A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Trabalho de Projecto no 1º Ciclo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Trabalho de Projecto no 1º Ciclo"— Transcrição da apresentação:

1 O Trabalho de Projecto no 1º Ciclo
Gorete Fonseca O Trabalho de Projecto 1º CEB

2 Caracterização da Turma
2º ano (11) 6 Com programa do 2º ano 3 Iniciaram a aprendizagem da leitura e da escrita - nível do 1º ano 1 Veio a 28 de Abril - iniciou a aprendizagem das consoantes (p,t,l,m) República da China - aprendizagem do português através do método das 28 palavras Acompanhou a Matemática (3º ano) a partir de Fevereiro 3º ano (7) Acompanhavam o programa do 3º mas revelavam muitas dificuldades Aluno com Plano Educativo Individual (com alínea i), estando neste momento apenas com apoio educativo Total 18 O Trabalho de Projecto 1º CEB

3 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Caracterização geral Provenientes de um meio sócio - económico e familiar muito carenciado A maior parte dos alunos viviam apenas com os avós Alguns, como as mães trabalhavam em fábricas de conserva de peixe, depois da escola, ficavam sozinhos na rua Revelavam muitas dificuldades de aprendizagem, sendo pouco apoiados pela família Não tinham hábitos de trabalho Muito dependentes do adulto para qualquer tarefa Era necessário estar constantemente a incentivá-los para terminarem as tarefas, pois raros eram os que o faziam Muito conversadores e acima de tudo individualistas e “queixinhas” Envolviam-se muito pouco na concretização de qualquer actividade relacionada com a escola O Trabalho de Projecto 1º CEB

4 Primeiros objectivos Desenvolver neles atitudes positivas face à escola Desenvolver/criar laços de amizade e de cooperação Envolvê-los activamente nas suas aprendizagens Desenvolver neles autonomia face ao seu processo de desenvolvimento Desenvolver um ambiente de reflexão e cooperação colectiva (todos trabalhassem para o mesmo fim) Criar hábitos de trabalho e de responsabilização Desenvolver um grupo de trabalho autónomo, participativo e cooperativo O Trabalho de Projecto 1º CEB

5 Instrumentos/Recursos utilizados
Diário de Turma Conselho de Cooperação Mapa das Tarefas Agenda de Trabalho Semanal Criação de áreas de estudo com materiais manipuláveis (ficheiros de l.p., mate.,est. do meio, geoplanos, tangran’s, expressões...) Criação de tempos destinados ao TEA Trabalho de Projecto O Trabalho de Projecto 1º CEB

6 Trabalho de projecto - fases
Modalidade de trabalho diferenciado e autónomo na medida em que pode ser desenvolvido pelos próprios alunos (individual, a pares ou em grupos), onde a intervenção do professor se torna cada vez menos evidente Deve existir, na Agenda de Trabalho, um tempo destinado à apresentação de trabalhos para que cada grupo possa partilhar com a turma as suas descobertas; Decorrem de motivações diversas: de uma pergunta - os primeiros trabalhos de pesquisa surgem, na maior parte das vezes, de perguntas feitas por alguns alunos na aula, às quais o professor não lhes atribui a resposta de imediato, remetendo-os para a procura, em manuais ou outros documentos, daquilo que pretendem saber. Usualmente, é nesse confronto de ideias e pontos de vista que surgem as primeiras regras de funcionamento dos grupos e definidas algumas etapas para a progressão e organização do trabalho. Projectos temáticos – surgem normalmente a partir de um tema do programa de Estudo do Meio ou outra área de interesse particular. Aqui, o objectivo é o de partilhar com os alunos a planificação e desenvolvimento do programa, tal como lhes foi apresentado inicialmente, de forma a que sejam estes a apresentar parte das matérias aí constantes, o que, usualmente, é feito pelo professor. O Trabalho de Projecto 1º CEB

7 Trabalho de projecto - fases
Embora no início seja difícil prever o tempo de duração do trabalho, é importante estipular um prazo para o terminar, sob pena de o mesmo se arrastar indefinidamente. A data da apresentação deve ser decidida no grupo mas negociada com o professor e restantes grupos para que não haja sobreposição de apresentações; Uma vez terminada a pesquisa, o docente pode ajudar o grupo a preparar a apresentação da sua pesquisa bem como a elaborar algumas questões acerca do trabalho (ficha), e às quais os outros alunos deverão responder. À medida que o grupo vai apresentando o seu trabalho, os restantes alunos poderão colocar questões ou dúvidas, às quais o grupo tentará responder, criando-se uma auto e hetero-avaliação, sendo por vezes, lançadas bases para novos desafios ou projectos; No decorrer deste processo, o professor intervém, com alguma frequência, para formalizar, sintetizar ou clarificar sumariamente a informação apresentada pelos alunos após a fase de debate; Terminada que esteja a apresentação, a turma, pronuncia-se acerca do produto final, avaliando em função de alguns critérios que poderão passar pela originalidade, a clareza da exposição, a riqueza da informação....; Por sua vez, o grupo faz igualmente uma apreciação do seu próprio trabalho no que se refere à organização adoptada e à participação de cada um dos elementos; O Trabalho de Projecto 1º CEB

8 Trabalho de projecto - fases
Ainda que o trabalho de projecto possa ser desenvolvido individualmente, o que mais se deve privilegiar é aquele que é feito em grupo, na medida em que este último permite desenvolver a responsabilização, a auto-disciplina e o espírito crítico. Este tipo de trabalhos deve ser “encarado como uma forma de preparação para a vida adulta pois a progressão individual deve resultar do confronto do ponto de vista pessoal com o dos outros.” (Ana Cadima et al, 1997: 35) Para aqueles alunos com mais dificuldades, tanto na aprendizagem como em aceitar, discutir e respeitar outros pontos de vista, este género de actividades torna-se uma caminhada, em certas alturas lenta e difícil, mas esse confronto acabará por se revelar útil para o seu processo de amadurecimento, quer individual quer colectivo. São situações que os alunos vivenciam que os ajudam na construção da cidadania pela implicação activa nas soluções e na mudança participada em democracia. O Trabalho de Projecto 1º CEB

9 Primeiros Trabalhos de Projecto - Como começámos
Como estávamos no estudo dos sólidos geométricos o Ricardo, perguntou qual a diferença entre sólido e figura geométrica, ao que eu não lhe respondi, propondo um desafio – nasceu o nosso 1º trabalho de projecto (colectivo) Comecei por explicar o que era um trabalho de projecto As fases pelas quais passa Num acetato, fui colocando as questões que cada um ia referindo, de forma a preenchermos o enunciado (O que sabíamos, O que queríamos saber; Onde íamos procurar; Como íamos apresentar) Dividiu-se a turma ao meio e enquanto uns pesquisavam sobre as figuras, outros faziam-no sobre os sólidos; No final todos partilharam a informação e colocaram numa cartolina a conclusão a que tinham chegado Neste primeiro trabalho, tentei que os alunos se fossem apercebendo na prática as várias fases do desenvolvimento do trabalho de projecto, sendo que no final, a ficha foi feita por todos e as perguntas escritas num acetato para todos poderem visionar. Nesta tarefa, à medida que cada um foi fazendo uma pergunta para colocar na ficha, foram-se apercebendo de algumas dificuldades que existem na elaboração das mesmas e o erro de podermos colocar questões que em nada têm a ver com o objectivo inicial O Trabalho de Projecto 1º CEB

10 Primeiros Trabalhos de Projecto - feito colectivamente
Quais as diferenças entre sólidos e figuras geométricas O Trabalho de Projecto 1º CEB

11 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Conclusão O Trabalho de Projecto 1º CEB

12 Primeiros Trabalhos de Projecto - feito colectivamente
O segundo trabalho de projecto surgiu igualmente de uma pergunta: O que acontece ao que comemos? - Devido às características da turma, colectivamente, preenchemos o enunciado; dividiram-se em grupos e foram pesquisar em livros, enciclopédias e de um trabalho em pwp que tinha trazido para a sala enquanto que uns ilustravam o percurso dos alimentos numa cartolina, outros faziam uma ficha com a informação para apresentar após a pesquisa, cada grupo foi apresentar as suas descobertas e à medida que iam apresentando, eu ia fazendo questões de modo a consolidar, sistematizar e/ou acrescentar as informações no final todos fizeram uma ficha que tinha sido preparada através das informações recolhidas por eles O Trabalho de Projecto 1º CEB

13 Primeiros Trabalhos de Projecto área – Estudo do Meio
O que acontece ao que comemos O Trabalho de Projecto 1º CEB

14 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Ficha feita a partir das informações recolhidas na pesquisa do trabalho de projecto – sistematização da informação Este primeiro trabalho acerca dos sistemas/aparelhos, constituiu a base para a elaboração de um livro acerca de todos os sistemas do corpo humano O Trabalho de Projecto 1º CEB

15 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Capa do livro O Trabalho de Projecto 1º CEB

16 O Trabalho de Projecto 1º CEB
A partir de Janeiro, começaram a surgir os «primeiros» trabalhos de projecto autónomos e a partir de temas do interesse de cada um Foi colocado um cartaz na sala e os grupos iam-se inscrevendo nos trabalhos que queriam fazer, de modo a não haver sobreposições de temas, apresentações... O Trabalho de Projecto 1º CEB

17 Trabalhos de Projecto - plantas
Tema do trabalho: Utilidades das Plantas Grupo: Eduardo, Flávia e Cristiana O que queríamos saber: Queríamos saber para que servem as plantas O Trabalho de Projecto 1º CEB

18 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Tema do trabalho: Partes Constitutivas das Plantas e suas Funções Grupo: Marisa, Rui e Catarina O que queríamos saber: Queríamos saber quais as partes de uma planta e as suas funções Plantas O Trabalho de Projecto 1º CEB

19 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Tema do trabalho: Tipos de Folhas:  plantas de folha caduca e plantas de folha persistente Grupo:  Rafaela, Diego, Cristiano e Daniela O que queríamos saber:  Se as folhas eram todas iguais Plantas O Trabalho de Projecto 1º CEB

20 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Tema do trabalho: Plantas comestíveis Grupo:  João, Rodrigo e Nuno (1º ano) O que queríamos saber:   O nome de algumas plantas que fazem parte da nossa alimentação Plantas O Trabalho de Projecto 1º CEB

21 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Tema do trabalho: Plantas espontâneas e plantas cultivadas Grupo:  Ricardo, Eva e Fábio O que queríamos saber:   A diferença entre plantas cultivadas e plantas espontâneas  Plantas O Trabalho de Projecto 1º CEB

22 Trabalhos de Projecto - animais
Tema do trabalho: rãs Grupo: Lin, Ricardo e Rui O que queríamos saber: Como eram as rãs, o que comiam e como se reproduziam O Trabalho de Projecto 1º CEB

23 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Tema do trabalho: Borboletas Grupo: Eva, Catarina e Daniela O que queríamos saber: Como nascem as borboletas, quanto tempo vivem e o que comem Animais O Trabalho de Projecto 1º CEB

24 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Tema do trabalho: os cães Grupo: Marisa, Flávia e Cristiana O que queríamos saber: Como nascem, o que comem e como é o seu corpo Animais O Trabalho de Projecto 1º CEB

25 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Tema do trabalho: Pinguim Grupo: Eduardo O que queríamos saber: Como é o seu corpo, onde vive, de que se alimenta, como se reproduz Animais O Trabalho de Projecto 1º CEB

26 Trabalhos de Projecto - aspectos físicos
Tema do trabalho: aspectos da nossa terra Grupo: Ricardo, Nuno, Eduardo,  O que queríamos saber:  O que é: mar, montanha, vale, sopé e ilha O Trabalho de Projecto 1º CEB

27 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Aspectos físicos Tema do trabalho: lago Grupo: Marisa, Catarina, Cristiana e Rui O que queríamos saber: o que era um lago Conclusão: um lago é uma porção de água rodeada por terra O Trabalho de Projecto 1º CEB

28 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Aspectos físicos Tema do trabalho: Montanhas e afluentes Grupo: Lin O que quería saber: O que são montanhas, vales, onde nasce um rio  O Trabalho de Projecto 1º CEB

29 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Aspectos físicos Tema do trabalho: Rios  Grupo: Cristiano, Eva, Flávia, Daniela O que queríamos saber: O que é um rio, um afluente e como se identificam as margens de um rio O Trabalho de Projecto 1º CEB

30 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Aspectos físicos Tema do trabalho: Primavera no campo Grupo: João, Diego, Rafaela O que queríamos: Representar num painel alguns aspectos importantes da vida no campo (tipos de transporte – aéreo, aquático, terrestre -, animais domésticos, estações do ano, tipos de plantas...) O Trabalho de Projecto 1º CEB

31 Trabalhos de Projecto - matemática
Grupo: Ricardo, Fábio, Eduardo O que já sabíamos: que um gráfico não tem sempre colunas; que tem números de um lado, que se fazem perguntas sobre ele; que representa alguma coisa O que queríamos saber: Como se faz um gráfico Conclusão a que chegámos: - que é importante que comecemos sempre pelo zero; que cada quadrado vale sempre um número (no nosso valeu 1); que se escrevem sempre os números no meio da linha e nunca em cima ou em baixo; que temos que saber usar a régua muito bem para fazermos as colunas certas; que temos que fazer perguntas sobre o gráfico de modo a que para as respondermos tenhamos que ir consultar o gráfico (De que cor é o burro?, por exemplo, não é uma pergunta boa) O Trabalho de Projecto 1º CEB

32 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Trabalhos feitos a partir do Trabalho de Projecto sobre como construir um gráfico gráficos Grupo: Eva O que já sei: - que se começa sempre pelo zero que os números escrevem-se sempre no meio da linha que os quadrados podem valer o número que quisermos (1,2) mas tem de ser sempre igual O que queria saber: queria saber se conseguia fazer um gráfico sozinha e interpretá-lo O Trabalho de Projecto 1º CEB

33 O Trabalho de Projecto 1º CEB
Trabalhos feitos a partir do Trabalho de Projecto sobre como construir um gráfico gráficos Grupo: Diego, Daniela, Marisa e Lin O que queríamos fazer: Fazer um gráfico com o que vimos na Quinta Pedagógica e fazer perguntas para os nossos colegas responderem O Trabalho de Projecto 1º CEB

34 Problema da Semana feito pelo grupo responsável nessa semana
Trabalhos feitos a partir do Trabalho de Projecto sobre como construir um gráfico gráficos Problema da Semana feito pelo grupo responsável nessa semana O Trabalho de Projecto 1º CEB

35 Outro contributo importante para o desenvolvimento do grupo
Aula.net O Trabalho de Projecto 1º CEB

36 O Trabalho de Projecto 1º CEB

37 Frases dos alunos acerca do Trabalho de Projecto
“O trabalho de projecto é bom porque nos ensina a estudar e a procurarmos o que nós queremos aprender.” Fábio “Eu gosto muito de fazer trabalhos de projecto porque assim trabalhamos em grupo e aprendemos muito mais.” Marisa “Trabalhar em grupo não é muito fácil porque temos que chegar a uma conclusão todos juntos e às vezes chateamo-nos, mas logo passa.”Catarina “Eu para o ano, vou dizer logo à professora que vem que queremos continuar a fazer os trabalhos de projecto e o Conselho de Cooperação porque são muito importantes para todos na turma. Com eles aprendemos muitas coisas e queremos aprender muito mais.” Ricardo “Gostei de fazer os trabalhos porque sabia que alguém ia vê-los e que também ia aprender coisas novas” Eva O Trabalho de Projecto 1º CEB


Carregar ppt "O Trabalho de Projecto no 1º Ciclo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google