A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão."— Transcrição da apresentação:

1 Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão

2 Equipamento: uma câmara em aço inox; válvula de segurança;
manômetro de pressão; indicador de temperatura. Processo: remoção do ar; admissão do vapor; exautão do vapor e secagem dos artigos. o vapor, em contato com superfície fria, umedece, libera calor, penetra nos materiais e coagula a proteína dos microrganismos.

3 Cuidados durante o processo:
limpeza dos artigos; utilizar embalagens adequadas; não encostar os artigos nas paredes da câmara, deixar espaço entre eles (facilitar a drenagem do ar e penetração do vapor);

4 Cuidados durante o processo:
colocar fita indicadora; verificar os indicadores de temperatura e pressão durante a esterilização; após a esterilização: -> abrir a porta do aparelho lentamente e deixá-la entreaberta de 5 a 10’; -> não colocar os artigos em superfícies metálicas.

5 Tempo de esterilização
Temperatura (0C) 121 132 (vácuo) 132 (alto vácuo) Tempo de exposição 30 minutos 15 minutos 4 minutos

6 Evitar falhas como: inadequada limpeza e embalagens;
disposição inadequada dos materiais na câmara; abertura rápida da porta ao final do processo; tempo de esterilização insuficiente; utilização dos artigos que saíram úmidos da autoclave; mistura de materiais esterilizados com os não; não identificação da data de esterilização; queimaduras: usar luvas de amianto para retirar materiais; falta de manutenção preventiva.

7 Glutaraldeído Ação: vírus, bactérias, fungos, micobactérias e esporos.
Vantagens: esterilizante (8 a 10 horas). Desvantagens:impregnação de sangue e secreções se o artigo for imerso sujo, irritante para olhos, garganta e nariz.

8 Monitoramento dos processos de esterilização e desinfecção
identificação dos produtos monitoração mecânica indicadores químicos indicadores biológicos

9 Porque não utilizar ...

10 Luz ultravioleta? radiação não ionizante NÃO tem poder de penetração -> age sobre a superfície. autores relatam que o vírus HIV tem alta resistência à luz ultravioleta. pode causar eritema de pele e queratoconjuntivite não é considerada um processo de esterilização. Rubin, J. Human Immunodificiency Virus (HIV) Disinfection and Control. In: Block. SS. Disinfection, Sterilization and Prevention. Philadelphia, Lea &Febiger, P Cap.21.

11 Quaternários de Amônia?
desinfetante de baixo nível; uso em superfícies; publicações relatam a contaminação desta solução; facilmente inativados; poluente ambiental.

12 Água em ebulição - Fervura?
princípio: materiais devem ser resistentes a temperatura e umidade; obsoleto e complicado operacionalmente; polêmica: conforme a altitude a água entra em ebulição em diferentes temperaturas (1000C = nível do mar) Desinfecção: temperatura & tempo (30’) Brasil. Ministério da Saúde.Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar. Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde.2ed. Brasília, P.21.

13 Forninho? Não há como garantir e controlar a temperatura interna.

14 Como prevenir a transmissão de doenças durante o contato?

15 Lavar as mãos Antes e após contato com cada cliente ou usar gel alcoólico; Após o manuseio de materiais e equipamentos; Após retirar as luvas; Após contato com sangue e secreções; Antes e após alimentar-se, ir ao banheiro, assoar ou secar o nariz.

16


Carregar ppt "Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google