A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUANDO O SUBITAMENTE POSSÍVEL ENCONTRA O DESESPERADORAMENTE NECESSÁRIO Cristine Barreto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUANDO O SUBITAMENTE POSSÍVEL ENCONTRA O DESESPERADORAMENTE NECESSÁRIO Cristine Barreto."— Transcrição da apresentação:

1 QUANDO O SUBITAMENTE POSSÍVEL ENCONTRA O DESESPERADORAMENTE NECESSÁRIO Cristine Barreto

2 Grandes revoluções ocorrem quando o que é subitamente possível encontra o que é desesperadoramente necessário. Thomas Friedman (Maio, 2012, New York Times)

3 O QUE É DESESPERADAMENTE NECESSÁRIO?

4 O QUE É SUBITAMENTE POSSÍVEL?

5 COURSERA Plataforma de ensino que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo, para oferecer cursos online e gratuitos a todos.

6 O QUE É SUBITAMENTE POSSÍVEL? COURSERA Plataforma de ensino que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo, para oferecer cursos online e gratuitos a todos. Curso Massivo (MOOC) 13 milhões de alunos; 1000 cursos; 121 instituições.

7 Se você quiser tirar dúvidas sobre o vídeo que acabamos de assistir, acesse o grupo Possível & Necessário, no Facebook. DURANTE MINHA APRESENTAÇÃO...

8 O que define a qualidade da Open University? Conteúdo Reproduzido de Inspiring learning: Delivering quality at scale. David Wilson (Diretor de Mídias – OU Learning and Teaching Solutions)

9 Mídia O que define a qualidade da Open University? Conteúdo Reproduzido de Inspiring learning: Delivering quality at scale. David Wilson (Diretor de Mídias – OU Learning and Teaching Solutions)

10 Mídia O que define a qualidade da Open University? Suporte Conteúdo Reproduzido de Inspiring learning: Delivering quality at scale. David Wilson (Diretor de Mídias – OU Learning and Teaching Solutions)

11 Conteúdo MídiaSuporte Experiência de aprendizagem O que define a qualidade da Open University? Reproduzido de Inspiring learning: Delivering quality at scale. David Wilson (Diretor de Mídias – OU Learning and Teaching Solutions)

12

13 NOVE ASPECTOS DE DESIGN DE APRENDIZAGEM CONTEÚDO MÍDIA SUPORTE

14 NOVE ASPECTOS DE DESIGN DE APRENDIZAGEM CONTEÚDO MÍDIA SUPORTE 1. Torne seu conteúdo interessante

15 “Não existem conteúdos chatos. Existem criadores chatos de conteúdos” Patrik Dholakiya Cofundador & VP de Marketing de 3 empresas de design, soluções, e experiências mobile (E2M,OnlyDesign e Moveo)

16 Howard Moskowitz: Psicofísico americano Famoso por reiventar o molho de espaguete. A mente não sabe o que a língua deseja; Segmentação horizontal (Ou não existe hierarquia na mostarda); O prato Platônico (Ou como ir da busca pelo universal à compreensão da variabilidade?). Por que existem tantos tipos diferentes de molho de espaguete, quando antigamente existia apenas um?

17 NOVE ASPECTOS DE DESIGN DE APRENDIZAGEM CONTEÚDO MÍDIA SUPORTE 2. Encontre as perguntas que seu público está fazendo sobre seu conteúdo

18 Xícara de café:

19 Quem inventou a primeira xícara de café e em que se inspiraram? O que faz as pessoas pensarem que elas precisam beber café em uma xícara e água em um copo? Quando as vendas de xícaras de café aumentam e o que isso nos diz sobre quem as compra? Onde são feitas as xícaras de café e por que não são feitas em outro lugar? Por que somos atraídos por xícaras de café com frases do tipo “O melhor pai do mundo”? Como uma xícara de café faz todo o caminho da China até, por exemplo, os Estados Unidos e sua venda ainda traz lucro? Xícara de café:

20 Quem inventou a primeira xícara de café e em que se inspiraram? O que faz as pessoas pensarem que elas precisam beber café em uma xícara e água em um copo? Quando as vendas de xícaras de café aumentam e o que isso nos diz sobre quem as compra? Onde são feitas as xícaras de café e por que não são feitas em outro lugar? Por que somos atraídos por xícaras de café com frases do tipo “O melhor pai do mundo”? Como uma xícara de café faz todo o caminho da China até, por exemplo, os Estados Unidos e sua venda ainda traz lucro? Xícara de café: Os 4 Ws e 1 H do jornalismo

21 Quem inventou a primeira xícara de café e em que se inspiraram? (Who?) O que faz as pessoas pensarem que elas precisam beber café em uma xícara e água em um copo? (What?) Quando as vendas de xícaras de café aumentam e o que isso nos diz sobre quem as compra? (When?) Onde são feitas as xícaras de café e por que não são feitas em outro lugar? (Where?) Por que somos atraídos por xícaras de café com frases do tipo “O melhor pai do mundo”? (Why?) Como uma xícara de café faz todo o caminho da China até, por exemplo, os Estados Unidos e sua venda ainda traz lucro? (How?) Xícara de café: Os 4 Ws e 1 H do jornalismo

22 NOVE ASPECTOS DE DESIGN DE APRENDIZAGEM CONTEÚDO MÍDIA SUPORTE 3. Varie a mídia

23 ‎Howard Gardner As pessoas possuem diferentes tipos de mentes e, portanto, aprendem de formas diferentes

24 MEMÓRIA DE LONGO PRAZOMEMÓRIA DE TRABALHO COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE?

25 MEMÓRIA DE TRABALHO COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE? Memória de trabalho tem canais parcialmente independentes para informações visuais e auditivas.

26 MEMÓRIA DE TRABALHO COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE? Memória de trabalho tem canais parcialmente independentes para informações visuais e auditivas. Teoria da carga cognitiva da aprendizagem multimídia

27 MÍDIAS PRINCÍPIOS INSTRUCIONAIS

28 NOVE ASPECTOS DE DESIGN DE APRENDIZAGEM CONTEÚDO MÍDIA SUPORTE 4. Combine as mídias

29 Reproduzido de Inspiring learning: Delivering quality at scale. David Wilson (Diretor de Mídias – OU Learning and Teaching Solutions)

30 Reproduzido de Inspiring learning: Delivering quality at scale. David Wilson (Diretor de Mídias – OU Learning and Teaching Solutions) Complemento ou Suplemento?

31 NOVE ASPECTOS DE DESIGN DE APRENDIZAGEM CONTEÚDO MÍDIA SUPORTE 5. Pense no que vale a pena ser feito com aquela tecnologia

32 Como você se sentiu após jogar? Sua família sobreviveu pelos 4 anos? Quais os principais problemas que você teve que resolver, na simulação? Quais foram as principais decisões que você teve que tomar? O resultado da simulação foi aquele que você originalmente estabeleceu para essa família? Você acha que a simulação se parece com eventos que ocorrem na vida real? O que você poderia fazer para evitar, na vida real, os problemas vivenciados na simulação? GAMES? https://ayiti.globalkids.org/game/

33 NOVE ASPECTOS DE DESIGN DE APRENDIZAGEM CONTEÚDO MÍDIA SUPORTE 6. Pense em quem vai usar aquela tecnologia e como

34 Projetos de inovação Repositório Submissão de tarefas Espaço para reflexão Coleção de evidências de aprendizagem Compartilhamento e colaboração PLATAFORMA MOODLE PARA MOBILE FERRAMENTA PARA GERAR CONTEÚDO APLICATIVOS GOOGLE PARA USO INDIVIDUAL E INSTITUCIONAL FERRAMENTAS DISPONÍVEIS NO ePORTFOLIO Reproduzido de Inspiring learning: Delivering quality at scale. David Wilson (Diretor de Mídias – OU Learning and Teaching Solutions)

35 Jason Rachel Martin Mapeamento de diferentes perfis de atuação online dos estudantes Perfil online: Gamer Perfil online: Ativa em redes sociais Perfil online: Executivo Projetos de inovação Reproduzido de Inspiring learning: Delivering quality at scale. David Wilson (Diretor de Mídias – OU Learning and Teaching Solutions)

36 Otimização dos recursos Mobile Preferências/Perfil do usuário Ferramenta de planejamento de carga de estudo Anotações & comentários Votação & classificação Google pessoal do estudante Utilização para ensino e aprendizagem Integração de sistemas Aplicativos pessoais Novos templates de ePortfolio Protótipo do ePortfolio eBooks Aplicativos Mobile Escolha de formato de arquivo Interface customizável Recomendações Compartilhamento de conteúdo original ePortfolios para avaliações Serviços p/ Estudante via SMS Conteúdo adaptativo Recursos Mobile Aplicativos do Google para Educação ePort-folio Conteúdo gerado pelo estudante Personalização 2009-10 2010-11 2011-12 Mapa de implementação dos projetos de inovação

37 NOVE ASPECTOS DE DESIGN DE APRENDIZAGEM CONTEÚDO MÍDIA SUPORTE 7. Decida sobre presencialidade ou distância

38 Tutoria presencial Para as disciplinas práticas; Para os primeiros 2 anos de todos os cursos.

39

40 NOVE ASPECTOS DE DESIGN DE APRENDIZAGEM CONTEÚDO MÍDIA SUPORTE 8. Garanta o feedback individual e o coletivo

41 Olá Márcia Cristina, você participou de forma intensa e constante do Fórum, entrando diversas vezes durante todo o período em que ele estava aberto. Isso é muito bom, pois facilita a troca com o grupo. Além disso, você participou das discussões que foram levantadas durante o Fórum e tentou trazer outras. Gostei muito quando você identificou uma transposição para o material didático que foi feita de forma indevida pela Mariana, mostrando que entendeu um dos principais objetivos do Fórum. Em relação aos comandos do fórum, você fez duas AÇÕES corretas, mas extrapolou o limite de 80 palavras. A princípio você teve um pouco de dificuldade para fazer a RÉPLICA completa. Mas como você acompanhou os meus questionamentos, terminou por fazê-la de forma correta. Percebi que você entendeu bem os objetivos do Fórum. Para ficar excelente procure articular suas idéias com a de outros participantes do Fórum. Continue tentando provocar o grupo e trazendo coisas novas para serem discutidas. Por estar inserida em uma comunidade virtual é de extrema importância que você esteja constantemente trocando informações, experiências e dúvidas, para que possa ajudar e ser ajudada pelos demais. Espero vê-la mais nos próximos fóruns do módulo II. Tenho certeza que você tem boas contribuições a oferecer a nossa comunidade. Um forte abraço, Kathleen Olá Michele, você entrou um pouco tarde no fórum, escreveu dois posts e não apareceu mais. Dessa maneira, fica difícil trocar com o grupo. O ideal é que você participe mais vezes durante todo o período do fórum para interagir e receber retorno dos seus colegas. Em relação aos comandos do fórum, você fez a AÇÃO, mas extrapolou o limite de 80 palavras. Senti falta da sua RÉPLICA, que deveria ser selecionar o relato de um COLEGA de uma área DIFERENTE da sua e identificar a estratégia utilizada por ele e de que forma você poderia utilizar a mesma estratégia em sua disciplina na produção de material impresso para EAD. Nos próximos fóruns busque uma maior interação com os outros colegas e não deixe de participar das discussões que forem levantadas. Lembre-se de que você está inserida em uma comunidade virtual e é de extrema importância que você esteja constantemente trocando informações, experiências e dúvidas, para que possa ajudar e ser ajudada pelos demais. Espero vê-la mais nos próximos fóruns do módulo II. Um forte abraço, Kathleen Nota 9 Nota 2 Planejamento, Implementação e Gestão em EAD Módulo Material Didático

42 Olá Claudia, Monica, Lucia e Cintia Estive acompanhando, passo-a-passo, esse fórum (em minha opinião um dos mais importantes do módulo), como observadora externa. Todas as participações foram tão boas que nem me atrevi a meter a colher dessa vez. Mas as colocações do quarteto fantástico, agora no fechamento da discussão, foram tão fantásticas, que não pude resistir... Perfeito, a interpretação do ator estabelece o perfil do personagem, de acordo com a intenção do diretor. O diretor, por sua vez, está ressonante com que intenção? A intenção do diretor está de acordo com o roteiro, seguido e respeitado por toda a equipe. O roteiro indica cenários, diálogos e textos que determinam as falas e atitudes dos personagens; Cada fato, cada palavra deve ter menos subjetividade e mais precisão para espectadores e alunos entenderem a informação. O bom uso e o reconhecimento da linguagem verbal são fundamentais, não importa em que mídia; Experiências e realidades pessoais são importantes para a significação de uma informação, quer em um filme, quer em uma aula. No entanto, a percepção com subjetividade não deve fazer parte do processo de comunicação de conteúdos educacionais essenciais. O que é essencial deve estar claro, de forma cristalina e precisa. Deixemos interpretações e percepções subjetivas para o que não compromete o fio condutor da nossa história. A busca pela expressão correta e ajustes nos textos escritos são exercícios fundamentais para a elaboração de bons roteiros, de bons materiais didáticos impressos (é fácil achar que algo está "escrito" onde, na verdade, é nossa interpretação que está "escrevendo"). Foi isso que fizemos ao longo de quase duas semanas. É isso que devemos exercitar ao escrevermos nossas aulas. A turma toda está de parabéns, a discussão está sendo rica, consistente, madura e precisa. Um abraço orgulhoso, Cristine Planejamento, Implementação e Gestão em EAD Módulo Material Didático

43 NOVE ASPECTOS DE DESIGN DE APRENDIZAGEM CONTEÚDO MÍDIA SUPORTE 9. Decida sobre o feedback por professores ou pares

44 Estudo realizado com 4 turmas de Ciências do ensino médio, com auxílio de rubricas.

45 Fazer pesquisa é caminhar do conhecido para o desconhecido. Fazer pesquisa é revelar uma realidade. O desafio maior para o pesquisador não é descrever, mas compreender. Hanna Arendt

46 QUANDO O SUBITAMENTE POSSÍVEL ENCONTRA O DESESPERADORAMENTE NECESSÁRIO Cristine Barreto Bruno PeixotoPaulo Miranda Diretora de Design Instrucional Fundaçaõ CECIERJ cristine.barreto@cecierj.edu.br Coordenadores de Design Instrucional Fundação CECIERJ

47 QUANDO O SUBITAMENTE POSSÍVEL ENCONTRA O DESESPERADORAMENTE NECESSÁRIO Cristine Barreto Obrigada! cristine.barreto@cecierj.edu.br


Carregar ppt "QUANDO O SUBITAMENTE POSSÍVEL ENCONTRA O DESESPERADORAMENTE NECESSÁRIO Cristine Barreto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google