A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Discentes: Dayane Santos Iraildes Assunção Jozilene Assis Lisânia Reis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Discentes: Dayane Santos Iraildes Assunção Jozilene Assis Lisânia Reis"— Transcrição da apresentação:

1 Discentes: Dayane Santos Iraildes Assunção Jozilene Assis Lisânia Reis
Universidade do Estado da Bahia - UNEB Departamento de Educação – Campus XV Componente curricular – TEC I Docente – Andréa Lago Discentes: Dayane Santos Iraildes Assunção Jozilene Assis Lisânia Reis Maiane Oliveira Silvana Santos

2 Maria Luiza Belloni Foi professora e pesquisadora na UFBA, na UnB e na UFSC. É pesquisadora nas áreas de sociologia, comunicação e ciências da educação. Após ter estudado as dimensões políticas e educativas de imprensa e da televisão, seus trabalhos voltaram-se, a partir dos anos 1980, para a pesquisa sobre as relações de crianças e adolescentes com as mídias.

3 O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
Da tecnologia à comunicação educacional

4 A integração das TIC à educação só faz pleno sentido se realizada em dupla dimensão: como ferramentas pedagógicas e como objetos de estudo. Integrar as TIC aos processos educacionais significa: Ir além das práticas meramente instrumentais. Ir além da visão apocalíptica. Dar um salto qualitativo na formação dos professores.

5 “Somente uma abordagem integradora que considere ao mesmo tempo estas duas dimensões poderá dar conta da complexidade do problema e propiciar uma apropriação ativa e criativa destas tecnologias pelo professor e pelo aluno” (JACQUINOT, 1997).

6 A cibercultura e a métafora do impacto
Mcluhan profetizou a realidade virtual (meios de comunicação como extensões dos sentidos humanos). Levy criou as metáforas: da “ máquina universo ” (rede), da “ inteligência coletiva ” e da “ virtualização ”. Baudrillard profetizou a “ virtualização do real ”.

7 A sociedade digitalizada
O desenvolvimento das TIC se deve a três fenômenos: Miniaturização; Digitalização e Redes telemáticas É preciso valorizar o mundo real dos sujeitos, considerá-los como protagonistas de sua história e não como “receptores” de mensagem e consumidores de produtos culturais.

8 Tecnologias e educação
As TIC estão cada vez mais presentes na vida cotidiana e precisam se integrar à educação como “ ferramentas pedagógicas”. O indivíduo precisa desenvolver capacidades para integra-se ao mercado de trabalho do séc. XXI.

9 Surge a necessidade de formação: Inicial - Reformulação dos currículos e métodos de ensino. Continuada – esforço coordenado entre o campo educacional e econômico. Tecnologias de educação e comunicação: virtualidades técnicas virtudes pedagógicas

10 Mediatização da tecnologia à comunicação educacional
Midiatizar significa conceber metodologias de ensino e estratégias de utilização de materiais de ensino/ aprendizagem que potencializem ao máximo as possibilidades de aprendizagem autônoma.

11 Novos professores, outros alunos
“A figura do professor individual tende a ser substituída pelo professor coletivo” (BELLONI, 1999). O professor terá que aprender a ensinar a aprender. Novos professores, outros alunos

12 A noção de educação para as mídias abrange todas as maneiras de estudar, de aprender e de ensinar em todos os níveis [...] [Unesco, 1984]

13 Acostumados, desde crianças já, com as tecnologias em seu cotidiano (computador, celular, aparelhos de MP3, DVD, iphone...), ficar 4 horas por dia trancafiados numa sala de aula presos a uma carteira com vista para um quadro de giz e um ser falante, convenhamos, não é tão estimulante assim para os nossos alunos.

14 Referência BELLONI, M. L. Da tecnologia à Comunicação educacional. In:____. O que é mídia-educação. 3. ed. rev. - Campinas, SP: Autores associados, 2009, p JACQINOT. G. Image et pé dagogie. Paris: PUF, 1997. UNESCO. Éducation aux médias. Paris: Unesco, 1984. Acesso em Acesso em


Carregar ppt "Discentes: Dayane Santos Iraildes Assunção Jozilene Assis Lisânia Reis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google