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Metodologia da Pesquisa II Msc. Maria Estela Martins Silva Núcleo de Educação Continuada do Paraná.

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1 Metodologia da Pesquisa II Msc. Maria Estela Martins Silva Núcleo de Educação Continuada do Paraná

2 Tipos de trabalhos acadêmicos Graduação: não são exatamente de cunho científico, mas de iniciação científica (sistemática e organização que estimulem o raciocínio científico). O objetivo é assimilação de conteúdo e geralmente uma revisão bibliográfica ou literária é suficiente.

3 Tipos de trabalhos acadêmicos Monografia: Reflexão sobre um tema e proposição de idéias mediante pesquisa (relacionar proposições). Lato sensu: o estudo precisa ser mais completo com relação ao tema escolhido para pesquisa.

4 Tipos de trabalhos acadêmicos Dissertação: objetiva mostrar o domínio do autor a respeito do assunto e sua capacidade de sistematização em tópicos ainda não desenvolvidos. Tese: necessita apresentar um avanço significativo para a ciência na área de conhecimento em estudo (conteúdo inédito, contributivo e não trivial).

5 Tipos de trabalhos acadêmicos Artigo científico: Pode ser desenvolvido a partir de uma monografia/ dissertação/ tese ou não, com formato mais enxuto e maior possibilidade de divulgação. Cada área do conhecimento possui periódicos (revistas, jornais) que possibilitam a publicação/ divulgação das pesquisas. Para serem aceitos, 2 revisores recomendam ou não a aceitação (rejeição entre 75 e 90% em periódicos renomados)

6 Tipos de trabalhos acadêmicos Comunicação científica: relato público com objetivo de divulgar resultados de pesquisas em andamento em congressos e/ou eventos científicos. Texto com mesma estrutura formal de um artigo, porém ainda mais suscinto (1 a 4 laudas) Forma de Painel ou Comunicação oral (geralmente tem duração de 20 minutos)

7 Iniciando o trabalho Hipóteses Fontes de Idéias Pesquisa Bibliográfica Anatomia de um artigo

8 Hipóteses e Predições Hipótese: afirma a existência de relação entre duas ou mais variáveis. (Baseia-se em pesquisas anteriores ou considerações teóricas) O pesquisador pode fazer uma predição sobre o resultado de sua pesquisa. Se ela se confirmar, dará suporte para a hipótese, não prova. (Deve ser testada por vários métodos)

9 Fontes de idéias Senso comum – “é de pequeno que se torce o pepino” – “Tal pai, tal filho” – “Longe dos olhos, longe do coração” Observação do mundo – Crianças despedindo dos pais na entrada da escola

10 Fontes de idéias Teorias – Auto-regras desadaptativas – Modelagem e Modelação Pesquisas anteriores – Sujeito acoplado e estresse Problemas práticos – Motivação em sala de aula

11 Pesquisa Bibliográfica Artigos de pesquisa (revisão de literatura ou não – últimos 5 anos) Obras clássicas Obras atuais (10 anos)

12 Anatomia de um artigo Resumo: selecione os artigos de interesse pelo resumo Introdução Método Resultados Discussão

13 EM RELAÇÃO AO TEMA E TÍTULO 1- O título está bem relacionado com o conteúdo do artigo? 2- O título sugere a população de investigação? 3- É conciso? (máximo 15 palavras)

14 INTRODUÇÃO 1- Qual é o problema que originou o estudo? 2- Os objetivos são viáveis? Quais são? 3- O problema é relevante para a Psicologia?

15 REVISÃO DA LITERATURA 1- A revisão da literatura inclui referências recentes? 2- Tem apresentação organizada?

16 MÉTODOS 1- Os métodos empregados são descritos com detalhes suficientes, de tal forma que outros possam repeti-los ou ampliar o estudo? 2- Os autores indicam as limitações do método empregado? 3- Os autores especificam os procedimentos de análise dos dados empregados? 4- Se a pesquisa envolve seres humanos, o autor fez referência ao Comitê de Ética?

17 POPULAÇÃO 1- A população é identificada e descrita? Qual é ela? 2- O estudo indica se foi toda a população ou uma amostra que foi estudada?

18 COLETA DE DADOS 1- Os instrumentos de coleta de dados são claramente identificados e descritos? 2- Os instrumentos foram validados no Brasil? 3- Se instrumentos foram modificados, as modificações foram descritas? 4- Quais foram os procedimentos de coleta de dados utilizados?

19 RESULTADOS 1- Os resultados obtidos fazem sentido com relação aos objetivos do estudo? 2- Os resultados são apresentados de forma clara? 3- A análise apropriada foi empregada nos resultados?

20 DISCUSSÃO 1- Os autores discutem os resultados em relação à informação disponível? 2- Os autores levantam especulações desnecessárias? 3- Os resultados obtidos são significantes e relevantes para a prática da Psicologia? 4- Se os objetivos não foram atingidos, os autores têm alguma explicação? 5- Os autores interpretam adequadamente seus dados? 6- Os autores discutem a limitação dos métodos usados? 7- Houve dificuldades relatadas pelos autores?

21 REFERÊNCIAS 1- Os autores citam suas próprias publicações? 2- Os autores citam um número apropriado de artigos? 3- As referências bibliográficas são recentes? (até 10 anos – há exceções) 4- Todos os autores citados são referenciados?

22 RESUMO 1- O resumo é claro? 2- O resumo descreve adequadamente os objetivos e os resultados obtidos? 3- O resumo inclui dados não apresentados no texto? 4- O resumo inclui dados que não podem ter base no texto? 5- As palavras chaves são coerentes com os principais temas do estudo?

23 APRESENTAÇÃO GERAL 1- O texto é agradável e interessante? 2- O vocabulário é claro? 3- O abstract está correto?

24 Como garantir que o resultado foi obtido pela intervenção e não por outros fatores? - Acontecimento relevante (vestibular, nova política) - Placebo Validade interna Armadilhas que invalidam uma pesquisa

25 Como garantir que o participante não possuía a habilidade antes da intervenção? - Habilidades sociais Validade interna

26 Como garantir que o grupo estudado não tem características peculiares que o tornam uma exceção? - Impacto de leitura de história x audiovisual no comportamento infantil (usar amostra de crianças internadas, ou crianças de uma faixa etária restrita) -Impacto de aulas de educação sexual para adolescentes (classe A ou de baixa renda) Validade externa

27 Como garantir que estou introduzindo/medindo a variável que desejo/pretendo? - Medir diminuição da violência doméstica pelo número menor de internações no hospital/diminuição de B.O. na delegacia/relato do agressor Validade de construto

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29 Medidas de Controle Experimental Grupo controle Medidas de Pré-teste e pós-teste (antes e depois da intervenção) Uso de instrumentos validados Tamanho/distribuição da amostra Mais observadores / treino dos observ. Medidas múltiplas Projeto de pesquisa / Estudo Piloto

30 Escolha de artigos... Controle pela análise da validade de construto, validade interna e validade externa Classificação dos periódicos - Qualis - Sistema de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), no Brasil.avaliaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBrasil

31 Qualis Classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós- graduação "stricto sensu" mestrado/ doutorado), quanto ao âmbito da circulação (local, nacional ou internacional) e à qualidade (A, B, C), por área de avaliação.mestradodoutorado Critérios: número de exemplares circulantes, número de bases de dados em que está indexado, número de instituições que publicam na revista. Extratos: A1 A2 - B1 B2 B3 B4 B5 - C

32 Classificação de Periódicos pela Capes Peri ó dico Estudos de Psicologia (PUC Campinas) Acta Comportamentalia (Revista Latina A.C) UNOPAR Cient í fica. Ciências Humanas Anais - Semin á rio Internacional de Ed. Applied Cognitive Psychology (Print) Avalia ç ão (UNICAMP) Behavioral Neuroscience (Revista da APA) Revista Uning á Psicologia USP (Impresso) Classifica ç ão A2 B1 B4 C A1 B4 A1 C B2

33 Classificação de Periódicos pela Capes Revista Brasileira de Terapias Cognitivas Rev Bras deTerapia Comp e Cognitiv (USP) Revista CESUMAR Ciências humanas e... Psicologia: Ciência e Profissão (CFP) Psicologia em Estudo (UEM) Journal of Applied Behavior Analysis Intera ç ão em Psicologia UFPR (Alex Dittrich) Intera ç ão em Psicologia UFPR (Online) B3 B4 B1 A2 A1 B2

34 Decidindo que rumo tomar...

35 Decidindo que rumo tomar Pesquisa teórica Método não experimental Método experimental Estudo de caso Pesquisa em arquivo Participantes humanos

36 Pesquisa teórica Só tem valor científico se trouxer contribuição /acrescentar conhecimento àquela área de estudo NÃO é apenas um resumo do que alguns autores falaram, nem uma resenha, ou colcha de retalhos. Compila o conhecimento produzido (revisão de literatura) ou propõe nova perspectiva/idéia a partir da revisão de literatura.

37 Método não experimental As variáveis são apenas observadas e medidas, da forma que ocorrem naturalmente. Ex: Exercícios x Ansiedade

38 Método Não Experimental = observar e medir Abordagem Quantitativa – Descreve os resultados observados em termos numéricos Abordagem Qualitativa – Descreve resultados observados com linguagem e imagens.

39 Método não experimental Fraquezas – Direção de causa e efeito (gostar e ter semelhanças) – Problema da 3ª variável Renda Ansiedade Exercício

40 Método Experimental Prevê controle experimental Manipula uma das variáveis (independente) e mensura outra(s) (dependente), eliminando problemas de direção da causa Procura manter todas as possíveis covariáveis constantes (Ex: sair da rotina) Características dos grupos equalizadas por distribuição randômica

41 Estudos de Caso Estudo profundo e exaustivo de um objeto (pessoa, ambiente, empresa...) de forma que permita seu amplo e detalhado conhecimento Uso de observação direta e série de entrevistas – Descrição de um paciente – Relato de evento histórico – Psicobiografia

42 Estudos de Caso Geralmente o indivíduo possui condição particular, incomum ou notável “quando representa um teste crucial da teoria existente, uma circunstância rara ou exclusiva, ou um caso típico ou representativo, ou quando serve a um propósito revelador ou longitudinal.” (Yin, 2005, p.67) – História – Sintomas – Comportamentos – Resposta ao tratamento

43 Pesquisa em Arquivo Registros escritos (cartas, diários, discursos) preservados por comunidades científicas (história, antropologia, política...) Registros públicos e de veículos de Comunicação de Massas (livros, revistas, filmes, jornais)

44 Pesquisa com participantes humanos e Ética Padrões reconhecidos de competência e ética da pesquisa (comitê de ética da instituição) Aprovação Institucional Consentimento Informado (exceto em levantamento anônimo de opinião e observação naturalística) Consultar Orientações do Conselho de Ética em Pesquisa (CEP) do Cesumar

45 Começando a escrever... Elaboração do relatório de pesquisa

46 Elaboração de relatório de pesquisa Clareza – estrutura coerente, lógica (faça esquema antes) – dirija a público não familiarizado com o assunto – Evite parágrafos com apenas uma sentença – Defina os conceitos! – Não precisa definir conceitos estatísticos

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48 Elaboração de relatório de pesquisa Reconhecimento do trabalho de outros - Separe claramente suas palavras e idéias das de outros autores - Plágio é “crime” grave - Cite à vontade, mas dê o crédito. Citações diretas muito longas são contraproducentes.

49 Elaboração de relatório de pesquisa Voz passiva “Foi constatado por Yee e Johnson (1996) que adolescentes preferem...” “Aplicou-se o teste aos participantes depois de um período de descanso de 10 minutos” As instruções foram lidas aos participantes pelo examinador”

50 Elaboração de relatório de pesquisa Voz ativa “Yee e Johnson (1996) constataram que adolescentes preferem...” “Os participantes responderam o teste depois de um período de descanso de 10 minutos” “Li as instruções para os participantes”

51 Linguagem viesada Participantes x sujeitos Gênero, orientação sexual, grupo étnico ou racial. – Melhor ser específico (coreanos e vietnamitas x asiáticos) – Rótulos ofensivos (sempre usar termos que os participantes prefiram) – Rótulos implícitos (autistas e “normais”)

52 Configuração do texto

53 Digitação do texto Espaço 1 1/2 (exceto resumo, notas de rodapé, apresentação de tabelas, e referências que é espaço simples) Margem de no mínimo 2,5 cm de cada lado (geralmente, margem esquerda e em cima, tem 3 cm e demais 2 cm) Cabeçalho (número da página e título abreviado (1,25 cm do alto da página)

54 Digitação do texto Texto alinhado somente à esquerda Times New Roman ou Arial (11 ou 12) Parágrafos com deslocamento de 1,25 cm Número da página – todas as páginas

55 O texto deve ser alinhado somente à esquerda, e portanto não se usa a formatação do parágrafo como justificado, e sim, alinhamento à esquerda, como estou apresentando neste parágrafo. A fonte deve ser a Times New Roman ou Arial, mas cada periódico pode fazer mudança nestas exigências. Para apresentar o artigo como avaliação final da pós, você deve escolher um destes dois tipos de fontes.

56 Digitação do texto Uso de títulos: não são usados números para identificar o capítulo ou subseções. Título em negrito. Nível A – Título Centralizado (Toda 1ª letra maiúscula) Nível B – Título junto à margem, texto começa em nova linha (itálico ou sublinhado) Nível C – Título deslocado e texto na mesma linha

57 Título Centralizado Título junto à margem O texto começa em outra linha e o título pode ser itálico ou sublinhado. Só a primeira palavra tem letra maiúscula. Título de parágrafo. O texto começa na mesma linha do título e tem o deslocamento normal de parágrafo de 1,25 cm.

58 Menção a números: use palavras (dois, três) para números de zero a nove e algarismos para números iguais ou superiores a 10. Exceções: para iniciar uma sentença, use palavras. Para porcentagens e para comparar valores maiores e menores que 10, use algarismos. Ex: “Os participantes leram 8 ou 16 parágrafos, ou seja 3% do total”.

59 Citações diretas Usar aspas e sempre citar autor, data e página. Para citações diretas com mais de 40 palavras, recuo de 1 cm para o bloco de citação e mais 1,25 para iniciar o parágrafo.

60 Banaco (2001) resume a visão skinneriana da ansiedade e de qualquer outra emoção dizendo que deve ser entendida como um conjunto de reflexos e uma probabilidade de ação. Numa descrição topográfica da ansiedade, teríamos a descrição do conjunto de reflexos como ‘taquicardia', 'sudorese', etc. e como probabilidade de ação, 'fuga'. " (Banaco, 2001, p.204).

61 Citações indiretas Para DOIS AUTORES, mencionar ambos, usando & dentro do parêntesis): Segundo Smith e Silva (2010), os homens tendem a fazer uma coisa de cada vez, enquanto as mulheres podem ser muito mais versáteis. Para cada atividade executada por um homem, cinco atividades são realizadas pelas mulheres. (Smith & Silva, 2010).

62 Citando no mesmo parágrafo a mesma referência, só coloca a data na primeira citação. Silva e Souza (2010) relataram aumento de 50% no número de divórcios no ano de 2005. No mesmo levantamento, Silva e Souza verificaram ainda que...

63 Três a cinco autores Todos são citados na primeira referência. Daí em diante, apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido da abreviação et al. (e outros) Silva, Souza e Oliveira (2010) verificaram que... Na pesquisa de Silva et al. (2010), a aplicação do instrumento mostrou...

64 Seis ou mais autores A abreviação et al. É usada desde a primeira citação, mencionando apenas o primeiro autor. A referência completa só aparece na lista de referências no fim do trabalho.

65 Referências sem autor Como no caso de artigos de jornal ou revistas, citar as primeiras duas ou três palavras do título entre aspas, seguidas da data da publicação. No artigo “Pais fumantes matam 6.200 crianças por ano”, a citação ficaria: Num artigo sobre fumo (“Pais fumantes”, 1997), são apresentados...

66 Vários trabalhos no mesmo parênteses Para citar vários estudos sobre o mesmo assunto ou vários estudos com resultados semelhantes, podemos incluí-los em sequência alfabética, separando as citações por ponto e vírgula. Se forem do mesmo autor, ordenamos pelo ano de publicação, separando as citações apenas por vírgulas.

67 Pesquisas realizadas com famílias sobre estresse relatam consistentemente que meninas reagem com problemas de internalização e meninos reagem com problemas de externalização (Conger et al., 2006; Flanagan, 2003, 2005; Simons, 2002).

68 Referências Bibliográficas Devem vir em folha separada, em ordem alfabetica, com recuo deslocado (cada periódico pode pedir uma configuração diferente).

69 Formato para livros Apresentar autor/editor/organizador, data entre parenteses, Título, edição, cidade de publicação e editora. Silvares, H. F. (2008). Depressão em crianças com doença crônica: desenvolvimento infantil e condição socio-econômica. São Paulo: Artmed.

70 Formato para artigos em livro organizado por um editor Iniciar apresentando autores do artigo (não do livro), data entre parenteses, e título do artigo. Depois a palavra “In:” e a citação do editor e título do livro negritado, paginação do artigo, cidade de publicação e editora. Yei, C. (2008). A criança renal crônica. In: Silvares, H. F. (Org.) Depressão em crianças com doença crônica: gênero e condição socio-econômica. São Paulo: Artmed.

71 Artigos de periódicos Autor, data, título do artigo, título do periódico em negrito ou itálico, volume em negrito ou itálico e número do periódico (se cada numero iniciar nova paginação), páginas. Martins, Y.H. (2008). Papel dos pais na birra infantil. Psicologia: Ciência e Profissão, 50(3), 29-47.

72 Endereço da Web ou páginas específicas Mesmas regras, autor e ano e endereço na web: Chaves, G. (2005, 4 de fev.) Fobia social: intervenções possíveis. About.com. Obtido em 2 de setembro de 2006 na World Wide Web: http:// panicdisorder.about.com/library.htm

73 Espaçamento simples entre as linhas e duplo entre parágrafos Marcolino, J. A. M.; Suzuki, F. M.; Alli, L. A. C.; Gozzani, J. L. & Mathias, L. A. S. T. (2007). Medida da ansiedade e da depressão em pacientes no pré-operatório: estudo comparativo. Revista Brasileira de Anestesiologia, 57(2), 157-166. Selye, H. (1974). Stress without distress. Filadélfia: Lipincott.

74 Depois de concluído...

75 Comunicação da pesquisa Congressos científicos (apresentações orais ou em painéis) Artigos em periódicos

76 Jogo dos 7 erros

77 Obrigada pela atenção!


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