A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marketing e Sociedade: Responsabilidade Social e Ética do Marketing

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marketing e Sociedade: Responsabilidade Social e Ética do Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing e Sociedade: Responsabilidade Social e Ética do Marketing
Capítulo 20 Marketing e Sociedade: Responsabilidade Social e Ética do Marketing

2 O Impacto do Marketing Sobre Consumidores Individuais
Preços altos Prática desonestas Vendas sob pressão Críticas feitas sobre as funções do marketing por consumidores e outros Produtos de qualidade inferior ou perigosos Obsolescência planejada Serviços de baixa qualidade para alguns

3 O Impacto do Marketing Sobre Consumidores Individuais: Preços Altos
Preços altos causados pelos seguintes fatores Altos custos de distribuição Altos custos de propaganda e promoção Margens excessivas

4 O Impacto do Marketing Sobre Consumidores Individuais: Práticas Desonestas
Preços enganosos Falso preços ‘de fábrica’ ou ‘de liquidação’ ou grande redução de preços a partir de uma falsa lista de preços Promoção enganosa Supervalorização das características de um produto, pechinchas com estoque esgotado, etc. Embalagens enganosas Exagerar o conteúdo, não preenchê-las até a altura correta, rótulo ludibriante

5 O Impacto do Marketing Sobre a Sociedade como um Todo
Falsas necessidades e excesso de materialismo Carência de bens sociais Impacto negativo do marketing sobre a sociedade como um todo Poluição cultural Excesso de poder político

6 Impacto do Marketing Sobre Outras Empresas
Aquisições de concorrentes Práticas de marketing que criam barreiras à entrada de outras empresas Práticas competitivas de marketing injustas Todas podem prejudicar outras empresas e reduzir a concorrência

7 Movimento de Defesa do Consumidor
Movimento de defesa do consumidor é um movimento organizado que congrega cidadãos e agências governamentais com a finalidade de melhorar a relação de direitos e poderes entre compradores e vendedores. Direitos dos compradores Direitos dos vendedores

8 Movimento de Defesa do Consumidor
Direito de escolher e ser informado Direito de estar seguro e protegido Movimento de Defesa do Consumidor Direitos básicos dos compradores Direito de ser ouvido sobre questões sobre ‘a qualidade de vida’ Direito de esperar que o produto funcione como anunciado

9 Defesa Ambiental Visão de sustentabilidade Prevenção da poluição
Novas tecnologias ambientais Supervisão do produto Projeto ambiental

10 Marketing Socialmente Engajado
Marketing orientado ao consumidor A filosofia do marketing socialmente engajado determina que o marketing de uma empresa deve dar apoio ao melhor desempenho do sistema de marketing no longo prazo. Marketing inovador Marketing de valor Marketing com visão social Marketing de responsabilidade social

11 Classificação dos Produtos Sob a Ótica da Responsabilidade Social (Fig
Satisfação imediata Baixa Alta Produtos benéficos Produtos inadequados Produtos desejáveis Produtos de apelo imediato Alta Benefícios para o consumidor no longo prazo Baixa

12 Ética do Marketing As empresas precisam desenvolver políticas corporativas de ética de marketing – diretrizes gerais que todos os componentes da organização devem seguir. Essa políticas devem abranger: Relações com os distribuidores Padrões de propaganda Serviço de atendimento ao cliente Determinação de preços Desenvolvimento de produtos Padrões éticos gerais

13 Ética do Marketing Princípios que devem guiar as empresas e os gerentes de marketing nas questões de ética e de responsabilidade social: Resolvidas pelo livre mercado e pelo sistema legal vigente Responsabilidade de empresas e gerentes individuais

14 Revisão do Capítulo Identificar as principais críticas sociais ao marketing. Definir defesa do consumidor e do ambiente e explicar como afetam as estratégias de marketing. Descrever os princípios do marketing socialmente responsável. Explicar o papel da ética no marketing.


Carregar ppt "Marketing e Sociedade: Responsabilidade Social e Ética do Marketing"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google