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LOCALIZAÇÃO.

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Apresentação em tema: "LOCALIZAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 LOCALIZAÇÃO

2 OBJETIVOS DA AULA Nesta aula, estudaremos quais são os principais fatores que influenciam na localização das instalações das empresas.

3 EURODISNEY

4 PONTO POSITIVO O local foi especialmente alocado pelo governo da França, demonstrando assim seu total apoio; Localização acessível distante apenas duas horas de carro a 17 milhões de europeus; Além da população residente, há ainda um fluxo enorme de turistas; A excelente infraestrutura de transporte público ferroviário de Paris, conecta-se com a estrutura local onde o parque está localizado; O local é bem servido por uma estrutura de estradas que permite alcançar toda a Europa facilmente.

5 O QUE DEU ERRADO? O clima de Paris;
A resistência cultural da população europeia, (castelos); Preços mais acessíveis; Mão de obra.

6 As decisões sobre a localização de uma empresa, seja de serviços, seja industrial, são estratégicas e fazem parte do planejamento global do negócio. Dois aspectos são os mais importantes:

7 1- Como o preço de venda da grande maioria dos bens produzidos é feito pelo mercado, sobra para as empresas administrarem seus custos. Dessa forma, a localização de uma empresa deve ser feita de maneira a minimizar os custos totais de produção. Deve-se considerar nesse cálculo o custo de: transportes (matérias-primas e produtos acabados); estoques; mão-de-obra; visibilidade; e outros insumos (água, energia elétrica, combustíveis, etc).

8 2. A re - localização de uma unidade da empresa gera um custo alto demais, tornando-se muitas vezes proibitivo.

9 Localizar significa determinar o local do centro de operações, onde serão prestados os serviços e/ou fabricados os produtos que geram as receitas da empresa e onde se fará a administração do empreendimento.

10 Cada empresa possui sua particularidade, fazendo com que os problemas referentes à sua localização sejam específicos de cada situação. Algumas empresas precisam ficar próximas de seus clientes (supermercados, farmácia, padaria, etc.) Outras são atraídas pela proximidade das matérias-primas (indústria cerâmica, fábrica de cimento, etc.). Algumas necessitam de mão-de-obra especializada e se limitam a regiões que possam oferecê-la. Existem, também, os polos de tecnologia onde empresas de tecnologia de ponta se instalam.

11 Às vezes, o crescimento da demanda não pode ser atendido somente com a mera expansão da capacidade, tornando então necessária a busca de um novo local para as operações.

12 Escassez de matérias-primas e aspectos de legislação ambiental ou urbana também forçam as empresas a se mudarem para outras regiões. Sempre que tratamos do assunto de escolher um local para uma instalação, estamos tratando de uma nova instalação.

13 Quando uma empresa já está operando, existem três opções para se localizar uma unidade. 1. Expandir a unidade existente. Dependerá de espaço e do tamanho dessa expansão. 2. Instalar uma nova unidade ao lado dessa existente. Também dependerá do espaço e do tamanho dessa unidade. 3. Fechar uma unidade e abri-la em outro local.

14 Vários autores classificam os bens de produção quanto a sua disponibilidade ao cliente. Para serviços e alguns produtos, a análise dessa classificação é muito importante para a localização das empresas:

15 1. Bens de conveniência são aqueles em que a disponibilidade imediata é um fator importante da venda. Nesse caso, o estoque é fator de sucesso do negócio.

16 2. Bens de comparação são aqueles produtos que se comparam antes de comprar. Um carro modelo “A” custa R$ ,00, mas a entrega é daqui a 30 dias. O modelo “B” custa R$ ,00 e a entrega é imediata, na cor que o comprador quer, já vem com seguro etc. O comprador compara os produtos, bem como sua relação custo/benefício, e decide.

17 3. Bens de consumo especiais incluem produtos cujos compradores aguardam o prazo normal de fabricação para adquiri-los. Carros especiais, obras de arte, apartamentos em construção, algumas joias e objetos de grande valor fazem parte desse grupo. Neste caso, a disponibilidade imediata não é tão importante.

18 FATORES DETERMINANTES NA LOCALIZAÇÃO

19 O material a seguir foi tirado de uma série de autores que estudaram os fatores a serem considerados para a instalação de uma nova unidade fabril ou de serviços.

20 1. Fatores de avaliação quantitativa:
Dizem respeito aos volumes dos recursos necessários ao bem a ser produzido, que podem ser encontrados em uma determinada região. Os mais importantes são:

21 1. 1. Disponibilidade e transporte de matéria-prima e semiacabados. 1
1.1. Disponibilidade e transporte de matéria-prima e semiacabados Energia e combustíveis Água e esgoto (escoamento de resíduos e efluentes tratados) Transportes em geral Facilidades governamentais e atrativos diversos.

22 2. Fatores de avaliação qualitativa:
Tratam da qualidade dos recursos necessários, disponibilizados na região:

23 2. 1. Mão-de-obra da região, ambiente sindical e social. 2. 2
2.1. Mão-de-obra da região, ambiente sindical e social Perspectivas do mercado local Alternativas para o transporte local de qualidade ou saturação de seus meios Fatores geográficos, clima e segurança Sistemas de comunicação existentes.

24 3. Macro-fatores: Diz respeito ao ambiente externo.

25 3.1. Fatores ecológicos Necessidade da criação de núcleos sociais, cooperativas, vila operária etc Definição de meio rural, urbano ou grandes centros O processo de fabricação e suas necessidades de energia, matéria-prima, mão-de-obra e sua integração com outras empresas locais Análise de previsão futura das demandas e dos recursos disponíveis.

26 4. Micro-fatores: Está relacionado com a posição da empresa em relação às situações diversas.

27 4.1. Consequência para a comunidade (ruído, trânsito, efluentes etc.) Posição com relação aos transportes (aeroportos, portos, rodovia e ferrovias) Segurança local contra acidentes (inundações, incêndios, roubos, etc.) Acesso dos funcionários à empresa.

28 5. Fatores da seleção regional:
São fatores que dizem respeito à macro região:

29 5.1. Matéria-prima e meios de transporte e relação peso/volume entre matéria-prima e produto acabado Mão-de-obra Custos logísticos (armazenagem, movimentação, transportes etc.) Condições climáticas, umidade e aspectos voltados ao produto e ao processo Leis, cultura e costumes regionais Incentivos e subsídios locais.

30 6. Fatores para a escolha da região específica:
São fatores para escolha entre cidades próximas.

31 6. 1. Região urbana, rural ou periferia. 6. 2
6.1. Região urbana, rural ou periferia Transporte, saneamento, serviços e impostos municipais e sindicalização locais Clima Facilidade de aquisição e qualidade de terrenos Incentivos municipais.

32 Grandes redes espalhadas no país decidem a localização de suas instalações, utilizando modelagens matemáticas complexas, pesquisa operacional, e se apoiam na rede dos modais de transportes utilizados para receberem suas matérias-primas e distribuírem seus produtos.

33 Grandes transportadoras, que, em um único trajeto de caminhão, carregam e descarregam várias cargas de vários pesos e tamanhos, necessitam de sistemas informatizados para decidirem os trajetos e, também, a localização ideal de suas filiais e a melhor rodovia para acessá-las.

34 SUCESSO!!! A localização das empresas é fator decisivo para o sucesso. Um erro na escolha do local pode decidir sobre a longevidade de uma empresa. A escolha do melhor local, ao contrário, pode garantir uma vantagem competitiva para a empresa e firmá-la no mercado.


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