A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Artes PLANO DE AULA 9º Equipe responsável pela produção Disciplina Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Artes PLANO DE AULA 9º Equipe responsável pela produção Disciplina Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Artes PLANO DE AULA 9º Equipe responsável pela produção Disciplina Ano
Produtor: Cássia Reis e Janaína Russeff Revisor da Aula: Janaína Russeff (dez/ 2014) Coordenador de Disciplina: Lêda Aristides Disciplina Ano Aula número Artes 7 Tema da Aula Digital Diferentes Abordagens da Encenação. Teatro do Oprimido/ Augusto Boal

2 Competências e Habilidades envolvidas
ARTES Ano PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Perceber a capacidade de expressar-se cenicamente, partindo dos conhecimentos adquiridos nesta aula. Promover o conhecimento e desenvolver as capacidades de reflexão e argumentação sobre a importância do Teatro do Oprimido na cena teatral brasileira e nas práticas educacionais Compreender que o Teatro é o resultado de um trabalho coletivo. Elaborar um pensamento crítico-comparativo entre o Teatro do Oprimido e outras abordagens de encenação. Conhecer e analisar diferentes técnicas da metodologia do Teatro do Oprimido Referencial Teórico BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte - terceiro e quarto ciclos:Secretaria Fundamental de Educação. – Brasília: MEC / SEF, RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Multieducação: O ensino do Teatro. Rio de janeiro, 2008 (Temas em Debate). RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares de Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2009.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
ARTES Ano PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 ARTES Atividade 1: Relembrando
Ano Atividade 1: Relembrando Orientações práticas de aplicação dessa atividade Relembre o conteúdo da última aula; comente sobre o Teatro Oficina e o TBC. Assista ao vídeo depoimento sobre a Fundação do Teatro Oficina. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Clique no ícone para assistir ao vídeo: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Laboratório de informática ou equipamento necessário para a apresentação do vídeo.

5 ARTES Atividade 2: Apresentação inicial
Ano Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas de aplicação dessa atividade Motive os alunos falando sobre os conhecimentos que eles vão adquirir durante essa aula. Pergunte para a turma se sabem o significado da palavra Oprimido. Peça que falem alguns exemplos. Estimule-os a pensar no termo “Teatro do Oprimido” e o seu significado. Solicite que eles prestem atenção à música e que façam uma pesquisa e entrevistas com os Professores de História sobre o período político do Brasil, naquele momento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Acesse o vídeo: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Laboratório de informática ou equipamento necessário para a apresentação do vídeo.

6 ARTES Atividade 3: Pergunta-desafio
Ano Atividade 3: Pergunta-desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade Verifique se os alunos pesquisaram anteriormente sobre o tema e se eles sabem responder à pergunta-desafio. Faça o jogo e leia o texto para iniciar o assunto com a turma. Converse sobre a importância do Teatro de Arena para a valorização da dramaturgia nacional ( com temas de interesse nacional) e pela busca de novos espaços de encenação, tendo Augusto Boal como seu principal incentivador. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Clique no ícone para iniciar o jogo e ler o texto. Objeto de aprendizagem: Caso seja necessário o professor poderá ler previamente sobre o Teatro de Arena em: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Laboratório de informática ou equipamento necessário para a apresentação do vídeo.

7 ARTES Atividade 4: Por que isso é importante?
Ano Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Fale um pouco sobre a importância do Teatro de Arena e de Boal para o teatro brasileiro. Leia o texto com a turma e reflita o teatro que Boal inaugura, onde propõe uma nova relação com a plateia; colocando o espectador como agente transformador da sua história. Pergunte à turma se já assistiram a algum espetáculo teatral com este formato e como foi esta experiência. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Leia o texto com a turma: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

8 ARTES Atividade 5, 6 e 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Ano Atividade 5, 6 e 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade há um Educoquiz composto por três questões que tem por objetivo verificar qual o conhecimento prévio do aluno sobre o assunto. As três questões estão dispostas em grau de dificuldades diferentes em: fácil, médio e difícil. Na medida em que o alunos forem respondendo as questões irá aparecer o feedback. Ao final da atividade converse com a turma sobre as questões e esclareça as eventuais dúvidas que surgirem Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: De 5 a 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

9 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
ARTES Ano SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 13 Checagem ATIVIDADE 14 a 17

10 ARTES Atividade 8: Momento de reflexão
Ano Atividade 8: Momento de reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade Retome com a turma o momento em que Boal é questionado pelos sem-terras. Mostre que este foi o momento que levou Boal a questionar o tipo de Teatro que fazia e repensar o Teatro que queria fazer: um Teatro engajado politicamente, mas que buscasse dialogar com seu espectador. Converse com a turma um pouco sobre este momento histórico brasileiro: a Ditadura Militar. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Caso haja necessidade o professor poderá ler previamente sobre a ditadura militar: Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

11 ARTES Atividade 9: Você também é teatro!
Ano Atividade 9: Você também é teatro! Orientações práticas de aplicação dessa atividade Reflita com a turma sobre o fazer teatral. Pergunte a opinião deles sobre a afirmação de Boal “todo ser humano, por natureza, é teatro”. Acesse o link e leia, coletivamente, o texto sobre o Teatro do Oprimido e depois assista ao filme com o depoimento de Boal. É aconselhável que o professor leia o texto e assista previamente ao depoimento de Augusto Boal sobre o Teatro do Oprimido. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Objeto de aprendizagem: Tempo de duração da atividade: 25 min Organização da sala de aula: Laboratório de informática ou equipamento necessário para a apresentação do vídeo.

12 ARTES Atividade 10: Discutir problemas por meio do teatro. Como assim?
Ano Atividade 10: Discutir problemas por meio do teatro. Como assim? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com a turma sobre o vídeo que assistiram na atividade anterior e sobre os objetivos que fizeram Boal sistematizar exercícios e jogos teatrais para não-atores. Reflita com seus alunos sobre as restrições impostas ao Teatro. Se ele deve ser restrito para apresentar uma peça ou pode ser, também, um instrumento de reflexão e engajamento social. Faça uma aula prática para apresentar aos alunos o Jogos do método de Boal: 1)Batatinha frita 1,2,3 (jogo tradicional - Sentir tudo que se toca (estimular o tato, a percepção) 2) Mosquito Africano (Escutar tudo o que se ouve (trabalhar o ritmo, o som, a voz) 3) Ponto, abraço e aperto de mão. (Estímulo dos vários sentidos/ olhos fechados: concentração) 4) Homenagem à Magritte Ver tudo o que se olha (introdução à teatralização) 5) Dram, lesh, zoom e bom Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Caso queira conhecer um pouco sobre o Método de Boal ler: Caso o professor não conheça os jogos recomenda-se assistir ao vídeo: Tempo de duração da atividade: 100 min Organização da sala de aula: Com espaço para trabalho prático.

13 ARTES Atividade 11: Técnicas de Interpretação: Teatro-Jornal
Ano Atividade 11: Técnicas de Interpretação: Teatro-Jornal Orientações práticas de aplicação dessa atividade O objetivo dessa atividade é fazer com que o aluno vivencie alguns exercícios do teatro-jornal. Após assistir ao vídeo converse com a turma sobre o conceito de teatro jornal e inicie a aula prática: 1) Escolha e a notícia que se pretende trabalhar, e faça uma leitura da mesma, de forma objetiva desvinculando-a da ideologia do jornal em que ela se encontra. 2) Busque duas fontes da mesma notícia e faça a leitura de ambas ao mesmo tempo, de forma que surjam novos olhares. Reflita com a turma sobre suas opiniões 3) Acrescente dados/fatos que foram omitidos na notícia, para direcionar o pensamento do leitor. 4 ) Peça que a turma, dividida em grupo, improvise cenas de mímica ou de fisicalização paralelamente a leitura da notícia. 5) Peça que os grupos improvisem, a partir da imagens criadas, cenas sobre a notícia e apresente a turma. No momento de avaliação, verifique se ocorreu o aprendizado da linguagem teatral por meio da improvisação e se houve reflexão a partir dos temas propostos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Objeto de aprendizagem: Tempo de duração da atividade: 100 minutos Organização da sala de aula: Espaço para atividade prática com equipamento necessário para reproduzir o vídeo.

14 ARTES Atividade 12: Teatro-Imagem
Ano Atividade 12: Teatro-Imagem Orientações práticas de aplicação dessa atividade O objetivo dessa atividade é fazer com que o aluno vivencie alguns exercícios do teatro-imagem. Após assistir ao vídeo converse com a turma sobre o conceito de teatro de imagem e inicie a aula prática: Selecione alguns temas sociais como: guerra, miséria, poluição, respeito, etc . Separe os estudantes em grupos e entregue um tema a cada grupo. Peça que formem três imagens (com seus corpos) que remetam ao tema. Ao final de cada elaboração de imagem, peça que a turma (plateia) relate o que viu. Peça que um da plateia levante e interfira na imagem, moldando – a e transformando-a em outra imagem. Ao final das três imagens, troca-se o grupo. Ao final das apresentações, peça para os grupos elaborarem uma história com quadros imagéticos e apresentem para a turma. Em círculo, avalie o que foi apresentado e verifique o aprendizado do estudante em relação ao teatro-imagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Assista ao vídeo com a turma: Tempo de duração da atividade: 100 minutos Organização da sala de aula: Espaço para atividade prática com equipamento necessário para reproduzir o vídeo.

15 ARTES Atividade 13: Teatro-Fórum
Ano Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com a turma e pontue algumas característica desta técnica, ressaltando a importância do Curinga como mediador entre o palco e a plateia. Durante a aula prática assuma o papel do Curinga. O objetivo dessa atividade é fazer com que o aluno vivencie alguns exercícios do teatro-fórum. Após assistir ao vídeo converse com a turma sobre o conceito de teatro fórum e inicie a aula prática: 1) Selecione alguns temas sociais como: direitos humanos, a discriminação, bullying, xenofobia, discriminação entre pares, abuso de poder, violência doméstica, entre outros. 2)Separe os estudantes em grupos e peça que criem uma cena a partir do sorteio de um tema. Lembre-se esta cena não possui desfecho, este será criado pela plateia. 3)Peça que apresentem para a turma. 4)Ao final da apresentação de cada cena, solicite que alguém da plateia proponha alternativas ao problema apresentado. 5)No momento de avaliação, verifique se ocorreu o aprendizado da linguagem teatral por meio da improvisação e se houve reflexão a partir dos temas propostos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Assista ao vídeo com a turma: Material de apoio para o professor, com jogos e conceitos sobre o Teatro Fórum: Tempo de duração da atividade: 100 minutos Organização da sala de aula: Espaço para atividade prática com equipamento necessário para reproduzir o vídeo.

16 ARTES Atividade 14, 15, 16 e 17: Educoquiz 2 – O que você
Ano Atividade 14, 15, 16 e 17: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade há o Educoquiz 2 composto por quatro questões de múltipla escolha que tem por objetivo verificar o que o aluno aprendeu até o momento. São questões relativas a conhecimentos básicos necessários para que possa se aprofundar no estudo proposto. Caso haja necessidade releia algumas atividades com a turma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 25 min Organização da sala de aula: A critério do professor.

17 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
ARTES Ano TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 18 a 22 Checagem ATIVIDADE 23

18 ARTES Ano Atividade 18: Arco-Íris do desejo: um novo olhar sobre a opressão Orientações práticas de aplicação dessa atividade Faça o jogo, leia o texto e converse com a turma sobre esta técnica teatral desenvolvida por Augusto Boal. Técnica esta que entende que a opressão não se dá apenas no âmbito social e das relações cotidianas, ela procura trabalhar as opressões psicológicas do indivíduo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Objetos de aprendizagem: Caso seja necessário, recomenda-se que o professor leia previamente o texto para conhecer um pouco mais sobre esta técnica: Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Disponibilizar equipamento necessário para a apresentação de vídeo.

19 ARTES Atividade 19: Teatro Invisível: estimulando a opinião espontânea
Ano Atividade 19: Teatro Invisível: estimulando a opinião espontânea Orientações práticas de aplicação dessa atividade O objetivo dessa atividade é apresentar esta técnica de encenação a partir da apreciação de um vídeo com a experiência de outros adolescentes. Depois de assistir ao vídeo com a turma converse sobre o que assistiram e questionem se, na opinião deles, esta intervenção pode ser considerada teatro. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Assista ao vídeo com a turma: Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: Espaço com equipamento necessário para reproduzir o vídeo.

20 ARTES Atividade 20: Teatro Legislativo: um convite à mudança.
Ano Orientações práticas de aplicação dessa atividade Técnica do Teatro Legislativo:1) Reflexão sobre as regras de convivência no espaço escolar. 2) Pergunta:Que leis vocês gostariam de ver vigorando? Votação e escolha da proposta a ser trabalhada.Ex: Uso de celular em sala de aula. 3) Seja o juiz e conduza o debate. Convide alunos para: 2 Advogados de defesa, 2 Advogados de Acusação, 1 Réu e Júri (Turma/plateia). A mediação é do professor/juiz.4) Transforme a sala em um plenário: palco e plateia.5) Inicie o trabalho: Entrada do juiz, no palco. Abertura da sessão de julgamento e convite aos integrantes para ocuparem seus espaços. De um lado, estão os advogados de defesa e de outro estão os de acusação. No centro, o acusado. Inicia-se a sessão e o juiz apresenta o caso. Ex: o réu é acusado de usar o celular com frequência em sala de aula. 6) Depois da abertura o juiz passa a palavra para os advogados de defesa, que levantarão argumentos para defender o acusado. A seguir o juiz dá a palavra aos advogados de acusação, que apresentarão os argumentos para a condenação do réu. Por fim, o juiz dá a palavra ao Réu, que explicará os motivos que o levaram a cometer a infração. 7) Finaliza-se o debate. A plateia, então poderá, com ordem, manifestar-se a favor ou contra o réu, justificando suas opiniões. Ao se esgotar os argumentos, o juiz encerra o julgamento, esclarecendo os fatos que não ficaram claros para o júri (plateia). 8. Por meio de votação, decide-se se o réu é culpado ou inocente 9) Após a votação, o juiz (professor) finaliza a sessão.10. Amplo debate do tema com pergunta ao alunos: a Lei deve ou não ser mudada? Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem subsídios ao professor: Tempo de duração da atividade: 100 minutos Organização da sala de aula: Espaço para atividade prática.

21 ARTES Atividade 21: Centro do Teatro do Oprimido
Ano Atividade 21: Centro do Teatro do Oprimido Orientações práticas de aplicação dessa atividade Após ler o texto com a turma, sobre a importância do CTO para a preservação e continuidade do trabalho de Augusto Boal. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Objeto de aprendizagem: Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

22 ARTES Atividade 22: Boal pelo mundo
Ano Atividade 22: Boal pelo mundo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique aos alunos que existem muitos projetos que desenvolvem um excelente trabalho a partir da metodologia do Teatro do Oprimido. Estimule-os a pesquisar outros, além dos citados na aula. Converse sobre a importância desses projetos para a continuidade das ideias de Boal. Cada foto tem um link referente ao projeto representado. Peça para os alunos clicarem nas imagens e leia o texto de maneira coletiva. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Objeto de aprendizagem: Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

23 ARTES Ano Atividade 23, 24, 25, 26 e 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade é composta por cinco perguntas e tem a intenção de levar o aluno a fazer uma auto avaliação do conhecimento adquirido até esse ponto da aula, visando que ele perceba se está claro o que aprendeu até esse ponto da aula digital, e o que precisa ser reforçado. Caso haja necessidade releia algumas atividades com a turma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 25 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

24 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
ARTES Ano QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 28

25 ARTES Atividade 28: Você está sendo desafiado
Ano Atividade 28: Você está sendo desafiado Orientações práticas de aplicação dessa atividade O objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos produzam uma peça de Teatro-Invisível. Inicie uma reflexão sobre situações que acontecem em espaços da escola (uso de boné, relação de professor e aluno, furto de objetos, etc). Após conversar e refletir sobre os assuntos, divida a turma em grupos e proponha que, a partir de um dos temas discutidos, criem uma cena teatral. Faça com que todos apresentem suas cenas para turma. Após as apresentações em sala reflita sobre os temas abordados. Se achar possível, peça aos grupos que escolham o espaço da escola onde esta cena realmente poderia ocorrer. Organize os grupos e inicie as intervenções nos espaços ( lembre à turma que o público não deve saber que é uma apresentação, pois o objetivo é provocar a discussão sobre o assunto). Mas lembre também que a Direção da Escola deve ser comunicada sobre o Evento, para evitar mal-entendidos. Depois de apresentada volte para a sala e converse sobre a experiência. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 50 minutos Organização da sala de aula: Espaço para aula prática.

26 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
ARTES Ano QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 29 Resumo ATIVIDADE 30 Próximo tema ATIVIDADE 31

27 ARTES Atividade 29: Construindo um resumo
Ano Atividade 29: Construindo um resumo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão fazer um levantamento dos pontos importantes abordados na aula, a fim de que eles reflitam sobre o próprio processo de aprendizagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

28 ARTES Atividade 30: Educossíntese
Ano Atividade 30: Educossíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade reúne os pontos importantes abordados na aula. Realize uma leitura coletiva do que foi anotado pelos alunos. O aluno deverá realizar a leitura destes pontos e comparar com as anotações que fez da atividade anterior, quando construiu a sua Educossíntese. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

29 ARTES Atividade 31: Na próxima aula...
Ano Atividade 31: Na próxima aula... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, é apresentada aos alunos uma prévia sobre o assunto da próxima aula, a fim de motivá-los a conhecer sobre o assunto. Estimule-os a navegarem pela aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Assista ao vídeo com a turma: Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Espaço para atividade prática com equipamento necessário para reproduzir o vídeo.

30 PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema [Digite as sugestões aqui] ARTES Ano PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Recomende que assistam o documentário de Zelito Viana: Augusto Boal e o Teatro do Oprimido. Para saber mais sobre o documentário acesse: PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Se tiver oportunidade, alugue o filme numa locadora e apresente-o em aula.


Carregar ppt "Artes PLANO DE AULA 9º Equipe responsável pela produção Disciplina Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google