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Estrutura e controles organizacionais

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Apresentação em tema: "Estrutura e controles organizacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura e controles organizacionais
Capítulo 11 Estrutura e controles organizacionais Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson Carlos César Henriques

2 O Processo da Administração Estratégica
Chapter 2 The External Environment Strategic Intent Strategic Mission Strategic Inputs Chapter 3 The Internal Environment Formulação Estratégica Strategy Implementation Chapter 4 Business-Level Strategy Chapter 5 Competitive Rivalry and Competitive Dynamics Chapter 6 Corporate- Level Strategy Chapter 10 Corporate Governance Capítulo 11 Estrutura Organizacional Strategic Actions Chapter 7 Acquisition and Restructuring Strategies Chapter 8 International Strategy Chapter 9 Cooperative Strategy Strategic Competitiveness Above-Average Returns Strategic Outcomes Carlos César Henriques Feedback

3 Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional especifica os relacionamentos, os procedimentos, os controles e os processos formais da autoridade e de tomada de decisão da firma É crítico combinar a estrutura organizacional à estratégia da firma Carlos César Henriques

4 Estabilidade e flexibilidade na estrutura
A estabilidade estrutural fornece a capacidade requerida para controlar consistentemente e previsivelmente as rotinas diárias do trabalho da firma A flexibilidade estrutural fornece a oportunidade para explorar possibilidades competitivas alocar recursos às atividades que dão forma às vantagens competitivas necessitadas pela firma Carlos César Henriques

5 Controles Organizacionais
guia o uso da estratégia indica como comparar resultados reais com os resultados previstos sugere ações corretivas para examinar quando a diferença entre resultados reais e previstos é inaceitável Dois tipos de controles organizacionais controles estratégicos controles financeiros Carlos César Henriques

6 Controles Organizacionais:
Controles estratégicos Controles estratégicos Concebido para examinar o ajuste entre: O que pode vir a fazer (como sugerido pelas oportunidades em seu ambiente externo) o que se pode fazer (como indicado por suas vantagens competitivas) Usado para avaliar o grau no qual a empresa focaliza as exigências para executar suas estratégias Carlos César Henriques

7 Controles Organizacionais :
Controles financeiros Controles estratégicos Critérios objetivos As medidas baseadas na Contabilidade retorno sobre o investimento retorno em recursos As medidas baseadas no marketing o valor econômico agregado Controles financeiros Carlos César Henriques

8 Combinando Controle com a Estratégia
O uso relativo dos controles varia pelo tipo de estratégia as firmas diversificadas que usam a estratégia da liderança de custo enfatizam os controles financeiros as companhias e as unidades de negócio que usam a estratégia de diferenciação enfatizam controles estratégicos Carlos César Henriques

9 Padrões evolucionários da estratégia e da estrutura organizacional
As firmas crescem em padrões previstos pelo volume pela geografia integração (vertical, horizontal) com a diversificação de produtos/negócios Os padrões de crescimento de uma firma determinam sua estrutura formal Carlos César Henriques

10 Padrões evolucionários da estratégia e da estrutura organizacional
Todas as organizações requerem alguma forma da estrutura organizacional para executar e controlar suas estratégias As firmas alteram freqüentemente sua estrutura enquanto crescem em tamanho e em complexidade Três tipos básicos de estrutura: Estrutura simples Estrutura funcional Estrutura multi-divisional (forma de M) Carlos César Henriques

11 Estratégia e padrão de crescimento da estrutura:
Estrutura simples Estrutura simples Carlos César Henriques

12 Estratégia e padrão de crescimento da estrutura :
Estrutura simples Forma organizacional em que o proprietário-gerente Toma todas as decisões principais Monitora todas as atividades Staff Serve como uma extensão da autoridade supervisora do gerente Combinado com as estratégias de foco e as estratégias de nível de negócio compete geralmente oferecendo uma única linha de produto em um único mercado geográfico Carlos César Henriques

13 Estratégia e padrão de crescimento da estrutura :
Estrutura simples O crescimento cria Complexidade Desafios gerenciais e estruturais Proprietários-gerentes Geralmente,faltam habilidades e experiências: Tornam-se ineficazes em controlar as tarefas especializadas e complexas envolvidas com as múltiplas funções organizacionais Carlos César Henriques

14 Estratégia e padrão de crescimento da estrutura :
Estrutura Funcional Estrutura simples Execução eficiente da estratégia formulada Crescimento Das Vendas Coordenação e Controle de Problemas Estrutura Funcional Carlos César Henriques

15 Estratégia e padrão de crescimento da estrutura :
Estrutura Funcional Chief Executive Officer (CEO) Staff corporativo limitado Gerentes funcionais de linha em áreas organizacionais dominantes produção – Contabilidade marketing – P&D engenharia – recursos humanos Uso das sustentações de estratégias de nível de negócio e de algumas estratégias de nível corporativo Negócio único ou dominante com níveis baixos de diversificação Carlos César Henriques

16 Estratégia e padrão de crescimento da estrutura :
Estrutura Funcional As diferenças na orientação entre funções organizacionais podem Impedir a comunicação e a coordenação Aumenta a necessidade para o CEO de integrar decisões e ações de funções do negócio Facilita trajetos da carreira e o desenvolvimento profissional em áreas funcionais especializadas gerentes funcionais focalizarem em estratégias locais contra estratégias da companhia total Carlos César Henriques

17 Estratégia e padrão de crescimento da estrutura :
Estrutura Multidivisional Controle estratégico divisões operacionais cada divisão é separada por centro de negócio ou de lucro O topo corporativo delega responsabilidades aos gerentes de divisão Para operações cotidianas Para a estratégia da unidade de negócio Apropriada quando a firma crescer com a diversificação Carlos César Henriques

18 Estratégia e padrão de crescimento da estrutura :
Estrutura Multidivisional Três benefícios principais os executivos são capazes de monitorar mais exatamente o desempenho de cada negócio, o que simplifica o problema do controle facilita comparações entre divisões, que melhora o processo de alocação de recursos estimula gerentes de baixo desempenho para procurar maneiras de melhorar a performance Carlos César Henriques

19 Estratégia e padrão de crescimento da estrutura :
Estrutura Multidivisional Estrutura simples Execução eficiente da estratégia formulada Crescimento Das Vendas Coordenação e Controle de Problemas Estrutura Multidivisional Crescimento Das Vendas Coordenação e Controle de Problemas Execução eficiente da estratégia formulada Estrutura Funcional Carlos César Henriques

20 Combinando Controle com a estratégia
As diferentes formas da estrutura organizacional funcional são combinadas para Estratégia de liderança de custo Estratégia de diferenciação Estratégia integrada de custo liderança/diferenciação Diferenças nestas formas, vistas em três características estruturais importantes Especialização Centralização formalização Carlos César Henriques

21 Estrutura para a estratégia da liderança em custo
Operações é a função principal A engenharia no processo é enfatizada sobre P&D Staff centralizado Procedimentos formalizados A estrutura é mecânica, os papéis do trabalho altamente estruturados Presidente Staff Centralizado Engenharia Operações Contabidade Marketing Pessoal Carlos César Henriques

22 Estrutura para a estratégia de diferenciação
Presidente e Staff Limitado P&D Marketing Novo Produto P&D Marketing Finanças Operações Recursos Humanos O marketing é a função principal para idéias de produto novo P&D de novo produto é enfatizado A maioria das funções são descentralizadas O formalização é limitada para promover mudanças e idéias novas A estrutura total é orgânica; os papéis do trabalho são menos estruturados Carlos César Henriques

23 Estrutura Multidivisional
Cada divisão é operada como um negócio separado Apropriada para negócios relacionados-diversificados A tarefa chave dos gerentes corporativos é explorar sinergias entre as divisões Os gerentes usam uma combinação de controles estratégicos e de controles financeiros Carlos César Henriques

24 Estrutura Multidivisional
Tentativa dos gerentes para estabelecer equilíbrio entre: competir entre divisões por recursos importantes e escassos criar oportunidades para que a cooperação desenvolva sinergia O objetivo é maximizar o desempenho total A tomada de decisão dos gerentes em uma estrutura multi-divisional pode ser: centralizada ou decentralizada burocrática ou não Carlos César Henriques

25 Estrutura Multidivisional
O contrapeso nestas dimensões pode mudar o tempo excedente A estrutura evoluirá sobre o tempo com: mudanças na estratégia grau de diversificação escopo geográfico natureza da competição Carlos César Henriques

26 Três Variações da Estrutura Multidivisional
(forma-M) Cooperativa Competitiva Unidade Estratégica de Negócio Carlos César Henriques

27 Forma cooperativa da estrutura multidivisional:
Estratégia Relacionada- Restrita Escritório Central Presidente Assuntos Governamentais Assuntos Jurídicos Corporativo P&D Planejamento Estratégico Recursos Humanos Marketing Finanças Divisão de Produto Divisão de Produto Divisão de Produto Divisão de Produto Divisão de Produto Divisão de Produto Carlos César Henriques

28 Forma cooperativa da estrutura multidivisional :
Estratégia Relacionada- Restrita Os dispositivos estruturais da integração criam vínculos entre todas as divisões O escritório corporativo enfatiza o planejamento estratégico, recursos humanos e o marketing centralizados para promover a cooperação entre as divisões P&D provavelmente será centralizado As recompensas são subjetivas e tendem a enfatizar o desempenho corporativo total, além do desempenho divisional A cultura enfatiza o compartilhar cooperativo Carlos César Henriques

29 UEN Estrutura Multidivisional :
Estratégia Relacionada-Vinculada Escritório Central Presidente Corporativo P&D Planejamento Estratégico RH Marketing Finanças UEN UEN UEN Divisão Divisão Divisão Carlos César Henriques

30 UEN Estrutura Multidivisional :
Estratégia Relacionada-Vinculada Os dispositivos estruturais da integração criam vínculos entre todas as divisões O escritório corporativo enfatiza o planejamento estratégico, recursos humanos e o marketing centralizados para promover a cooperação entre divisões P&D é provável ser centralizado As recompensas são subjetivas e tendem a enfatizar o desempenho corporativo total, além do desempenho divisional A cultura enfatiza o compartilhar cooperativo Carlos César Henriques

31 Forma competitiva da estrutura multidivisional:
Estratégia Não Relacionada da Diversificação Escritório Central Presidente Assuntos Jurídicos Finanças Auditoria Divisão Divisão Divisão Divisão Divisão Divisão Carlos César Henriques

32 Forma competitiva da estrutura multidivisional :
Estratégia Não Relacionada da Diversificação Os escritórios corporativos têm um pequeno staff Finanças e Auditoria são as funções mais proeminentes na matriz, para controlar o fluxo de caixa e para assegurar a exatidão dos dados do desempenho que vêm das divisões A função do Jurídico torna-se importante quando a firma adquire ou se desfaz de ativos As divisões são independentes e separadas para fins de avaliação financeira As divisões retêm o controle estratégico, mas o dinheiro é controlado pelo escritório central As divisões competem por recursos corporativos Carlos César Henriques

33 Estrutura Multidivisional: Outros Pontos
As firmas com estrutura multi-divisional complexa podem ser simultaneamente: centralizada e descentralizada depender das várias estratégias de nível de negócio empregadas durante todo os negócios individuais da firma As firmas de estrutura multi-divisional usam uma combinação de: controles estratégicos controles financeiros Carlos César Henriques

34 Características de várias formas estruturais
Características Estruturais Forma M Cooperativa UEN Forma M Competitiva Forma M Não relacionada de Diversificação Tipo de estratégia Relacionada-Restrita Relacionada-vinculada Grau de centralização Centralizada no Escritorio Central Parcialmente Centralizada em UENs Decentralizada em Divisões Uso dos Mecanismos de Integração Extensiva Moderada Não existente Carlos César Henriques

35 Características de várias formas estruturais
Características Estruturais Forma M Cooperativa UEN Forma M Competitiva Forma M Avaliação Divisional Desempenho Critérios Estratégicos Subjetivos Critérios Estratégico; Financeiro Critérios Financeiros Objetivos Compensação de incentivo Divisional Vinculado ao desempenho corporativo Vinculado a corporação UEN & Desempenho Divisional Vinculado ao desempenho divisional Carlos César Henriques

36 Estrutura de Área Geográfica Internacional :
Estratégia Multidómestica Ásia U. S. A. características do produto produzido para as preferências locais isolamento da competitividade global estabelecer posições protegidas de mercado competir nos segmentos da indústria mais afetados por diferenças entre países locais Multinacional Escritório Central América Latina Europa Austrália Oriente Médio / África Carlos César Henriques

37 Estrutura Divisional Internacional De Produto
Estratégia Global Divisão Internacional De Produtos Divisão Internacional De Produtos produtos padronizados através dos países economias de escopo e de escala terceirizar algumas atividades primárias ou de apoio aos melhores fornecedores do mundo a autoridade da tomada de decisão centralizada em escritórios divisionais Corporativo Global Escritório Central Divisão Internacional De Produtos Divisão Internacional De Produtos Divisão Internacional De Produtos Divisão Internacional De Produtos Carlos César Henriques

38 Usando a estrutura combinatória:
Estratégia Transnacional A estrutura combinatória tem as características e os mecanismos que resultam em uma ênfase em estruturas geográficas e de produto Responsividade local (estratégia multidómestica) eficiência global (estratégia global) Carlos César Henriques

39 Carlos César Henriques
Rede Estratégica Uma rede estratégica é agrupar organizações para criar valor através da participação em um conjunto de arranjos cooperativos, tais como alianças e riscos comuns A rede estratégica procura desenvolver uma vantagem competitiva em atividades primárias ou de apoio Uma firma centro-estratégico controla a rede Carlos César Henriques

40 Carlos César Henriques
Rede Estratégica Para firma centro-estratégico há quatro aspectos críticos Outsourcing estratégico terceiriza e se associa mais com firmas, do que com os membros da rede. Capacidade: (apoio de cada membro para desenvolver as competências essenciais que podem beneficiar a rede) Carlos César Henriques

41 Carlos César Henriques
Rede Estratégica Tecnologia (controla o desenvolvimento e compartilha idéias baseadas em tecnologia entre os membros da rede) Corrida para aprender (enfatiza para os participantes a prioridade nos esforços em desenvolver novos conhecimentos para vantagens competitivas específicas) Carlos César Henriques

42 Carlos César Henriques
Rede Estratégica Firma Centro Estratégico Carlos César Henriques

43 Rede Estratégica Distribuída
As estratégias cooperativas internacionais requerem redes mais complexas Muitas grandes firmas multinacionais formam redes estratégicas distribuídas, com múltiplos centros estratégicos regionais, para controlar seu conjunto de arranjos cooperativos com seus sócios. Quebrar redes grandes em múltiplas redes feitas sob medida, ajuda a controlar a complexidade de manter muitos relacionamentos Carlos César Henriques

44 Rede Estratégica Distribuída
Principal Firma Centro Estratégico Strategic Center Firm = Firmas Centro Estratégico Distribuídas Carlos César Henriques


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