A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia do Ensino da Arte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia do Ensino da Arte"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do Ensino da Arte
Professora Dra. Rosileny Alves dos Santos Schwantes Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

2 Arte O que é? É o conjunto de idéias resultantes da habilidades, imaginação e Invenção do ser humano Do que se trata? Trata-se dos meios empregados pelo ser humano de modo a aplicar seu esforço criativo na produção de obra que tenham apreciação estética Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

3 Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes
Conjunto de obras artísticas de um país, de um povo ou de uma época. Ex: Nos museus Linguagem significativas Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

4 Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes
Museu do Ipiranga Museu do Ipiranga Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

5 Significado x significante
Arte com significado: Arte das carvernas Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

6 SIGNO O signo e composto de duas parte: 1- Significante
representação da imagem: linhas, traços, formas, corres, barro, ferro, etc... 2- Significado É o conteúdo O conceito e imagem mental Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

7 Salvador Dalí 1904-1989 Cubismo Dadaísmo Surrealismo
Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

8 Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes
Pablo Picasso ( ) junho/1937 – óleo sobre tela – 3.49 X 7.76 metros Madrid, Museu Nacional del Prado Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

9 Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes
Qual sua função? Denúncia das atrocidades de uma guerra civil O que provoca? Interpretação do espectador Várias emoções: revolta, tristeza e agonia Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

10 Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes
Portinari Sofrimento Dor Tristeza Criança morta – 1944 176X190cm – óleo sobre tela MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - São Paulo Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

11 Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes
“A arte possibilita ao artista mostrar o seu olhar e a sua leitura do mundo em que vive ou viveu” (Santa Rosa, p.15) Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

12 Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes
PCN de Arte: “ desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas” (p.15). Além do: “desenvolvimento do pensamento artístico possibilitará a ampliação da sensibilidade, da percepção, da reflexão e da imaginação de nossos alunos. Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

13 Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes
Apreciação A arte exista porque faz parte do ser humano e o seu apreciar proporciona prazer, envolvimento e aprendizado, tanto em pequenos espaços como em galerias e até jardins Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

14 Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes
O ensino e a aprendizagem da arte estão relacionados à épocas, normas, valores e culturas Tarefa do professor o desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem e, portanto, não ocorre automaticamente, ..., sendo tarefa do professor propiciar essa aprendizagem por meio da instrução. (p.23). Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

15 A Arte-Educação quer responde
“Que tipo de conhecimento caracteriza a arte?” “ Qual a função da arte na sociedade?” “ Como as contribuições da arte podem ser significativas e vivas dentro da escola?” “ Como se aprende a criar, experimentar e entender a arte e qual a função do professor nesse processo?” ( PCN, v. 06, p.24 ) Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

16 Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes
A sala de arte Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

17 O educador necessita de metodologia adequada e espaço facilitador
Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

18 Atmosfera para se produzir arte
Propostas adequadas Respeito à individualidade Estimulação Organização do material (tanto do professor quanto do aluno) Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

19 Cada proposta necessita de espaço apropriado
Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

20 Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes
Resultado: Observação, imaginação, exploraçõ, improvisação, concentração, criação, fluência e flexibilidade Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes

21 Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes
Atividade Assim vamos ver como estamos em se tratando de apreciação artística: Responda em folha anexa: 1- Que tipo de conhecimento o estudo da arte nos proporciona? 2- Qual é a função da arte na sociedade brasileira? 3- Qual é a função do professor ou da professora de arte em relação à criatividade? Arte - Educação - Profa. Dra. Rosileny Schwantes


Carregar ppt "Metodologia do Ensino da Arte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google