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Encontro Regional de Coordenadores - Sudeste Mogi Guaçu 20 e 21 de fevereiro 2010.

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Apresentação em tema: "Encontro Regional de Coordenadores - Sudeste Mogi Guaçu 20 e 21 de fevereiro 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Encontro Regional de Coordenadores - Sudeste Mogi Guaçu 20 e 21 de fevereiro 2010

2 09:30 – Boas Vindas e apresentação sobre a importância de servir ao instituto. 10:00 – Apresentação de ferramentas para os trabalhos da Coordenação. 11:00 – Intervalo 11:20 – Visão do Instituto na Região Sudeste. 13:00 – Almoço Programação do evento

3 14:15 – Análise do instituto em cada agrupamento (desenvolvimento anual). 14:45 – Reflexões sobre um Instituto Eficaz. 16:00 – Intervalo 18:00 – Reflexões sobre um Instituto Eficaz. 18:30 – Análise dos planejamentos deste ciclo. 18:35 – Jantar Programação do evento

4 19:30 – Reunião devocional 20:00 – Apresentação: Compartilhando os serviços Programação do evento

5 A Importância de Servir ao Instituto A Causa de Bahá'u'lláh marcha avante irresistivelmente, impelida pela aplicação crescente de um enfoque sistemático no desenvolvimento e uso de recursos humanos. Mensagem do Ridván 156

6 Ferramentas das Coordenações

7 Contas de email para comunicação @ bahai.org.br

8 instituto.andorinhasdoreino @bahai.org.brAndorinhas do Reino instituto.centelhadafe @bahai.org.brCentelha da Fé instituto.espiritodeluz @bahai.org.brEspírito de Luz instituto.estreladovale @bahai.org.brEstrela do Vale instituto.fenixdourada @bahai.org.brFênix Dourada instituto.horizontedegloria @bahai.org.brHorizonte de Glória instituto.irrestritoscomovento @bahai.org.brIrrestritos como o Vento instituto.luzdaserra @bahai.org.brLuz da Serra instituto.luzdedeus @bahai.org.brLuz de Deus

9 instituto.minasdeesplendor @bahai.org.brMinas de Esplendor instituto.riodevidaeterna @bahai.org.brRio de Vida Eterna instituto.riodeluz @bahai.org.brRio de Luz instituto.rouxinol @bahai.org.brRouxinol instituto.sampa @bahai.org.brSampa instituto.seguidoresdagloria @bahai.org.brSeguidores da Glória instituto.soldivino @bahai.org.brSol Divino instituto.soldorio @bahai.org.brSol do Rio

10 Para acessar a conta webmail.bahai.org.br

11 Pegar as senhas de acesso no Intervalo

12 Coleta e análise dos dados estatísticos www.bahai.org.br/central Banco de Dados da AEN

13

14

15 Coleta e análise dos dados estatísticos SRP (Statistical Report Program) Programa de Relatórios Estatísticos Banco de dados do Centro Mundial

16 AgrupamentoCoordenação de InstitutoOficial de Estatística Horizonte de Glória Valquíria Vasco Carolina Cavalcanti Moara Lins Filgueiras Minas de EsplendorCybele ShayaniLaila Coltro Seguidores da Glória Vânia Andrade Vahid Shaikhzadeh Vahdat Wilma dos Santos Pinesi Irrestritos como o VentoSimone de O. Campos LaraMarisa Nascimento SampaMarzieh ShaikzadehSandra Marks Andorinhas do ReinoNahid Malek-Zadeh FadelAline Fadel Rio de Vida Eterna Tânia Barão Nilse Shams Clóvis Freitas Espírito de LuzNilanna Araújo de PaulaBahiyyih Maani Sol do Rio Carlitos Erau Moniz Marta Moniz Sol DivinoMartha Moazez TéllezSamin Shams RouxinolAna Paula Lima de OliveiraLaila Coltro Estrela do ValeLilia FiroozmandLília Firoozmand Rio de LuzSilvia Carla AnunciaçãoLaila Coltro Centelha da FéJosiane Cristina Lemos KumonLuciana Cristina Ribeiro Lopes Fênix DouradaSabrina B. Ferraz de CamposLaila Coltro EsperançaCarlos Alberto GarianiLaila Coltro

17 Instituto no Sudeste Realidades das Atividades da Região

18 Conta com 16 Agrupamentos com Coordenação de Instituto Com 21 Coordenadores de Instituto Meta: mais 04 agrupamentos em PIC até o final do Plano Possui 13 agrupamentos em PIC

19 Tem ampliado suas atividades e atingido grandes parcelas da população com as atividades do Instituto, sejam elas bahá’ís ou buscadoras.

20 ABC 38 Aulas Bahá’ís para Crianças 217 Crianças participantes 38 Professores atuando

21 GPJ 60 Grupos de Pré-Jovens 410 Pré-jovens participantes 49 Monitores atuando

22 CE 189 Círculos de Estudo 386 Colaboradores 114 Facilitadores atuando

23 1575 817 629 502 237 398 316 L1 L2 L4 L3 L5 L6 L7

24 Desenvolvimento Anual do Instituto no Sudeste

25 ABC

26 GPJ

27 CE

28 Desenvolvimento Anual do Instituto em cada Agrupamento

29 Desenvolvimento Anual do Instituto no Sudeste

30 Os quatro componentes do Processo do Instituto

31 EXTRATOS DOS DOCUMENTOS: “INSTITUTOS DE CAPACITAÇÃO” Abril 1998 “INSTITUTOS DE CAPACITAÇÃO E CRESCIMENTO SISTEMÁTICO” Fevereiro de 2000

32 Sequência de Cursos

33 “As comunidades nacionais começaram a re-enfocar seus esforços, enfatizando uma seqüência de cursos que criariam capacidade e comprometimento de parte dos amigos para realizar atos de serviço.”

34 Capacidade para servir a humanidade

35 Círculos de Estudo

36 “Maior atenção precisa ser dada para assegurar que eles sistematicamente continuem através de uma seqüência de cursos”.

37 “Eles têm criado uma nova dinâmica na comunidade e se tornado núcleo da vida comunitária e um catalisador para o ensino, para o serviço e para o desenvolvimento comunitário”.

38 “Um aspecto distintivo dos círculos de estudo é que eles têm criado uma nova dinâmica na comunidade e se tornado núcleo da vida comunitária e um catalisador para o ensino, para o serviço e para o desenvolvimento comunitário.”

39 Processo de aprendizagem Estudo Ação Reflexão

40 Facilitadores

41 A expansão do sistema depende do levantamento de um sempre crescente número de facilitadores entre os próprios participantes.

42 Facilitador Eficaz 2ª. Unidade – Livro 07

43 A eficácia dos facilitadores será crucial para o sucesso dos esforços do Instituto.

44 A seleção e treinamento de facilitadores são cruciais para a extensão do processo de instituto para as raízes da comunidade e para o sucesso dos círculos de estudo.

45 Acompanhamento

46 “O instituto precisará fazer um esforço conjunto para formar sua própria capacidade de supervisionar um crescente número de facilitadores e treiná-los constantemente melhorando a qualidade de seu ensino.”

47 Da Prática ao Ato de Serviço

48 Facilitador Acompanha Prática Tentativas iniciais de serviço Coordenador Acompanha Atos de serviço

49 ABC 38 Professores atuando 629 Capacitados no livro 03 6%

50 GPJ 237 Capacitados no livro 05 49 Monitores atuando 20%

51 CE 316 Capacitados no livro 07 114 Facilitadores atuando 36%

52 Coordenação

53 Se o propósito do Instituto é capacitar para o serviço... A eficiência deste processo será avaliada pelo número de recursos humanos ativos!

54 Recursos Humanos Ativos 03060100150 Lançamento do PIC Crescimento Sustentável Agrupamento Avançado Agrupamento com ação Social

55 Reflexão sobre os Planos deste ciclo

56 Buscar atuar nas diferentes cidades do agrupamento, buscando um bom relacionamento com todas as comunidades

57 Deve buscar experiência nas atividades realizadas pelo Instituto.

58 Responsável pela multiplicação das aulas bahá’ís para crianças

59 Realizar encontros de professores, no mínimo a cada três meses; Auxiliar as comunidades nesta atividade, seja pessoalmente ou com auxílio de apoiadores; Realizar encontros de aulas de crianças; Visitar as aulas de crianças com certa regularidade, ao menos uma vez por ciclo a fim de garantir a qualidade da atividade.

60 Responsável pela multiplicação dos grupos de Pré-jovens

61 Realizar encontros de monitores, no mínimo a cada três meses; Auxiliar as comunidades nesta atividade, seja pessoalmente ou com auxílio de apoiadores; Realizar encontros de pré-jovens; Visitar os grupos de pré-jovens com certa regularidade, ao menos uma vez por ciclo a fim de garantir a qualidade da atividade.

62 Responsável pela multiplicação dos círculos de estudo

63 Realizar encontros de facilitadores, no mínimo a cada três meses; Auxiliar as comunidades nesta atividade, seja pessoalmente ou com auxílio de apoiadores; Realizar encontros dos círculos de estudo; Visitar os círculos de estudo com certa regularidade, ao menos uma vez por ciclo a fim de garantir a qualidade da atividade.

64 Garantir junto aos facilitadores a execução das práticas. Nos casos em que o facilitador não tiver experiência em realizar as práticas, o coordenador deverá ajudá-lo a realizá-las com pelo menos um integrante do grupo.

65 Prover os dados estatísticos para o Comitê de Área e Coordenação Regional referente às atividades do Instituto; Manter continuamente as estatísticas atualizadas no banco de dados;

66 Participação nas reuniões com instituições: GCI, Coordenação Regional, AELs e Comitês de Área, quando necessário;

67 Participação nas reuniões interinstitucionais.

68 Manter o registro financeiro e de estoque de materiais, atualizado, e compartilhar com a Coordenação Regional

69 Enviar, para apreciação da Coordenação Regional e agências do agrupamento, relatórios regulares das atividades desenvolvidas;

70 “Que cada manhã seja melhor que sua véspera, e cada novo dia mais rico que o dia anterior” - BAHÁ’U’LLÁH-


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