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Programa de Leitura do Pisa

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Apresentação em tema: "Programa de Leitura do Pisa"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Leitura do Pisa - 2015
Colégio Mendel Vilas Profª Leonor Figueira

2 Leitura: Leitura é a ação de ler algo. É o hábito de ler. A palavra deriva do Latim "lectura", originalmente com o significado de "eleição, escolha, leitura". Também se designa por leitura a obra ou o texto que se lê. A leitura é a forma como se interpreta um conjunto de informações (presentes em um livro, uma notícia de jornal, etc.) ou um determinado acontecimento. É uma interpretação pessoal. O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação.

3 Tipologia Textual: é a forma como um texto se apresenta. As únicas tipologias existentes são:  Narração Descrição Dissertação (Exposição) Argumentação Informação Injunção

4 Narração: Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercadas de narrações desde que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano.

5 Tipos de Narrativa: Contos Fábulas Crônicas Romances Novelas
Depoimentos Piadas Relatos

6 Descrição: Um texto em que se faz um retrato escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto refere. Nessa espécie textual as coisas acontecem ao mesmo tempo.

7 Dissertação: A dissertação é um texto que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse tipo textual requer um pouco de reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância. O texto dissertativo é temático, pois trata de análises e interpretações; o tempo explorado é o presente no seu valor atemporal; é constituído por uma introdução onde o assunto a ser discutido é apresentado, seguido por uma argumentação que caracteriza o ponto de vista do autor sobre o assunto em evidência e, por último, sua conclusão. Nesse tipo de texto a expressão das ideias, valores, crenças são claras, evidentes, pois é um tipo de texto que propõe a reflexão, o debate de ideias. A linguagem explorada é a denotativa, embora o uso da conotação possa marcar um estilo pessoal.

8 Argumentação: Esse texto tem a função de persuadir o leitor, convencendo-o de aceitar uma ideia imposta pelo texto. É o tipo textual mais presente em manifestos e cartas abertas, e quando também mostra fatos para embasar a argumentação, se torna um texto dissertativo-argumentativo. - Esta tipologia apresenta: Uma Introdução (tese); Argumentos (desenvolvimento); e Conclusão (o que da aprova os argumentos).

9 Injunção/Texto Instrucional:
Indica como realizar uma ação. Também é utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo. Ex: Previsões do tempo, receitas culinárias, manuais, leis, bula de remédio, convenções, regras e eventos.

10 Observações: Não há outros tipos de texto senão os citados acima. Ao contrário do que se imagina, existem apenas 5 tipos textuais. Diálogo, relato, entrevista, explicação, entre outros, são gêneros textuais. Poesia e Prosa são formas literárias ou formas textuais. Texto épico, dramático e lírico são gêneros literários. Geralmente, percebe-se uma confusão entre os conceitos de gênero textual e tipo textual. Existem apenas cinco tipos de textos, que são os citados acima. Tipo de texto ou tipo textual é o conteúdo do texto e o formato padrão comum dele. Gênero textual é a forma variada do texto. Um gênero textual não tem quantidade limitada: pode surgir um novo a qualquer momento. Qualquer pessoa pode "criar" um novo gênero textual, porém, tipo de texto não.

11 Expressões Literárias e Não-literárias:

12 Textos Literários x Não-Literários:

13 Análise Textual: A análise de texto significa estudar, decompor, dissecar e dividir para interpretá-lo. Cada parte do texto deve ser analisado, buscando-se os elementos chaves do autor e a relação entre as partes constituintes. A decomposição dos elementos essenciais e a sua classificação nos leva até a ideia- chave, que é o conjunto de ideias mais precisas.

14 Objetivos da análise de texto:
aprender a ler, a ver, a escolher o mais importante dentro do texto e familiarizar-se com os termos técnicos, idéias, etc.; hierarquizar o conteúdo do texto; perceber que as idéias se relacionam e, identificar as conclusões e as bases que as sustentam.

15 Partes da análise de texto:
a)     dos elementos constituintes básicos, b)     das relações entre esses elementos, c)     da estrutura do texto.

16 Tipos de análises textuais:
TEXTUAL: primeira leitura pelo aluno. Sucessivas leituras permitirão a identificação  de palavras e parágrafos chaves. O significado das palavras desconhecidas, assim como termos técnicos são procurados no dicionário. TEMÁTICA: permite maior compreensão do texto, a associação de ideias do autor com as preexistentes no conhecimento do estudante. Avaliação da coerência interna do texto. Elaboração do resumo para discussão em sala de aula. PROBLEMATIZAÇÃO: as questões implícitas e explícitas no texto são levantadas e debatidas. CONCLUSÃO PESSOAL: reelaboração do que foi entendido do texto, resultando num resumo próprio que também é uma crítica e reflexão pessoal.

17 Análise x Interpretação X Compreensão:
01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto; 02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente; 03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes; 04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas; 05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar; 06. Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor; 07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão; 08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente; 09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;

18 10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de
10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu; 11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa; 12. Quando o autor apenas sugerir ideia, procurar um fundamento de lógica objetiva; 13. Cuidado com as questões voltadas para dados superficiais; 14. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto;

19 15. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta; 16. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem; 17. O autor defende ideias e você deve percebê-las; 18. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto. Ex.: Ele morreu de fome. de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realização do fato (= morte de "ele"). Ex.: Ele morreu faminto. faminto: predicativo do sujeito, é o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.;

20 19. As orações coordenadas não têm oração principal, apenas as ideias estão coordenadas entre si; 20. Os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.

21 Questões de Leitura Avaliação do Pisa – Anos Anteriores

22 Texto MACONDO Deslumbrado com tantas e tão prodigiosas invenções, o povo de Macondo não sabia onde começava seu assombro. Ficavam acordados toda a noite com os olhos arregalados, fixos nas lâmpadas elétricas alimentadas pelo gerador que Aureliano Triste trouxera quando da segunda viagem do trem, e levou tempo e custou-lhes esforço para se acostumarem ao seu incessante tum-tum. Ficaram indignados com as imagens vivas que o próspero comerciante Dom Bruno Crespi projetava no teatro decorado com cabeças de leão sobre os guichês, pois um personagem que morria e era enterrado em um filme, por cujos infortúnios haviam sido derramadas lágrimas de aflição, tornava a aparecer vivo e transformado em árabe no outro. A platéia, que pagava dois centavos por cabeça para compartilhar das desventuras dos atores, não tolerou esse tipo de fraude inconcebível e quebrou os assentos.

23 O prefeito, cedendo às instâncias de Dom Bruno Crespi, explicou através de uma proclamação pública que o cinema era uma máquina de ilusões que não merecia tais arrebatamentos de emoção da platéia. Após essa explicação desanimadora, muitos acreditaram que tinham sido vítimas de um novo e espetacular negócio de ciganos e decidiram não mais voltar ao cinema, considerando que já tinham problemas suficientes para chorar pelos dramas representados por seres imaginários. Fonte: "Cem anos de solidão" de Gabriel Garcia Marques

24 Questão 01: Que características dos filmes causou indignação no povo de Macondo? _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

25 Resposta(s): Pessoas que eles pensavam ter morrido voltam à vida.
Eles esperavam que os filmes fossem verdade e não são. Eles acham que o homem no filme fingiu morrer e que eles foram feitos de tolos. Uma personagem que morreu e foi enterrada em um filme reaparece viva no seguinte. Eles não entenderam que os filmes são ficção. • Porque os atores cujas personagens haviam morrido no filme anterior apareciam como novas personagens no próximo filme.

26 A platéia se sentia lesada em suas emoções
Eles pensam que já têm bastante problema para assistirem a atores fingindo tê-los. Porque um dos atores enterrados num filme voltava mais tarde vestido de árabe.

27 Questão 02: Ao final do texto, por que o povo de Macondo decidiu não mais voltar ao cinema? Eles queriam diversão e distração, mas acharam que os filmes eram realistas e deprimentes. Eles não podiam pagar o preço dos ingressos. Eles queriam preservar suas emoções para ocasiões da vida real. Eles buscavam envolvimento emocional, mas acharam os filmes desinteressantes, pouco convincentes e de baixa qualidade.

28 Resposta: Ao final do texto, por que o povo de Macondo decidiu não mais voltar ao cinema? Eles queriam diversão e distração, mas acharam que os filmes eram realistas e deprimentes. Eles não podiam pagar o preço dos ingressos. Eles queriam preservar suas emoções para ocasiões da vida real. Eles buscavam envolvimento emocional, mas acharam os filmes desinteressantes, pouco convincentes e de baixa qualidade.

29 Questão 03: Quem são os “seres imaginários” referidos na última linha do texto? Fantasmas. Invenções circenses. Personagens dos filmes. Atores.

30 Resposta: Quem são os “seres imaginários” referidos na última linha do texto? Fantasmas. Invenções circenses. Personagens dos filmes. Atores.

31 Questão 04: Você concorda com o julgamento final do povo de Macondo a respeito do cinema? Explique sua resposta comparando sua atitude em relação ao cinema com a deles. _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

32 Resposta(s): Refletir sobre o conteúdo do texto: Comparação das atitudes das personagens com conhecimentos e experiências pessoais

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