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Custos para decisão.

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Apresentação em tema: "Custos para decisão."— Transcrição da apresentação:

1 Custos para decisão

2 O conceito de relevância
Que é informação relevante? Ela depende da decisão a ser tomada. A tomada de decisão, essencialmente, envolve escolher entre diversos cursos de ação.

3 O conceito de relevância
Qual é o papel do contador na tomada de decisão? É basicamente o de um técnico especialista em análise econômico-financeira. O contador auxilia os gestores a focalizar as informações relevantes.

4 Informação relevante Informação relevante é a predição da receita e do custo futuros que diferirão entre as alternativas existentes.

5 Implementação e avaliação Feedback (retroalimentação)
O processo de decisão (A) (B) (1) Informação histórica Outras informações (2) Predições como entrada para o modelo de decisão Método de predição (3) Decisões dos gestores com apoio do modelo de decisão Modelo de decisão (4) Implementação e avaliação Feedback (retroalimentação)

6 Definição do modelo de decisão
Modelo de decisão é qualquer método utilizado para fazer uma escolha, algumas vezes exigindo elaborados procedimentos quantitativos.

7 Acurácia e relevância No melhor de todos os mundos possíveis,
a informação usada para a tomada de decisão seria perfeitamente relevante e acurada.

8 Acurácia e relevância O grau no qual a informação é relevante
ou precisa depende, freqüentemente, do grau em que ela for... Qualitativa Quantitativa

9 Exemplo de pedidos de venda especiais
— Foi feito à Solo Company um pedido especial de $ 13 por unidade, para 100 mil unidades. — Deveria a Solo aceitar o pedido? — A primeira etapa é obter informações relevantes das demonstrações contábeis da empresa.

10 Exemplo de pedidos de venda especiais
Solo Company Demonstração de resultado Ano encerrado em 31 de dezembro de 2002 ($ 000) Vendas ( unidades) $ Menos: Despesas variáveis Manufatura $ Vendas e administrativas $ $ Margem de contribuição $

11 Exemplo de pedidos de venda especiais
Solo Company Demonstração de Resultado Ano encerrado em 31 de dezembro de 2002 ($ 000) Margem de contribuição $ 6 900 Menos: Despesas fixas Manufatura $ 3 000 Vendas e administrativas $ $ 5 900 Lucro operacional $ 1 000

12 Exemplo de pedidos de venda especiais
— Apenas os custos de manufatura variáveis são afetados pelo pedido particular, à taxa de $ 12 por unidade ($ ÷ unidades). — Todos os outros custos variáveis e todos os custos fixos não são afetados; assim, são irrelevantes.

13 Exemplo de pedidos de venda especiais
Pedido de vendas especial: preço/unidade $ 13 Aumento nos custos de manufatura/unidade $ 12 Lucro operacional adicional/unidade $ 1 Baseado na análise precedente, a Solo deveria aceitar o pedido?

14 Custos evitáveis e custos inevitáveis
Custos evitáveis são aqueles que não continuam no caso de uma operação em andamento ser alterada ou eliminada. Custos inevitáveis são aqueles que continuam, mesmo que a operação seja suspensa.

15 Exemplo de loja de departamentos
— Considere uma loja de departamentos de desconto com três departamentos principais: Mercearia. Mercadoria geral. Drogaria.

16 Exemplo de loja de departamentos
Mercadoria Mercearia Geral Drogaria Total Vendas $ $ 800 $ 100 $ 1 900 Despesas variáveis $ $ 560 $ $ 1 420 Margem de contribuição $ $ 240 $ $

17 Exemplo de loja de departamentos
Mercadoria (000) Mercearia Geral Drogaria Total Margem de contribuição $ 200 $ 240 $ 40 $ 480 Despesas fixas Evitáveis $ 150 $ 100 $ 15 $ 265 Inevitáveis $ $ 100 $ 20 $ 180 Total $ 210 $ 200 $ 35 $ 445 Lucro operacional $ (10) $ $ 5 $ 35

18 Exemplo de loja de departamentos
— Para este exemplo, suponha, primeiro, que as alternativas a ser consideradas sejam apenas eliminar ou continuar o departamento de mercearia, o qual mostra um prejuízo de $ 10 mil. — Suponha ainda que o total de ativo investido não seria afetado pela decisão. — O espaço liberado estaria ocioso e os custos inevitáveis continuariam a incorrer.

19 Eliminar produtos, departamentos, territórios…
Total antes da mudança Vendas $ Despesas variáveis $ Margem de contribuição $ Despesas fixas evitáveis $ Contribuição ao espaço comum e custos inevitáveis $ Despesas fixas inevitáveis $ Lucro operacional $

20 Eliminar produtos, departamentos, territórios…
Efeitos da eliminação da mercearia Vendas $ Despesas variáveis $ Margem de contribuição $ Despesas fixas evitáveis $ Contribuição ao espaço comum e custos inevitáveis $

21 Eliminar produtos, departamentos, territórios…
Total após a mudança Vendas $ Despesas variáveis $ Margem de contribuição $ Despesas fixas evitáveis $ Contribuição ao espaço comum e custos inevitáveis $ Despesas fixas inevitáveis $ Lucro operacional $ (15 000)

22 Uso ótimo de recursos limitados
— Um fator limitativo ou recurso escasso restringe ou limita a produção ou venda de um produto ou serviço. — O pedido a ser aceito deve ser aquele que oferece a maior contribuição ao lucro por unidade de fator limitativo.

23 Exemplo da lucratividade de produto limitado por recurso escasso
— Suponha que uma empresa tenha dois produtos: Um telefone celular simples e um de fantasia com muitas características especiais.

24 Exemplo da lucratividade de produto limitado por recurso escasso
Empregados da fábrica podem produzir três telefones simples em uma hora ou um fantasia. Produto Fone Fone Por unidade simples fantasia Preço de venda $ 80 $ 120 Custos variáveis $ 64 $ 84 Margem de contribuição $ 16 $ 36 Índice de margem de contribuição % %

25 Exemplo da lucratividade de produto limitado por recurso escasso
Qual produto é mais lucrativo? Se as vendas estiverem restritas pela demanda por apenas um número limitado de telefones, os fantasia serão mais lucrativos. Por quê?

26 Exemplo da lucratividade de produto limitado por recurso escasso
A venda dos telefones simples adicionam $ 16 ao lucro. A venda dos telefones fantasia adicionam $ 36 ao lucro.

27 Exemplo da lucratividade de produto limitado por recurso escasso
— Agora, suponha que a demanda anual pelos telefones de ambos os tipos seja maior do que a empresa pode produzir no próximo ano. — A capacidade produtiva é um fator limitativo, porque apenas 10 mil horas de capacidade estão disponíveis.

28 Exemplo da lucratividade de produto limitado por recurso escasso
Qual produto a empresa deve enfatizar? Telefone simples: $ 16 margem de contribuição unitária × 3 unidades por hora = $ 48 por hora Telefone fantasia: $ 36 margem de contribuição unitária × 1 unidade por hora = $ 36 por hora

29 Objetivo 6 Discutir os fatores que influenciam as decisões
de precificação na prática.

30 Decisões de precificação
Entre as muitas decisões de precificação a ser tomadas, estão: — Estabelecer o preço de um produto novo ou refinado. — Estabelecer o preço de produtos vendidos sob rótulos particulares. — Reagir a um novo preço de um concorrente. — Precificar ofertas em ambas as situações: Licitações (concorrências) abertas e fechadas.

31 O conceito de precificação
Em concorrência perfeita, uma empresa pode vender tanto de um produto quanto possa produzir, todos a um único preço de mercado. Em concorrência imperfeita, o preço que uma empresa cobra por uma unidade influencia a quantidade de unidades que vende.

32 O conceito de precificação
Custo marginal é o custo adicional resultante de produzir uma unidade adicional. Receita marginal é a receita adicional resultante da venda de uma unidade adicional. Elasticidade de preço é o efeito de variações de preço no volume de vendas.

33 Influências na precificação
Diversos fatores interagem para formar o mercado no qual os gestores tomam decisões de preço: — Exigências legais. — Ações dos concorrentes. — Demanda dos clientes.

34 Objetivo 7 Calcular um preço de venda alvo por várias abordagens e comparar as vantagens e desvantagens dessas abordagens.

35 O papel dos custos nas decisões de precificação
— Duas abordagens de precificação usadas por empresas são: Custo total mais margem. Custeio-alvo.

36 Preço de venda alvo — Há quatro fórmulas populares de margem (markup) para precificação: Como uma porcentagem de custos variáveis de manufatura. Como uma porcentagem dos custos variáveis totais. Como uma porcentagem dos custos totais. Como uma porcentagem do total dos custos de manufatura.

37 Relacionamentos dos custos com o mesmo preço de venda alvo
Custos variáveis Manufatura $ 12,00 Vendas e administrativos $ 1,10 Custo variável unitário $ 13,10 Custos fixos Manufatura $ 3,00 Vendas e administrativos $ 2,90 Custo fixo unitário $ 5,90 Lucro operacional alvo $ 1,00

38 Relacionamentos dos custos com o mesmo preço de venda alvo
Porcentagens de margem % dos custos variáveis de manufatura ($ 20,00 – $ 12,00) ÷ $ 12,00 = 66,67% % do total dos custos variáveis ($ 20,00 – $ 13,10) ÷ $ 13,10 = 52,67%

39 Técnicas de custeio Custeio-alvo estabelece um custo antes que
o produto seja criado ou mesmo projetado. Engenharia de valor é uma técnica de redução de custos usada principalmente durante o projeto. Custeio kaizen é a expressão japonesa para melhoria contínua (na fase de produção).

40 Custos Custo de oportunidade é a contribuição máxima
disponível ao lucro abandonado (ou desprezado) ao usarem-se recursos limitados para um propósito em particular. Um custo desembolsável exige um desembolso de caixa.

41 Custos — Custo diferencial e custo incremental são definidos como a diferença, no custo total, entre duas alternativas.

42 Decisões de fazer ou comprar
— A questão básica de fazer ou comprar é decidir se a empresa deve fabricar suas próprias peças, a ser usadas em seus produtos, ou comprá-las de fornecedores.

43 Decisões de fazer ou comprar
Fatores qualitativos: — Controle de qualidade. — Proteger relacionamentos de longo prazo com os fornecedores. Fatores quantitativos: — Instalações ou capacidades ociosas.

44 Exemplo de fazer ou comprar
Custo da GE para fabricar a peça N900 Custo total p/ Custo unid. por unid. Material direto $ $ 1 Mão-de-obra direta $ $ 4 CIF variáveis $ $ 2 CIF fixos $ $ 4 Custo total $ $ 11

45 Exemplo de fazer ou comprar
— Outro fabricante oferece vender para a GE a mesma peça por $ 10. — A questão essencial é a diferença de custos futuros esperados entre as alternativas. — A GE deveria fazer ou comprar as peças?

46 Exemplo de fazer ou comprar
— Se os $ 4 de CIF fixos por unidade consistirem de custos que permanecerão independentemente da decisão, os $ 4 inteiros se tornarão irrelevantes. — Se os $ de custos fixos serão eliminados se as peças forem compradas em vez de fabricadas, os custos fixos que poderão ser evitados no futuro serão relevantes.

47 Comparação de custos relevantes
Fazer Comprar Total Unitário Total Unitário Custo da compra $ $ 10 Material direto $ $ 1 Mão-de-obra direta $ $ 4 CIF variáveis $ $ 2 CIF fixos evitáveis ao não fazer $ $ Custos relevantes totais $ $ 8 $ $ 10 Diferença em favor de fazer $ $ 2

48 Ilustração de vender ou processar adicionalmente
— Suponha que os 500 mil litros de Y possam ser processados adicionalmente e vendidos para empresas do segmento de plásticos como produto YA. — O custo do processamento adicional seria de $ 0,08 por litro, para manufaturar e distribuir; um total de $ 40 mil. — O preço de venda líquido de YA seria de $ 0,16 por litro; um total de $ 80 mil.

49 Ilustração de vender ou processar adicionalmente
Vender no ponto de separação como Y Processar adicionalmente e vender como YA Diferença Receita $ $ $ Custos separáveis além do ponto de separação a $ 0, – $ $ Efeitos no lucro $ $ $

50 Irrelevância custos passados
Dois exemplos de custos passados que podem ser considerados, para verificar por que eles são irrelevantes para decisões, são: O custo de estoque obsoleto. O valor contábil de equipamentos antigos.

51 Exemplo da irrelevância de estoque obsoleto
— Suponha que a General Dynamics tenha cem peças de aeronaves obsoletas em seu estoque. — O custo original de manufatura dessas peças foi de $ 100 mil.

52 Exemplo da irrelevância de estoque obsoleto
— A General Dynamics pode: Reusinar as peças por $ 30 mil e, então, vendê-las por $ 50 mil. Sucatear por $ 5 mil. — Qual deveria ser a decisão?

53 Exemplo da irrelevância de estoque obsoleto
Reusinar Sucatear Diferença Receita futura esperada $ $ $ Custos futuros esperados $ $ Excesso de receita sobre os custos esperados $ $ $ Custo histórico acumulado no estoque* $ $ Prejuízo líquido no projeto $ (80 000) $ (95 000) $ *Irrelevante porque não é afetado pela decisão.

54 Irrelevância do valor contábil do equipamento antigo
O valor contábil do equipamento não é uma consideração relevante ao decidir-se pela sua reposição. Por quê? Porque ele é um custo passado, não futuro.

55 Irrelevância do valor contábil do equipamento antigo
A depreciação é a alocação periódica de custo do equipamento. O valor contábil (ou valor contábil líquido) é o custo original menos a depreciação acumulada.

56 Exemplo de cálculo do valor contábil
Suponha que uma máquina de $ 10 mil com vida de 10 anos tenha depreciação de $ 1 mil por ano. Qual é o valor contábil ao final de 6 anos? Custo original $ Depreciação acumulada (6 × $ 1 000) $ Valor contábil $

57 Manter ou repor uma máquina antiga?
Máquina Reposição antiga da máquina Custo original $ $ 8 000 Vida útil em anos Idade atual em anos Vida útil remanescente em anos Depreciação acumulada $ Valor contábil $ N/A Valor de descarte (em $) agora $ N/A Valor de descarte em 4 anos Custos operacionais em dinheiro $ $ 3 000

58 Manter ou repor uma máquina antiga?
— Que é custo perdido? — Custo perdido é aquele que já foi incorrido e, conseqüentemente, é irrelevante para o processo de decisão.

59 Relevância dos dados do equipamento
Ao decidir se repõe ou mantém o equipamento existente, deve-se considerar a relevância de quatro itens geralmente encontrados: Valor contábil do equipamento antigo. Valor de venda do equipamento antigo. Ganho ou prejuízo no descarte. Custo do equipamento novo.

60 Valor contábil do equipamento antigo
— O valor contábil do equipamento é irrelevante, porque é um custo passado (histórico). — Conseqüentemente, a depreciação do equipamento antigo é irrelevante.

61 Valor de venda do equipamento antigo
O valor de descarte do equipamento antigo é relevante (ordinariamente), porque é uma entrada de caixa futura que, geralmente, difere entre alternativas.

62 Ganho ou prejuízo no descarte
— Essa é a diferença entre valor contábil e valor de venda (descarte, residual). — Conseqüentemente, é uma combinação sem sentido de itens irrelevantes (valor contábil) e relevantes (valor de venda, residual). — É melhor pensar em cada um separadamente.

63 Custo do novo equipamento
— O custo do novo equipamento é relevante, porque é uma saída de caixa futura esperada que diferirá entre alternativas. — Conseqüentemente, a depreciação do novo equipamento é relevante.

64 Análise comparativa das duas alternativas
Quatro anos juntos Manter Repor Diferença Custos operacionais caixa $ $ $ 8 000 Equip. antigo (v. contábil) Depreciação $ – ou – Soma da baixa $ Valor de venda (descarte) – $ (2 500) $ 2 500 Máquina nova Custo de aquisição – $ $ (8 000) Custo total $ $ $ 2 500

65 Cautela com os custos unitários
Há duas maneiras principais de estar-se enganado ao usar custos unitários para tomada de decisão: Incluir custos irrelevantes. Comparar custos unitários sem considerar a mesma base de volume.

66 Exemplo de decisão com base em volume
— Suponha que uma nova máquina de $ 100 mil com uma vida útil de 5 anos possa produzir 100 mil unidades por ano, a um custo variável de $ 1 por unidade, em oposição a um custo variável unitário de $ 1,50 com a máquina velha. — Será a máquina nova uma aquisição valiosa?

67 Exemplo de decisão com base em volume
Máquina Máquina velha nova Unidades Custo variável por unidade $ ,50 $ ,00 Custo variável total $ $ Depreciação linha reta $ Total Custos relevantes $ $ Custo relevante unitário $ ,50 $ ,20

68 Exemplo de decisão com base em volume
— Parece que a máquina nova reduzirá os custos em $ 0,30 por unidade. — Se, entretanto, o volume esperado for de apenas 30 mil unidades por ano, o custo unitário mudará em favor da máquina velha.

69 Exemplo de decisão com base em volume
Máquina Máquina velha nova Unidades Custo variável unitário $ 1, $ 1,00 Custos variáveis $ $ Depreciação linha reta $ Total custos relevantes $ $ Custos relevantes unitários $ 1,50 $ 1,6667

70 Medidas de desempenho podem afetar a tomada de decisão
Para motivar os gestores a fazer a escolha certa, o método usado para avaliar o desempenho deve ser consistente com o modelo de decisão.

71 Exemplo que afeta a tomada de decisão
— Considere a decisão de reposição, discutida anteriormente, na qual a reposição da máquina tinha uma vantagem de $ 2,5 mil sobre a de manter. — Como o desempenho é, freqüentemente, medido pelo lucro contábil, considere o lucro contábil no primeiro ano após a reposição, comparado com os anos 2, 3 e 4.

72 Exemplo que afeta a tomada de decisão
Ano 1 Anos 2, 3 e 4 Manter Repor Manter Repor Custos operacionais em caixa $ $ $ $ 3 000 Depreciação $ $ $ $ 2 000 Prejuízo na venda ($ – $ 2 500) $ Total de despesas contra receitas $ $ $ $ 5 000

73 Exemplo que afeta a tomada de decisão
Se a máquina for mantida em vez de reposta, os custos no primeiro ano serão $ 500 mais baixos ($ – $ 6 000), e os lucros do primeiro ano serão $ 500 mais altos.


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