aluno passivo perante o processo de ensino-aprendizagem. Muitas vezes não leva em consideração o que a criança aprende fora da escola, seus esforços espontâneos, a construção coletiva.

7 Escola e Democracia: Saviani (2009)  Teorias Não-Críticas: Pedagogia Tradicional
A Pedagogia Tradicional A figura do professor como detentor do saber é uma força motriz nessas escolas. A função primordial da escola, nesse modelo, é transmitir conhecimentos disciplinares para a formação geral do aluno, formação esta que o levará, ao inserir-se futuramente na sociedade, a optar por uma profissão valorizada.

8 Escola e Democracia: Saviani (2009)  Teorias Não-Críticas: Pedagogia Tradicional
A Pedagogia Tradicional A postura da escola se caracteriza como conservadora. No processo de alfabetização, apoia-se principalmente nas técnicas para codificar/decodificar a escrita.   

9 Escola e Democracia: Saviani (2009)  Teorias Não-Críticas: Pedagogia Tradicional
A Pedagogia Tradicional A escrita espontânea da criança em fase de alfabetização não é levada em conta, sendo a cartilha sequencialmente seguida, a base do processo de alfabetização.    Anexo: Caminho Suave

10 Escola e Democracia: Saviani (2009)  Teorias Não-Críticas: Pedagogia Tradicional
Pedagogia Tradicional no Brasil A pedagogia católica chegou através da pedagogia jusuítica, posteriormente, pela pedagogia denominada “brasílica” e depois, na versão do “Ratio Studiorum”.

11 Escola e Democracia: Saviani (2009)  Teorias Não-Críticas: Pedagogia Tradicional
Pedagogia Tradicional no Brasil Etnocêntrica “Para os teólogos, a sua própria religião é considerada obra de Deus ao passo que a religião dos outros é obra dos homens.” (Karl Marx) [...] Para os jesuítas a religião católica era considerada obra de Deus, enquanto que as religiões dos índios e dos negros eram obras do demônio.

12 Escola e Democracia: Saviani (2009)  Teorias Não-Críticas: Pedagogia Tradicional
Pedagogia Tradicional no Brasil Reforma Pombalina (Marquês de Pombal) Envolvimento do Ministro português com as ideias iluministas de laicidade no processo da educação portuguesa e da colônia brasileira.

13 O Aluno é como uma tábula rasa
O conhecimento se transmite O conhecimento é neutro e universal, portanto, os alunos devem memorizá-lo Visão enciclopedista Aprende-se exercitando e memorizando repetidamente. Conhecimento reproduzido e solicitado em avaliações Professor como transmissor e aluno receptor Neutralidade científica Prioridade na Racionalidade Técnico-instrumental

14 Escola e Democracia: Saviani (2009)  Teorias Não-Críticas: Pedagogia Tradicional
Revolução Francesa (Burguesa) A consolidação da educação na França neste período era norteada pelos interesses da burguesia em perpetuar as condições da própria classe.

15 Escola e Democracia: Saviani (2009)
Pedagogias Crítico Reprodutivistas Entendem a educação como instrumento de discriminação social e, portanto, ela própria fator de marginalização. Essencialmente marcada pela divisão entre grupos e classes antagônicas (é fundamentalmente política). O grupo ou classe que detém a maior força é dominante por se apropriar dos resultados da produção social e produz necessariamente marginalização. Nesta perspectiva, a função básica da educação é a reprodução da sociedade.

16 Escola e Democracia: Saviani (2009)
Pedagogias Críticas (Revolucionárias) A educação é elemento secundário e determinado. O conteúdo vivo é tarefa primordial de processos educativos em geral e da escola em particular. “O cerne dessa novidade radical consiste na superação da crença na autonomia ou na dependência absolutas da educação em face das condições sociais vigentes”.

17 Escola e Democracia: Saviani (2009)  Teorias Não-Críticas: Pedagogia Tradicional
A Pedagogia Tradicional Positivismo como raiz epistemológica; Educação centrada no professor; Transmissão dos conhecimentos; Professor Ativo, Aluno Passivo; Valorização do Conteúdo; Descaracterização do conhecimento do aluno; Hierarquização do processo de ensino; Reprodução do conservadorismo; Sequenciamento do processo de Ensino; Neutralidade Científica;

18 Escola e Democracia: Saviani (2009)  Teorias Não-Críticas: Pedagogia Tradicional

19 Aprender a Aprender, Duarte (2001)
Neoescolanovismo – Aprender a Aprender Construtivismo Pedagogia do Professor Reflexivo Pedagogia das Competências Pedagogia dos Projetos Pedagogia Multiculturalista Todas negam a Educação Tradicional Sintonia com o universo ideológico contemporâneo

20 Aprender a Aprender, Duarte (2001)
Características Ausência da perspectiva de superação da sociedade capitalista Momentos de crítica sem aprofundamento na superação radical da organização da sociedade Idealismo – Os problemas sociais são fruto de mentalidades errôneas, possivelmente superados pelas novas gerações

21 Aprender a Aprender, Duarte (2001)
Exemplos: A violência crescente na contemporaneidade poderia ser combatida por uma educação para a paz. A destruição ambiental poderia ser revertida por programas de educação ambiental. O desemprego poderia ser superado por uma formação profissional adequada às novas demandas do mercado de trabalho ou pela difusão da ideologia do empreendedorismo.

22 Aprender a Aprender, Duarte (2001)
Exemplos: Ou seja, esse idealismo chega ao extremo de acreditar ser possível formar, no mesmo processo educativo, indivíduos preparados para enfrentar a competitividade do mercado e imbuídos do espírito de solidariedade social.

23 Aprender a Aprender, Duarte (2001)
Características: Negação da Totalidade dos acontecimentos sociais. Relativismo como escape: Nenhum conhecimento será julgado certo ou errado; os julgamentos variariam de acordo com as culturas. Incidência da relativização dos conhecimentos, ou microregionalismo de currículo. Esvaziamento do currículo. Diminuição dos conteúdos por diálogos culturais.

24 Aprender a Aprender, Duarte (2001)
Características: O relativismo, tanto em seu aspecto epistemológico como no cultural, leva a uma ausência de referências para a definição do que ensinar na escola às novas gerações. Ensino Utilitarista (Pragmatismo) Reprodução das desigualdades sociais e dos preconceitos que naturalizam tais desigualdades. Esvaziamento do trabalho do professor

25 Aprender a Aprender, Duarte (2001)
Características: Organismo Social (Piaget - Durkheim) Learning by Doing (Dewey) Educação funcional (Claparède) Método de Ensino por projetos (Kilpatrick) Decomposição do Aprender a Aprender (Perrenoud) Pós-modernismo, Anticientificismo e Irracionalismo

26 Apontamentos para a possível superação
Por não fazer distinção entre a prática utilitária cotidiana e a prática social em sua totalidade, o pragmatismo é incapaz de elaborar uma teoria da riqueza subjetiva e objetiva universal humana. Ao contrário do pragmatismo, o marxismo desenvolveu uma teoria histórica e dialética da construção da riqueza material e intelectual do gênero humano.

27 Pedagogia Histórico-Crítica
Materialismo histórico dialético como fonte epistemológica; Busca da superação do modo de produção capitalista; Compreensão do trabalho como elemento histórico transformador, dos homens, da natureza e da história; Intencionalidade da ação humana; Educação pelo trabalho e não para o trabalho; Plenitude humana pelo trabalho pedagógico, busca da totalidade.

28 Considerações Finais
Superar os limites do Iluminismo sem negar o caráter emancipatório do conhecimento e da razão; Superar os limites da democracia burguesa sem negar a necessidade da política; Superar os limites da ciência posta a serviço do capital sem, entretanto, negar o caráter indispensável da ciência para o desenvolvimento humano;

29 Considerações Finais
Superar a concepção burguesa de progresso social sem negar a possibilidade de fazer a sociedade progredir na direção de formas mais evoluídas de existência humana.

30 Referências DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2001. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. 10 ed. Capinas: Autores Associados, 2008. ______. Escola e Democracia. 41 ed. Campinas: Autores Associados, 2009.


Carregar ppt "Educação Ambiental e Formação Crítica de Professores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google