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Profa. Carla Brandão – Julho 2014

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Apresentação em tema: "Profa. Carla Brandão – Julho 2014"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Carla Brandão – Julho 2014
GESTÃO DE PROCESSOS Profa. Carla Brandão – Julho 2014

2 Gestão de processos Exercício O que são sistemas ?
Visão sistêmica das organizações O que são processos ? O que é gestão por processos ? Fundamentos da gestão por processos Planejamento , Mapeamento e Identificação de Processos Chave Indicadores de Desempenho Avaliação do processo Exercício

3 Gestão de processos O que é um sistema ?

4 O que é um sistema ? Gestão de processos
Wikipedia : Um sistema (do grego sietemiun), é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia ,medicina, informática, administração. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto". Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. O sistema é um conjunto de órgãos funcionais, componentes, entidades, partes ou elementos e as relações entre eles, a integração entre esses componentes pode se dar por fluxo de informações, fluxo de matéria, fluxo de sangue, fluxo de energia, enfim, ocorre comunicação entre os órgãos componentes de um sistema.

5 Teoria dos sistemas Gestão de processos Ludwig von Bertanfly - biólogo
Visão Crítica em relação ao mundo dividido em diferentes áreas Não busca a solução mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações práticas Aplicação da Administração

6 Pressupostos da TGS Gestão de processos
Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais Esta integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento específico, como as ciências sociais. A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, objetivando a unidade da ciência A Teoria dos sistemas acarreta uma integração na educação científica

7 Premissas da TGS Gestão de processos
Os sistemas existem dentro de Sistemas Os sistemas são abertos As funções de um sistema dependem da sua estrutura

8 O QUE É TGS ? Gestão de processos
Conceito : A palavra sistema denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Assim, o sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes formando um todo unitário. Sistema é um conjunto de elementos em interação recíproca É um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando uma totalidade. Conjunto de elementos interdependentes , cujo resultado final é maior que a soma dos resultados que eles teriam de forma isolada É um conjunto de elementos interdependentes e interagentes visando alcançar um objetivo ou finalidade. É um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado, cujas características são diferentes das características das unidades É um todo organizado ou complexo, um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário orientado para uma finalidade

9 Globalismo ou totalidade
Gestão de processos TGS Características Propósito ou objetivo Globalismo ou totalidade Sinergia Entropia Homeostasia

10 TGS Propósito ou Objetivo Gestão de processos
Todo o sistema tem alguma finalidade , algum objetivo , existe para atingir um alvo

11 Globalismo ou totalidade
Gestão de processos TGS Globalismo ou totalidade Qualquer mudança que ocorrer em qualquer parte do sistema vai alterar sua totalidade

12 TGS Gestão de processos
Sinergia O total é maior que a soma das partes individuais

13 TGS Entropia Gestão de processos
É a tendência à desintegração da informação é necessário buscar energia de fora do sistema para continuar sobrevivendo.

14 TGS Gestão de processos
Homeostasia Todo o sistema tem meio de autorregulação, garante o equilíbrio do sistema, adaptabilidade

15 TGS – Tipos e parâmetros
Gestão de processos TGS – Tipos e parâmetros Tipos : Sistemas físicos ou concretos ( Concretos , Hardware) Abstratos ou conceituais ( Conceitos , filosofias , software) Sistemas fechados ( Máquinas herméticamente fechadas) Sistemas abertos Parâmetros : ENTRADA ( INPUT) SAÍDA (OUTPUT) PROCESSAMENTO FEEDBACK AMBIENTE

16 Características das organizações como sistemas abertos
Gestão de processos Teoria dos sistemas Características das organizações como sistemas abertos Comportamento probabilístico e não determinístico Organizações fazem parte de uma sociedade maior Interdependência das partes Homeostase Fronteiras e Limites Morfogênese ( Capacidade de modificar a si próprio ) Resiliência ( Capacidade de Superar distúrbios impostos por fenômenos externos )

17 Como nasceu a gestão de processos ?
Existem vários modelos que explicam a organização como um sistema aberto : Modelo de Schein Modelo Sociotécnico Modelo de Katz e Kahn

18 Visão Sistêmica das Organizações
Gestão de processos Visão Sistêmica das Organizações

19 Gestão de processos O que são processos ?

20 Gestão de processos O que são processos ?
Conceito 1 : “Conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em serviços/produtos (Saídas), sendo realizado para agregar valor” Conceito 2.: “um processo é um conjunto de decisões que transformam insumos em valores gerados ao cliente/cidadão.” Conceito 3: “conjunto integrado e sincrônico de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados”

21 Qual a importância da Gestão de Processos ?

22 Gestão de Processos e a gestão Pública
“Os processos representam um instrumento que permite aproximar as diretrizes estratégicas daqueles que executam o trabalho nas instituições públicas permitindo o alcance dos objetivos . O Foco no cidadão faz com que o Setor público oriente seus processos ao atendimento das necessidades deste agente e os prestadores de serviço do governo devem ter seus processos modelados, automatizados e geridos, provendo maior controle e qualidade às iniciativas desempenhadas”. Guia de Gestão de processos de governo

23 Ciclo de gerenciamento de processos
Gestão de processos Ciclo de gerenciamento de processos Planejamento Análise Desenho e modelagem Implementação Monitoramento Refinamento

24 Ciclo de gerenciamento de processos
Gestão de processos Ciclo de gerenciamento de processos Planejamento Segundo o Guia CBOK deve-se desenvolver um plano e uma estratégia dirigida a processos para a organização, onde sejam analisadas suas estratégias e metas, fornecendo uma estrutura e o direcionamento para gerenciamento contínuo de processos centrados no cliente. Além disso, são identificados papéis e responsabilidades organizacionais associados ao gerenciamento de processos, aspectos relacionados a patrocínio, metas , expectativas de desempenho e metodologias.

25 Ciclo de gerenciamento de processos
Gestão de processos Ciclo de gerenciamento de processos Análise A Análise tem por objetivo entender os atuais processos organizacionais no contexto das metas e objetivos desejados. Ela reúne informações oriundas de planos estratégicos, modelos de processo, medições de desempenho, mudanças no ambiente externo e outros fatores, a fim de compreender os processos no escopo da organização como um todo. Durante essa etapa são vistos pontos como: objetivos da modelagem de negócio, ambiente do negócio que será modelado, principais stakeholders e escopo da modelagem ( processos relacionados com o objetivo geral)

26 Ciclo de gerenciamento de processos
Gestão de processos Ciclo de gerenciamento de processos Desenho e modelagem O desenho de processo consiste na criação de especificações para processos de negócio novos ou modificados dentro do contexto dos objetivos de negócio, objetivos de desempenho de processo, fluxo de trabalho, aplicações de negócio, plataformas tecnológicas, recursos de dados, controles financeiros e operacionais e integração com outros processos internos e externos. A modelagem é definida como um conjunto de atividades envolvidas na criação de representações de um processo de negócio existente ou proposto, tendo por objetivo criar uma representação do processo em uma perspectiva ponta-a-ponta que o descreva de forma necessária e suficiente para a tarefa em questão.

27 Ciclo de gerenciamento de processos
Gestão de processos Ciclo de gerenciamento de processos Desenho e modelagem Relevância do Mapeamento Possibilita : Desenhar , representar sequencias de processos , subprocessos, atividades , tarefas. Para : Entender, Documentar , Medir

28 Ciclo de gerenciamento de processos
Gestão de processos Ciclo de gerenciamento de processos Desenho e modelagem Fluxograma , Organograma, Lotaciograma , Funcionograma , Gráficos de informação , quadro de distribuição do trabalho .

29 Ciclo de gerenciamento de processos
Gestão de processos Ciclo de gerenciamento de processos Desenho e modelagem Fluxograma :são ferramentas de representação gráfica do trabalho realizado na organização, possuindo vários tipos e graus de complexidade de acordo com o Objetivo

30 Ciclo de gerenciamento de processos
Gestão de processos Ciclo de gerenciamento de processos Desenho e modelagem Pontos principais para uso dos fluxogramas : É preciso conhecer para melhorar Identificação de atividades críticas Conhecimento da sequência e encadeamento das atividades com a visão sistêmica do fluxo do processo Documentação do processo

31 Ciclo de gerenciamento de processos
Gestão de processos Ciclo de gerenciamento de processos Implementação O desenho de processo consiste na criação de especificações para processos de negócio novos ou modificados dentro do contexto dos objetivos de negócio, objetivos de desempenho de processo, fluxo de trabalho, aplicações de negócio, plataformas tecnológicas, recursos de dados, controles financeiros e operacionais e integração com outros processos internos e externos. A modelagem é definida como um conjunto de atividades envolvidas na criação de representações de um processo de negócio existente ou proposto, tendo por objetivo criar uma representação do processo em uma perspectiva ponta-a-ponta que o descreva de forma necessária e suficiente para a tarefa em questão.

32 Ciclo de gerenciamento de processos
Gestão de processos Ciclo de gerenciamento de processos Monitoramento Segundo o Guia CBOK é de suma importância a contínua medição e monitoramento dos processos de negócio, fornecendo informações-chave para os gestores de processo ajustarem recursos a fim de atingir os objetivos dos processos. Dessa forma, a etapa de implementação avalia o desempenho do processo através de métricas relacionadas às metas e ao valor para a organização, podendo resultar em atividades de melhoria, redesenho ou reengenharia.

33 Avaliação do Processo / Indicadores de Desempenho
Gestão de processos Avaliação do Processo / Indicadores de Desempenho

34 Indicadores de Desempenho
Gestão de processos Indicadores de Desempenho Papéis principais : Comunicar e mensurar o alcance da estratégia, através da comparação do desempenho atual com a meta definida para o indicador. O indicador é definido como formas de representação QUANTIFICÁVEL de características de produtos/serviços ou processos, utilizadas para ACOMPANHAR E MELHORAR OS RESULTADOS . Identificação do nível e dos objetos de mensuração Estabelecimento de indicadores com base nos requisitos: Medida, Fórmula, Índice, padrão de comparação e metas. Requisitos básicos : Disponibilidade (Facilidade de acesso) , Simplicidade (Facilidade de compreensão), Baixo Custo de obtenção, Estabilidade, Rastreabilidade, Representatividade/confiabilidade e Sensibilidade e Referencial comparativo Tipos de indicadores : Eficiência ( Produtividade ) , Eficácia ( Qualidade) e Efetividade ( Impacto) .

35 Indicadores de Desempenho na Gestão Pública
Gestão de processos Indicadores de Desempenho na Gestão Pública Conforme o Ministério do Planejamento o monitoramento não é um fim em si mesmo , a atividade de monitoramento é fonte de aprendizado sobre a realidade de implementação e execução das políticas públicas que visa a produção de informações tempestivas para o processo complexo de tomada de decisões por parte das instâncias deliberativas de governo.

36 Ciclo de gerenciamento de processos
Gestão de processos Ciclo de gerenciamento de processos Refinamento A etapa de refinamento é responsável pela transformação dos processos, implementando o resultado da análise de desempenho. Ela ainda trata de desafios associados à gestão de mudanças na organização, à melhoria contínua e à otimização de processo.

37 O que são processos Chave ?
Gestão de processos O que são processos Chave ?

38 O que são processos Chave ?
Gestão de processos O que são processos Chave ? Podemos dizer que os processos chave são os processos essenciais dentro do fluxo que se está analisando , é um dos papéis principais do mapeamento de processos . Costumeiramente , os processos chave da empresa são os que afetam diretamente o valor ou bem produzido , a finalidade do sistema .

39 Gestão de processos Caminho crítico ?

40 Gestão de processos Caminho crítico ? O Caminho crítico é um termo normalmente utilizado na gestão de projetos , são os processos que estão relacionados no projeto e que possuem relação direta com o fim do projeto

41 Trabalho - Orientações
Gestão de processos Trabalho - Orientações Grupo ( Mínimo 3 pessoas - Máximo 5 ) 1 - Faça o desenho de fluxo um processo da UFABC ( Simples ) , identifique o processo chave e indique quais melhorias podem ser implementadas , além de definir pelo menos 2 indicadores para o processo. ( Não precisa ser um processo real mas precisa ter pelo menos dois pontos de intersecção com outros setores ). 2- Faça uma análise crítica dos processos dentro da UFABC e aponte caminhos para melhoria da gestão de processos da UFABC. Mínimo de 20 linhas . Times New Roman 12. Encaminhar por para : até 08/08/2014.


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