A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópicos Especiais de Marketing CST Gestão de Marketing Prof. António Albano B Moreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópicos Especiais de Marketing CST Gestão de Marketing Prof. António Albano B Moreira."— Transcrição da apresentação:

1

2 Tópicos Especiais de Marketing CST Gestão de Marketing Prof. António Albano B Moreira

3 Aula 15 – 01/11/2013 Marketing social e ambiental

4 Triple Bottom Line / Fonte: Dreosvg, 2009 A figura ilustra a relação entre as três dimensões para a sustentabilidade, onde temos a relação “suportável” (bearable) entre o Meio Ambiente (environment) e a Sociedade (social), a relação “equitativa” (equitable) entre a Sociedade e a Economia (economic), e a relação “viável” (viable) entre a Economia e o Meio Ambiente. O conceito da sustentabilidade está justamente no centro das três dimensões, onde é possível observar a convergência entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia.

5 Marketing Social

6 Fazer o bem compensa?

7 “Compensa. E Muito. Participar da comunidade vai ser fundamental para as empresas que quiserem fazer a diferença daqui para a frente.” (Doris Ives - presidente da Business & Community Services)

8 “Hoje, qualidade, serviços, preços de padrão mundial e marketing inteligente deixaram de ser diferenciais. Ou você tem ou está morto. É preciso possuir tudo isso e ainda fazer com que as pessoas gostem de sua empresa, se identifiquem com sua marca, tenham satisfação em trabalhar no seu negócio.” (Revista Exame - 22 abril de 1999)

9 Marketing Social “Uma mudança social no gerenciamento tecnológico, envolvendo criação, implantação e controle de programas voltados para o aumento da aceitação de uma idéia ou prática social em um ou mais grupos dos adotantes escolhidos como alvo.” (Kotler)

10 Marketing Social “A estratégia de marketing Social é o uso de planejamento de mercado, estratégia, análise e técnicas gerenciais tradicionais e inovadores para garantir o bem-estar do indivíduo e da sociedade.” (Glenn Wasek - Escola de Saúde Pública de Harvard)

11 Marketing Social não é...  Venda;  Simplesmente o uso da mídia de massa, publicidade ou outra atividade promocional;  Uma solução fácil, de curto prazo ou barata para a implementação de programas para solução de problemas.

12 Marketing Social é... TRANSFORMAÇÃO

13 O Marketing Social... “Visa mudar o comportamento de uma comunidade toda, criar consciência, gerar debates, levantar discussões.” Revista Você S.A – 02/00

14 Paradigmas do Marketing Social De Emergencial para Planejado; De Beneficiário para “cliente”de Produtos Sociais; De Funcionário para Empreendedor Social; De Isolamento para Integração Institucional; De Sobrevivência Sustentável para Sustentabilidade.

15 Produtos do Marketing Social Produto Social Objeto Idéia Prática Tangível Intangível Crenças Atitudes Valores Ações Comportamentos

16 Os “P”s do Marketing aplicados à área Social MARKETING 1. PRODUTO 2. PREÇO 3. PONTO 4. PROMOÇÃO 5. PÚBLICO-ALVO 6. PESSOAL MARKETING SOCIAL 1. PRODUTO SOCIAL 2. PREÇO SOCIAL Objeto Tangível e Intangível Idéias Comportamento Custo Alternativo Custos Diretos Custos Indiretos Relação Custo- Benefício 3. PONTO Onde os produtos sociais poderão ser encontrados Aproximar oferta 4. PROMOÇÃO IEC Criar / Atender demanda Apresentação Aproximar demanda 5. PÚBLICO-ALVO Segmentação de audiência Estratégias de comunicação 6. PESSOAL Capacitação Supervisão / Acompanhamento

17 Mobilização Social Mobilização Social não é uma manifestação pública, convocação da presença de pessoas em uma praça, passeata, concentração, etc. Mobilização Social ocorre quando um grupo de pessoas, uma comunidade ou uma sociedade decide e age com um objetivo comum, buscando cotidianamente os resultados desejados por todos, o objetivo comum.

18 Produtor Social “Entende-se como produtor social a pessoa ou instituição que tem a capacidade de criar condições econômicas, institucionais, técnicas e profissionais para que um processo de mobilização social ocorra. Uma Secretaria do Estado, uma instituição pública, uma entidade privada, uma pessoa ou um grupo podem ser produtores sociais.” (Bernardo Toro)

19 Marketing Social x Promoção Social Planejado Cliente Empreendedor Ação Integrada Sustentabilidade Lucro Social Solução Emergencial Beneficiário Patrocinador Ação Isolada Sobrevivência Sustentável Lucro Promocional Paliativo

20 Marketing Social x Promoção Social Projeto Axé Instituto Ayrton Senna Merchandising Social* Pintando Ajuda Troque seu Brinquedo Árvore da Solidariedade

21 Marketing Social: Fazer bem-feito  Tenha foco. Eleja uma causa e concentre suas energias nelas.  Crie um grupo independente para cuidar da área social. Misturar filantropia e marketing costuma não dar certo a longo prazo.  Convença seus talentos a participar.

22 Marketing Social: Fazer bem-feito  Não tente fazer o que não é da sua competência. Busque assessorias profissionais externas para tocar os projetos.  Faça parcerias com entidades, clientes e fornecedores.  Estabeleça metas, avalie e cobre resultados.  Defina uma orçamento

23 Marketing Social: Fazer bem-feito “Uma das regras da filantropia corporativa é jamais vincular uma ação social ao departamento de marketing da empresa. Por quê? Até por questões culturais, o bem-feito com segundas intenções deixa de ser encarado como bem.” (Revista Exame - 22 de abril de 1998)

24 Fontes de informação  Comunicarte - Marketing Cultural e Social  John Snow do Brasil  Revistas Exame e Você S.A  Livro: Marketing Social - Hamish Pringle e Marjorie Thompson

25 RESPONSABILIDADE SOCIAL Ser responsável por… Socialmente consciente

26 Até onde vai minha Responsabilidade na Sociedade?

27 Governo Responsável Age sob a orientação dos cidadãos e função dessa orientação Empresa Responsável Socialmente Melhoramento da qualidade de vida dos empregados, suas famílias e comunidade em geral Comunidade Instituída - ONG - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público/ OSCIP - Associações de Pais e Mestres - etc… Setores da Sociedade

28 O que é Responsabilidade Social Corporativa? Existem várias definições para Responsabilidade Social corporativa. "Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”.

29 Alcance Funcionários/Colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade, acionista e concorrentes Natureza Responsabilidade Social é um todo. É a forma de conduzir os negócios com responsabilidade e ética, atendendo e superando as obrigações legais. Formas de Atuação Filantropia, Investimento na comunidade, Voluntariado, Marketing Social, Diversidade, Responsabilidade Ambiental

30 Responsabilidade Social Corporativa e o atual cenário mundial Globalização, Formação de blocos econômicos Mercosul, ALCA Empresas : Passam a ser alvo de questionamento por parte dos consumidores e sociedade em geral, sendo avaliadas pelo que fazem e pelo que deixam de fazer. Devem assumir a responsabilidade pelos custos sociais Co-responsabilidade com o Estado Responsabilidade Social Corporativa frente às tendências futuras Fator crítico para competitividade, Consumidor cada vez mais responsável, Mercado de ações

31 Acionistas e investidores : maior acesso ao capital valorização das ações melhoria do desempenho financeiro ( impacto ) crescimento sustentável de sua lucratividade Acesso à novos mercados Consumidor: Atraídos por empresas atuantes na área social Melhora a imagem da marca, constrói relações de lealdade e confiança aumentando as vendas e a fidelidade dos consumidores Credibilidade dos produtos Colaborador: Visão favorável do funcionário sobre a empresa, aumentando motivação e produtividade. Atração e retenção de talentos Orgulho, comportamento comprometido e satisfação no trabalho. Diminuição do turn-over Condições no ambiente de trabalho Comunidade : Apoio,Investimento e desenvolvimento Sustentável Concorrrentes e fornecedores: Estabelecer Código de Conduta Ética Ativividades da empresa: Facilidade de comércio Acesso a novos mercados Vantagens da Responsabilidade Social

32 Governo Responsável Empresa Responsável Socialmente Comunidade Instituída Ponte para o Conhecimento A ponte não pertence a ninguém. A ponte permite que todos possam se encontrar Sociedade Melhor Compromisso Comum

33

34 Temos apenas um Planeta Terra e não podemos usar mais do que 100% da sua capacidade de nos sustentar. A biocapacidade deste planeta diminui na medida em que a população cresce.

35 GLOBAL COMPACT (PACTO GLOBAL) Dada a gravidade do quadro no Planeta, claramente apontada pelo Relatório do Milênio da ONU, em 2000 o Secretário Geral, Kofi Annan, lançou o Global Compact, uma iniciativa que tem como meta mobilizar as empresas para que, juntamente com outros atores sociais, contribuam para a construção de uma economia global mais inclusiva e sustentável. A iniciativa baseia-se em direitos universalmente reconhecidos para avançar na responsabilidade social corporativa, disseminando boas práticas empresariais dentro de princípios reconhecidos, com transparência e diálogo.

36 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODMS) Os ODMs configuram metas de desenvolvimento para os países, se relacionam diretamente com os princípios do Global Compact e são os seguintes: 1. Erradicar a extrema pobreza e a fome 2. Atingir o ensino básico universal 3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres 4. Reduzir a mortalidade infantil 5. Melhorar a saúde materna 6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças 7. Garantir a sustentabilidade ambiental 8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

37

38

39 A Contribuição das empresas para o desenvolvimento

40

41 Voluntariado Corporativo

42

43

44

45

46 Fonte: Reboucas & Associados 45 MKT Social e Comunicação/ Helena Rondon MARKETING SOCIAL FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO Helena Rondon

47 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 46 Por que tomar emprestados conceitos do mundo dos negócios? Já não somos, como consumidores, suficientemente explorados e manipulados pela propaganda? Por que e como aplicar as mesmas técnicas de marketing à gestão das organizações do terceiro setor? Qual a diferença entre marketing, propaganda e promoção de vendas?

48 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 47 Qualquer organização precisa comunicar o trabalho que desenvolve e reunir esforços para maximizar recursos e obter melhores resultados. Apesar da introdução de uma cultura de marketing social nas organizações, ainda permanece a visão de que, se os serviços prestados são realmente necessários e desejados, não é preciso fazer força para “vendê-los” porque “se vendem sozinhos”. Quebrando paradigmas Rompendo Barreiras

49 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 48 Marketing cria estilo de vida, credos, paradigmas.

50 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 49 Uma ferramenta é apenas uma ferramenta!

51 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 50 Conceitos Marketing Marketing social Comunicação para OSCs Mobilização de recursos

52 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 51 Marketing Olha o entorno, o contexto, identifica necessidades. Vendas Processo : de dentro para fora. Propaganda A expressão, a forma. Qual a diferença entre?

53 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 52 Conceito Marketing Social O termo marketing social surgiu em 1971, sendo empregado para descrever o uso dos princípios e técnicas de marketing na promoção de uma causa, idéia ou comportamento social.

54 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 53 Marketing e a Comunicação Social Foco e eficiência para estratégias de Fundações/Instituições Ongs Construindo novos paradigmas e cidadania Comunicação para mudança interna nas organizações Geração de renda alternativa empreendedorismo

55 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 54 Não se iniba aprenda a fazer Comunicação Um outro mundo é possível. No último século, a Comunicação criou e vendeu comportamentos, estilos de vida, paradigmas disfarçados em produtos.

56 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 55 MARKETING E COMUNICAÇÃO SOCIAL NOVOS PARADIGMAS E CIDADANIA Ação da Cidadania Merchandising Imprensa

57 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 56 O marketing é a base, a parte que não aparece, mas que sustenta a comunicação em suas diversas formas. Comunicação = Ponta visível Marketing = sustentação

58 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 57 O êxito das atividades de marketing e comunicação está diretamente relacionado à capacidade de conhecer as motivações e os desejos dos agentes para envolvê-los e mobilizá-los efetivamente com o projeto de transformação social.

59 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 58 MARKETING E COMUNICAÇÃO PARA UM NOVO TEMPO DA HUMANIDADE Fazer mercado de uma nova maneira de pensar.

60 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 59 COMUNICAÇÃO Ferramentas estratégicas Planejando a mudança

61 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 60 MARCA Embalagem Imagem História Organização Cenário Produto/Serviço Público-alvo Promoções/Eventos Comunicação Concorrência Distribuição Financiamento Pág: 16

62 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 61 O Marketing está desfazendo seu próprio caminho.

63 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 62 Porque não usar o Marketing e a Comunicação para mudar atitudes e comportamento dentro das Organizações? Nas cidades? No país? No mundo?

64 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 63 O homem está descobrindo que o ato de perceber é solitário, mas o de fazer é em grupo. ORGANIZAÇÕES

65 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 64 A COMUNICAÇÃO É UMA ARMA PARA A TRANSFORMAÇÃO.

66 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 65 COMO UMA ORGANIZAÇÃO VAI ENFRENTANDO SEUS DESAFIOS E CAMINHANDO EM DIREÇÃO ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS ? PLANEJAMENTO Pág:14 e 15

67 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 66 PLANEJAMENTO É UM PROCESSO EDUCATIVO PLANEJADORES LIDERAM UM PROCESSO DE REFLEXÃO E AÇÃO. OBJETIVO EVOLUIR, PROGREDIR, MUDAR, TRANSFORMAR.......

68 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 67 PARA QUE UM PLANO NÃO MORRA NA MÃO DOS AVALIADORES ELE TEM QUE SER RESULTADO DE UMA EQUIPE EM INTERAÇÃO. TODOS DEVEM DESEJAR TER O PLANEJAMENTO EXECUTADO. METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO

69 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 68 ë COLHER INFORMAÇÕES ë MANUSEAR, ORGANIZAR AS INFORMAÇÕES ë PENSAR E MONTAR UM RACIOCÍNIO DE ANÁLISE ë IDENTIFICAR OS PROBLEMAS - DIAGNÓSTICOS ë DETERMINAR OS OBJETIVOS ë OUSAR UMA PROPOSTA ESTRATÉGICA ë CRIAR AS ATIVIDADES ë IMPLEMENTAR ë AVALIAR E RECOMEÇAR PLANEJAMENTO Planejar é não reclamar. É sair do papel de vítima para protagonista.

70 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 69 ONDE ESTAMOS ? POR QUE ESTAMOS AQUI ? ONDE QUEREMOS CHEGAR ? COMO CHEGAREMOS LÁ? ESTAMOS CHEGANDO LÁ ? ORGANIZAÇÃO

71 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 70 O que tem haver? MISSÃO VISÃO VALORES FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

72 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 71 MISSÃOVOCAÇÃO ESTAMOS CAPACITANDO NOSSA ORGANIZAÇÃO PARA O FUTURO? PROCESSO DE MUDANÇA NO “EXTERIOR” É CONSTANTE VIVEMOS UM MOMENTO DE INTENSAS MUDANÇAS

73 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 72 NOVO PARADIGMA NO CENTRO ESTÃO AS “PESSOAS” NOVA ORGANIZAÇÃO Stake Holders ESTRUTURA DE REDE VALORIZANDO INTERLIGAÇÕES

74 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 73 NA REALIDADE A ORGANIZAÇÃO MUDARÁ COMO REFLEXO DA MUDANÇA DOS SEUS FUNCIONÁRIOS OU DEPARTAMENTOS

75 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 74 ORGANIZAÇÕES - ANALISADAS DENTRO DA NOVA VISÃO SISTÊMICA DESAFIO - OLHAR A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO REDES SÍNTESE

76 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 75 PODER PÚBLICO Administração Relacionamentos Internos FORNECEDORES IMPRENSA CLIENTES Administração Relacionamentos Externos NOVA ERA DA COMUNICAÇÃO

77 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 76 A COMUNICAÇÃO PENETRARÁ CADA ÁREA DA ORGANIZAÇÃO UMA FORMA DE FAZER ACONTECER ESSENCIAL PARA QUALQUER ORGANIZAÇÃO Função de todos(as) da organização.

78 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 77 ONDE ESTAMOS? O PORQUÊ DO NOSSO TRABALHO? COMO MUDAR? COMO AVANÇAR? COM QUEM FALAR? CONCRETIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO COM CUSTOS COMPATÍVEIS COMO FALAR? COM QUE CARA FALAR? ONDE FALAR? PlANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO É UM PROCESSO, UMA ATITUDE

79 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 78 COMUNICAÇÃO É A ADMINISTRAÇÃO INTELIGENTE DE RELACIONAMENTOS QUE CONSTRUIRÁ PONTES NO NOSSO MUNDO FRAGMENTADO.

80 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 79 Ser importante é diferente de ser percebido como importante

81 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 80 Como a organização está sendo percebida? Pergunta: Se a organização fosse uma pessoa, como seria?

82 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 81 PARA ISSO TEM QUE HAVER O DIÁLOGO INTERNO. COMUNICAÇÃO DE RELACIONAMENTO DIÁLOGO COM O MUNDO

83 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 82 A COMUNICAÇÃO QUE FAZ SUCESSO HOJE É O QUE SABE ESCUTAR E RAPIDAMENTE RESPONDER CRIATIVIDADE

84 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 83 COMO A COMUNICAÇÃO FUNCIONA ? ESTÍMULO DIRETAMENTE INDIRETAMENTE

85 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 84 COMO FUNCIONA A COMUNICAÇÃO? ESTÍMULOS 1. DIRETA 2. DIRETA - NECESSIDADE, DESEJO 3. INFORMAÇÃO 4. ASSOCIAÇÃO A MARCAS OU USOS OU IMAGENS JÁ ESTABELECIDAS 5. TOP OF MIND 6. REFORÇA ATITUDES 7. MODIFICA ATITUDES RESPOSTAS 1. COMPRA IMEDIATA 2. AJUDA NA DECISÃO - ESCOLHA DE OPÇÃO 3. ATENDE A UMA NECESSIDADE (DESEJO) IMEDIATA 4. MEXER COM AS LEMBRANÇAS 5. MANTER A PRESENÇA DA MARCA 6. MANTER O MESMO COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO A MARCA 7. MUDANÇA DE HÁBITO OU COMPORTAMENTO OU RELAÇÃO COM A MARCA

86 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 85 MARCA INFORMAÇÕES NA MENTE DO CONSUMIDOR INTANGÍVEL

87 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 86 O DESAFIO É CONSEGUIR A FIDELIDADE NA MENTE DOS NOSSOS PÚBLICOS ALVO.

88 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 87 PÚBLICO ALVO SABER DEFINÍ-LOS. SABER ENCONTRAR AS FORMAS ADEQUADAS DE CONTACTÁ-LOS. Pág:10, 11 e 12

89 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 88 ONDE ESTAMOS ? POR QUE ESTAMOS AQUI ? ONDE QUEREMOS CHEGAR ? COMO CHEGAREMOS LÁ? ESTAMOS CHEGANDO LÁ ? ORGANIZAÇÃO

90 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 89 COMO CHEGAREMOS LÁ? MEIO QUANTITATIVO MEIO QUALITATIVO MEIO COMO MENSAGEM X CONCORRÊNCIA VISÃO ESTRATÉGICA

91 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 90 COMO CHEGAREMOS LÁ ? QUAIS AS ÁREAS DE COMUNICAÇÃO QUE DEVERÃO SER UTILIZADAS ?

92 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 91 SUPORTE INTERNO ESTAMOS PREPARADOS PARA RESPONDER AOS NOSSOS ESFORÇOS DE COMUNICAÇÃO? COMO CHEGAREMOS LÁ?

93 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 92 A COMUNICAÇÃO (SUAS FORMAS) É O MEIO E NÃO O FIM EM SI MESMO. O QUE FICA E O QUE É CAPTADO PELO INTERLOCUTOR, NEM SEMPRE É O QUE OBJETIVAMOS. PESQUISA. ESTAMOS CHEGANDO LÁ ?

94 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 93 ONDE PODERÍAMOS ESTAR ? ESTRATÉGIA DE MARCA. PERSONALIDADE DE MARCA. COMUNICAÇÃO.

95 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 94 É IMPORTANTE... O QUE ESTÁ SENDO DITO, PARA QUEM ESTÁ SENDO DITO, COMO ESTÁ SENDO DITO, E ONDE ESTÁ SENDO DITO.

96 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 95 ATUALMENTE A PUBLICIDADE É UM PEDAÇO DA COMUNICAÇÃO A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DEVE DAR CONTA DE UM MIX DE ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO E MKT

97 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 96  COMUNICAÇÃO DE MASSA (CAMPANHAS)  ASSESSORIA DE IMPRENSA  EMBALAGEM  MERCHANDISING  MARKETING DIRETO E DE RELACIONAMENTO  BANCO DE DADOS  MALA DIRETA / FOLDER  PROMOÇÕES  RELAÇÕES PÚBLICAS  MÍDIA ELETRÔNICA O que tem na caixa de ferramentas?

98 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 97 VOCÊ QUER GANHAR MASSA CRÍTICA?

99 Fonte: Rebouças & Associados / Mkt Social e Comunicação / Helena Rondon 98 VOCÊ PRECISA DE COMUNICAÇÃO

100 Obrigado

101 Boa noite...

102 antonio@antonioabmoreira.adm.br antonio@antonioabmoreira.adm.br Fones : 41 - 8407-1214 SUCE$$ ! OBRIGADO


Carregar ppt "Tópicos Especiais de Marketing CST Gestão de Marketing Prof. António Albano B Moreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google