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Universidade Estadual de Londrina Departamento de Administração Curso de Especialização em Gestão Pública – Escola de Governo Módulo: Gestão do Conhecimento.

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1 Universidade Estadual de Londrina Departamento de Administração Curso de Especialização em Gestão Pública – Escola de Governo Módulo: Gestão do Conhecimento Professores: Marli Verni e Gerson Melatti Professores: Marli Verni e Gerson Melatti 18 e 19 de Agosto de 2006

2 Objetivo das aulas: Objetivo das aulas: Desenvolver a consciência sobre a Desenvolver a consciência sobre a importância da Gestão do Conhecimento nas organizações públicas.

3 Graduada em Administração – UEL Especialização em Marketing - Mestre em Administração Doutoranda em Administração - USP Professora de graduação e pós- graduação: UEL, UNIFIL, UNOPAR, INBRAPE Áreas de atuação: Marketing, Gestão Empresarial, Empreendedorismo Contatos:

4 Programa 1. GESTÃO DO CONHECIMENTO: conceitos, práticas e perspectivas 2. AS DIMENSÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO 3. CONVERSÃO DO CONHECIMENTO 4. COACHING 5. EDUCAÇÃO CORPORATIVA

5 Bibliografia utilizada ARAÚJO, Ane. Coach: um parceiro para seu sucesso. Ed. Gente, CARDOSO, Fernando de C. e PESTANA, Thiago M. P. E-learning. In: BOOG, Gustavo G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento: um Guia de Operações. Makron Books, DRUCKER, Peterr. Sociedade Pós-Capitalista. Ed. Pioneira, NISKIER, Arnaldo. Educação à Distância. São Paulo: Edições Loyola, MEISTER, Jeanne. Educação Corporativa. Ed. Makron Books, NONAKA, Ikugiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do Conhecimento na Empresa. Ed. Campus, SVEIBY, Karl. A nova riqueza das Organizações. Ed., TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do Conhecimento. Negócio Editora, 2000.

6 O mundo mudou?

7 CICLOS DE EVOLUÇÃO (Fonte: Toffler, 1980) ERA AGRÍCOLA PODER: PROPRIEDADE ERA INDUSTRIAL PODER: $ ERA DO CONHECIMENTO PODER: INFORMAÇÃO Sociedade Feudal Época doTER Época do SER

8 CICLOS DE EVOLUÇÃO (Fonte: Toffler, 1980)

9 Alterações no formato do trabalho Fonte: Robbins, 2000

10 CONCEITOS Na nova economia, o conhecimento não é apenas mais um recurso ao lado dos tradicionais fatores de produção, trabalho, capital e terra, mas sim, o único recurso atualmente significativo. No futuro, o sucesso das empresas, dependerá das pessoas que deterão o conhecimento e saberão como utilizá-los. Na nova economia, o conhecimento não é apenas mais um recurso ao lado dos tradicionais fatores de produção, trabalho, capital e terra, mas sim, o único recurso atualmente significativo. No futuro, o sucesso das empresas, dependerá das pessoas que deterão o conhecimento e saberão como utilizá-los. O centro de gravidade social deslocou-se para o trabalho intelectual. O centro de gravidade social deslocou-se para o trabalho intelectual. PETER DRUCKER (1999), em Sociedade Pós - Capitalista. PETER DRUCKER (1999), em Sociedade Pós - Capitalista.

11 Gestão do Conhecimento ?

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13 CONCEITOS Do ponto de vista filosófico o trabalho intelectual foi um dos primeiros temas estudados de forma exaustiva pelos filósofos desde Platão, Sócrates e Aristóteles e desde então tanto a Filosofia, a Pedagogia e a Psicologia vêm se dedicando a desenvolver uma teoria de aprendizado. Tanto PIAGET (1967), como POLANYI (1962) abordaram o conhecimento, do ponto de vista filosófico, Do ponto de vista filosófico o trabalho intelectual foi um dos primeiros temas estudados de forma exaustiva pelos filósofos desde Platão, Sócrates e Aristóteles e desde então tanto a Filosofia, a Pedagogia e a Psicologia vêm se dedicando a desenvolver uma teoria de aprendizado. Tanto PIAGET (1967), como POLANYI (1962) abordaram o conhecimento, do ponto de vista filosófico, como um processo de assimilação de modelos e a ação sobre eles. como um processo de assimilação de modelos e a ação sobre eles.

14 CONCEITOS Conhecimento ?

15 Conceitos ConhecimentoInformaçãoDado

16 Conceito de Dado – 1, 2, 3, 4, 5, ………., 148, ……… – a, b, c, d, e, f, g, ……..w, x, y, z

17 Conceito de Dado Qualquer elemento, identificado em sua forma bruta, que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação (símbolos, ícones, etc.)

18 INFORMAÇÃO É um conjunto de dados, arranjados e trabalhados de forma a permitir a compreensão de uma determinada realidade, fato ou situação. É o conjunto de dados que permite a tomada de decisões sobre uma dada realidade !

19 Conhecimento?

20 Conhecimento Crença Verdadeira Justificada Platão

21 Questões Importantes Desde quando o ser humano faz uso de conhecimento para viver e produzir ? Conhecimento é algo importante para a vida humana ?

22 Questões Importantes Então porque somente no final do século XX, começamos a falar de Gestão do Conhecimento como algo estratégico para a produção que é realizada pelo ser humano ?

23 Questões Importantes Produzimos mais dados e informações do que somos capazes de sintetizar Um dos maiores problemas que enfrentamos, hoje, não é a falta, mas o excesso de informações disponíveis

24 A Gestão das Inovações

25 O espaço de tempo decorrido entre duas inovações consecutivas, geradas em um mesmo setor da produção, é cada vez menor

26 A Gestão das Inovações Criatividade (humana) Novas Idéias (novos conhecimentos) Invenção (algo novo) Inovação (mercado)

27 O Advento da Globalização Eliminação das fronteiras Eliminação das fronteiras Eliminação das barreiras comerciais Eliminação das barreiras comerciais Aumento da concorrência Aumento da concorrência Maior competitividade Maior competitividade Mais inovação em menos tempo Mais inovação em menos tempo

28 A Massificação da Internet Democratização do acesso à informação Democratização do acesso à informação Trabalho virtual x Empresa virtual Trabalho virtual x Empresa virtual Comércio eletrônico Comércio eletrônico Espionagem eletrônica Espionagem eletrônica Acesso global à informação Acesso global à informação Fácil acesso às informações informais Fácil acesso às informações informais

29 Informação x Decisão EventosEventos ExposiçõesExposições FornecedoresFornecedores Redes de contatosRedes de contatosInformal 30 % Formal ArtigosArtigos DocumentosDocumentos PublicaçõesPublicações Bancos de dadosBancos de dados 70%

30 A Tecnologia da Informação Mudança na relação espaço x tempo Mudança na relação espaço x tempo decisões em tempo real eliminação das fronteiras mais fácil acesso à informação agregação de valor à informação

31 A Desmaterialização da Economia Empresas virtuais – Ativos intangíveis – Capital Intelectual – Produtos mais complexos mais conhecimento multidisciplinar agregado mais conhecimento multidisciplinar agregado – Desmaterialização das empresas

32 A Sociedade do Conhecimento Inversão no valor dos insumos da produção Inversão no valor dos insumos da produção - Capital – Energia – Matéria-prima Conhecimento Conhecimento

33 A Sociedade do Conhecimento Sendo hoje o conhecimento o diferencial estratégico da produção, então é preciso tratá-lo com métodos, metodologias e ferramentais apropriados. - Processar dados – Tratar informações – Gerenciar conhecimentos

34 Conclusões Fazer Gestão do Conhecimento é: 1.Saber identificar quais conhecimentos são estratégicos para a organização > Planejamento Estratégico 2.Saber identificar as fontes de informações (internas e externas) apropriadas a GCO 3.Saber administrar dados e informações 4.Promover a capacitação permanente

35 Conclusões E, principalmente: 5. Implementar metodologias para a criação e a disseminação de conhecimento na organização 6. Gerir o Capital de Conhecimento da empresa 7. Monitorar sistematicamente a produção de conhecimentos estratégicos para a organização e a utilização dos mesmos pelos concorrentes 8. Apropriar as soluções de Tecnologia da Informação a Gestão do Conhecimento

36 Conclusões Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização. É a administração dos ativos de conhecimento desta organização.

37 As Dimensões da Gestão do Conhecimento

38 Fatores estratégicos Cultura e valores organizacionais Estrutura organizacional Administração de RH Sistemas de informação Mensuração de resultados Aprendizado com o ambiente As 7 Dimensões da Gestão do Conhecimento Fonte: Terra (2000)

39 A Evolução dos Modelos de Gestão modelos clássicos x modelo japonês conceito de qualidade total reengenharia gestão por processos gestão estratégica do conhecimento

40 Os novos conceitos Gestão do Capital Intelectual Capital Humano Capital Estrutural Capital do Cliente (relacionamentos)

41 Capital Intelectual A soma de tudo que as pessoas de uma empresa sabem e fazem, e que lhe dá uma vantagem competitiva no mercado (Stewart 1991) Conhecimento que pode ser convertido em valor (Edvinsson & Sullivan 1996) Material intelectual que foi formalizado, capturado e alavancado para produzir um ativo de maior valor (Klein & Prusak 1994)

42 Os novos conceitos Aprendizagem Organizacional É o processo permanente de cria ç ão e dissemina ç ão do conhecimento organizacional, visando a adapta ç ão cont í nua da empresa à s mudan ç as no seu ambiente externo, atrav é s de metodologias que facilitem a conversão do conhecimento t á cito em conhecimento expl í cito.

43 Aprendizagem Organizacional É o processo pelo qual uma organização exercita a sua competência e inteligência coletiva para responder ao seu ambiente interno e externo. É o processo contínuo de detectar e corrigir erros. Portanto, é o processo heurístico de tentativa, erro e contínua correção de rumo.

44 Os novos conceitos Educação Corporativa É o processo de dissemina ç ão do conhecimento organizacional em toda a cadeia de valor da empresa (clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e comunidade), visando alinhar as competências individuais as competências institucionais e transformando o conhecimento em valor agregado aos produtos e servi ç o da empresa

45 Os novos conceitos Inteligência Competitiva É o processo permanente de monitoramento das rela ç ões de uma organiza ç ão com o seu meio ambiente, visando a identifica ç ão dos sinais que decorrem dessa rela ç ão e a transforma ç ão dos mesmos em informa ç ões apropriadas ao processo decis ó rio, com o objetivo de subsidiar suas a ç ões estrat é gicas

46 Os novos conceitos Tecnologia da Informação Aplicada à Gestão do Conhecimento

47 Práticas de Gestão do Conhecimento Novas Soluções de Tecnologia da Informação Novas Soluções de Tecnologia de Gestão para áreas funcionais da organização Política de Gestão do Conhecimento Práticas x Estratégia Organizacional Mudança de Cultura Mudança de Cultura

48 Práticas de Gestão do Conhecimento Projetos de Portais de Conhecimento Sistemas de Inteligência Empresarial Projetos de Universidades Corporativas Programas de Aprendizagem Organizacional Desenvolvimento de Bases de Conhecimento Mapeamento de Competências Mensuração do Capital Intelectual Valoração de produtos e serviços com base nos ativos de conhecimento da organização Implementação de Comunidades de Práticas

49 Principais Barreiras A Cultura Organizacional A natureza do Ativo Conhecimento (intangível) A dificuldade em definir conhecimento A dificuldade em mensurar o conhecimento A necessidade de compartilhamento O mercado do conhecimento A transferência do conhecimento Critérios diferenciados de reconhecimento A velocidade das mudanças

50 PERSPECTIVAS A disseminação do conceito no Brasil A Educação Corporativa A Inteligência Competitiva A Gestão do Capital Intelectual As Soluções de Tecnologia da Informação O Setor Público no Brasil As Universidades Clássicas

51 Modelos Mentais Mais difícil do que convencer alguém a aceitar novos conceitos, é convencer alguém a se livrar dos velhos !

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