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Panorama TISS – Implantação, avanços e perspectivas.

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Apresentação em tema: "Panorama TISS – Implantação, avanços e perspectivas."— Transcrição da apresentação:

1 Panorama TISS – Implantação, avanços e perspectivas

2 Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos Erimar Carlos Brehme de Abreu - Diretor Superintendente 465 anos de História e prestação de serviços à saúde.

3 ISCMS - Cenário HOSPITAL - Prestador de Serviço -Hospital de Ensino (Port. interministerial de 26/11/2007) leitos ; - 42 especialidades médicas e 23 S.A.D.Ts ; internações, atendimentos e procedimentos em S.A.D.T., baseado nos atendimentos de Recursos Humanos - Empregados diretos: ativos - Médicos Autônomos:700 - Estagiários - técnico e superior: Serviços Terceirizados:350 - Voluntariado:300 Operadora de Plano de Saúde beneficiários prestadores credenciados

4 Participação no COPISS Entidade: CMB - Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas Representante Titular, com participação nos Grupos de Trabalho : Coordenador; Comunicação e Segurança; Padrões Técnicos de Conteúdo e Estrutura e Padrões e Representações em Conceito à Saúde.

5 Panorama TISS: Implantação Orientações em dois focos: Externo : Prestadores e Operadoras associados à FEHOSP - Federação dos Hospitais e Casas Beneficentes de São Paulo Interno: Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos Plano de Saúde da Santa Casa de Santos

6 TISS – Externo Palestras - com duração de 8 (oito) horas – no Estado de São Paulo, visando abranger a cidade e adjacências, como: Assis, Bauru, Ribeirão Preto, Marília, Mogi Guaçu, Santos, São Paulo, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Público Atingido:1.500 (um mil e quinhentos) colaboradores ligados às nossas entidades. TISS – Interno ISCMS – Hospital e Centros Médicos e Plano de Saúde – Santa Casa de Santos. Estruturado em 3 (três) fases. São estas: Panorama TISS: Implantação

7 Interno Conteúdo dos Cursos Exemplos dos Cursos: Comparativo de Guias Ligação entre Guias Interpretação da Norma: Slide 1 Slide 2 Panorama TISS: Implantação

8 Interno 1. Planejamento da melhor forma de se atingir maior número de clientes externos e internos, envolvendo: Diretoria, Gerência do Plano, Tecnologia da Informação e Auditoria; 2. Encaminhamento das novas guias no padrão TISS e manual em CD, antes de qualquer treinamento e 3. Elaboração de cursos para 4 grupos de trabalho, focado na atividade-fim de cada um: Grupo 1: colaboradores internos envolvidos no processo: Recepções, Faturamentos e Pré Faturamento, Auditoria de Contas do Hospital, Secretárias Clínicas de Unidades,Central de Guias,Financeiro / Contabilidade,Plano de Saúde – Todas as equipes, e Centros Médicos. Grupo 2: corpo clínico - Hospital (mais de 120 médicos presentes); Grupo 3: secretárias do Corpo Clínico do Hospital e Grupo 4: secretárias da rede contratada – Operadora. Didática:cursos com duração média de 4 horas, incluindo dinâmicas de grupo, treinamento prático e comparativo entre guia anterior e padrão TISS. Panorama TISS: Implantação

9 Instalação das atualizações do sistema MV2000i Sistema emite a guia de acordo com o atendimento/solicitação; Instalação de Servidor Web (Internet) e Emissão dos arquivos (impressos ou XML) pelo módulo de faturamento do sistema. Adaptação ao padrão de acordo com o mercado. Panorama TISS: Implantação

10 Santa Casa de Santos, atendimentos ao: SUS (Sistema Único de Saúde), Gratuidade, Prefeituras da baixada santista, Caixas de Pecúlio da baixada santista, Fundações (Marinha e Exército), Operadora Própria (com padrão TISS), e mais 33 Operadoras de Plano de Saúde. Panorama TISS: Avanços

11 34 Operadoras Atendidas (incluindo Operadora Própria) Adesão gradativa, atualmente TODAS adotaram ao padrão TISS. Atendimentos ( Operadoras - entre 01/06/2007 à 31/07/2008 ): Guias Geradas no padrão TISS: Guia de Resumo de Internação8.521 Guia de SP-SADT Guia de Honorário Individual4.850 Envio das Guias / Operadora: Papel impresso - Somente:11 XML através de portal de conectividade:16 XML através de anexo de 7 Panorama TISS: Avanços

12 Autorizador Eletrônico Agilidade na autorização e envio de Guias Redução (ou extinção) da impressão das guias Economia e Preservação ao Meio Ambiente Forma padrão de Comunicação Adoção do padrão TISS como forma padrão de comunicação na saúde suplementar Padronização da nomenclatura dos procedimentos e serviços hospitalares TUSS (TERMINOLOGIA UNIFICADA DA SAÚDE SUPLEMENTAR ) SLIDE 3SLIDE 3 Adesão dos prestadores pessoa física, a partir de novembro/2008 Panorama TISS: Perspectivas

13 Obrigado!

14 F I M

15 Curso:Conteúdo Reuniões do COPISS; Conceitos, definições e esclarecimentos; Guias e demonstrativos; Dinâmica de grupo e Legislação pertinente. Modelo das GuiasLegislação Guia de ConsultaI.N. 22 – Anexo I Guia SP-SADTI.N. 23 – Anexo I Guia de Solicitação de InternaçãoLei 9.961/2000 Guia de Resumo de InternaçãoRN /05/2007 Guia de Honorário Individual Guia de Outras Despesas Demonstrativo de Pagamento Demonstrativo de Análise de Conta Médica As Resoluções Normativas no 114, de 26 de outubro de 2005, 127, de 11 de maio de 2006, 135, de 28 de setembro de 2006, e 138, de 21 de novembro de 2006, são revogadas pela Resolução nº 153, de 28 de maio de Retornar

16 Legenda - Campos Obrigatório Não Obrigatório Campos em comum Comparativo de Campos: Guia Anterior e Guia Padrão TISS 7 - Data de Emissão da Guia 8 - Número da Carteira 11 - Nome do Beneficiário 13 - Código na Operador / CNPJ / CPF 14 - Nome do Contratado 22 - Caráter da Solicitação 23 – CID – Indicação Clínica 27 – Descrição do Procedimento 28 – Quantidade Solicitada Retornar

17 Curso: Ligação entre Guias através do Número Guia Principal Resumo de Internação Guia Secundária Guia Outras Despesas O prestador a emite para cobrar diárias,taxas, gases, materiais e medicamentos de uso comum. Campo 3: No. Guia de Solicitação Campo 2: Número Guia Referenciada Guia Secundária SP/SADT Terceirizados e do hospital Campo 2: Número da Guia Guia Secundária Honorários Individuais Campo 3: Número da Guia de Solicitação Guia Terciária Guia Outras Despesas Campo 2: Número Guia Referenciada Campo 3: Número da Guia Principal Utilizadas pelos profissionais para cobrar seus honorários nas contas de internação. O prestador a emite para cobrar taxas, materiais e medicamentos de uso comum. Guia de Solicitação de Internação Campo 2: Número da Guia Utilizada pelo prestador para mandar a conta. Quando cobrados diretamente pelos terceirizados deve-se utilizar a Guia de SP/SADT. Os prestadores hospitalares poderão cobrar os serviços próprios na Guia de SP/SADT. Retornar

18 Curso:Implantação RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 153, DE 28 DE MAIO DE 2007 Toda e qualquer informação relativa a eventos de saúde, requisitada pela ANS, a partir da publicação da Resolução 153, deverá ser realizada e prestada conforme previsto no padrão TISS. Ficam mantidas e preservadas as rotinas sistemáticas e contínuas de coleta e transmissão de dados entre as operadoras de planos privados de assistência à saúde e a ANS, bem como os requerimentos de informação, de caráter excepcional. O envio das informações requisitadas pela ANS não exime as operadoras nem os prestadores da obrigação de apresentar documentação comprobatória da veracidade das informações prestadas, bem como de quaisquer outros documentos e informações que a ANS, nos limites de sua competência, vier a requisitar. Retornar

19 Curso:Implantação Os prestadores de serviços de saúde vinculados/credenciados a operadoras de planos privados de assistência à saúde têm a prerrogativa de escolher a forma de comunicação que melhor lhes convier sem nenhum tipo de imposição tecnológica ou comercial de outra parte, desde que respeitados os prazos e os padrões estabelecidos na Resolução 153. Qualquer tecnologia poderá ser utilizada desde que consiga atender na íntegra as normas e todos os padrões do TISS, e que seja não-proprietária, a fim de facilitar a utilização por todos os atores envolvidos Retornar


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