A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARACTERÍSTICAS DO TEXTO Professor Me. Antonio Eduardo Gabriel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARACTERÍSTICAS DO TEXTO Professor Me. Antonio Eduardo Gabriel."— Transcrição da apresentação:

1 CARACTERÍSTICAS DO TEXTO Professor Me. Antonio Eduardo Gabriel.

2 Temos como motivação para este tópico a seguinte pergunta: o que é um texto?

3 TEXTO “unidade linguística comunicativa básica, já que o que as pessoas têm para dizer umas às outras não são palavras nem frases isoladas, são textos.” (Val, 1991, p.3)

4 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO TEXTO
a) Coerência. O texto, para cumprir sua função comunicativa, deve possuir um sentido. b) Coesão. Maneira através da qual os elementos que compõe o texto estão ligados entre si. Trata-se da conexão entre os períodos (frases), entre os parágrafos e entre as diferentes partes do texto.

5 Nós vemos ou ouvimos palavras, mas precisamos atribuir sentido a elas.
COERÊNCIA As palavras não fazem sentido isoladamente, mas ligando-se umas às outras. COESÃO

6 Assim, não pode haver entendimento (coerência) sem a existência de palavras ligadas entre si (coesão). COESÃO COERÊNCIA

7 CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA DO TEXTO
a) Continuidade. É o princípio que exige que o autor do texto mantenha a unidade temática, ou seja, que não mude o assunto do texto, para isso deve sempre retomá-lo no decorrer do discurso. propor o assunto; retomar o assunto.

8 CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA DO TEXTO
Exemplo: A honestidade é importante. A economia brasileira é absolutamente desigual. Os alunos não obedecem aos professores como deveriam. Mas o Brasil não mudará enquanto não aprendermos a votar com consciência. Há problema de continuidade no texto acima?

9 CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA DO TEXTO
b)Progressão. Necessidade de renovar progressivamente os conteúdos, sem apresentar apenas repetições. Desenvolvimento do assunto, acréscimo de informações.

10 CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA DO TEXTO
b)Progressão. explicar justificar exemplificar comprovar (provar) argumentar

11 REPETIÇÕES DESNECESSÁRIAS Tautologia; Prolixidade; Verborragia;
Falhas na progressão Redundância: insistência desnecessária nas mesmas ideias; excesso de palavras, de expressões. REPETIÇÕES DESNECESSÁRIAS Tautologia; Prolixidade; Verborragia; Verborreia. FALTA DE OBJETIVIDADE!!!

12 REPETIÇÕES DESNECESSÁRIAS
Falhas na progressão REPETIÇÕES DESNECESSÁRIAS VICIOSAS: INTENCIONAIS: Circunlóquio Evasivas. Subterfúgios verbais. “encher linguiça”!!!!

13 Análise superficial: CUIDADO.
Repetição apenas de palavras; Verifique se há acréscimo de informações; Vocabulário rebuscado Quando a ausência de progressão é intencional, é comum estar disfarçada por um vocabulário mais elaborado (cheio de sinônimos ou palavras pouco comuns). Frases de efeito. Frases feitas.

14 CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA DO TEXTO
Exemplo: A educação brasileira precisa de investimentos para melhorar. A falta de dinheiro é muito observada nas escolas públicas brasileiras. Somente com incentivo financeiro a educação se tornará melhor. O governo deve aplicar recursos para proporcionar melhorias da educação no país. O texto acima possui progressão satisfatória?

15 CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA DO TEXTO
c) Não-contradição. O escritor não deve contrariar nenhuma idéia posta ou pressuposta anteriormente no texto, respeitando a lógica, o sentido.

16 CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA DO TEXTO
Exemplo: Todo animal merece respeito, ter o direito de ser livre, de ser ferido e explorado pelo ser humano e todo animal deve ser valorizado e amado. Ocorreu alguma contradição?

17 CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA DO TEXTO
d) Articulação ou Relação. É a relação que se estabelece entre os fatos e idéias dentro de um texto. É necessário que o autor retome constantemente o assunto do texto com o objetivo de orientar a compreensão do leitor.

18 CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA DO TEXTO
Exemplo: A honestidade é importante. A economia brasileira é absolutamente desigual. Os alunos não obedecem aos professores como deveriam. Mas o Brasil não mudará enquanto não aprendermos a votar com consciência. Não ocorreu relação clara entre as informações. Para que isso ocorresse, seria necessária uma transição entre cada uma das informações. Como não há essa transição, o leitor interpreta o texto como algo a que falta de continuidade.

19 QUESTÕES DISSERTATIVAS
ORIENTAÇÕES PRÁTICAS QUESTÕES DISSERTATIVAS Continuidade. inicie sempre pelo assunto proposto na questão; não pressuponha que o professor saiba qual é o assunto; demonstre ter entendido o enunciado. sugestão: responda a pergunta principal em uma frase objetiva (não se esqueça do assunto).

20 QUESTÕES DISSERTATIVAS
ORIENTAÇÕES PRÁTICAS QUESTÕES DISSERTATIVAS Progressão: nunca inicie diretamente pela explicação; não comece uma resposta com “porque”, “pois” ou “que”.

21 Questão para análise: Modelo ENADE; Questão de prova bimestral.

22 I. A maneira de falar se renova mais rápido do que o modo como se escreve, esse é um dos motivos da diferença entre ambas as realizações linguísticas. PORQUE II. As mudanças ocorrem em velocidades diferentes: a escrita se modifica numa velocidade menor do que a fala. a) A asserção II é uma justificativa correta da I. b) A asserção II não é uma justificativa correta da I, pois a II apenas repete informações observadas na I. c) A asserção II não é uma justificativa correta da I, pois a II contradiz o que foi proposto na I. d) A asserção II não é uma justificativa correta da I, pois a II não mantém o mesmo tema da asserção I. e) Não há qualquer relação lógica (ou de sentido) entre as duas asserções acima

23 ATIVIDADES

24 a) A crise financeira mundial afeta os países de primeiro mundo
a) A crise financeira mundial afeta os países de primeiro mundo. Por outro lado, o Brasil vem batendo recordes de arrecadação de impostos, saindo dos riscos financeiros que estão afetando o mundo. É por isso que o futuro do nosso país não está garantido e que países, como os Estados Unidos, não sofrem com a crise econômica.

25 b) A pena de morte deve ser evitada
b) A pena de morte deve ser evitada. O ser humano não deve tirar a vida de outro ser, por isso devemos ser contra a pena de morte. Somente Deus pode tirar-nos a vida, então não podemos aceitar a pena de morte. Sejamos contra a pena de morte.

26 c) “Atualmente um dos grandes problemas do turismo brasileiro é a falta de pessoas qualificadas na área. Isso deve a vários fatores, que segundo educadores, podem ser equacionados com as faculdades que pipocam pelo país. A dificuldade na solução deste problema está na complexidade do mesmo. Várias são as causas e para cada uma delas se faz necessária uma medida especial. O melhor é nos precavermos e estudarmos.” (depoimento de um estudante – “chat” na internet).

27 d) Uma das decisões mais sérias que alguém deve tomar na vida é a opção profissional. As universidades públicas são muito concorridas e têm poucas vagas, as particulares são muito caras. Muitos estudantes utilizam de subterfúgios para obterem notas nas provas e acabam não aprendendo o conteúdo, embora tirem nota para a aprovação. Mas o índice de reprovação desde as séries iniciais no Brasil, é muito grande. Isso ocorre porque boa parte não tem uma alimentação adequada.

28 e)Não é preciso ser psicólogo para perceber que a violência transmitida e até exaltada pela mídia tem influenciado o comportamento agressivo das pessoas. Os meios de comunicação de massa realmente têm motivado atos de grande violência na sociedade. Muitos agem agressivamente por causa da influência da programação. Nesse sentido, as atitudes violentas das pessoas podem ser justificadas pela ação que a mídia exerce sobre o ser humano. Enquanto os meios de comunicação fizerem apologia da violência as pessoas continuarão sendo levadas à agressividade.

29 f)Todo ser humano precisa ter um ideal de vida que lhe dê sentido à existência. A pessoa precisa de algo que seja objeto da sua mais alta aspiração intelectual, estética, espiritual, afetiva, ou de ordem prática. Alguns homens e mulheres, mesmo não tendo nenhum ideal de vida, conseguem ganhar alguma notoriedade e auto-afirmação pessoal.

30 g) “A perda da vegetação traz uma série de conseqüências
g) “A perda da vegetação traz uma série de conseqüências. Em primeiro lugar, o desmatamento favorece a ocorrência de deslizamentos e de enchentes. Ele também tende a aumentar a poluição ambiental, principalmente por poeira, e a facilitar a contaminação dos mananciais. Ainda em termos ambientais, as áreas desflorestadas geram ilhas de calor que facilitam a formação de tempestades de verão.”


Carregar ppt "CARACTERÍSTICAS DO TEXTO Professor Me. Antonio Eduardo Gabriel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google