A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade complementar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade complementar"— Transcrição da apresentação:

1 Atividade complementar
Apresentação 01 Atividade complementar

2 Professoras e professores, Esse será o nosso primeiro encontro das AC que iremos discutir a avaliação. Nosso convite é para que possamos pensar a avaliação como um todo, na nossa unidade escolar. Nesse bloco, teremos seis momentos, que poderão ser adequados de acordo com a realidade escolar.

3 O espaço da AC deve ser legitimado por todos como lócus da formação continuada dos professores, momento coletivo de estudo, análise e reflexão sobre a prática pedagógica, socialização de experiências e de conhecimentos.

4 Com vistas à necessidade de integração entre os projetos estruturantes GESTAR, Ciências na Escola (PCE) e Pacto Ensino Médio Bahia, foi estruturado um conjunto de ações, com uma agenda compartilhada com o objetivo de fortalecer o momento da AC, com temáticas gerais demandas pela Rede Estadual de Ensino, a exemplo da avaliação da aprendizagem, primeira temática a ser trabalhada nas AC de todas as unidades escolares, em 2015.

5 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

6 AVALIAR O QUÊ? COMO? PARA QUE? QUANDO? ONDE?

7 Perspectivas Diagnóstico Tomada de decisão Melhoria do processo

8 Legislação e Articulação Institucional
Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº9.9394/96 Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) Portaria 1882/2013 Projeto Político Pedagógico (PPP)

9 Alguns Conceitos A palavra avaliar é originária do latim e provém da composição a-valere, que significa "dar valor a...". "(...) um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes" (Libâneo,1994). "(...) um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão”, (Luckesi,2000).

10 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A Avaliação é um dispositivo pedagógico de formação que deve orientar todo o processo de ensino e de aprendizagem contemplando as dimensões qualitativa e quantitativa, configurando-se como uma ação de caráter investigativo, processual, contínuo, cumulativo e emancipatório, tendo como objetivo: realizar o diagnóstico e o acompanhamento das aprendizagens; II - realizar a revisão e o planejamento dos procedimentos de ensino e; III - maximizar o aproveitamento escolar (BAHIA, 2013).

11 Tipos de Avaliação Avaliação da aprendizagem Avaliação institucional
Avaliação externa ou de larga escala

12 Referências BAHIA. Portaria Nº de 03 de abril de 203. Disponível em: < BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Função diagnóstica da avaliação. Disponível em: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2000. SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafio a teoria e a pratica da avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez, 2000. PENNA FIRME, Thereza. Avaliação na Educação. Marcos Muniz Melo (Organizador). 2007


Carregar ppt "Atividade complementar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google