A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE MENTAL NO TRABALHO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE MENTAL NO TRABALHO."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE MENTAL NO TRABALHO

2 SAÚDE Segundo a Organização Mundial de Saúde-OMS, Saúde é o estado de bem-estar físico,psicológico e social da pessoa e não meramente a ausência de doença ou enfermidade.

3 SAÚDE MENTAL As pessoas mentalmente saudáveis sentem-se bem consigo mesmas e com outras pessoas. Estão sempre aptas para lidar com as mudanças e desafios do dia-a-dia. Todos nós, independente de idade, raça, sexo ou situação econômica, estamos sujeitos a oscilações emocionais. Você pode se sentir para baixo, bravo, ou ansioso em resposta a uma variedade de coisas. Esses sentimentos podem ir e vir com freqüência, mas quando se tornam perturbadores, interferindo na vida diária e do trabalho, ou persistem por semanas ou meses, eles podem estar sinalizando um problema que necessite de assistência profissional.

4 ALGUNS FATOS SOBRE SAÚDE MENTAL
Pelo menos 25% das pessoas que procuram ajuda médica por causas físicas apresentam distúrbios emocionais. As causas mais comuns que levam as pessoas a procurar ajuda são para tratamento de depressão e ansiedade. Aproximadamente 80 a 90% dos casos de depressão respondem ao tratamento. A terapia nem sempre precisa ser longa Existem muitas pessoas que por causa do excesso de trabalho se tornam dependentes químicos ou de álcool.

5 QUANDO É PRECISO BUSCAR AJUDA
Pensar ou falar sobre suicídio Paranóia ou desconfiança excessivas Ansiedade extrema (fobias, medos) Mudanças bruscas de humor (altos e baixos) Depressão prolongada, apatia (sensação de perda da esperança, falta de prazer na vida, estados de confusão ou frustrações constantes) Comportamento compulsivo ( gastos excessivos, excesso de apetite ou de atividade físicas.) Sensação de perda de controle sobre a vida Incapacidade de lidar com problemas ou atividades do dia-a-dia, como escola, Trabalho ou necessidade pessoais Problemas sexuais

6 DOENÇA MENTAL Doença: falta ou perturbação da saúde. Mental: da mente
Doença Mental: falta ou perturbação da saúde da mente.

7 DOENÇA MENTAL-NÃO É SÓ COISA DE MALUCO
Quando se fala em doença mental, a primeira imagem que vem à cabeça é a do louco de carteirinha - o esquizofrênico ou psicótico que rasga dinheiro. É uma visão parcial e marcada pelo preconceito. O universo desse tipo de enfermidade é bem mais amplo. Abarca das neuroses à ansiedade, da depressão a pânico e fobias. Milhões de homens e mulheres ao redor do mundo são afetados por esses problemas, mas pouquíssimos procuram ajuda. Por dois motivos: boa parte prefere esconder seu sofrimento, com medo de ser estigmatizada, e a maioria nem sequer desconfia de que seus sintomas são de uma doença mental. Com isso, distúrbios leves, de cura relativamente fácil, podem transformar-se em problemas crônicos e incapacitantes.

8 TRABALHO E SAÚDE MENTAL
A saúde do trabalhador é ameaçada porque o equilíbrio psíquico é danificado pelo meio em que vive ou trabalha, e não pela própria estrutura emocional da pessoa. São ambientes que apresentam "insalubridade psíquica". As pressões emocionais constantes não permitem que o profissional trabalhe em toda a sua potencialidade.

9 PROPÍCIOS A INSALUBRIDADE PSÍQUICA
TIPOS DE AMBIENTES PROPÍCIOS A INSALUBRIDADE PSÍQUICA Encabeçam a lista os lugares em que há risco de vida ou perigo à integridade física, como: agências bancarias que são freqüentemente assaltadas. os ambientes com situações conflitantes, por motivos de diferença entre a ética pessoal e a da empresa, ou quando dois diretores dão ordens contrárias, e os ambientes em que a condição humana está degenerada, como hospitais ou necrotérios.

10 ATENDIMENTO PSICOLÓGICO PREVENTIVO OBJETIVA QUE
A EMPRESA SE TORNE UM "AMBIENTE DE INSALUBRIDADE PSÍQUICA" O trabalho preventivo, além de mais econômico, atua na origem e previne as etapas seguintes. Em última instância, numa mentalidade preventiva, o objetivo é manter a saúde. A psicologia ajuda a pessoa a entrar em contato com esses ambientes de insalubridade psíquica se protegendo. É o tratamento mais eficiente e completo para os problemas de saúde mental no trabalho. Às vezes o afastamento do funcionário por um período pequeno pode evitar que o problema se agrave a ponto de acarretar uma ausência mais prolongada do trabalho, com gastos maiores. Por outro lado, há pouco interesse por parte das empresas em prevenção de problemas de saúde mental. O preconceito ainda atrapalha.

11 Os prejuízos para o empregado: Os prejuízos para a empresa:
Afastamento, mesmo temporário, do emprego; Risco de perda do emprego; Mobilização de um familiar em casa para acompanhar visitas ao médico e auxiliar no tratamento; Queda no rendimento e na produção; Problemas emocionais. Os prejuízos para a empresa: suporte ao empregado; Perda de horas de trabalho; Diminuição de produtividade pelo trabalhador substituto; Custo de demissão do substituto, no retorno ao trabalho Diminuição de produtividade, temporária ou não, do empregado

12 O MAL DA MÁQUINA COMPUTADORES PODEM PROVOCAR DOENÇAS

13 A evolução tecnológica se fez acompanhar de novos ambientes de trabalho e de riscos profissionais a eles associados. A relação homem-máquina, que já trouxe enormes benefícios para a humanidade, também trouxe um grande número de vítimas, sejam elas os portadores de doenças incapacitantes ou aquelas cuja integridade física foi atingida.

14 STRESS O estresse é o modo como nosso corpo reage a qualquer mudança na rotina, no nosso momento de vida (boa, ruim, real ou até imaginária). Alguns dos sintomas físicos criados pelo estresse incluem: Aumento da freqüência cardíaca Respiração rápida Tensionamento dos músculos Aumento da pressão arterial

15 Quando não resolvido, o estresse pode levar a vários problemas de saúde incluindo:
Insônia Dor lombar Pressão alta (hipertensão) Doenças cardíacas Diminuição da imunidade do corpo.

16 Para viver uma vida saudável, feliz e produtiva, é importante saber lidar com o estresse. Aqui estão algumas técnicas e estratégias para ajudá-lo nesse sentido: Mantenha um programa regular de alimentação saudável, bons hábitos de vida e sono adequado. Exercite-se regularmente. O exercício promove o condicionamento físico e o bem-estar emocional. Equilibre trabalho e lazer. Apenas trabalho e nenhum lazer pode fazê-lo sentir-se estressado. Planeje algum tempo para hobby e recreação. Essas atividades relaxam sua mente e são uma boa folga das preocupações da vida. Planeje uma ou mais férias por ano. Não trabalhe nas férias. Ria bastante. Quando um fato ou evento parece ser esmagador demais, mantenha o senso de humor. A risada afrouxa os músculos e alivia a tensão. É difícil sentir estresse durante uma bela e sonora risada. Aprenda a rir como uma técnica de relaxamento.

17 ANSIEDADE Ansiedade é a sensação de temor, receio, medo ou angústia em relação a uma ameaça real ou imaginária ao seu bem-estar físico ou emocional. >> Sintomas Os sintomas de ansiedade podem ser tanto físicos como mentais. Eles incluem: Pulsação e/ou respiração acelerada Palpitação ou batimentos cardíacos aumentados Tremor Respiração curta Fraqueza Insônia

18 Prevenção Dentro de uma mesma empresa, por exemplo, há setores onde as relações são temperadas com bom humor, as pessoas se apoiam mutuamente, criam-se soluções para os desafios cotidianos, enfim, não há sinais de neurose instalada no grupo (ainda que um ou outro membro possa eventualmente revelar problemas). É necessário lembrar sempre que prevenir ainda é melhor do que remediar ou ter que tratar depois. A prevenção continua sendo uma das melhores estratégias na busca da melhoria da qualidade de vida no trabalho.


Carregar ppt "SAÚDE MENTAL NO TRABALHO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google