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Ciclo 2 – Reunião do Grupo de Mobilização. Agenda do dia  0h às 0h: Boas-vindas  0h às 0h: Avaliação do Ciclo 1  0h às 0h: Apresentação da temática.

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1 Ciclo 2 – Reunião do Grupo de Mobilização

2 Agenda do dia  0h às 0h: Boas-vindas  0h às 0h: Avaliação do Ciclo 1  0h às 0h: Apresentação da temática do Ciclo 2  0h às 0h: Intervalo  0h às 0h: Apresentação do Concurso Tempos de Escola  0h às 0h: Planejamento das ações de mobilização  0h às 0h: Encerramento

3 Avaliação do Ciclo 1

4 Compartilhando os resultados  Conquistas  O que contribuiu para esse resultado  Dificuldades encontradas na mobilização  Propostas de ação para reverter as dificuldades encontradas

5 Ciclo 2 : Sensibilização de alunos

6 Ciclo 2 Tema: Sensibilização de alunos Objetivo Sensibilizar os alunos sobre a importância da dedicação aos estudos para seu desenvolvimento pessoal e da sociedade Ação básica proposta Estimular a participação dos alunos no Concurso Tempos de Escola, garantindo envolvimento efetivo dos professores Parâmetro de meta  Participação de, no mínimo, 30% das escolas do município  Inscrição de, no mínimo, 50 redações por município

7 Questões iniciais A importância dos estudos para o desenvolvimento pessoal e da sociedade  O que a escola representa para vocês?  Que visão da educação vocês tinham quando eram estudantes e qual têm hoje?

8 Questões para debate A importância dos estudos para o desenvolvimento pessoal e da sociedade  Quem tem filhos, sobrinhos ou outros familiares em idade escolar? Qual é a relação que eles têm com a escola?  Vocês acham que, em geral, as crianças e jovens dão valor à educação? (Se a resposta for negativa: Quais seriam os motivos para a não valorização?)  A escola oferece informações suficientes para que os alunos percebam o valor da educação para a sua formação pessoal e profissional?  Quais são as melhores formas para levar essa importante informação aos alunos?  Como nós - enquanto pais, tios, avós, amigos e cidadãos - podemos ajudar os estudantes a valorizarem a escola e o conhecimento?

9 Estudos e pesquisas sobre a educação brasileira

10 A educação no Brasil Organização dos dados: Mozart Neves - um dos fundadores do movimento Todos Pela Educação e integrante do Conselho Nacional de Educação

11 O desafio “O maior desafio neste momento é garantir educação de qualidade para todos os brasileiros. E, para que isso seja possível, é preciso que todos façam a sua parte. O acompanhamento dos indicadores e das políticas públicas educacionais de nossos municípios, estados e do Brasil é imprescindível para avançarmos. É necessário que haja mobilização e compromisso de todos nós pela melhoria da qualidade da educação em nosso país”. Mozart Neves

12 A educação no Brasil Alfabetização e Analfabetismo, o que os estudos revelam: A não alfabetização até os 8 anos de idade pode impactar na aprendizagem futura Há 9,7% de analfabetos no Brasil com 15 anos ou mais de idade A tava de jovens considerados analfabetos funcionais (que apenas escrevem uma frase, mas não conseguem interpretar um texto) chega a 30%. No Nordeste, esse percentual é de quase 50%. Fontes: PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra a Domicílio) 2009 – IBGE; e movimento Todos Pela Educação

13 A educação no Brasil Família e escolaridade: algumas influências Fonte:Movimento Todos Pela Educação

14 A educação no Brasil Fonte: Fundo das Nações Unidas (UNICEF) Crianças com mães de baixa escolaridade têm três vezes mais possibilidade de morrer antes de completar 5 anos do que crianças com mães que têm alta escolaridade. Família e escolaridade: algumas influências

15 A educação no Brasil Educação infantil De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep):  Se a criança ingressar na escola a partir dos 4 anos de idade, suas chances de concluir o ensino médio crescem em 34%.  O atendimento escolar para todas as crianças e jovens de 4 a 17 anos é uma das metas do PNE. O Brasil não alcançou a meta de 91% prevista para 2007, ficando um pouco abaixo, com 90,4%. Um maior esforço precisa ser feito na pré-escola e nas matrículas do ensino médio para que a meta de 100% seja atingida até 2016.

16 A educação no Brasil Educação básica: conclusão dos ciclos e conteúdos aprendidos 24% dos alunos que concluem a 4ª série aprendem o esperado Dos alunos que concluem o EF, 10% aprenderam o esperado em matemática Dos alunos que concluem o EF, 25% dominam os conteúdos de língua portuguesa A taxa de abandono é de 58%

17 Você no Mercado de Trabalho Marcelo Neri - da Fundação Getúlio Vargas

18 Educação e trabalho 50% 55% 60% 65% 70% 75% 80% 85% 90% 95% 100% 012345678 9101112131415161718 anos de estudo Taxa de Ocupação 62,20% 73,29% 83,54% Prêmio educacional - Taxa de Ocupação População em Idade Ativa (PIA): 15 a 65 anos. Brasil, 2007 90,73% Ensino Fundamental 8 anos Ensino Médio 3 anos Ensino Superior 4 anos Pós-graduação 3 anos Pesquisa Educação e Emprego do Jovem. CPS/FGV e Instituto Votorantim, 2008 Fonte: CPS/FGV, a partir de microdados da Pnad/IBGE 2007 Trajetórias educacionais interrompidas comprometem a empregabilidade

19 R$ 500 R$ 1.000 R$ 1.500 R$ 2.000 R$ 2.500 R$ 3.000 R$ 3.500 R$ 4.000 R$ 4.500 R$ 5.000 012345678 9101112131415161718 anos de estudo Salário Médio R$ 711,11 R$ 910,09 R$ 2.194,54 R$ 4.454,69 Ensino Fundamental 8 anos Ensino Médio 3 anos Ensino Superior 4 anos Prêmio educacional - Salário médio População em Idade Ativa (PIA): 15 a 65 anos. Brasil, 2007 Pós-graduação 3 anos Pesquisa Educação e Emprego do Jovem. CPS/FGV e Instituto Votorantim, 2008 Fonte: CPS/FGV, a partir de microdados da Pnad/IBGE 2007 Cada ano de estudo que o brasileiro acumula em seu currículo gera um salto médio em seu salário de 15%. Educação e trabalho

20  Prêmio da educação - termo utilizado pelo pesquisador para medir os impactos nos salários e na ocupação obtidos com investimentos em educação pessoal.  O prêmio sofre aceleração na medida em que se somam os anos de estudo. Desta forma, o salário de uma pessoa sem qualquer grau de instrução tem um incremento de 6% quando ela alcança um ano de estudo.  Já um brasileiro com 15 anos de estudo, que corresponde à conclusão do terceiro grau, passa a ganhar 47% a mais quando agrega ao seu currículo mais um ano (que representa o fim do primeiro ano de um curso de pós-graduação).  A análise regional aponta que o Nordeste tem a maior taxa de retorno de educação (17,04% por ano de estudo) e o Sul (12,43% por ano de estudo), a menor.

21 Pausa para o café Retorno em 15 minutos

22 Concurso Tempos de Escola

23 Objetivo O Concurso Tempos de Escola é uma iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Canal Futura, que visa premiar redações de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas dos municípios participantes do projeto. Proposta Sensibilizar os estudantes sobre a importância da dedicação aos estudos e o valor da educação para seu desenvolvimento pessoal e da sociedade. Para isso, o Concurso estimula que os alunos produzam textos sobre o universo escolar, registrando histórias e vivências que marcam as relações, as conquistas e os desafios que o ambiente da educação na escola proporciona às pessoas. Iniciativa Duas edições já realizadas: 2009 e 2010.

24 Conversa sobre as redações vencedoras de 2010 (adaptar para cada cidade)  Ensino Fundamental Nome do aluno Escola Título da redação  Ensino Médio Nome do aluno Escola Título da redação Conversa sobre as redações

25  Qual é o valor da educação para as pessoas que contaram as experiências dos seus tempos de escola relatadas nas redações?  O que podemos compreender, a partir dos textos, sobre a trajetória da educação no nosso município?  Vocês conhecem outras histórias como essas que acabamos de ouvir?  Como podemos contribuir para a melhoria da educação da cidade? Conversa sobre as redações

26 CategoriaAnosTema Categoria 1: Ensino Fundamental I 3º ao 5º ano Memórias dos Tempos de escola Categoria 2: Ensino Fundamenta II 6º ao 9º anoAcontece na escola Categoria 3: Ensino Médio 1º ao 3º anoO valor da educação Formato Os textos devem ser, necessariamente, elaborados a partir de entrevistas e pesquisas feitas pelo aluno, além de trazer suas próprias reflexões. Calendário Inscrições: de 01 de maio a 31 de julho Divulgação: até 12 de setembro Eventos de premiação: outubro e novembro Concurso Tempos de Escola 2011

27 Critérios de avaliação  Preenchimento correto e veracidade das informações apresentadas na Ficha de Inscrição.  Qualidade do texto quanto ao domínio da norma-padrão da Língua Portuguesa: concordância, regência, pontuação, flexão, ortografia e pontuação.  Qualidade do texto quanto à forma de apresentação em acordo com os gêneros adotados.  Qualidade do texto quanto ao conteúdo: pauta adequada ao tema proposto, em termos de pertinência e relevância.  Qualidade do texto quanto à abordagem do tema: histórias bem contadas, com originalidade e criatividade. Concurso Tempos de Escola 2011

28 Premiação para alunos Concurso Tempos de Escola 2011 Categoria 1Categoria 2Categoria 3 Bicicleta Caloi Aro 20 Câmera fotográfica digital Sony Netbook HP mini  Publicação do texto em um livro coletivo a ser divulgado em 2012  Publicação do texto no Blog Educação  Diploma de participação  Kit de livros Premiação para professores e escolas  Kit de livros  Certificado de participação em nome do Instituto Votorantim  Acesso à plataforma FuturaTec do Canal Futura

29 Prêmio Nacional Serão premiados também um texto de cada categoria como Destaque Nacional. Premiação  1 computador para cada aluno vencedor  1 computador para os professores orientadores dos alunos vencedores  Os textos serão tema de reportagem produzida pelo Canal Futura Concurso Tempos de Escola 2011

30 Desafio proposto Garantir a inscrição de, no mínimo, 50 redações por município e a participação de, pelo menos, 30% das escolas

31 Planejamento das ações de mobilização

32 Planejamento de mobilização Sugestões de atividades a serem desenvolvidas (Atenção: adaptar conforme o grupo de mobilização presente)  Para os funcionários ou agentes-chave - Fazer visitas às escolas do município para divulgar o concurso aos professores e alunos. Eles podem ir às salas de aula e contar como foi sua relação com a escola e o valor dos estudos para a sua vida. É interessante levar, para este momento, fotos, objetos, boletins e experiências que marcaram sua trajetória escolar.  Para os funcionários - Divulgar internamente na sua Unidade o concurso (por meio de comunicados, e- mails, apresentações no Minuto de Segurança ou demais reuniões), convidando os outros funcionários a incentivarem seus filhos a participarem também. - Organizar grupos de trabalho para receber os alunos na Unidade e ajudarem os mesmos a fazer as inscrições no Blog Educação.

33 Planejamento de mobilização Sugestões de atividades a serem desenvolvidas  Para a imprensa local - Divulgar o período de inscrições para o concurso e como os alunos podem participar. Para tornar o momento mais interessante, o comunicador pode ainda convidar o aluno vencedor de 2010 para ler a redação e motivar outros estudantes. - Promover oficinas de formação com os alunos nas escolas, incentivando-os a produzirem textos, por exemplo, em formato de notícia ou reportagem.  Para a equipe da Secretaria de Educação - Apoiar as ações de mobilização, realizando reuniões com os diretores e coordenadores para explicar o projeto, o tema do ciclo e as metas.  Para os diretores escolares -Apresentar o concurso para a equipe escolar em reuniões internas e para a comunidade nas reuniões de pais ou do Conselho Escolar, divulgando também os materiais de comunicação na unidade escolar.

34 Planejamento de mobilização Sugestões de atividades a serem desenvolvidas (Atenção: adaptar conforme o grupo de mobilização presente)  Para os coordenadores pedagógicos - Ajudar os professores a desenvolverem atividades em sala de aula que estimulem a escrita e abordem o tema da valorização dos estudos.  Para os professores - Conversar com os alunos em sala de aula sobre o tema do ciclo e promover atividades que incentivem os estudantes a participarem do concurso, acompanhando toda a produção dos textos e inscrição dos mesmos na premiação.  Para os familiares - Incentivar seus filhos e outras crianças e jovens da família a se inscreverem no concurso contando um pouco de sua experiência como estudante e relatando a importância do conhecimento adquirido na escola para seu desenvolvimento profissional e pessoal.

35 Planejamento de mobilização Sugestões de atividades a serem desenvolvidas  Para os comerciantes -Colar cartazes em seus estabelecimentos e conversando com os pais e estudantes do seu bairro que frequentam seu comércio.  Para os lideres religiosos -Promover debates, junto aos grupos de jovens, por exemplo, sobre o valor da educação em suas vidas e incentivá-los a participar também do concurso.

36 Planejamento de mobilização Definições das atividades e responsáveis (Imprima o Plano de Trabalho – Anexo I, disponíveis no Caderno 2) Descrição da ação Previsão de data Funcionário/ Agente-chave responsável Local Nº de pessoas a serem envolvidas Nº de escolas envolvidas Nº de redações inscritas (acompanhar)

37 Próximos passos

38 Ciclo 2 – Reunião do Grupo de Mobilização


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