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A Educação em Portugal Notas para reflexão Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.

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Apresentação em tema: "A Educação em Portugal Notas para reflexão Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA."— Transcrição da apresentação:

1 A Educação em Portugal Notas para reflexão Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA

2 Os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução

3 As populações mais jovens não parecem estar a recuperar a atraso a um bom ritmo População com o Secundário Completo (1999), por grupos de idade País25-6425-3435-4445-5455-64 Espanha3555412513 Grécia5071584224 Irlanda5167564131 Itália4255503721 Portugal2130211511

4 Todos os países, com excepção de Portugal, apresentam um crescimento de mais de 30% entre a geração dos 55-64 e a dos 25-34 Portugal apresenta um crescimento de 20%

5 Portugal é o país dos considerados que apresenta maior rendibilidade da educação

6 A taxa de rendibilidade média para os países considerados é de 7,8%. A taxa mínima é de 4.1% para a Suécia A taxa máxima é para Portugal 12,6%

7 A rendibilidade da educação tem apresentado uma tendência crescente (cerca de 1% por década).

8 O aumento de rendibilidade não resultou de uma diminuição dos salários reais das pessoas com menor educação

9 A cohort dos mais velhos e mais educados é a que apresenta evolução mais crescente

10 A licenciatura é o grau que apresenta maior rendibilidade

11 A Licenciatura apresentava uma taxa de rendibilidade média por ano de 18% Esta taxa é 10% superior à do Ensino Secundário

12 As engenharias, a gestão e a economia lideram Table 1 – Returns to Degree Type and Content, 1995 Degree TypeDegree ContentAllMenWome n "Bacharelato"Management and Economics270%262%267% "Bacharelato"Engineering368%325%408% "Bacharelato"Human and Social Sciences240%224%262% "Bacharelato"Other Degrees318%327%319% "Licenciatura"Management and Economics500%471%498% "Licenciatura"Engineering504%450%548% "Licenciatura"Human and Social Sciences431%331%492% "Licenciatura"Other Degrees438%373%492% Na rendibilidade do superior….

13 Quanto à formação profissional: Parece não haver aumentos de salários com o sistema de aprendizes ou nas escolas profissionais. Existem aumentos de salários quando a formação profissional se executa em instituições de ensino superior ou nas empresas

14 Os resultados utilizando o ECHP Confirmam os resultados obtidos utilizando os Quadros de Pessoal A rendibilidade da educação é maior no sector privado que no público (como veremos a seguir) Não existe problema de selectividade na amostra feminina Não confirmam a teoria do sinal. Discutiremos mais adiante esta teoria.

15 O sector público parece oferecer menor rendibilidade à educação do que o sector privado. Existe, no entanto, um prémio salarial de cerca de 40% no sector público. All samplePublicPrivate Educatio n 8.2%7.4%8.9% Table 4 – Returns to Education in the Public and Private Sector

16 Os resultados não confirmam a teoria do sinal Table 6 – Returns to Education, Employees and Self-Employed EmployeesSelf- Employed Educatio n.099.117

17 As regressões de quantis mostram uma grande dispersão nos resultados

18 Existe uma relação negativa entre o nível e o risco

19 A soma das duas ordens dá cerca de 17 para grande número de países. Verifica-se que a alta rendibilidade está associada ao alto risco.

20 Existe uma relação negativa entre a rendibilidade e o apoio público às famílias Ordem na Rendibilidade Ordem no Apoio Financeiro Soma Portugal178 Áustria279 Irlanda358 Espanha4913 UK549 Alemanha6612 Holanda7310 Grécia81119 Dinamarca9211 Itália101121 Suécia11112

21 Os países que apresentam mais alta rendibilidade são os que menos apoiam os alunos e as suas famílias Ordem na Rendibilidade Ordem no Apoio Financeiro Soma Portugal178 Áustria279 Irlanda358 Espanha4913 UK549 Alemanha6612 Holanda7310 Grécia81119 Dinamarca9211 Itália101121 Suécia11112

22 Será o baixo nível educacional parte do DESTINO dos Portugueses? Vejamos o caso dos portugueses em França….

23 Probabilidade estimada de um indivíduo do sexo masculino ter um certo nível educacional em 1995 Com 45 anos de idade EmigrantesFrancesesEm Portugal FQ=1FQ=0FQ=1FQ=0 9 ou menos76.587.323.919.487.5 9 a12 anos21.911.765.255.57.3 Mais que 121.60.910.925.15.2

24 Mas para a população mais jovem, os números são muito diferentes! Com 25 anos de idade EmigrantesFrancesesEm Portugal FQ=1FQ=0FQ=1FQ=0 9 ou menos22.132.99.56.873.2 9 a12 anos71.160.674.259.620.4 Mais que 126.86.516.333.66.5

25 Comparemos os “emigrantes” com os que ficaram… Em Portugal A percentagem com 9-12 anos de educação aumenta cerca de 13%. A percentagem com mais de 12 anos aumenta 1,5%. Em França A percentagem com 9-12 anos de educação aumenta cerca de 50%. A percentagem com mais de 12 anos aumenta 5%.

26 Resultados de estudos apresentados na Conferência: Desenvolvimento Económico Português no Espaço Europeu: Determinantes e Políticas Lisboa, Maio 2002 Avaliação da Eficiência em Portugal nos Sectores da Saúde e Educação – Miguel St. Aubyn As taxas de graduação no final do secundário são muito baixas O desempenho dos alunos portugueses é medíocre em comparações internacionais Veremos mais sobre este assunto noutras aulas Qualificações Requeridas e Qualificações Obtidas em Portugal, 1985-1997 – M. Clementina Santos e Manuel Mendes de Oliveira …os resultados obtidos justificam algum cepticismo quanto à capacidade demonstrada pela economia portuguesa no período pós adesão à UE para absorver os contingentes populacionais mais qualificados…

27 Sugestões para a reforma Discussão da provisão versus produção pública. Melhoria dos incentivos para os professores e administradores. Maior transparência e responsabilização face aos alunos, pais e contribuintes. Estudo de quais as competências em falta no mercado de trabalho. Ensino académico ou tecnológico. O desenvolvimento de um programa de educação ao longo da vida.


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