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Análise e Avaliação do Desempenho dos Serviços Logísticos

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Apresentação em tema: "Análise e Avaliação do Desempenho dos Serviços Logísticos"— Transcrição da apresentação:

1 Análise e Avaliação do Desempenho dos Serviços Logísticos
Referência: Capítulo 5 – Caixeta – Editora Atlas (Gestão Logística do Transporte de Cargas)

2 Características Particulares dos Serviços de Transporte
Demanda derivada Mercados regulamentados Produção e consumo simultâneos Interações com meio ambiente Produto intangível Produtos e processos heterogêneos Grandes oscilações de demanda Indivisibilidade de oferta Diferentes tecnologias

3 Demanda Derivada de Outras Atividades Econômicas
O transporte geralmente é fruto de atividades produtivas e de comércio. Raramente, viagens são realizadas per si (Exceções: cruzeiro marítimo).

4 Produção e Consumo Simultâneos
O cliente acompanha o andamento do processo. A qualidade do serviço é atestada somente no final do processo.

5 Interações com o Ambiente Físico
Além do transporte agredir a natureza, ele é influenciado pelas suas forças (chuvas, enchentes, etc). A medição do desempenho se torna um grande desafio.

6 Atividade Meio Associada a uma Rede de Processos e Parcerias
Torna-se difícil dissociar a medição do desempenho do serviço de transporte com relação aos outros processos. Exemplo: atraso na entrega por problemas no carregamento no armazém.

7 Produtos e Processos Heterogêneos
Como comparar o desempenho de um transporte que começa na Ásia e termina na América do Norte e passa por mais de 3 modais diferentes?

8 Grandes Oscilações Espaciais e Temporais de Demanda
irregular sazonal perpétuo terminado Demanda Tempo

9 Indivisibilidade de Oferta
A oferta de transportes (exemplo: aeroportos, ferrovias) está sempre disponível, mesmo quando não há demanda.

10 Diferentes Tecnologias para a Produção do Serviço
O desempenho dos serviços está intimamente relacionado à tecnologia empregada.

11 Principais Categorias de Medidas de Desempenho
Qualidade Produtividade Lucratividade Eficiência Nível de Serviço

12 Qualidade É o grau no qual um sistema atinge suas metas, ou seja, grau em que as coisas certas são concluídas. Exemplo: % de cargas entregues no prazo.

13 Produtividade É a relação entre a quantidade de saídas de um sistema e a quantidade de entradas nesse mesmo sistema. Exemplo: Cargas movimentadas por número de funcionários; movimentação de conteineres/hora.

14 Lucratividade É a relação entre a receita total e o total dos custos ou alguma outra medida financeira correlata

15 Eficiência É o grau no qual o sistema utilizou os devidos recursos e processos para obter suas saídas, ou seja, recursos previstos a consumir/recursos efetivamente consumidos.

16 Principais Elementos para Análise de Desempenho de Serviços de Transportes


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