A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação."— Transcrição da apresentação:

1 São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação

2 O que é Programa de formação continuada, articulado pela SEED/MEC e desenvolvido (conteúdos/módulos e formação/realização) por IES públicas.IES públicas Grupo prioritário: professores de educação básica.

3 Objetivos Geral Proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso. Específicos Destacar as linguagens de comunicação mais adequadas aos processos de ensino e aprendizagem; Incorporar programas da Seed (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived), das IES e das Secret. Est. e Munic.de Educ., no projeto político-pedagógico da escola, e Desenvolver estratégias de autoria e de formação do leitor crítico nas diferentes mídias.

4 Desenvolvimento Ciclos  Módulos –Leituras e –Atividades  Encontros presenciais  Monografia (especialização) Interações com tutores Interações com orientador

5 Conteúdos http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.htm

6 Conteúdos – Módulos Básico Módulo Introdutório Integração de Mídias na Educação Módulo Gestão Módulo Material Impresso Módulo TV e Vídeo Módulo Rádio Módulo informática Oficina de TV e Vídeo: produzindo vídeos educativos Educomunicação Rádio na Escola Linguagem Radiofônica Módulo Básico Rádio e Política no Brasil Novo Módulo Básico de Gestão

7 Conteúdos – Módulos Intermediário Módulo Material Impresso Módulo TV e Vídeo Módulo Rádio Módulo informática Produção de textos didáticos Gêneros televisivos Uso pedagógico das ferramentas de interatividade Mídia impressa - mapas, gráficos e tabelas Ferramentas de autoria para produção de hipertexto na educação Texto e Hipertexto na educação Recursos de Áudio na WEB

8 Conteúdos – Módulos Avançado Convergência das Mídias Linguagem da mídia impressa: Escrita e Visual Multimídia educacional e softwares de autoria Vivenciando o desenvolvimento de projeto com mídias integradas na educação O uso de blogs, flogs e webquest na educação Planejamento, gestão e avaliação do uso das mídias na educação Cordel A imagem na mídia impressa Histórias em quadrinhos e charges Gêneros de Entretenimento Propaganda e Publicidade Módulo Avançado 2 - Serviços de Radiodifusão Metodologia da Pesquisa Científica Gêneros Educativos Gêneros Infomativos na TV Aspectos Políticos da Televisão Metodologia de Pesquisa Cientifica

9 Ambiente virtual em que se desenvolve E-Proinfo: http://eproinfo.mec.gov.br/http://eproinfo.mec.gov.br/

10 Ciclos Período médio (estimado/nova estrutura-2011): Um ano e meio Básico –120 horas –Extensão Intermediário (até 2010) –60 horas –Extensão Avançado –360 horas –Extensão

11 Ofertas (NCE/USP-UFPE) - Aprovados Oferta 1 Básico: Out. 2006–Ago. 2007 Intermediário: Dez. 2008–Jun. 2009 Avançado: Maio 2010-Jul. 2011 Oferta 2 Básico: Nov. 2007–Jul. 2009 Intermediário: Maio-Julho. 2010 Avançado: Ago. 2010-Nov. 2011 Oferta 3 Básico: Abr. 2009–Dez. 2009 Intermediário: Março-Julho. 2010 Avançado: Ago. 2010-Nov. 2011

12 Desafios de gestão educomunicativa

13 Cultura de EAD/formação de professores Gestão pedagógica: Desenhar e desenvolver estratégias que sejam mais efetivas quanto aos objetivos: –Dar maior coerência e praticidade a um projeto de formação que não teve uma coordenação geral e que não foi testado antes. –“Riqueza” (diferentes concepções e autonomia) e “fraqueza” (idem) pedagógica do curso.

14 Cultura de EAD/formação de professores Gestão pedagógica: Desenhar e desenvolver estratégias que sejam mais efetivas quanto aos objetivos: –Dinâmicas que favorecem a interação e o diálogo cursista/tutor/coordenação. –Busca de perspectiva educomunicativa no desenvolvimento do curso e na formação, de maneira geral, incluindo a PESQUISA.

15 Exemplo da Planilha de Acompanhamento

16 Pesquisa O tópico “pesquisa” envolve três âmbitos desafiadores: As primeiras monografias dos cursistas, que concluem o curso/processo (LPs).LPs As reflexões dos pesquisadores do NCE (inclusive as monografias dos tutores). Trabalhos de pesquisadores que solicitam acesso ao curso para tanto.


Carregar ppt "São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google