A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação UN-RECAP - Petrobras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação UN-RECAP - Petrobras"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação UN-RECAP - Petrobras
Ômega - Estudo de Caso - Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação UN-RECAP - Petrobras

2 Organograma - Petrobras

3 Estrutura TI (3)

4 Refinaria de Capuava Início da Construção 1952
Início da Operação /12/1954 Capacidade de Projeto m3/dia Capacidade Atual m3/dia (+145%) Área 3,7 km 2 Construção: Grupo Alberto Soares Sampaio (Unipar) - precursor do 1o Pólo Petroquímico do País. Incorporada à PETROBRAS em jun/1974.

5 Empresa RECAP Área: 3,7 km2 Contribuição em impostos: R$ 1,4 bilhão/ano (ICMS) Principais produtos: Propeno, GLP, gasolina, óleo diesel metropolitano (com baixo teor de enxofre) e solventes especiais. Capacidade instalada: 49 mil barris/dia.

6 Acionistas Refinaria de Capuava Situação Atual RECAP no
Contexto PETROBRAS Brasil

7 Principais clientes CLIENTE (Participação %) Diesel Gasol. GLP OC
Solv. BR Distribuidora 32 21 2 40 19 Shell 28 30 3 17 8 Ipiranga 16 - 23 5 Esso 9 22 Bandeirante 15 Carbono 11 Verquímica 10 Ultragaz 35 Liquigas Nacional Gas Butano 14

8 Empresa Petróleo Brasileiro SA

9 Metade do Petróleo é consumido por apenas 7 Países:
Estados Unidos 24,7% Japão 8,1% Resto do Mundo China 5,6% 4,1% Alemanha Rússia 3,6% Coréia do Sul 3,1% Itália 2,8% Fonte: BP Statistical Review of World Energy (jun/98)

10 Empresa Petróleo Brasileiro SA

11 Simulação de Modelagem:
Empresa Ambiente de TI Técnicas Logísticas Gestão Integrada Simulação de Modelagem: Transferência e Estocagem (TE) MRP ERP EDI Supply Chain BSC Manutenção MP / Combustível Gás Natural SCADA Telecom Internet

12 Pesquisa Resultado Geral

13 Resultado Recap Pesquisa Num Questões Pontuação Observações 1
Qual o objetivo com o investimento na TI esperada no seu negócio? ( ) comunicação eficaz ( X ) agregar valor à marca ( ) estratégia de negócio ( ) exigência dos clientes ( ) up-grade do negócio 19 NEGÓCIO E TI 2 Área de TI trabalha em conjunto com área de negócios no desenvolvimento de novos sistemas? ( X ) Sim ( ) Não 18 3 O sistema de TI da empresa é adequada a estrutura e ramo da empresa? ( X ) Sim ( ) Não 32 Quanto a empresa investe em TI com relação a seu faturamento? ( X ) pouco valor - de 10% a 30% ( ) médio valor - de 30% a 40% ( ) muito valor - de 40% a 50% 13 5 Qual importância de T.I. na empresa? ( X ) Alta ( ) Média ( ) Baixa TI 6 A utilização destes sistemas/ferramentas está alinhada com o planejamento estratégico da empresa? ( X ) Sim ( ) Não 17 7 O que poderia ser melhorado em termos de TI para gerar uma vantagem competitiva para o negócio da empresa ? Resp: Aquisição de novos equipamentos, mais velozes, modernos, atuais e avançados.

14 Resultado Recap Pesquisa 8
Qual o nível de integração entre a TI e a estratégia da empresa? ( X ) Alto ( ) Médio ( ) Baixo 17 NEGÓCIO E TI 9 Qual a visão de negócio, que os analistas de T.I. devem buscar para melhorar o entendimento das necessidades do grupo? Resp: Devem ter uma visão relacionada à velocidade e segurança das informações. 10 Existe um bom meio de comunicação entre a TI e os demais departamentos a fim de assegurar que todos estejam caminhando juntos com o mesmo objetivo: alavancar o negócio? ( X ) Sim ( ) Não 16

15 Comparativo Todas Empresas x Recap

16 Comparativo Todas Empresas x Recap

17 Sobre os Negócios da Empresa
Visão TI Sobre os Negócios da Empresa

18 Sobre os Negócios da Empresa
Visão TI Sobre os Negócios da Empresa

19 Sobre os Negócios da Empresa
Visão TI Sobre os Negócios da Empresa

20 Sobre os Negócios da Empresa
Visão TI Sobre os Negócios da Empresa AI-Arquitetura da Informação DFD-Diagrama de Fluxo de Dados AE-Análise Estruturada MD-Modelagem de Dados

21 Sobre os Negócios da Empresa
Visão TI Sobre os Negócios da Empresa MONITORAMENTO DE PROCESSOS ON-LINE

22 Sobre os Negócios da Empresa
Visão TI Sobre os Negócios da Empresa

23 Sobre os Negócios da Empresa
Visão TI Sobre os Negócios da Empresa Aplicação em PDA Alertas por Alertas no Celular

24 Visão sobre a Área de TI Negócios Incrementar Níveis de Serviço
Reduzir desvios e melhorar qualidade Reduzir o Tempo de Ciclo Aumentar a produtividade Reduzir inventários Aumentar a flexibilidade Falta de Padronização Falta de Visibilidade das Informações em Tempo Real (KPIs) Falta de Flexibilidade NPI,ECO, Demanda

25 Problemas Alinhamento TI x PE
Falta de um planejamento que explicite as estratégias da TI Falta desdobramento formal dos objetivos estratégicos em ações de TI Fatores facilitadores do alinhamento estratégico da TI Apenas a compreensão do negócio pela TI mostrou-se presente. Os fatores "patrocínio do executivo principal", "envolvimento da TI no desenvolvimento da estratégia", "parceria entre a TI e a área de negócio" e "projetos de TI são priorizados de forma adequada" não foram identificados.

26 Obrigado Grupo Ômega: Edvaldo Nascimento Ruchaile Nogueira Douglas Turino Vandeir silva Fernando Azevedo Fabio Chiereguhim


Carregar ppt "Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação UN-RECAP - Petrobras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google