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MEIOS DE HOSPEDAGEM.

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Apresentação em tema: "MEIOS DE HOSPEDAGEM."— Transcrição da apresentação:

1 MEIOS DE HOSPEDAGEM

2 OBJETIVO GERAL Contribuir para a formação técnica e operacional do Bacharel em turismo, utilizando bases da administração hoteleira, formando assim profissionais capazes de atuar na gestão dos diversos tipos de Meios de Hospedagem.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender a complexidade do setor de hospedagem e sua interface com a hospitalidade e o sistema de Turismo como um todo. Conhecer a estrutura e as operações básicas de um empreendimento de hospedagem e as técnicas administrativas desse tipo de empreendimento. Ter conhecimento dos cargos e funções dos setores de hospedagem. Discutir as práticas do setor de (M.E). Obter uma base da Gestão Operacional em qualquer (M.E).

4 METODOLOGIA Aulas expositivas com apoio de recursos de multimídia.
Dinâmica em grupos (estudo de caso), discussão de leituras direcionadas, seminários. Trabalho de pesquisa extra classe (individual ou em grupo. Análise crítica de leituras dirigidas. Visita técnica sempre que possível.

5 CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Participação nas atividades desenvolvidas durante as aulas. Realização de trabalhos individuais e em grupos. Avaliação Bimestral escrita. Entrega de trabalhos nas datas estipuladas. Relatório de viagem técnica (quando houver).

6 Para falarmos de (M.E) é necessário entendermos um pouco de Sociologia do Turismo.
Na segunda metade do Séc. XX, o Turismo alcançou amplitude sem precedentes devido, fundamentalmente, à ampliação do direito a férias remuneradas conquistadas pelos trabalhadores.

7 Assim: Do ponto de vista sociológico, o fenômeno “Turístico” desperta interesse por vários motivos: causa forte impacto nos indivíduos e grupos familiares que se deslocam...

8 Atualmente: O Turismo tornou-se um direito adquirido pela sociedade toda, fato esse reconhecido em documentos internacionais, como a Declaração de Manila a respeito do Turismo Mundial (1980) e o Código de Ética Mundial do Turismo (1999).

9 Turismo como fenômeno social
Foi no início do século XIX que surgiu o termo “TURISMO”, e pode-se afirmar que a partir daí foi possível distinguir e agrupar um conjunto de atividades que antes do uso desse termo eram conhecidas por outros nomes.

10 Viagens realizadas por motivos religiosos, terapêuticos, culturais, esportivos, ou para participação em feiras existiam há muito tempo, e seus DESDOBRAMENTOS ECONÔMICOS já eram conhecidos desde a Antiguidade pelos Gregos e Romanos.

11 Mas Somente com a criação do termo e o surgimento da “atividade turística” propriamente dita, cujo marco inicial é a viagem de Thomas Cook, é que um conjunto significativo de fenômenos sociais passaram a ser englobados sob uma mesma palavra, TURISMO.

12 Dessa forma concluímos que:
A escolha do DESTINO, por parte do Turista, levará em consideração os valores do grupo social a que pertence.

13 E para alojar, acomodar e dar segurança a esse Turista precisamos de:
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14 Lei Geral do Turismo - No ano de 2010
Aprovado o Decreto nº 7.381/2010, que regulamentou a referida Lei. A norma definiu as atribuições das instâncias responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor, bem como as regras para cadastramento, classificação e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos.

15 Trouxe ainda: Dispositivos que tratam da relação de consumo entre turistas e empresas, em consonância com o Código de Defesa do Consumidor. Disciplinou as atividades de meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos. Para estas atividades, segundo o Decreto, o cadastro no Sistema Cadastur do Ministério do Turismo é obrigatório.

16 Classificação hoteleira no Brasil
Outra relevante normatização apresentada em 2010 foi a elaboração da nova metodologia de classificação hoteleira no país. O modelo prevê sete tipos de meios de hospedagem – hotel, pousada, hotel-fazenda, hotel histórico, cama & café, flat e resort.

17 O sistema foi construído após uma análise da experiência de 24 países e de forma participativa, durante oficinas que contaram com a participação de empresários, acadêmicos e sociedade civil.

18 Os meios de hospedagem classificados serão identificados por estrelas e deverão atender a itens mandatários (obrigatórios) ou eletivos (flexíveis). Sendo um importante instrumento de comunicação, entre o turista e o mercado, sobre a qualidade dos empreendimentos hoteleiros brasileiros.

19 A ORIGEM DA ATIVIDADE HOTELEIRA
O hotel teve sua origem em paralelo ao desenvolvimento do comércio entre as cidades. As rotas comerciais na Ásia, Europa e África, na Antiguidade, originaram núcleos urbanos e o consequente surgimento de hospedarias para servir os viajantes que por ali passavam.

20 Na Idade Média, mosteiros também serviram como hospedagem para os viajantes. Hospedar, naquela época, era uma virtude espiritual e moral.

21 As estâncias hidrominerais da Antiguidade também foram fundamentais para o surgimento da hotelaria: a crença nas propriedades terapêuticas e curativas de suas águas levava pessoas a procurar tais locais. Essas temporadas de tratamento estimularam a criação de locais para acomodar aos visitantes.

22 Posteriormente, com a instituição da Monarquia na maioria dos países da Europa, os próprios palácios desempenharam o papel de hospedagens, sempre no contexto de cortesia.

23 A hospedagem, como atividade financeira, surge somente no final do século XVIII com a Revolução Industrial e o desenvolvimento do Capitalismo.

24 Após a Segunda Guerra Mundial, nos países desenvolvidos, houve um grande crescimento econômico e, por consequência, a ampliação da renda da população, o que acarretou um grande aumento no número de viajantes.

25 No Brasil A atividade hoteleira começou logo no período colonial, os viajantes hospedando-se nos casarões das cidades, nos conventos, nas grandes fazendas e, principalmente, nos ranchos à beira da estrada.

26 A chegada da corte real portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808 e, posteriormente, a abertura dos portos levaram a um aumento do fluxo de pessoas, fazendo com que casas de pensão, hospedarias e tavernas abrissem suas portas aos viajantes.

27 No início do século XX, a escassez de hotéis levou o Governador do Rio de Janeiro a criar o Decreto-Lei nº 1.100, de 23 de dezembro de 1907, que isentava de impostos municipais, por sete anos, os cinco primeiros hotéis que se instalassem na cidade.

28 Em 1908, foi inaugurado o primeiro grande hotel na cidade: chamava-se O Avenida e possuía 220 apartamentos. Somente a partir da década de 30 do século XX começaram a ser instalados os hotéis de grande porte. Sua ocupação era promovida pelos cassinos que funcionavam nas mesmas instalações. Porém, com a proibição dos jogos de azar, em 1946, muitos hotéis fecharam suas portas.

29 Com a criação da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) e do Fungetur (Fundo Geral de Turismo), retornaram os incentivos fiscais, promovendo nova ascensão do ramo. Nos anos 60 e 70, inicia-se a chegada de redes hoteleiras internacionais, marcando uma nova fase da hotelaria brasileira.

30 ATIVIDADES Façam um relato de como a Hotelaria se desenvolveu ao longo do tempo no Brasil e no Mundo. Qual é a origem da Hotelaria?

31 Mas, afinal, o que é um hotel?
TIPOS DE HOTÉIS Mas, afinal, o que é um hotel?

32 Para Castelli (1992) “O hotel é um estabelecimento comercial de hospedagem, que oferece aposentos mobiliados, com banheiro privativo, para ocupação iminente ou temporária, oferecendo serviço completo de alimentação, além dos demais serviços inerentes à atividade hoteleira”.

33 Os hotéis podem ser classificados basicamente em1:
Hotéis centrais: Localizam-se em áreas de intensa atividade comercial ou de lazer. Considerados hotéis urbanos. Próximos a restaurantes, teatros e sedes de empresas, entre outros. Hotéis não centrais: Encontram-se em locais de fácil acesso ao centro e principais pontos da cidade. Visam atender a uma demanda específica, como a de áreas de atrativos turísticos.

34 Hotéis econômicos: Devido a sua demanda ser de viajantes e executivos interessados somente em um bom apartamento para descansar, as instalações são mais simples, não necessitando de áreas de lazer, sauna, piscina e serviço de quarto 24 horas. Oferecem tarifas reduzidas, na proporção dos serviços prestados. Exemplos: hotéis de aeroportos, rodoviárias, entre outros.

35 Hotéis fazenda: São hotéis no meio rural, variando de uma simples pousada até um hotel de luxo, com infraestrutura de lazer. São instalações em ambiente rural com alguns elementos que lembram atividades agrícolas e pastoris.

36 Pousadas: Hotéis de pequeno porte, caracterizam-se por uma acomodação mais simples e informal.

37 Resorts: Grandes empreendimentos localizados próximos a atrativos da natureza. Subordinam-se a uma regulamentação para o equilíbrio ambiental, com instalações sofisticadas, classificação de quatro ou cinco estrelas. O primeiro resort brasileiro foi o Transamérica, localizado em Ilhéus (BA).

38 Apart-hotéis e flats: São conhecidos, também, como hotéis-residência. Voltados para um público que necessita de uma hospedagem mais longa. Costumam dispor de quarto, banheiro, sala e uma pequena cozinha.

39 Hotéis de selva: Localizam-se no meio de florestas. Possuem uma estrutura voltada ao lazer, tendo como público alvo a classe alta e os estrangeiros. Conhecidos também como lodges. São exemplos o Hotel Ariaú Amazon Towers e o Amazon Village, ambos no Amazonas.

40 Spas: Voltados a hóspedes interessados em benefícios para a saúde física e mental, além de cuidados com o corpo.

41 Hotéis-cassino: São hotéis em que a renda principal resulta dos jogos de azar. No Brasil, com a proibição desses jogos em 1946, este tipo de hotel deixou de existir. Exemplos mais conhecidos de hotéis de cassino são os da cidade de Las Vegas, nos EUA.

42 Hotéis de lazer: Localizam-se fora dos centros urbanos. Além de amplas áreas não edificadas, oferecem instalações, equipamentos e serviços especificamente destinados à recreação e ao entretenimento. Citamos, como exemplo, a Pousada do Rio Quente (GO).

43 Pensões: Habitações de caráter familiar que oferecem somente habitação. Dependendo da estrutura, pode ocorrer que o banheiro fique no corredor (banheiro coletivo).

44 Hotéis históricos: Antigas instalações reconhecidas pelo poder público por sua importância histórica. São muito comuns na Europa, onde castelos da época medieval são transformados em hotéis de luxo. Estão sujeitos a restrições de natureza arquitetônica e construtiva.

45 Motéis: Localizados próximos as rodovias, com diárias cobradas por horas. Muito utilizados nos Estados Unidos e na Itália. No Brasil, meio de hospedagem preferido para o encontro de casais.

46 Próxima Aula:


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