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VIRADA CULTURAL ENEM – BIOTÉCNICO

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Apresentação em tema: "VIRADA CULTURAL ENEM – BIOTÉCNICO"— Transcrição da apresentação:

1 VIRADA CULTURAL ENEM – BIOTÉCNICO

2 A Física e a Matemática no ENEM: Os desafios das ciências exatas
Professores: Hamilton Vinícius Héric Araújo

3 Você gosta de Física ou Matemática?
SIM OU NÃO ?

4 ONDE ESTÁ O PROBLEMA?

5 Disciplinas de difícil entendimento para alguns alunos, matemática e física são cobradas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com conteúdos mais básicos e de forma menos "conteudista" se comparadas a questões das mesmas matérias em outros processos seletivos. No ENEM é necessário entender bem o “procedimento matemático", pois são explorados temas mais básicos, o que não faz com que a prova seja fácil. Deve-se ter uma visão ampla e prática dos conteúdos que, muitas vezes, são estudados apenas em conceitos na sala de aula.

6 DESAFIOS, DIFICULDADES E DICAS:
1.Conhecer as regras do jogo EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): II. Compreender fenômenos (CF) III. Enfrentar situações-problema (SP) IV. Construir argumentação (CA) V. Elaborar propostas (EP)

7 DESAFIOS, DIFICULDADES E DICAS:
Competências e Habilidades Matrizes de referência (conteúdo)

8 DESAFIOS, DIFICULDADES E DICAS:
2.Preguiça para investigar “Pensar é para poucos !!!!!!” - Não “pense” em apenas procurar números, despejá-los em uma fórmula e chegar a uma resposta. - Leia o texto base com atenção, e fique atento a figuras que dão suporte a algumas questões.

9 DESAFIOS, DIFICULDADES E DICAS:
3.Ansiedade e automatismo Não conseguiu resolver a questão ? Não procure na internet e nem o seu professor imediatamente, repense a estratégia que utilizou e tente outra vez. Lembre-se: “Ainda não foi criada uma fórmula que resolve tudo”. Tente compreender os fenômenos e chegar a uma resposta através deles.

10 DESAFIOS, DIFICULDADES E DICAS:
4.Evite ajeito Ao estudar, evite a famosa “gambiarra”. Não conseguiu resolver a questão evite verificar gabarito e forçar resultados.

11 DESAFIOS, DIFICULDADES E DICAS:
5.Dedicação e treinamento Faça do seu momento de estudo uma situação mais real possível com a do dia da prova. Evite calculadora.(NO DIA DA PROVA PODE LEVAR??) Reescreva a fórmula novamente em cada questão que utilizar. Seja rápido ao resolver suas questões, mas sem ser displiscente.

12 DESAFIOS, DIFICULDADES E DICAS:
6.Conhecimentos básicos Dominar as operações matemática básicas. Conhecer os números inteiros, mas também os irracionais e os racionais (os temidos NÚMEROS DECIMAIS E FRAÇÕES)

13 (ENEM) Segundo a Associação Brasileira de Alumínio (ABAL), o Brasil foi o campeão mundial, pelo sétimo ano seguido, na reciclagem de latas de alumínio. Foi reciclagem 96,5% do que foi utilizado no mercado interno em 2007, o equivalente a 11,9 bilhões de latinhas. Este número significa, em média, um movimento de 1,8 bilhão de reais anuais em função da reutilização de latas no Brasil, sendo 523 milhões referentes à etapa da coleta, gerando, assim, “emprego” e renda para cerca de 180 mil trabalhadores, Essa renda, em muitos casos, serve como complementação do orçamento familiar e, em outros casos, como única renda da família. Revista Conhecimento Prático Geografia, nº.22. (adaptado) Com base nas informações apresentadas, a renda média mensal dos trabalhadores envolvidos nesse tipo de coleta gira em torno de A) R$173, B) R$242, C) R$343,00. D) R$504, E) R$841,00.

14 (ENEM-2010) Um consumidor desconfia que a balança do supermercado não está aferindo corretamente a massa dos produtos. Ao chegar a casa resolve conferir se a balança estava descalibrada. Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica, contendo 1,0 litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de 1,5 litro e também que a porção não ficara totalmente submersa, com 1/3de seu volume fora d’água. Para concluir o teste, o consumidor, com ajuda da internet, verifica que a  densidade dos legumes, em questão, é a metade da densidade da água, onde, ρágua= 1 g/cm³. No supermercado a balança registrou a massa da porção de legumes igual a 0,500 kg (meio quilograma).Considerando que o método adotado tenha boa precisão, o consumidor concluiu que a balança estava descalibrada e deveria ter registrado a massa da porção de legumes igual a: A) 0,073 kg. B) 0,167 kg. C) 0,250 kg. D) 0,375 kg. E) 0,750 kg

15 DESAFIOS, DIFICULADADES E DICAS:
7.Gráficos e Tabelas Entender o que é mostrado no gráfico. Analisar seus eixos coordenados. Analisar linhas e colunas das tabelas.

16 (ENEM-2008) O gráfico a seguir modela a distância percorrida, em km, por uma pessoa em certo período de tempo. A escala de tempo a ser adotada para o eixo das abscissas depende da maneira como essa pessoa se desloca. Qual é a opção que apresenta a melhor associação entre meio ou forma de locomoção e unidade de tempo, quando são percorridos 10 km? a) carroça – semana b) carro – dia c) caminhada – hora d) bicicleta – minuto e) avião – segundo

17 (ENEM) A importância do desenvolvimento da atividade turística no Brasil relaciona-se especialmente com os possíveis efeitos na redução da pobreza e das desigualdades por meio da geração de novos postos de trabalho e da contribuição para o desenvolvimento sustentável regional. No gráfico são mostrados três cenários – pessimista, previsível, otimista – a respeito da geração de empregos pelo desenvolvimento de atividades turísticas. De acordo com o gráfico, em 2009, o número de empregos gerados pelo turismo será superior a A) no cenário previsível. B) no cenário otimista. C) e inferior a no cenário previsível. D) e inferior a no cenário pessimista. E) e inferior a no cenário otimista

18 ASSUNTOS MAIS COBRADOS (últimos 3 anos)

19 (ENEM/2010) Em um casamento, os donos da festa serviam champanhe aos seus convidados em taças com formato de um hemisfério (Figura 1), porém um acidente na cozinha culminou na quebra de grande parte desses recipientes. Para substituir as taças quebradas, utilizou-se um outro tipo com formato de cone (Figura 2). No entanto, os noivos solicitaram que o volume de champanhe nos dois tipos de taças fosse igual. Considere: Sabendo que a taça com o formato de hemisfério é servida completamente cheia, a altura do volume de champanhe que deve ser colocado na outra taça, em centímetros, é de a) 1, b) 6, c) 12,00. d) 56,52. e)113,04.

20 ASSUNTOS MAIS COBRADOS (últimos 3 anos)

21 (ENEM) A música e a matemática se encontram na representação dos tempos das notas musicais, conforme a figura seguinte. Um compasso é uma unidade musical composta por determinada quantidade de notas musicais em que a soma das durações coincide com a fração indicada como fórmula do compasso. Por exemplo, se a fórmula de compasso for 1/2, poderia ter um compasso ou com duas semínimas ou uma mínima ou quatro colcheias, sendo possível a combinação de diferentes figuras. Um trecho musical de oito compassos, cuja fórmula é 3/4, poderia ser preenchido com a) 24 fusas. b) 3 semínimas. c) 8 semínimas. d) 24 colcheias e 12 semínimas. e) 16 semínimas e 8 semicolcheias.

22 ASSUNTOS MAIS COBRADOS (últimos 3 anos)

23 (ENEM) Uma empresa possui um sistema de controle de qualidade que classifica o seu desempenho financeiro anual, tendo como base o do ano anterior. Os conceitos são: insuficiente, quando o crescimento é menor que 1%; regular, quando o crescimento é maior ou igual a 1% e menor que 5%; bom, quando o crescimento é maior ou igual a 5% e menor que 10%; ótimo, quando é maior ou igual a 10% e menor que 20%; e excelente, quando é maior ou igual a 20%. Essa empresa apresentou lucro de R$ ,00 em 2008 e de R$ ,00 em 2009. De acordo com esse sistema de controle de qualidade, o desempenho financeiro dessa empresa no ano de 2009 deve ser considerado A) insuficiente. B) regular. C) bom. D) ótimo. E) excelente.

24 ASSUNTOS MAIS COBRADOS (últimos 3 anos)

25 (ENEM-2013) Na aferição de um novo semáforo, os tempos são ajustados de modo que, em cada ciclo completo (verdeamarelo- vermelho), a luz amarela permaneça acesa por 5 segundos, e o tempo em que a luz verde permaneça acesa seja igual a 2/3 do tempo em que a luz vermelha fique acesa. A luz verde fica acesa, em cada ciclo, durante X segundos e cada ciclo dura Y segundos. Qual é a expressão que representa a relação entre X e Y? A) 5X − 3Y + 15 = 0 B) 5X − 2Y + 10 = 0 C) 3X − 3Y + 15 = 0 D) 3X − 2Y + 15 = 0 E) 3X − 2Y + 10 = 0

26 ASSUNTOS MAIS COBRADOS (últimos 3 anos)

27 ASSUNTOS MAIS COBRADOS (últimos 3 anos)

28 ASSUNTOS MAIS COBRADOS (últimos 3 anos)

29 ASSUNTOS MAIS COBRADOS (últimos 3 anos)

30 ASSUNTOS MAIS COBRADOS (últimos 3 anos)

31 (ENEM-2009) Uma estudante que ingressou na universidade e, pela primeira vez, está morando longe da sua família, recebe sua primeira conta de luz: Se essa estudante comprar um secador de cabelos que consome W de potência e considerando que ela e suas 3 amigas utilizem esse aparelho por 15 minutos cada uma durante 20 dias no mês, o acréscimo em reais na sua conta mensal será de a) R$ 10,00 b) R$ 12,50 c) R$ 13,00 d) R$ 13,50 e) R$ 14,00

32 ASSUNTOS MAIS COBRADOS (últimos 3 anos)

33 (ENEM-2011) Uma das modalidades presentes nas olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta estão representadas na figura: Desprezando-se as forças dissipativas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia seja conservada, é necessário que

34 Desprezando-se as forças dissipativas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia seja conservada, é necessário que (A) a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica representada na etapa IV. (B) a energia cinética, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV. (C) a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III. (D) a energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV. (E) a energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa III.

35 ASSUNTOS MAIS COBRADOS (últimos 3 anos)

36 Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético. As representações esquemáticas da força de atrito fat entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respectivamente, são:

37 ASSUNTOS MAIS COBRADOS (últimos 3 anos)

38 OBRIGADO !!!!!! E VAMOS FAZER UM SELFIE?


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