A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ômega - Estudo de Caso - Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação UN-RECAP - Petrobras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ômega - Estudo de Caso - Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação UN-RECAP - Petrobras."— Transcrição da apresentação:

1 Ômega - Estudo de Caso - Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação UN-RECAP - Petrobras

2 Organograma - Petrobras

3 (3) Estrutura TI

4 Início da Construção 1952 Início da Operação 18/12/1954 Início da Operação 18/12/1954 Capacidade de Projeto m3/dia Capacidade de Projeto m3/dia Capacidade Atual7.800 m3/dia (+145%) Capacidade Atual7.800 m3/dia (+145%) Área 3,7 km 2 Área 3,7 km 2 Construção: Grupo Alberto Soares Sampaio Construção: Grupo Alberto Soares Sampaio (Unipar) - precursor do 1o Pólo Petroquímico (Unipar) - precursor do 1o Pólo Petroquímico do País. do País. Incorporada à PETROBRAS em jun/1974. Incorporada à PETROBRAS em jun/1974. Refinaria de Capuava

5 Empresa RECAP Área: 3,7 km2 Contribuição em impostos: R$ 1,4 bilhão/ano (ICMS) Principais produtos: Propeno, GLP, gasolina, óleo diesel metropolitano (com baixo teor de enxofre) e solventes especiais. Capacidade instalada: 49 mil barris/dia.

6 Acionistas RECAP no Contexto PETROBRAS Brasil Situação Atual Refinaria de Capuava

7 Principais clientes CLIENTE (Participação %) DieselGasol.GLPOCSolv. BR Distribuidora Shell Ipiranga Esso Bandeirante Carbono Verquímica Ultragaz Liquigas Nacional Gas Butano--14--

8 Empresa Petróleo Brasileiro SA

9 Resto do Mundo Estados Unidos Japão China Alemanha Rússia Coréia do Sul Itália 24,7% 8,1% 5,6% 4,1% 3,6% 3,1% 2,8% Fonte: BP Statistical Review of World Energy (jun/98) Metade do Petróleo é consumido por apenas 7 Países:

10 Empresa Petróleo Brasileiro SA

11 Empresa Ambiente de TI MRP ERP EDI Supply Chain BSC Manutenção Simulação de Modelagem: Transferência e Estocagem (TE) Técnicas Logísticas MP / Combustível Gás Natural SCADA Gestão Integrada Telecom Internet

12 Pesquisa Resultado Geral

13 Pesquisa Resultado Recap NumQuestõesPontuaçãoObservações 1 Qual o objetivo com o investimento na TI esperada no seu negócio? ( ) comunicação eficaz ( X ) agregar valor à marca ( ) estratégia de negócio ( ) exigência dos clientes ( ) up-grade do negócio 19NEGÓCIO E TI 2 Área de TI trabalha em conjunto com área de negócios no desenvolvimento de novos sistemas? ( X ) Sim ( ) Não 18 3 O sistema de TI da empresa é adequada a estrutura e ramo da empresa? ( X ) Sim ( ) Não 18NEGÓCIO E TI 32 Quanto a empresa investe em TI com relação a seu faturamento? ( X ) pouco valor - de 10% a 30% ( ) médio valor - de 30% a 40% ( ) muito valor - de 40% a 50% 13NEGÓCIO E TI 5 Qual importância de T.I. na empresa? ( X ) Alta ( ) Média ( ) Baixa 18TI 6 A utilização destes sistemas/ferramentas está alinhada com o planejamento estratégico da empresa? ( X ) Sim ( ) Não 17NEGÓCIO E TI 7 O que poderia ser melhorado em termos de TI para gerar uma vantagem competitiva para o negócio da empresa ? Resp: Aquisição de novos equipamentos, mais velozes, modernos, atuais e avançados. 17NEGÓCIO E TI

14 Pesquisa Resultado Recap 8 Qual o nível de integração entre a TI e a estratégia da empresa? ( X ) Alto ( ) Médio ( ) Baixo 17NEGÓCIO E TI 9 Qual a visão de negócio, que os analistas de T.I. devem buscar para melhorar o entendimento das necessidades do grupo? Resp: Devem ter uma visão relacionada à velocidade e segurança das informações. 17NEGÓCIO E TI 10 Existe um bom meio de comunicação entre a TI e os demais departamentos a fim de assegurar que todos estejam caminhando juntos com o mesmo objetivo: alavancar o negócio? ( X ) Sim ( ) Não 16NEGÓCIO E TI

15 Comparativo Todas Empresas x Recap

16 Comparativo Todas Empresas x Recap

17 Visão TI Sobre os Negócios da Empresa

18 Visão TI Sobre os Negócios da Empresa

19 Visão TI Sobre os Negócios da Empresa

20 AI-Arquitetura da Informação DFD-Diagrama de Fluxo de Dados AE-Análise Estruturada MD-Modelagem de Dados Visão TI Sobre os Negócios da Empresa

21 Visão TI Sobre os Negócios da Empresa MONITORAMENTO DE PROCESSOS ON-LINE

22 Visão TI Sobre os Negócios da Empresa

23 Aplicação em PDA Alertas no Celular Alertas por Visão TI Sobre os Negócios da Empresa

24 Negócios Visão sobre a Área de TI Falta de Padronização Falta de Visibilidade das Informações em Tempo Real (KPIs) Falta de Flexibilidade NPI,ECO, Demanda Incrementar Níveis de Serviço Reduzir desvios e melhorar qualidade Reduzir o Tempo de Ciclo Aumentar a produtividade Reduzir inventários Aumentar a flexibilidade

25 Problemas Problemas Alinhamento TI x PE Falta de um planejamento que explicite as estratégias da TI Falta desdobramento formal dos objetivos estratégicos em ações de TI Fatores facilitadores do alinhamento estratégico da TI Apenas a compreensão do negócio pela TI mostrou-se presente. Os fatores "patrocínio do executivo principal", "envolvimento da TI no desenvolvimento da estratégia", "parceria entre a TI e a área de negócio" e "projetos de TI são priorizados de forma adequada" não foram identificados.

26 Obrigado Edvaldo Nascimento Ruchaile Nogueira Douglas Turino Vandeir silva Fernando Azevedo Fabio Chiereguhim Grupo Ômega:


Carregar ppt "Ômega - Estudo de Caso - Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação UN-RECAP - Petrobras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google