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Os sistemas de informação classificam-se em:

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0 Professor: Geovane Paulo Sornberger
SISTEMAS OPERACIONAIS, SISTEMAS DE GESTÃO E SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO Professor: Geovane Paulo Sornberger

1 Os sistemas de informação classificam-se em:
- Sistemas de Informações de Apoio às Operações; e - Sistemas de Apoio à Gestão.

2 Sistemas de Apoio às Operações
“Sistemas de Informações Operacionais”. Ligados ao aspecto físico-operacional. Necessidade da administração operacional. Auxiliar a execução de funções operacionais: Estocagem, produção, vendas, faturamento, manutenção, etc. Controle de estoque, Controle de compras, planejamento de vendas, controle patrimonial, etc.

3 SIGE

4 Sistemas de informações operacionais
Sistemas Nível Operacional O principal propósito de sistemas nesse nível é responder questões de rotina: Quantas peças existem no estoque? O que aconteceu com o pagamento do Sr. Uhlmann? Qual o tamanho da folha de pagamento este mês?

5 Sistemas de informações operacionais
Para responder esses tipos de questões a informação deve ser facilmente acessível, atual e precisa. Exemplos de sistemas a nível operacional: Sistema para armazenar depósitos bancários a partir de máquinas automáticas; Sistema para acompanhar o número de horas trabalhadas por dia pelos empregados de chão de fábrica.

6 Sistemas de Apoio à Gestão
Ligados ao aspecto econômico-financeiro. Usados pelas áreas administrativa e financeira. Auxiliar no planejamento e controle financeiro e avaliação de desempenho do negócio: Sistemas de custos, orçamento, planejamento de caixa, Sistemas de Informações Contábeis, etc. Expressão econômico-financeira dos Sistemas de Apoio às Operações.

7 Sistemas de apoio a gestão - Nível Gerencial
Esses sistemas freqüentemente respondem questões “o que ... se”: Qual seria o impacto nos cronogramas de produção se dobrássemos as vendas no mês de dezembro? O que poderia acontecer ao nosso retorno de investimento se o cronograma da fábrica fosse atrasado por seis meses? Respostas a essas questões exigem novos dados de fora da organização assim como dados internos que não podem ser obtidos dos sistemas a nível operacional.

8 Integração entre os Sistemas de Apoio às Operações e os Sistemas de Apoio à Gestão. Para que o sistema global de informações empresariais funcione adequadamente a um custo aceitável, é necessária a perfeita integração desses dois grandes grupos de sistema.

9 Integração e navegabilidade
Tratamento e apresentação podem variar, mas o dado deve ser o mesmo em todos os níveis. Nota fiscal de venda: dados do comprador; produtos e quantidades vendidas; impostos explícitos (ICMS, ISS, IPI, etc.); impostos implícitos (PIS, Cofins); valor líquido da venda; resultados financeiros (vendas a prazo).

10 Sistemas de Apoio à Decisão
“Sistemas de Suporte à Decisão” e “Sistemas de Informações Executivas”. Ligados ao aspecto administrativo (gerencial). Modelos de contabilidade gerencial para problemas de planejamento não-estruturados e estratégicos: Adicionar ou abandonar linhas de produção, escolha de canais de distribuição, fazer/comprar, etc. Usam as bases de dados dos outros sistemas.

11 Sistema de Informação de Apoio à Decisão Podemos definir sistemas de suporte à decisão como sistemas em extensão dos modelos de Contabilidade Gerencial para manuseio de problemas de planejamento semi-estruturados e estratégicos, tais como: adicionar ou abandonar linhas de produtos, decisões de fazer ou comprar, etc.

12 Sistemas de informação de apoio à decisão – Nível Estratégico
São projetados para apoiar as atividades de planejamento de longo alcance dos gerentes sênior. Seu principal interesse é conciliar alterações no ambiente externo com a capacidade organizacional existente. Esses sistemas freqüentemente respondem à questões: Quais serão os níveis de emprego em 5 anos? Que produtos deverão ser produzidos em 5 anos? Quais são as tendências de custo industrial a longo prazo e aonde nossa firma se encaixa?

13 SISTEMA DE INFORMAÇÃO EMPRESA
- Estrutura e Integração dos Sistemas de Informações Sistemas de Apoio à Decisão Sistema de Apoio à Gestão Sistema de Apoio às Operações

14 Relação entre os sistemas de informação
(Adaptado de: PADOVEZE, Clóvis L. Sistemas de Informações Contábeis. São Paulo: Atlas, 2004) Sistemas de Apoio à Decisão de Apoio à Gestão de Apoio às Operações Informações Estratégias Controle Número de funcionários, vendas, devoluções, faturamento, etc. Mercado, concorrentes, PIB, população, importações, etc.

15 Professor: Geovane Paulo Sornberger
Sistemas Integrados de Gestão Empresarial – SIGE (ERP - Enterprise Resource Planning) Professor: Geovane Paulo Sornberger

16 Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (Sige) São os sistemas que unem e integram todos os subsistemas componentes dos sistemas operacionais e dos sistemas de apoio a gestão, através de recursos da tecnologia de informação, de forma tal que todos os processos de negócios da empresa possam ser visualizados em termos de um fluxo dinâmico de informações que perpassam todos os departamentos e funções.

17 Fatores que Conduzem ao SIGE
Três são os principais fatores: - Movimento de integração mundial das empresas transnacionais, exigindo tratamento único e em tempo real das informações. - A tendência de substituição de estruturas funcionais por estruturas ancoradas em processos. - A integração, viabilizada por avanços na tecnologia de informação, dos vários sistemas de informação em um sistema único.

18 Integração Interfuncional: Os Processos de Negócios
A base da integração interfuncional é o que denominamos de visão de fluxo. Todos os subsistemas que têm necessidade de se comunicar com outros subsistemas devem fazê-lo de forma total, independentemente de quais áreas, setores ou departamentos sejam responsáveis por determinadas informações ou mesmo subsistemas. Com isso, o que prevalece é a visão funcional e dos processos de negócios, em vez de setores, departamentos ou divisões. Em outras palavras, a base do Sige é a integração horizontal, que se sobrepõe à hierarquia da empresa, ou seja, a disposição vertical.

19 Abrangência do Sige A proposta do Sige é a construção de um sistema de informação que atenda a empresa como um todo dentro de um conceito de integração total. Assim, todos os subsistemas de informação necessários para a gestão do sistema empresa deverão ser coberto pelo Sige, que integrarão todas as áreas e necessidades informacionais da produção, comercialização e administração.

20 SIGE em Resumo “Planejamento de Recursos Empresariais”
Integração, consolidação e aglutinação de todas as informações necessárias à gestão. Unem os sistemas de apoio operacional e de apoio à gestão, passando uma idéia de fluxo. Permitem uma visão horizontal e de processo. O Sistema de Informações Contábeis deve ser integrado ao SIGE.

21 Influências Tratamento único, e em tempo real, dos dados.
Influência da integração mundial das multinacionais (devida à globalização). Substituição das estruturas funcionais por estruturas baseadas em processos. Avanços na tecnologia da informação. Alteração visão de integração: Integração por interface → Visão de fluxo

22 Abrangência e subsistemas
(Adaptado de: PADOVEZE, Clóvis L. Sistemas de Informações Contábeis. São Paulo: Atlas, 2004) Gerenciamento de projetos Logística Tesouraria Livros fiscais Serviços Contabilização Projetos Produção Contas a receber Entradas Contas a pagar Estrutura de produtos Contabilidade Orçamento Vendas Marketing Faturamento e Clientes Folha de pgto. Ponto eletrônico Gestão patrimonial RH Qualidade Capacidade de produção Custos e Preço de venda Administração de estoques Fornecedores e compras Engenharia Planejamento Comissões Pagamentos Pedidos e Crédito

23 Sistemas especialistas
“Best of breed” Pouca (ou nenhuma) preocupação com navegabilidade de dados. Foco em determinada área operacional: gestão de recursos humanos (conhecimento); planejamento de compras (estoque ótimo); planejamento de projetos (alocação de recursos); controle patrimonial, etc.

24 Comparativo: SIGE x Best of breed
Vantagens: única solução de venda; maior viabilidade (novas tecnologias); proposta abrangente. Vantagens: especialização; curto período de implantação; maior capacidade de parametrização. Desvantagens: longo período de implantação; diversidade. Desvantagens: desaparecimento do produtor; poucas opções de intercomunicação.

25 Comentários adicionais sobre SIGE
Redução do tempo de implantação: Implantação modular. Processo educacional: Força maior integração entre as áreas da organização. Melhores práticas (best practices): fornecedor incorpora características do cliente no módulo; cliente deve adaptar-se ao módulo ou configurá-lo para suas necessidades (customização).

26 FIM Obrigado!


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