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no Transporte Canavieiro

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Apresentação em tema: "no Transporte Canavieiro"— Transcrição da apresentação:

1 no Transporte Canavieiro
Estudo Técnico no Transporte Canavieiro

2 Testes realizados em campo

3 Testes Realizados ● Desempenho em reta; ● Desempenho em rampa, até 6%;
● Testes de frenagem; ● Estabilidade e dirigibilidade por Telemetria; ● Temperatura suportada pelos freios; ● Simulações com variáveis físicas vetorizadas ; ● Índice de carga dos pneus; ● Arraste e Varredura; ● Desacelerações; ● Ultrapassagens;

4 Pneu

5 Leitura /80 R K

6 Índice de Carga

7 Freios

8 Simulações e Testes

9

10 Foram realizados testes de temperatura na região dos freios das combinações utilizando-se de equipamento de Termografia. As imagens abaixo mostram alguns desses resultados.

11 Resultados da Termografia
(temperatura)

12

13 Características dos Freios

14 Energia do Movimento

15 Transformação da Energia do Movimento

16 Energia Cinética - Cálculos
Uma composição com 74 t a uma velocidade de 80 km/h, teremos: Ec = [74000 * (80/3,6)²]/2 Ec = ,94 joules Uma composição com 91t a uma velocidade de 72 km/h, termos: Ec = [91000 * (72/3,6)²]/2 Ec = ,00 joules

17 Comparativo entre as Ec
Uma composição com 94 t a uma velocidade de 70 km/h, teremos: Ec = [94000 * (70/3,6)²]/2 Ec = ,73 joules Ou seja, a Energia Cinética gerada durante o deslocamento dessa composição é equivalente ao deslocamento de uma CVC transportando t a uma velocidade de 80 km/h. * Ec (74t à 80km/h)  joules * Ec (94t à 71km/h)  joules

18 Arraste e Varredura

19 Testes e Simulações Arraste e Varredura

20 Quadro - Resumo Testes e Simulações 74 t 30m 91 t 32m 94 t
Arraste (R.60,96m) 1,65 1,45 1,48 1,20 1,54 Varredura (R. 60,96m) 4,25 4,05 4,08 3,80 4,14 Ultrapassagem (30m - 80km/h) 7,6s 7,9s Ultrapassagem (30m - 60km/h) 4,6s 4,7s Desaceleração (80km/h) 3,39m/s² 3,19m/s² 4,2m/s² Distância de Imobilização (80km/h) 74,4m 82,4m 79,2m Desaceleração (60km/h) 3,58m/s² 3,72m/s² 4,57m/s² Distância de Imobilização (60km/h) 40,9m 39,05m 40m Temperatura na Frenagem (até 500oC) 123ºC 146ºC 167ºC Inclinação máxima da rampa (asfalto) 17,2% 13,85% 13,37% Inclinação máxima da rampa (terra firme) 13,38% 9,95% 9,45%

21 O Software permite a identificação em tempo real com mais de 20 variáveis físicas, incluindo velocidades, forças, inclinações, estabilidade, ângulos críticos ao tombamento, acelerações, torque, potência, etc.

22 Ultrapassagem

23 Simulação de Ultrapassagens

24 O quadro abaixo demonstra a variação do tempo em função dos espaços percorridos, durante as simulações de ultrapassagens. Apurou-se uma diferença de apenas 0,3s elevando-se o tamanho da composição de 30m para 32m. Já para a composição de 40m a diferença elevou-se a 3s.

25 Treinamento Técnico sobre Direção Defensiva

26 Resumo Tecnicamente existem condições à elevação do PBTC das CVCs, desde que sejam respeitados os seguintes itens: Capacitação técnica do motorista e a educação no trânsito por meio de treinamentos específicos, assim como, a habilitação, categoria “E”; Respeito à Capacidade Máxima de Tração (CMT) dos caminhões; Manutenções periódicas e adequadas das composições; Avaliação e estudo da rota a ser percorrida, incluindo a emissão da AET Considerando-se que os veículos canavieiros não desenvolvem grandes velocidades durante o seu trajeto, torna-se possível o tráfego de uma composição veicular de carga (CVC) um PBTC de até 94 toneladas, respeitando-se o peso máximo suportado por eixo, conforme a legislação vigente.

27 FIM !


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