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ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ

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Apresentação em tema: "ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ"— Transcrição da apresentação:

1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Aula Extra – Orçamento de Caixa e Analise de Desempenho ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ

2 ORÇAMENTO DE CAIXA Orçamento Empresarial Projeções de Recebimentos
Projeções de Pagamentos Necessidades de Financiamentos Controle de Recursos Financeiros Saldo mínimo de caixa e aplicação das “sobras”

3 ORÇAMENTO DE CAIXA Orçamento Empresarial Finalidades
Indicar a posição financeira provável em resultado das operações planejadas Indicar o excesso ou a insuficiência de disponibilidades Indicar a necessidade de empréstimos ou a disponibilidade de fundos para investimento temporário Permitir a coordenação dos recursos financeiros em relação a capital de giro total, vendas, investimentos e capital de terceiros Estabelecer bases sólidas para a política de crédito Estabelecer bases sólidas para o controle corrente da posição financeira

4 Orçamento Empresarial
ORÇAMENTO DE CAIXA

5 ORÇAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS (DRE/BP)
Orçamento Empresarial ORÇAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS (DRE/BP) Demonstração de Resultado do Exercício Método das percentagens de vendas  Considera os custos dos produtos vendidos, as despesas operacionais e as despesas com juros, como uma percentagem das vendas previstas Balanço Patrimonial Pode-se usar a técnica em que valores de certas contas são estimados e outros são calculados, usando o financiamento externo para “fechar” o balanço O valor do financiamento total necessário expressa a soma que a empresa terá que obter para aumentar as vendas previstas

6 ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS
Orçamento Empresarial ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS Relatório de Desempenho  instrumento poderoso de análise Principal característica  indicação das variações do valor ORÇADO X valor REAL Determinação das causas avaliativa e investigativa das variações: - A variação não é significativa - A variação deve-se a erros de informação - A variação deve-se a uma decisão administrativa específica - Algumas variações são explicáveis em termos do efeito de fatores não-controláveis e identificáveis   - Variações que se constituem exceções

7 ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS
Orçamento Empresarial ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS Abordagens fundamentais na determinação de causas de diferenças significativas: Reuniões com supervisores e outros empregados da área de operações envolvidas Análise das condições de trabalho, incluindo o fluxo de operações, a coordenação de atividades, a eficácia da supervisão e outras condições Observação direta Investigações in loco por administradores de linha Análise por grupos de assessoria Auditoria interna Estudos especiais Análise de variações

8 ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS
Orçamento Empresarial ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS Objetivos da análise de variações: Envolve a manipulação de dois conjuntos de dados para esclarecer as causas de uma variação Um dos valores usado com base é o padrão Relacioná-lo ao relatório orçamentário de desempenho

9 ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS
Orçamento Empresarial ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS Aplicação em relatórios financeiros e situações de utilização das análises de variações: Estudo de diferenças entre os resultados reais do período corrente e os resultados reais de um período anterior O período anterior é tomado como base Análise de diferenças entre resultados reais e custo-padrão Análise das diferenças entre os resultados reais e os objetivos orçamentários

10 RELATÓRIO DE DESEMPENHO PARA CONTROLE ADMINISTRATIVO
Orçamento Empresarial RELATÓRIO DE DESEMPENHO PARA CONTROLE ADMINISTRATIVO É necessário ter um estrutura administrativa bem definida e precisa O orçamento de vendas deve levar em conta na sua preparação e, posteriormente, em sua análise, as condições externas e internas

11 RELATÓRIO DE DESEMPENHO PARA CONTROLE ADMINISTRATIVO
Orçamento Empresarial RELATÓRIO DE DESEMPENHO PARA CONTROLE ADMINISTRATIVO Condições Internas Alterações das políticas de promoção de vendas Alterações de localização e espaço Alterações de políticas de pessoal Alterações do arranjo físico das instalações e da mercadoria Alterações da política de preço Alterações da política de crédito

12 RELATÓRIO DE DESEMPENHO PARA CONTROLE ADMINISTRATIVO
Orçamento Empresarial RELATÓRIO DE DESEMPENHO PARA CONTROLE ADMINISTRATIVO Condições Externas Condições econômicas gerais previstas para o período subseqüente Condições econômicas locais previstas para o período Tendências demográficas da região Alterações prováveis dos níveis de poder aquisitivo Alterações esperadas na concorrência

13 RELATÓRIO DE DESEMPENHO PARA CONTROLE ADMINISTRATIVO
Orçamento Empresarial RELATÓRIO DE DESEMPENHO PARA CONTROLE ADMINISTRATIVO Planejamento de Estoques e Compras É fundamental saber: O volume de estoques que devem estar disponíveis no início do mês As quantidades de mercadorias a serem compradas no período Os estoques desejados no final do mês Planejamento dos níveis de Estoques Ao valor da venda no varejo Quociente estoque/vendas = estoque médio ao preço de venda no varejo/receitas líquidas

14 RELATÓRIO DE DESEMPENHO PARA CONTROLE ADMINISTRATIVO
Orçamento Empresarial RELATÓRIO DE DESEMPENHO PARA CONTROLE ADMINISTRATIVO Planejamento dos níveis de Estoques Ao custo Quociente estoque/vendas = estoque médio ao custo/custo das mercadorias vendidas Os valores entre os dois métodos serão iguais quando os mark-ups (diferença entre o custo e o preço de venda de um artigo) das venda e dos estoques forem os mesmos Empresas varejistas utilizam mais o método do valor de venda no varejo É de suma importância fazer a distinção entre mark-up inicial e o mark-up mantido (margem bruta planejada)

15 RELATÓRIO DE DESEMPENHO PARA CONTROLE ADMINISTRATIVO
Orçamento Empresarial RELATÓRIO DE DESEMPENHO PARA CONTROLE ADMINISTRATIVO Mark-up Inicial  Representa a diferença entre o custo e o preço original ou primeiro preço atribuído às mercadorias Mark-up Mantido (Margem Bruta)  é a diferença entre os custos das mercadorias vendidas e o valor real de vendas


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