A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração e Mercado de Trabalho Prof. José Luís Priosti Batista

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração e Mercado de Trabalho Prof. José Luís Priosti Batista"— Transcrição da apresentação:

1 Administração e Mercado de Trabalho Prof. José Luís Priosti Batista

2 Fique à vontade e faça MUITOS amigos
SEJA MUITO BEM-VINDO! Fique à vontade e faça MUITOS amigos Networking – rede de relacionamento profissionais Calendário Secretaria Site da Estácio: Biblioteca o lugar mais bonito da faculdade Sala dos professores Laboratório de Gestão E3 (Espaço, Estágio e Emprego) Serviços de Cópias (Xerox) Centro de convivência e cantina Auditório / quadras / outras instalações

3 Ementa Os administradores e a administração, seu perfil e papéis; o administrador e o seu ambiente, áreas de atuação, oportunidades no mercado de trabalho e os cenários instáveis para as empresa; o administrador e os desafios para a consolidação de sua imagem de agente de mudanças; o administrador profissional, legislação e insígnias.

4 Procedimentos Procedimentos de ensino:
Aulas expositivas; debates em salas de aula; pesquisas de campo; apresentação de seminários; entrevistas semi-estruturadas e visitas técnicas. Recursos: Quadro branco; retroprojetor; datashow; micro com acesso à Internet (opcional). Procedimentos de avaliação: Provas objetivas com questões discursivas. AV1 e AV2(8,0 de Prova e 2,0 de Trabalhos) AV3 (10,0 Prova)

5 Conteúdo Programático:
UNIDADE 1 – O ADMINISTRADOR E A ADMINISTRAÇÃO - O administrador e a administração - Os papéis e o perfil do Administrador - Como se preparar para administrar - O Administrador deve fazer acontecer - Aprende-se administração a vida toda - As habilidades, competências e atitudes do Administrador - Administração e mercado de trabalho

6 Conteúdo Programático:
UNIDADE 2 -  O ADMINISTRADOR E OS SEUS AMBIENTES DE ATUAÇÃO - A administração no Brasil - O estilo brasileiro de administrar - Características dos administradores brasileiros - Perfil das empresas brasileiras - A administração no contexto contemporâneo (globalizado, dinâmico e competitivo) - Inventando e reinventando as organizações

7 Conteúdo Programático:
UNIDADE 3 -  O ADMINISTRADOR E OS SEUS DESAFIOS - Os desafios da administração - A importância da administração como campo do conhecimento - Os desafios e as recompensas de ser um administrador - O dilema especialista X generalista

8 Conteúdo Programático:
UNIDADE 4 -  O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL - A legislação básica do Administrador no Brasil (leis, decretos e o código de ética) - O campo privativo de atuação profissional - O Sistema CFA – CRAs (missão, atividades e organização) - As insígnias do Administrador (o juramento, o dia, o símbolo e o patrono da profissão)

9 Referência Bibliográfica
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Campus Elsevier: São Paulo, Capítulos 4 e 5  LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. 2. ed. rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva, Capítulos 1 e 2  SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.    Capítulo 1  NOGUEIRA, Arnaldo José França Mazzei. Teoria Geral da Administração para o século XXI. São Paulo: Ática, 2007.

10 Atuação do profissional de Administração 02/09/2014
A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR 16/09/2014 Empreendedorismo: a necessidade de se aprender a empreender 30/09/2014 PARTE I – AS RESPONSABILIDADES DO ADMINISTRADOR 07/10/2014 O MUNDO DO EXECUTIVO 21/10/2014 AS MUTAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO NA ERA DA MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL 04/11/2014 Temas relacionados a Globalização: 18/11/2014 Ética e Responsabilidade Social) 25/11/2014

11 Sites úteis:  CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR. Conselho Federal de Administração. Disponível em ADMINISTRADORES.COM.BR, o portal da administração. Disponível em  (ARTIGOS)  A ERA DO ADMINISTRADOR. Artigo de Stephen Kanitz (2005) Disponível em (ARTIGOS) PESQUISA PERFIL DO ADMINISTRADOR. Conselho Federal de Administração; FIA USP (2006). Disponível em MANUAL DO ADMINISTRADOR, guia de orientação profissional. Conselho Federal de Administração, Disponível em   Validação do Núcleo Docente Estruturante  CPE_Administracao    CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Campus Elsevier: São Paulo, 2004. LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. 2. ed. rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2008. SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 

12 ATIVIDADE ESTRUTURADA

13 ATIVIDADE ESTRUTURADA
Pesquisar em Jornais e sites especializados, vagas que tenha como pré-requisito, que esteja cursando administração ou formado. Recortar, imprimir, e colar no e entregar na data estipulada.

14 Mercado de Trabalho O mercado de trabalho busca administradores em diversas áreas nas quais se exige a profissionalização da gestão. De acordo com dados fornecidos pelo INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) nos últimos anos, o curso de Bacharelado em Administração é o mais procurado dentre todas as carreiras de nível superior no Brasil.

15 2.0.Administração/Administradores
A administração e os administradores, são necessários em todas as organizações não importando o seu tamanho. Naturalmente, empresas que hoje são grandes já foram pequenas e acarretou uma quantidade significativa de mudanças. Há uma diferença de empresas que são dirigidas por empreendedores e seus auxiliares e uma empresa que exige uma administração.

16 Nova Definição do Administrador
O Administrador define estratégias, Efetua diagnósticos de situações, Dimensiona Recursos, Planeja sua aplicação, Resolve Problemas, Gera inovação e Competitividade,

17 Nova Definição do Administrador
O administrador bem sucedido em uma empresa pode não ser em outra. Ele é julgado pelos resultados que traz a empresa. Ele é avaliado pelo modo de agir, suas atitudes, conhecimentos, habilidades, competências, personalidades e estilo de trabalho.

18 As organizações e a administração
Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo , o sucesso ou insucesso das organizações depende da qualidade de sua administração.

19 Administração “Administração é a arte de fazer coisas através de pessoas”  Mary Parker  "A Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos."  Stoner

20 Administração “Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. A tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz”.  Chiavenato

21 Processo de Administrar:
PLANEJAR (Eficácia) ORGANIZAR (Eficiência) LIDERAR (Eficácia) CONTROLAR (Eficiência)

22 Eficiência Eficiência é relativa aos meios, como fazer as coisas da melhor maneira possível. Ser eficiente significa executar da melhor maneira possível, evitando desperdícios e maximizando a produtividade. Segundo Stoner , eficiência é a capacidade de minimizar o uso de recursos para alcançar os objetivos da organização, para Drucker , eficiência é “fazer as coisas certo”.

23 Eficácia Eficácia se relaciona aos fins, qual o objetivo correto a se perseguir. É mais importante que a eficiência, pois sem o direcionamento correto. Em uma analogia simples, um processo muito eficiente e pouco eficaz seria como ter a uma indústria com a melhor produção de cerveja em um local onde o consumo de bebidas alcoólicas é proibido.

24 Eficácia Segundo Stoner ,eficácia é a capacidade de determinar objetivos apropriados, para Chiavenato a eficácia de uma empresa refere-se à sua capacidade de satisfazer necessidades da sociedade por meio do suprimento de seus produtos (bens ou serviços)”.

25 As organizações e administração
As organizações são grupos estruturados de pessoas que juntas trabalham para alcançar objetivos comum Quem estabelece objetivos e guia a organização de forma a alcançá-los?

26 As organizações e administração
São os administradores .Eles preparam a organização para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível. O administrador precisa aprender, que mais que qualidades e preocupações técnicas, é preciso também se preocupar em como fazer para manter uma equipe produtiva, inspirando a "paixão" nas atividades rotineiras.

27 As organizações e administração
Para uma organização ser bem-sucedida, ela depende de seus administradores. Não existe um modelo que defina como deve ser um administrador de sucesso. Embora alguns administradores demonstrem alto grau de comprometimento tentando preservar a equipe, buscando seguir as estratégias da empresa, não é suficiente é necessário passar a inspiração que a equipe espera e gosta de ver em um líder .

28 O administrador precisa aprender, que mais que qualidades e preocupações técnicas, é preciso também se preocupar em como fazer para manter uma equipe produtiva, inspirando a "paixão" nas atividades rotineiras.

29 Porém, quando essas características vêm recheadas de carisma, paciência, motivação, inspiração, inteligência emocional, demonstrar cooperação, ser excelente na comunicação com colaboradores, o desempenho como administrador pode ser conquistado de forma muito mais fácil e sem resistência dos envolvidos.

30 As organizações e administração
Os administradores administram organizações de todos os tamanhos, com as mais diversas finalidades, e podem ser responsáveis pelas organizações como um todo ou apenas por uma unidade ou equipe.  

31 2-O Processo de Administração
As atividades de administração ou gestão não estão circunscritas ao presidente ou aos diretores da organização. Muitas outras pessoas na estrutura hierárquica têm igualmente funções da administração, como, por exemplo, os gerentes, os supervisores, os líderes de equipe, entre outros.

32 2-O Processo de Administração Atividades do administrador
A atuação do administrador Planejamento Organização Direção Controle

33 A importância dos estudos para melhor entendimento
Seja qual for o nível organizacional, o tipo ou dimensão da organização, ou a área funcional, os administradores planejam, organizam, dirigem e controlam. Podem variar a importância e o tempo dedicado a cada uma dessas funções. No entanto, para compreender a essência do trabalho de um administrador, é necessário conhecer:

34 3-Os Administradores e a Administração
Quais papeis desempenha na organização Quais habilidades e aptidões deve possuir Quais competências específicas relacionadas com a eficácia e a eficiência

35 Desafios das organizações
O contexto atual das organizações estimula algumas reflexões sobre os desafios da Administração enquanto prática e como ciência. Pode-se resumi-los em quatro pontos principais: pressões ligadas à globalização, pressões relativas ao controle de custos, pressões que se referem às relações de confiança entre todos os envolvidos na organização.

36 Globalização As conclusões mais recentes indicam que, do ponto de vista econômico, a globalização não passa de regionalização, pois a maior parte das empresas ainda prefere investir em territórios mais próximos do ponto de vista geográfico e cultural.

37 Controle de custos No contexto organizacional, espera-se que os indivíduos sejam independentes da organização, pois devem assumir que o emprego é temporário e dependente do desenvolvimento de competências-chave (as que interessam à organização em dado momento).

38 Frases notáveis Peter Drucker
“Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite.” “Existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr.” “O problema em nossas vidas não é a ausência de saber o que fazer, mas a ausência de fazê-lo.”

39 Os Papéis do Administrador
Os administradores desempenham uma variedade de papéis para alcançar os objetivos organizacionais. Mintzberg concluiu que os administradores têm pouco tempo para refletir antes de decidir e que suas atividades são muito variadas, não rotineiras e de pequena duração

40 Os Papéis do Administrador
Mintzberg argumenta que os administradores possuem autoridade formal pelo cargo que ocupam. Seu cargo lhes confere autoridade formal sobre seus subrodinados, que, por sua vez, lhes confere status. Esse status cria uma responsabilidade de estabelecer relações interpessoais com os subordinados. Essas relações fornecem informações que eles utilizam para tomar decisões necessárias à sua organização.

41 Os Papéis do Administrador
Papéis Interpessoais: Os papéis interpessoais envolvem as relações dos administradores com outras pessoas, sejam membros da organização ou individuos e grupos externos a esta. Os papéis interpessoais estão relacionados com a forma como o administrador interage e influencia os outros, e incluem os papéis de símbolo ou de representação, de líder e de elemento de ligação

42 Os Papéis do Administrador
Interpessoais: Símbolo: (descrição) Representação simbólica do grupo ou da organização, atuando como uma referência. Lider: Direção das atividades dos subrodinados, levando-os à realização dos objetivos. Elemento de Ligação: Desenvolvimento de uma teia de relações que permita o intercâmbio de informação

43 Os Papéis do Administrador
Papéis Informacionais: Os papéis informacionais envolvem a coleta, o processamento e a comunicação de informações e representam um dos aspectos mais importantes no trabalho de um administrador.

44 Os Papéis do Administrador
Informacionais: Monitor: Coleta e análise da informação sobre a organização e seu ambiente. Disseminador: Partilha de informação com os subordinados por meio de redes de comunicação interna. Porta-Voz: Transmissão para o exterior da estratégia, políticas, atividades e resultados da organização

45 Os Papéis do Administrador
Papéis Decisórios: Os papéis decisórios envolvem todos os eventos que implicam a tomada de decisão, considerada a essência do trabalho de um administrador. Eles estão relacionados com a forma como o administrador utiliza a informação em suas decisões.

46 Os papéis do administrador
Decisórios: Empreendedor: Identificação de oportunidades que potencializem o desenvolvimento da organização. Solucionador de Conflitos: Resolução de conflitos ou de problemas que impeçam o desenvolvimento normal da organização. Administrador de Recursos: Alocação dos recursos organizacionais em função dos objetivos e necessidades Negociador: Representação da organização ou grupo nas principais negociações

47 Administração Operacional
Os Níveis Administrativos e As Habilidades Habilidades Administrativas ou Gerenciais Níveis Administrativos Alta Administração (presid., diretoria) Conceituais Média Administração (gerência) Humanas Administração Operacional (supervisão, chefia) Técnicas 33

48 Habilidades do Administrador
Habilidades Conceituais As habilidades conceituais estão relacionadas com a capacidade do administrador para coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização ou grupo. São as habilidades conceituais que permitem ao administrador analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo

49 Habilidades do Administrador
Habilidades Conceituais: Têm influência na administração porque permitem as tomadas de decisões mais acertadas e inovadoras, compreendendo qual o seu impacto na organização e nas unidades que a compõem. Desse modo, permitem a definição de uma visão e de uma estratégia de sucesso para a organização e possibilitam a identificação de oportunidades que nem sempre são percebidas pelos outros.

50 Habilidades do Administrador
Habilidades Humanas: As Habilidades humanas dizem respeito à capacidade do administrador para se relacionar com outras pessoas ou grupos. Envolvem a capacidade de trabalhar e se comunicar com outras pessoas, entendendo-as, motivando-as e liderando-as. Na medida em que o trabalho de um gestor consiste na realização de objetivos por meio de outras pessoas, as habilidades humanas são cruciais para seu desempenho.

51 Habilidades do Administrador
Habilidades Técnicas: As habilidades técnicas estão relacionadas com a capacidade do administrador para usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados relativos à sua área de atuação específica. Quanto maior a facilidade em desempenhar uma tarefa especifica, maiores as habilidades técnicas do administrador.

52 Habilidades do Administrador
Habilidades Técnicas: Em um administrador de topo, as habilidades técnicas evidenciam-se no seu conhecimento da indústria, do mercado e dos processos e produtos da organização.

53 ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
A administração é uma prática universal. Nos EUA, no Japão, na Europa ou no Brasil, as organizações precisam ser administradas, e o trabalho do administrador é basicamente o mesmo: guiar as organizações de forma a alcançar os objetivos. No entanto, as característica distintivas das culturas nacionais condicionam o modelo de gestão adotado. Por exemplo, o individualismo e o pragmatismo norte americano fazem que seu estilo de gestão seja caracterizado pelo empreendedorismo e pela competitividade.

54 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
Por outro lado, a cultura japonesa é caracterizada por valores coletivistas que se refletem em métodos de gestão baseados no consenso e na ênfase no planejamento. Mas quais são os trações característicos da cultura brasileira? Em que medida eles influenciam os comportamentos dos administradores e o perfil das organizações brasileiras?

55 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
A Cultura brasileira apresenta alguns traços que lhe permitem distinguir-se de outras culturas nacionais. Esses traços definem um estilo brasileiro de administrar, que, em alguns casos, reforçam vantagens comparativas. A interseção dos subsistemas resulta em nove traços culturais característicos dos administradores brasileiros. A análise de cada um desses traços culturais permitirá identificar suas implicações para a administrar

56 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
1. Concentração de poder: As decisões são unilateriais, e os liderados devem cumpri-las sem questioná-las. 2. Personalismo: O personalismo representa o lado pessoal da relação entre líder e liderado. As pessoas são consideradas durante o processo decisório, não sendo encaradas apenas como um meio para alcançar um objetivo. Se a concentração de poder reforça a hierarquia, o personalismo atenua-a.

57 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
3. Postura de Espectador: A postura de espectador reflete a passividade e a conformação dos liderados perante o lider . A postura de espectador é um reflexo do protecionismo e da dependência que caracterizaram historicamente a sociedade brasileira. 4. Aversão ao Conflito: A aversão ao conflito reflete a tendência para evitar situações de confronto, normalmente como um forma de lidar com a concentração de poder, sem por em causa as relações pessoais.

58 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
Desse modo, o conflito é abordado indiretamente e a competição é substituída por processos mais colaborativos. 5. Formalismo: Intolerância à incerteza. Construir e instituir práticas por meio de leis e regulamentos. Sua principal consequência para a administração é o excessivo número de normas e regulamentos que inibem o comportamento dos administradores e, consequentemente, diminuem a competitividade das organizações brasileiras.

59 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
6. Lealdade às Pessoas: A lealdade às pessoas representa a contrapartidade do subsistema pessoal ao formalismo. A lealdade pessoal permite que o sistema flua por meio das redes de relacionamento pessoais, evitando a rigidez do formalismo institucional.

60 7. Paternalismo: O paternalismo é o traço cultural que permite a articulação entre concentração de poder e o personalismo do líder A principal consequência para a administração desse traço cultural brasileiro reflete-se na influência das relações pessoais e de confiança nas nomeações para posições e cargos em detrimento do mérito individual.

61 O ESTILO BRASILEIRO DE ADMINISTRAR
8. Flexibilidade: É essa flexibilidade que permite a articulação entre as regras inflexíveis e formais e um estilo de relacionamento caracterizado pela informalidade e amizade. A flexibilidade permite, em contextos empresariais, decisões rápidas e criativas, adaptadas a um ambiente em permanente mudanças.

62 9. Impunidade: A impunidade é um traço que marca profundamente o comportamento gerencial brasileiro.


Carregar ppt "Administração e Mercado de Trabalho Prof. José Luís Priosti Batista"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google