Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Pesquisa de Mercado e Opinião
Aula 2 – tipos de pesquisa
2
Modelos de Pesquisa 1 2 3 4 Pesquisa exploratória Pesquisa descritiva
Pesquisa causal 4 Relação entre pesquisa exploratória, descritiva e causal Título da apresentação
3
Etapas que levam a definição do modelo de pesquisa
Definir o problema de pesquisa de mercado Desenvolver uma abordagem para o problema Elaborar o modelo de pesquisa Título da apresentação
4
Classificação dos modelos de pesquisa
Modelo de pesquisa Pesquisa conclusiva Pesquisa descritiva Pesquisa causal Pesquisa exploratória Título da apresentação
5
Diferença entre pesquisa exploratória e conclusiva - características
Informações necessárias e nitidamente definidas Processo de pesquisa formal e estruturada Análise de dados é quantitativo Amostra grande e representativa exploratória Informações necessárias e pouco definidas Processo de pesquisa flexível e não -estruturada Análise de dados primários e qualitativo Amostra pequena e não representativa Título da apresentação
6
Diferença entre pesquisa exploratória e conclusiva - objetivo
Testar hipóteses específicas e examinar relacionamentos exploratória Proporcionar esclarecimentos e compreensão Título da apresentação
7
Diferença entre pesquisa exploratória e conclusiva – Achados/ resultados
conclusivos exploratória experimentais Título da apresentação
8
Diferença entre pesquisa exploratória e conclusiva – consequências
Achados usados como entrada para tomada de decisões exploratória Geralmente seguida de pesquisa exploratória ou conclusiva adicional Título da apresentação
9
Comparação de modelos básicos de pesquisa - objetivos
exploratória Descoberta de idéias e esclarecimentos descritiva Descrever características ou funções de mercado causal Determinar relacionamentos de causa e efeito Título da apresentação
10
Comparação de modelos básicos de pesquisa - características
exploratória versátil Flexível Muitas vezes é a primeira parte do modelo total da pesquisa descritiva Marcada pela formulação anterior de hipóteses específicas Modelo pré planejado e estruturado causal Manipulação de uma ou mais variáveis independentes Controle de outras variáveis Título da apresentação
11
Comparação de modelos básicos de pesquisa - métodos
exploratória Levantamentos de peritos Levantamentos – piloto Dados secundários Pesquisa qualitativa Estudos de caso descritiva Dados de observação e outros Levantamentos Painéis causal Experiências Título da apresentação
12
Exercício 1 A Sweet Cookies está planejando lançar uma linha de biscoitos e quer avaliar o tamanho do mercado. Os biscoitos tem sabor de chocolate com abacaxi e serão direcionados ás classes A e B do mercado. Que tipo de pesquisa que poderá ser usado? Por quê? Título da apresentação
13
Exercício 2 A Welcome Inc. é uma rede de restaurantes de fast-food localizada nas principais áreas metropolitanas do sul dos Estados Unidos. As vendas têm crescido lentamente nos últimos dois anos. A gerência decidiu adicionar alguns itens ao cardápio, mas primeiro quer saber mais a respeito de seus clientes e de suas preferências. Que tipo de pesquisa é apropriado. Por quê? Título da apresentação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.