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Texturas em Jogos IA 725 – Computação Gráfica

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Apresentação em tema: "Texturas em Jogos IA 725 – Computação Gráfica"— Transcrição da apresentação:

1 Texturas em Jogos IA 725 – Computação Gráfica
Professa Dra. Wu, Shin-Ting Leandro de Pinho Monteiro

2 Roteiro Introdução Definições da área Tipos de Textura
Texturas em Jogos Texturas nas Bibliotecas Gráficas Conclusão

3 Introdução Adicionar realismo a uma cena
Evitar processamentos desnecessários Garantir certos aspectos visuais Mármore, madeira, roupa, vegetação etc. Cenário / Mapas dos Jogos Gerador de terrenos Roupas dos Personagens

4 Definições Básicas Textura Espaço de Textura Texturização
Diversidade de Conceitos Espaço de Textura Texel Texturização Função de Mapeamento Mapeamento de Texturas

5 Outros Termos Texture mapping Bump mapping Mip mapping
Environment mapping

6 Algumas Imagens

7 Mais Imagens

8 Tipos de Textura Dificuldade na Classificação Dimensão (1D, 2D, 3D)
Padrão (Rugosidade, Regulares, Ruído) Luminosidade (Refração, Reflexão, Sombra) Origem (Procedural, Imagem Digital) Distribuição (Espectrais, Estatísticas, Estruturais)

9 Tipos de Textura Texturas de Superfície Texturas Sólidas
Texturas Procedimentais

10 Imagens

11 Imagens

12 Texturas em Jogos Engines (Cenários)
Efeitos Especiais (Photoshop) Gerador de Terrenos (3D Game Studio) Softwares de Modelagem (Personagens) Roupas (Maya, 3DS) Armas, Veículos, Telas de Interação etc.

13 Jogos Simples

14 Personagens

15 Armas

16 Artilharia

17 Aviões

18 Mais Aviões

19 Helicópteros

20 Mais Helicópteros

21 Veículos

22 Cenários

23 Realismo

24 Mais Realismo

25 Gerador de Terrenos

26 Telas

27 Camadas de Textura

28 Mapeamento de Ambiente

29 Espelhamento

30 UVW map

31 Anti-Aliasing

32 Mip mapping

33 Bibliotecas Gráficas DirectX SDK (Battlefield Vietnã)
Direct3D (d3ddefs.h) DirectInput DirectSound DirectMusic DirectPlay OpenGL (Quake 3 – Arena) GL, GLU, GLUT, GLAUX

34 OpenGL Criar um objeto de textura e especificar uma textura para este objeto glGenTextures(), glBindTextures() Indicar como a textura deve ser aplicada a cada pixel glTexParameter() Habilitar mapeamento de texturas glEnable() Desenhar a cena, fornecendo as coordenadas de textura e de objeto glTexCoord2f(), glVertex3f()

35 DirectX pRenderTexture = NULL pRenderSurface = NULL
pRenderTexture->D3DXCreateTextureFromFile() pRenderSurface->SetSurface() pRenderTexture->GetSurfaceLevel() pRenderTexture->SetRenderState() pRenderTexture->SetTextureStageState() pRenderTexture->SetTexture()

36 DirectX vs OpenGL DirectX é mais rápido
DirectX é mais completo e complexo DirectX é mais direcionado a jogos OpenGL é melhor estruturado OpenGL é multi-plataforma OpenGL é mais flexível

37 Conclusão Aumento de realismo e interatividade
Redução de processamento Possibilidades de combinação Grande suporte de bibliotecas gráficas Área em pleno desenvolvimento


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