A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção A arte de contar histórias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção A arte de contar histórias"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção A arte de contar histórias
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome do(a) Educopedista produtor (a) da aula: Liliane Balonecker Daluz Nome do(a) Educopedista validador (a) da aula: André Luiz dos Passos Disciplina Ano Aula número 8 Produção Textual Disciplina Ano Aula número Tema da Aula Digital A arte de contar histórias Gêneros textuais abordados: lendas fábulas

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais; Reconhecer as estruturas textuais dos gêneros estudados; Identificar os elementos que constoem as narrativas analisadas; Ampliar o repertório de leitura; Ler e produzir textos dos gêneros lenda e fábula; Analisar o próprio texto, verificando a adequação ao leitor e aos objetivos da comunicação.

3 Referências bibliográficas :
PARÂMETROS DIDÁTICOS Referências bibliográficas : CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global, 2002.  . Lendas Brasileiras. São Paulo: Global, 2002.  DOLZ, J.; SCHNEWLY, B. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação, n.11, 1999. LISBOA, Henriqueta. Literatura oral para a infância e a juventude: lendas, contos & fábulas populares no Brasil. São Paulo: Perópolis, 2002. LOBATO, Monteiro. Fábulas. São Paulo: Brasiliense, 1973. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. . Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Â. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

4 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADES 4 a 7 Exemplificando ATIVIDADE 8

5 Atividade 1: Relembrando a aula anterior
Na aula anterior você estudou sobre os elementos da narração e os tipos de discurso. Vamos recordar? Veja um breve resumo da aula anterior.

6 Atividade 1: Relembrando a aula anterior
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, retome o conteúdo abordado na aula anterior sobre os elementos da narração e os tipos de discurso. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um link que traz um breve resumo sobre os elementos da narração e os tipos de discurso. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Sugere-se que a sala seja arrumada em forma de um semi-círculo. Organização da sala de aula:

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula, você estudará dois gêneros textuais muito interessantes. São eles: Ao final da aula você estará apto a : Fábula & lenda Identificar a finalidade de lendas e fábulas; Reconhecer as estruturas textuais dos gêneros estudados; Identificar os elementos que constoem as narrativas analisadas; Ampliar o repertório de leitura; Ler e produzir textos dos gêneros lenda e fábula; Analisar o próprio texto, verificando a adequação ao leitor e aos objetivos da comunicação. Animados? Vamos começar!

8 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento é importante enfatizar os objetivos da aula e evidenciar os conteúdos e habilidades que o aluno deve dominar ao final desta aula. Links: Não há Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a sala esteja arrumada em forma de um semi-círculo.

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Você sabe o que são lendas e fábulas? Poderia explicar?

10 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, apresente a pergunta-desafio à turma, estimulando a participação dos alunos. Enfatize que, no decorrer da aula, eles irão recolhendo informações que aprofundarão o conhecimento sobre os gêneros fábula e lenda. Depois que os alunos levantarem suas hipóteses, trabalhe com eles os dois próximos slides que trazem a biografia de Luís da Câmara Cascudo e a definição de fábula e lenda em seu Dicionário do Folclore Brasileiro. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link traz um resumo da biografia de Câmara Cascudo. Tempo de duração da atividade: 10 minutos A turma pode ser organizada em forma de um semi-círculo. Organização da sala de aula:

11 Atividade 4: Luís da Câmara Cascudo
Você sabia que existe um Dicionário do Folclore Brasileiro escrito por Luís da Câmara Cascudo, um folclorista brasileiro? Vamos ver que definições o autor traz dos gêneros fábula e lenda. Mas antes vamos conhecer um pouco da biografia do autor. Clique na imagem e confira. Luís da Câmara Cascudo

12 Atividade 5: Definições
Dicionário do Folclore Brasileiro Fábula : Narrativa alegórica com função moral, tendo animais ou pessoas como personagens. Lenda : Episódio heroico ou sentimental com elemento maravilhoso ou sobre-humano, transmitido e conservado na tradição oral popular, localizável no espaço e no tempo. Conserva as quatro características do conto popular: antiguidade, persistência, anonimato, oralidade. Fonte: CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global, 2002. 

13 O leão e o ratinho - A menina do leite
Atividade 6: Desafio Agora que você já conhece a definição de fábula e lenda fornecida por Câmara Cascudo, tente organizar os títulos a seguir nos grupos corretos. Quais são fábulas e quais são lendas? Use a sua intuição e as informações que já recebeu... Curupira - A cigarra e a formiga - A mula sem cabeça - O sapo e o boi - Saci Pererê - Negrinho do Pastoreio - A lebre e a tartaruga - Iara - O leão e o ratinho - A menina do leite Vamos ver se acertaram? Clique no ícone abaixo. FÁBULAS LENDAS

14 Atividade 6: Desafio Link:
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, após apresentar as definições de lenda e fábula, explique a atividade-desafio aos alunos. Leia com eles os títulos e oriente-os a encaixar os títulos no grupo correto. Essa atividade pode ser feita em duplas. Depois de um tempo, faça a correção coletivamente. As respostas estão no próximo slide. Pergunte como eles chegaram à conclusão quando não conheciam a história. Há elementos nos títulos que nos dão pistas? Link: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link traz a correção do exercício. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Sugere-se que esta atividade seja realizada em duplas. Organização da sala de aula:

15 Atividade 7: Por que isso é importante?
Desde bem novo você deve ouvir histórias contadas por pais, avós, professores... Algumas dessas histórias são fábulas ou lendas, não é mesmo? Essas histórias estão presentes no imaginário popular e aparecem em diversos meios e suportes. Assista agora a um comercial que utilizou uma fábula para anunciar uma marca conhecida. Que marca é essa? Que fábula é recontada no comercial? Você imagina o que motivou a utilização da fábula no comercial? Qual a moral da fábula explicitada no comercial? Explique.

16 Atividade 7: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, comente com os alunos sobre a importância das fábulas e lendas em nossa sociedade e sobre como essas histórias marcaram a infância de muitos brasileiros. O comercial da Nike mostra uma recontagem da fábula “A cigarra e a formiga”. Comente que as lendas e fábulas não são usadas apenas na escola, mas em muitos meios e suportes. Trabalhe as questões levantadas, estimulando a participação dos alunos, inclusive dos mais tímidos. Link: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem apresenta um vídeo de um comercial da Nike baseado na fábula “A cigarra e a formiga”, cujo protagonista é o jogador de futebol Luís Fabiano. O jogador leva o apelido de Fabuloso. Talvez essa tenha sido a motivação em recorrer a uma fábula, para brincar com os nomes e sentidos. O título do comercial é “A fabulosa fábula do fabuloso”. A moral apresentada no comercial é “Rala que rola” e, assim como a fábula original, reforça a importância do trabalho. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A turma pode se posicionar em forma de um semi-círculo.

17 Atividade 8: Exemplificando
Grupo 1: A menina do Leite Grupo 2: O leão e o ratinho Grupo 3: O sapo e o boi Grupo 4: Curupira Grupo 5: A mula sem cabeça Grupo 6: Iara Agora iremos conhecer algumas fábulas e lendas! A turma se dividirá em 6 grupos e cada grupo receberá uma narrativa. Vocês lerão o texto no grupo e escolherão uma forma de apresentá-lo à turma. (Sugestões: contação de história, leitura dramatizada, dramatização).

18 Atividade 8: Exemplificando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, essa atividade consiste em um trabalho de equipe. Divida a turma em 6 grupos. Cada grupo receberá um texto que será lido pelo grupo e depois apresentado para toda a turma. Cada grupo é livre para escolher sua forma de apresentação (pode ser uma leitura dramatizada, teatro, contação de história). Motive os alunos para que sejam criativos. Depois do tempo estabelecido por você (pode ser uma tarefa curta de 15 minutos ou você pode pedir que apresentem em uma próxima aula), a turma volta à posição inicial para assistir às apresentações. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A seguir estão os links para os 6 textos que serão distribuídos entre os grupos. Prepare com antecedência a impressão desses textos ou faça a atividade no laboratório de informática. Tempo de duração da atividade: a ser definido pelo professor. Organização da sala de aula: Sugere-se que os alunos se dividam em grupos.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Especificando os gêneros ATIVIDADES 10 a 16 Estudo dos gêneros ATIVIDADE 9 Roteiro para escrita ATIVIDADE 17

20 Atividade 9: Estudo dos gêneros
Os grupos apresentaram exemplos de lendas e fábulas. Dentre os textos apresentados, quais são lendas e quais são fábulas? Como vocês sabem identificar? É fácil diferenciar uma fábula de uma lenda? Vamos conhecer um pouco mais desses gêneros... Clique nos ícones abaixo e veja algumas considerações sobre cada um dos gêneros: Lenda Fábula

21 Atividade 9: Estudo dos gêneros
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, retome os títulos dos textos apresentados pelos grupos e peça que digam quais dos títulos são fábulas e quais são lendas. Pergunte-lhes que elementos diferenciam esses gêneros. Depois disso, leia algumas considerações sobre fábulas e lendas. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Leia os textos dos links com a turma e explique. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a turma esteja organizada em forma de semi-círculo.

22 Atividade 10: Especificando o gênero (Fábula)
Agora nós leremos juntos uma fábula e veremos os elementos fundamentais do gênero. Fique bem atento porque em momento posterior você deverá escrever a recontagem de uma fábula e essas informações serão úteis.

23 Atividade 10: Especificando o gênero (Fábula)
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, leia a fábula com a turma. Solicite a participação de alguns alunos voluntários para a leitura: um lerá a parte do narrador, outro da lebre e outro lerá a fala da tartaruga. Após a leitura, identifique os elementos da narrativa lida. Se achar conveniente, você pode nesse momento revisar a aula anterior que tratou sobre os elementos da narração e os tipos de discurso. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link para o primeiro objeto de aprendizagem remete a um documento que contém a fábula “A lebre e a tartaruga”. O segundo explicita os elementos da fábula. Leia com os alunos e converse sobre a fábula. Pergunte se a moral se aplica à realidade. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a turma esteja organizada em forma de semi-círculo.

24 Atividade 11: Especificando o gênero (Lenda)
Agora nós também leremos uma lenda e veremos os elementos fundamentais do gênero. Fique bem atento. Leia o texto e depois assista ao vídeo da lenda “O Uirapuru”.

25 Atividade 12: Elementos da lenda: O Uirapuru
Narrador: Narrador observador que narra os acontecimentos em 3ª pessoa; não participa da ação; apenas conta a história (onisciente). Personagens: Como é uma lenda indígena, os personagens são índios. Misturam-se personagens humanos, divinos e sobre-humanos. Lugar: Os fatos ocorrem na aldeia indígena e na floresta. Elemento maravilhoso: Transformação do jovem guerreiro no pássaro Uirapuru. Narrativa fantástica: Presença de seres sobrenaturais.

26 Atividade 13: Lenda urbana
Nesta aula lemos alguns exemplos de lendas de nosso folclore. Mas você já ouviu falar em lendas urbanas? Veja o significado clicando no link. Lenda urbana Atividade para casa: Em casa você pesquisará uma lenda urbana e irá trazê-la para ler/contar para a sua turma.

27 Atividades 11, 12 e 13 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, leia com os alunos a Lenda “O Uirapuru” e assista ao vídeo. Levante algumas questões sobre o aprisionamento de pássaros. Depois disso, trabalhe com os alunos a análise dos elementos da narrativa lida. Após esse momento, explique a atividade de casa que consiste em uma pesquisa de uma lenda urbana. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem contém três links: um deles traz um texto com a lenda “O Uirapuru”, outro mostra um vídeo da mesma lenda e o link do outro slide remete a uma página da Wikipedia informando o que são lendas urbanas. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a turma esteja organizada em forma de semi-círculo.

28 Atividade 14: Especificando os gêneros – Personagens das fábulas
Como vimos, os personagens das fábulas são geralmente animais e seus comportamentos representam os defeitos, as qualidades e os vícios dos seres humanos. Ligue cada animal à característica que costuma representar nas histórias: LEÃO DILIGÊNCIA RAPOSA TEIMOSIA BURRO ESPERTEZA FORMIGA FORÇA, LIDERANÇA CORDEIRO ASTÚCIA MACACO INOCÊNCIA

29 Atividade 15: Especificando os gêneros – Moral das fábulas
Como vimos, as fábulas costumam trazer, de forma implícita ou explícita, uma moral (ensinamento, conselho), que em alguns casos pode ser resumido em um ditado popular ou provérbio. Abaixo há uma lista com alguns ditados populares. Cada dupla lerá um ditado e tentará explicar seu significado. “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. “Quem com ferro fere, com ferro será ferido” “Quem ri por último ri melhor.” “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura” “Nem tudo que reluz é ouro.” “ Quem se mistura com porcos, farelo come.” “A justiça tarda, mas não falha.” “A melhor defesa é o ataque.” “A mente vazia é a oficina do diabo.” “A mentira tem pernas curtas.” “A palavra é prata, o silêncio é ouro.” “A pressa é inimiga da perfeição.” “A união faz a força.” “Águas passadas não movem moinhos.” “Antes só do que mal acompanhado.” “De grão em grão a galinha enche o papo.”

30 Atividade 16: Especificando os gêneros – Forma: Verso ou Prosa?
Como vimos, a narrativa pode vir em prosa ou verso. Você sabe o que é isso? Qual dos textos a seguir está em prosa e qual está em versos? Prosa ou verso? Verso ou prosa?

31 Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Atividades 14, 15 e 16 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, esse é um conjunto de atividades sobre os gêneros em estudo. Na primeira delas, comente sobre os personagens das fábulas. Os alunos deverão ligar os animais às características humanas que representam. Na segunda atividade, comente sobre a moral das fábulas. A turma se dividirá em duplas e cada dupla tentará explicar os sentidos dos ditados populares. A terceira atividade é sobre a estrutura dos textos narrativos, que podem vir em prosa ou em versos. Explique o significado das palavras e os ajude a identificar qual texto está em prosa e qual está em verso. Links: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que as atividades sejam realizadas em dupla.

32 Atividade 17: Roteiro para a escrita
Que tal colocar em prática o que você aprendeu? A proposta é que você escreva uma recontagem de uma fábula. Mas lembre-se do que não pode faltar no seu texto: Título; Narrador: pode ser o narrador observador, aquele que narra em terceira pessoa; Personagens (a cigarra , a formiga e/ou outros); Discurso direto, indireto ou indireto livre (você pode optar pelo discurso direto e usar travessões toda vez que um personagem falar); Divisão em parágrafos; Sua história precisa ter início, meio e fim bem delineados; Moral (pode ser um ditado popular). A seguir, vamos nos preparar para escrever nossa fábula. Vamos juntos?

33 Atividade 17: Roteiro para a escrita
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, chegou a hora de os alunos se prepararem para a produção textual. Motive-os à escrita, tentando lhes passar segurança. Veja passo a passo cada um dos itens a serem observados na composição do texto.. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: As carteiras podem ser agora organizadas de forma individual.

34 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Brainstorm: debate a partir de um tema ATIVIDADES 18 a 20 Escrita ATIVIDADE 21

35 Atividade 18: Brainstorm 1
Observe algumas recontagens da fábula tradicional “A cigarra e a formiga”. Clique nos ícones e veja:

36 Atividade 18: Brainstorm 1
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, leia com os alunos as versões da fábula “A cigarra e a formiga” e assista ao vídeo. Ressalte que a proposta é que cada um escreva uma recontagem bem criativa da fábula. Links: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Leitura coletiva com a participação dos alunos.

37 Atividade 19: Brainstorm 2
DEBATE Você acha que o trabalho é o melhor meio de se conseguir dinheiro? Há um ditado que diz: “Deus ajuda a quem trabalha”. Você concorda com o ditado? Nossa sociedade valoriza o trabalho e o trabalhador? Vemos que nem sempre o trabalho árduo é o único modo de se conseguir dinheiro, não é mesmo? O vídeo a que você acabou de assistir mostra a cigarra dizendo: “Ai, minha filha, me dei bem na vida. Meti um DNA num jogador de futebol e ganhei uma fábula!” Explique o significado dessa fala da personagem. Leia a reportagem abaixo. Clique no link: Quadrilha é presa tentando vender sêmen de jogadores de futebol 

38 Atividade 19: Brainstorm 2
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, conduza o debate incentivando a participação de todos. Fale sobre o trabalho. Há trabalhos que geram fortuna mas que não são éticos nem tampouco lícitos. Pergunte aos alunos sobre seus projetos de vida para o futuro. O que almejam? Outras questões surgirão durante a conversa. Aprofunde a discussão. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link remete a uma reportagem cujo título é “Quadrilha é presa tentando vender sêmen de jogadores de futebol ”. Leia com a turma e pergunte o que acham desse tipo de atitude, daqueles que almejam riquezas sem grandes esforços. Tempo de duração da atividade: 25 minutos Organização da sala de aula: A turma pode permanecer em carteiras separadas ou organizada em semi-círculo.

39 Atividade 20: Brainstorm 3
Agora veja outras versões da fábula, agora em versos...

40 Atividade 20: Brainstorm 3
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, estimule os alunos à escrita. Relembre com eles os itens da atividade 10. Eles terão que produzir uma recontagem da fábula “A cigarra e a formiga”. Auxilie-os nas dúvidas que surgirem. Se eles acharem necessário, podem ler nos links mais duas versões da fábula, em versos. Links: Tempo de duração da atividade: 5 minutos Sugere-se que a atividade seja feita individualmente. Organização da sala de aula:

41 Agora chegou a hora de você produzir o seu texto!
Atividade 21: Escrita Minha fábula… Agora chegou a hora de você produzir o seu texto! Depois de tudo o que foi visto e aprendido, apresentamos abaixo a proposta de produção: Você escreverá uma recontagem da fábula “A cigarra e a formiga”. Modifique a fábula de forma que fique bem interessante. Não se esqueça da moral. Você pode usar um ditado popular como moral de sua fábula. Seja criativo!

42 Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Atividade 21: Escrita Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, incentive o aluno em sua produção. Peça que escrevam o texto em uma folha separada. Não se esqueça de enfatizar alguns elementos fundamentais da produção escrita, pois para escrever é preciso:  - ter o que dizer; - saber para que escrever; - ter um leitor presumido (não apenas o professor,mas que o texto tenha uma real circulação); - escolher como dizer; - definir o suporte e a circulação do texto; - planejar o texto; - reescrever e revisar. O professor verá quanto tempo é necessário, pois cada turma tem o seu tempo de escrita, suas peculiaridades. Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

43 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 22 Revisão do texto

44 Atividade 22: Revisão do texto
Terminou? Parabéns!!! Agora vamos fazer a revisão dos textos? Junte-se a um colega. Você lerá a fábula dele e ele a sua. Vejam juntos se há alguma revisão a fazer. O que acha de compartilhar sua fábula com o restante da turma? Leia seu texto para seus colegas. Não fique tímido… Depois disso, entregue a folha ao professor para que ele faça a correção dos textos.

45 Atividade 22: Revisão do texto
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, após o término da escrita, sugira que os alunos se dividam em duplas e façam a leitura dos textos. Avalie junto com eles se o texto produzido está em conformidade com o estudado. Sugira correções. Depois dê a oportunidade para quem desejar ler sua fábula para a turma. Após as leituras, recolha os textos e faça a revisão final, sendo bastante respeitoso e não rasurando o texto do aluno com caneta vermelha. Sugerimos o uso de lápis. Combine com os alunos os detalhes da correção, para que compreendam as suas intervenções e se sintam motivados à reescritura em momento posterior, caso seja necessário. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Duplas.

46 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Momento da reescritura: proposta ATIVIDADE 23 Reescritura ATIVIDADE 24 Temas futuros ATIVIDADE 25

47 Atividade 23: Momento da reescritura - proposta
As fábulas que vocês escreveram foram tão criativas que devem ser lidas por muitas pessoas! Vocês já criaram o blog da turma? Poderiam publicar as fábulas no blog. Vocês podem, juntos, pensar em outras maneiras de “publicar” os textos criados. Temos certeza de que será um sucesso! Mas antes disso, precisamos avaliar os comentários que o professor fez sobre os textos e iniciar a reescritura. O texto reescrito é muito mais interessante! Capriche!

48 Atividade 24: Reescritura
Após receber seu texto revisado pelo professor, reescreva-o. Após a reescritura, você pode ilustrar sua fábula com desenhos/ colagens/ fotografias. Se você ainda não leu seu texto para a turma, é uma ótima oportunidade para fazê-lo. Defina com seu professor a melhor maneira de “publicar” os textos: no blog da turma, em mural na escola, em um livro de fábulas criado pela turma etc.

49 Atividades 23 e 24: Momento da reescritura – proposta/ Reescritura
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, neste momento oriente os alunos a promoverem a rescritura dos textos de acordo com as suas sugestões, proporcionando uma reflexão sobre a adequação do texto ao estudado na aula. Incentive a reescritura e promova a “publicação” das fábulas, que pode ser feita no blog da turma, em um mural na escola, em um livro de fábulas criado pela turma etc. Tempo de duração da atividade: a ser definido pelo professor. trabalho individual. Organização da sala de aula:

50 Atividade 25: Na próxima aula…
Estamos chegando ao fim de mais uma aula... No próximo estudo abordaremos um tema muito interessante... Contos!!! Vocês gostam de contar histórias? E de ouvi-las? Hum... Acho que vocês vão adorar a próxima aula. Animados? Então vamos encerrar essa aula ouvindo “Contos das axilas – Vítima de uma festa surpresa” Até logo!

51 Atividade 25: Na próxima aula
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, aguce a curiosidade dos alunos para o próximo estudo. Elogie o trabalho e empenho na escrita das fábulas e agradeça a colaboração dos alunos. Links: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo que apresenta uma propaganda do desodorante Dove que se utiliza de um conto para anunciar o produto. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Professor, assista ao vídeo e em seguida organize a sala para a próxima aula. Organização da sala de aula:

52 PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Para casa: pesquisar uma lenda urbana. PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção A arte de contar histórias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google