A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO – GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO – GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO – GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO
Grupo Kappa Trabalho acadêmico apresentado ao Prof. Dr. Clementi como avaliação da 2º prova Novembro

2 Estudo de Caso Grupo Kappa
1 – Empresa e o Mercado A Net Telecom é uma empresa atuante no mercado de tecnologia há 16 anos, tempo este suficiente para atribuir em seu portifólio grandes obras de engenharia de telecomunicações e elétrica bem como implantação e customização de redes convergentes que facilitam e agilizam os processos em grandes organizações brasileiras. Hoje a empresa conta com um número de 416 funcionários, incluindo as áreas operacional, engenharia, desenvolvimento de TI (está faz parte da engenharia). Empresa localizada na cidade de São Bernardo do Campo.

3 Estudo de Caso Grupo Kappa
ÁREAS DE ATUAÇÃO Com a alta disponibilidade de equipes técnicas especificamente treinadas e certificadas, a Net Telecom possui uma carteira de clientes extensa estabelecida em diversos segmentos organizacionais que vai desde Seguradoras, Consultorias em ambientes Administrativos até áreas críticas de Hospitais e Chão de fábrica pesado. A atuação da Net Telecom com fornecimento de produtos e prestação de serviços estende-se por todo o território Nacional.

4 Compilação do Resultado da Pesquisa de Todos os Grupos

5 Compilação do Resultado da Pesquisa de Todos os Grupos

6 Compilação do Resultado da Pesquisa de Todos os Grupos
Questão 7 Grupo Alfa: R: Elementos e ferramentas para Logística. Grupo Beta: R: Implementar ferramentas para captura de valor da cadeia de suprimentos e logística da empresa. Grupo Epsilon: R: Adequação das ferramentas de TI para agregar valor ao processo produtivo e a cadeia logística/suprimento da empresa. Grupo Gama: R:Atualização contante do ambiente de TI, software e hardware. Grupo Kappa: R: Ferramentas de Logística para agregar valor ao processo produtivo e a cadeia logística/suprimento da empresa. Grupo Lambda: R:Concluir a migração para o novo ERP, conforme citado na questão 3. Grupo Omega: R: Aquisição de novos equipamentos, mais velozes, modernos, atuais e avançados. Grupo Sigma: R: Controles automaticos inteligentes ao invés da informação automática Grupo Tetha: R: Desenvolvimento de um software on-line para o atendimento pós venda, afim de melhorar a tratativa com o cliente. Grupo Zeta: R: Gerar informação que seja relevante e implementar ferramentas para captura de valor da cadeia de suprimentos e logística da empresa.

7 Compilação do Resultado da Pesquisa de Todos os Grupos
Questão 7

8 Apresentação do resultado da pesquisa da Empresa.
Questões Qual o objetivo com o investimento na TI esperada no seu negócio? ( ) comunicação eficaz ( ) agregar valor à marca (X) estratégia de negócio ( ) exigência dos clientes ( ) up-grade do negócio Área de TI trabalha em conjunto com área de negócios no desenvolvimento de novos sistemas? (X) Sim ( ) Não O sistema de TI da empresa é adequada a estrutura e ramo da empresa? ( ) Sim ( X ) Não Quanto a empresa investe em TI com relação a seu faturamento? ( ) pouco valor - de 10% a 30% (x ) médio valor - de 30% a 40% ( ) muito valor - de 40% a 50% Qual importância de T.I. na empresa? (X) Alta ( ) Média ( ) Baixa

9 Apresentação do resultado da pesquisa da Empresa.
A utilização destes sistemas/ferramentas está alinhada com o planejamento estratégico da empresa? (X) Sim ( ) Não O que poderia ser melhorado em termos de TI para gerar uma vantagem competitiva para o negócio da empresa ? R: Ferramentas de Logística para agregar valor ao processo produtivo e a cadeia logística/suprimento da empresa. Qual o nível de integração entre a TI e a estratégia da empresa? (X) Alto ( ) Médio ( ) Baixo Qual a visão de negócio, que os analistas de T.I. devem buscar para melhorar o entendimento das necessidades do grupo? R: Um profundo conhecimento nas iniciativas de foco no cliente para otimizar ou suportar os pacotes de valores, maximizando o desempenho das reais necessidades com a utilização correta dos recursos providos da empresa. Existe um bom meio de comunicação entre a TI e os demais departamentos a fim de assegurar que todos estejam caminhando juntos com o mesmo objetivo: alavancar o negócio? (X) Sim ( ) Não

10 Comparativo com o resultado da pesquisa de todos os grupos.
Pode se verificar que o investimento na área de TI é uma tendência de todas as empresas, onde o objetivo do investimento em TI é a estratégia do negócio, existe a necessidade da área de TI trabalhar junto com o desenvolvimento de novos sistemas. Após o estudo de caso da nossa empresa percebe-se que a área de TI ainda é uma área pouco desenvolvida para o ramo em que a empresa atua, para solucionar este problema a empresa vem investindo significamente na área de TI, pois como a grande parte das empresas estudadas por todos os grupos considera importantíssima está área. A estratégia de negócio da empresa caminha lado a lado com o planejamento estratégico da empresa, buscando conectar Negócio com TI. O que poderia ser melhorado na área de TI é questão de ferramentas/softwares, que interaja mais com o ambiente/processo produtivo.

11 Comparativo com o resultado da pesquisa de todos os grupos.
Hoje é uma característica das grandes empresas no mundo globalizado a grande integração entre a TI e o planejamento estratégico da empresa, busca-se um profundo conhecimento nas iniciativas de foco no cliente para otimizar ou suportar os pacotes de valores, maximizando o desempenho das reais necessidades com a utilização correta dos recursos providos da empresa. O grande diferencial das empresas com uma área de TI desenvolvida para que o intuito da empresa que é alavancar o negócio da empresa é a comunicação entre a TI e os diversos departamentos da empresa.

12 Apresentação e análise da visão da área de TI sobre a área de negócios da empresa.
No atual cenário econômico, caracterizado pela globalização e pelas transações em tempo real, as organizações de qualquer segmento depende cada vez mais de suas áreas de Tecnologia da Informação (TI) para obterem o suporte aos seus processos de negócio e com isto criar valor para os seus proprietários e clientes. Não há dúvidas que, na “Era da Informação”, o emprego da TI é fundamental para o sucesso de qualquer organização, devendo assim, ser considerada como uma de suas alavancas para a criação de valor. Entretanto, a TI tratada de forma anárquica pouco contribui para a execução da estratégia de negócio e muito menos para o alcance da visão de negócio da organização.

13 Apresentação e análise de visão da área de negócios sobre a área de TI da empresa.
Para a empresa que a única forma de reconectar Negócio com TI passa, entre outras necessidades, pela capacidade de a área de TI propor e implantar soluções relevantes para o negócio. Parece óbvio, mas não é o que normalmente acontece. De modo geral, quando se diz que o CIO (ou a área de TI como um todo) deve entender o negócio –o que é reafirmado adiante no artigo- o que na verdade se está querendo dizer é que o profissional de TI tem que entender o negócio para ser capaz de levantar requisitos corretamente para o desenvolvimento de soluções de TI. Embora isso seja fundamental, é apenas metade da razão pela qual “ TI tem que entender o negócio”.

14 Apresentação e análise de visão da área de negócios sobre a área de TI da empresa.
À capacidade de a área de TI tomar a iniciativa de propor novidades, a partir de seu conhecimento profundo tanto da tecnologia quanto do negócio da empresa. Não basta “entender do negócio” de modo a não errar na hora de documentar requisitos; é necessário também “entender do negócio” para assumir o papel, se necessário, de um “Gerente de Produto” ou de um “Analista de Marketing”!

15 Identificação dos problemas de alinhamento de TI com a estratégia de negócios da empresa.
Faz-se necessário o alinhamento das atividades da área de TI às necessidades do negócio da organização na qual encontra-se inserida. Um grande número de organizações já reconheceu a necessidade de reinventar suas áreas de TI, tornando-as “um negócio dentro do negócio”. Acreditamos que as áreas de TI devem operar exatamente como outros negócios dentro da corporação – com uma clara visão de negócio, uma estratégia definida, objetivos estratégicos estabelecidos, indicadores de desempenho, incentivos pelo bom desempenho e conseqüências pela baixa produtividade.

16 Identificação dos problemas de alinhamento de TI com a estratégia de negócios da empresa.
A transformação da área de TI em “um negócio dentro do negócio”, permite aos CIOs passarem a desempenhar um papel em que eles deixam de focar o custo simplesmente para focar a forma como a área de TI contribui para a efetiva maximização do valor para o negócio, passando a ter a necessidade de evidenciarem como área de TI habilita a capacidade de geração de valor da organização, mas sem se esquecer do gerenciamento do custo de TI.

17 Conclusões. O panorama atual força os CIOs a desejarem ao mesmo tempo ganhos de produtividade e eficiência, em um extremo, e aumento da capacidade da área de TI em atender as novas demandas da estratégia de negócio e assegurar a sua contribuição para a geração de valor para a organização no outro. O modo de atender às duas pontas do desafio colocado é aumentar a produtividade interna da equipe da área de TI, visando diminuir o gasto com os serviços de TI que não contribuem para a geração de valor para a organização, investindo o esforço economizado na disponibilização de serviços de TI que realmente contribuam para a geração de valor para a organização.

18 Obrigado!


Carregar ppt "TRABALHO – GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google