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Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.

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Apresentação em tema: "Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.

2 Antigamente, acreditava-se que as crianças aprendiam apenas recebendo informações de um professor, que explicava, ditava regras, mostrava figuras e os alunos, ouviam ou copiavam e decoravam. Quando não aprendia, culpava-se a criança ou falta de “jeito” do professor. Atualmente existem outras idéias sobre aprendizagem. Elas são o produto do trabalho de certos educadores e psicólogos, o campo de estudos desses pesquisadores chama-se Psicologia Cognitiva. Os pesquisadores da Psicologia Cognitiva também elaboraram idéias sobre o que é aprender. Eles declaram que aprender com compreensão é um processo pessoal, que acontece dentro da cabeça de cada um, exigindo que o aprendiz pense por si próprio.

3 Os conceitos da Psicologia Cognitiva aplicam-se ao conhecimento e à aprendizagem em geral e naturalmente valem para o conhecimento matemático. Essas idéias não, negam completamente as idéias antigas sobre o aprendizado. É possível aprender recebendo informações, treinando e decorando, porém através da Psicologia Cognitiva o aprendizado é com compreensão. A psicologia estudou também quais objetos ou atividades ajudam a aprender. Ela tem mostrado que o pensamento e o aprendizado da criança desenvolvem-se ligados à observação e investigação do mundo. Por exemplo, as crianças que tiveram oportunidade de praticar relações comerciais costumam ser mais capazes de resolver problemas matemáticos envolvendo esses assuntos do que crianças que não tiveram tais experiências.

4 A matemática e a necessidade de materiais concretos
No caso da matemática parece ser mais difícil fazer a criança explorar o mundo à sua volta, porque as noções matemáticas nem sempre aparecem com clareza nas situações do cotidiano. Por isso, procura-se criar um mundo artificial q facilita a exploração pela criança. Esse mundo artificial é constituído, em grande parte, por materiais concretos que a criança pode manipular, montar, etc... Exemplos desses materiais concretos são o ábaco e o material dourado. Eles são utilizados na aprendizagem das regras de nosso sistema de numeração e das técnicas operatórias, temas fundamentais da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Além do ábaco e do material dourado, existem muitos outros materiais que podem ser usados no aprendizado da matemática.

5 A utilização adequada dos materiais
Primeiro, o material deve ser oferecido às crianças antes das explicações teóricas e do trabalho com lápis e papel. É preciso que os alunos tenham tempo e liberdade para explorar o material, brincar um pouco com ele, fazer descobertas sobre sua organização. A partir da observação e manipulação, da troca de idéias entre alunos e entre estes e o professor é que as relações matemáticas começam a ser percebidas e enunciadas. O professor deve então, aos poucos, ir organizando esses conhecimentos.

6 Alguns Materiais Pedagógicos Concretos para o Ensino da Matemática.
1) Blocos Lógicos: Uma criança entenderá melhor os números e as operações matemáticas se puder torná-los palpáveis. De fato, materiais concretos como os blocos lógicos, fazem as crianças arrancar no raciocínio abstrato. Sua função não é a de ensinar a fazer contas e sim a de correspondência e classificação. Um jogo de blocos lógicos contém 48 peças divididas em três cores(amarelo, azul e vermelho), quatro formas(circulo, quadrado, triângulo e retângulo) , dois tamanhos (grandes e pequenos) e duas espessuras (fino e grosso). Essa atividade pretendem desenvolver as habilidades de comparação e classificação, que são dois processos mentais básicos na aprendizagem de matemática.

7 2) Ábaco:primeira máquina de calcular criada pelo homem, há mais de 5
2) Ábaco:primeira máquina de calcular criada pelo homem, há mais de anos, provavelmente teve origem na mesopotâmia. O ábaco é um dispositivo de cálculo aritmético. Normalmente é formado em um quadro de madeiras com cordas ou arames transversais, correspondentes cada um a uma posição digital e nos quais estão os elementos de contagem que podem fazer-se deslizar livremente. Permite fazer as quatros operações básicas da matemática. Existem vários tipos diferentes de ábacos, mas todos obedecem basicamente aos mesmo princípios. Até hoje o ábaco é utilizado para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair. Os gregos e romanos, na antiguidade, utilizavam o ábaco para calcular, e depois os chineses e japoneses o aperfeiçoaram.

8 3) Material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão, que representam;

9 4) Geoplano: é um pedaço de madeira, de forma quadrada, com vários pregos cravados, a meia altura, formando um quadriculado. É importante ressaltar que a distância de um prego para outro, tanto na horizontal quanto na vertical, é a mesma. O Geoplano é um recurso utilizado para auxiliar os professores no trabalho com figuras e formar geométricas planas. A geometria é um conteúdo matemático que pode ser bem explorado para a resolução de problemas e tem muitas aplicações que aparecem no mundo real. 5) Tangram:é o quebra-cabeça chinês antigo. O nome significa “7 tabuas da sabedoria”. Ele é composto de sete peças que podem ser posicionadas de maneira a forma um quadrado: 5 triângulos de três tamanhos distintos; 1 quadrado e 1 paralelogramo. Todas as peças devem ser usadas e não é permitido sobrepor as peças.

10 Figuras que podem ser formadas com as peças do Tangram.

11 Com o uso do Tangram o professor pode trabalhar:
Identificação; Comparação; Descrição; Classificação; Desenhos e formas geométricas; Compreensão das propriedades das figuras geométricas planas; Noções de áreas; Frações; Visualização e representação de figuras planas;


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