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APRESENTAÇÃO DE ARTIGO

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Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DE ARTIGO"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DE ARTIGO
Universidade Federal de Itajubá QUALIDADE – EPR 16 APRESENTAÇÃO DE ARTIGO Bárbara Gregatti Gabriela Matos Lays Renó Lucas Vieira Paula Della Vinícius Batista Prof. Michelle Luz 26/10/2010

2 PENSAMENTO ESTATÍSTICO: UM COMPONENTE PRIMORDIAL PARA O SUCESSO DO
PROGRAMA DE QUALIDADE SEIS SIGMA Adriana Barbosa Santos Manoel Fernando Martins XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção - Florianópolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004

3 Sumário Introdução Pensamento estatístico Seis Sigma
Pensamento estatístico e o Seis Sigma

4 1. Introdução

5 1. Introdução Estatística nas empresas Consequência
Criação de barreiras que dificultaram a difusão dos conhecimentos estatísticos nos ambientes de produção Consequência

6 Nível gerencial ou estratégico
1. Introdução Uso da estatística nas empresas: - Pouco utilizada, apesar de gerar bons resultados Nível Operacional Nível gerencial ou estratégico (BJERKE & HERSLETH, 2001)

7 SURGIMENTO DO SEIS SIGMA
1. Introdução uso da filosofia estatística como estratégia para melhoria de processos e solução de problemas oportunidades de ganhos financeiros advindos da melhoria do desempenho organizacional SURGIMENTO DO SEIS SIGMA

8 1. Introdução Relação entre os conceitos de pensamento estatístico e a filosofia Seis Sigma Pensamento Estatístico parte de uma filosofia congruente aos objetivos de crescimento e melhoria do desempenho organizacional, uma vez que seu uso cria oportunidades reais de mudança e aprendizagem Seis Sigma diferencial da conduta dos profissionais engajados na elaboração de projetos que produzem ganhos financeiros tangíveis para a organização.

9 2. Pensamento Estatístico

10 2. Pensamento Estatístico
“Processo de raciocínio que reconhece que variação está em tudo ao nosso redor e presente em tudo que fazemos que todo trabalho é uma série de processos interligados; e que identificar, caracterizar , quantificar, controlar e reduzir variação fornece oportunidades de melhoria” Snee (1990) Início século XIX Influenciou o desenvolvimento do pensamento moderno Compreender as variações nos processos de manufatura (Shewhart) Uso da estatística para tentar mudar o desempenho processos (Deming)

11 “Filosofia de aprendizagem e ação” (Quality Press)
2. Pensamento Estatístico “Filosofia de aprendizagem e ação” (Quality Press) Elementos Centrais (Moore) Onipresença da variação; Necessidade de dados sobre processo; O planejamento de coleta de dados com variação em mente; Quantificação da variação; e Explicação da variação. Princípios Todo trabalho ocorre em um sistema de processos interligados; Variação existe em todos os processos; e Entender e reduzir variação é a chave para o sucesso.

12 2. Pensamento Estatístico
Variação: conceito primordial para compor o pensamento estatístico VARIABILIDADE X VARIAÇÃO Variabilidade Variação + Instabilidade + Falta de exatidão Sempre presente em produtos, pessoas, serviços, processos, natureza

13 2. Pensamento Estatístico
Variações Entradas (Inputs) Atividades transformadoras Pessoas: habilidades , maneiras, estilo de aprendizagem diferentes; Máquinas: desempenho não uniforme; Material: fornecedores diferentes; Método: procedimentos ruins; Medições: inabilidade de medir; Ambiente: físico, de trabalho, das políticas

14 COLETADOS PARA MELHOR ENTENDER A VARIABILIDADE
2. Pensamento Estatístico DADOS: fator para se analisar as fontes de variação, são geradores de resultados COLETADOS PARA MELHOR ENTENDER A VARIABILIDADE Medição: forma de se efetivar a observação de um fenômeno que apresenta variações Monitorar a produção; controlar os processos; garantir a qualidade; , garantir o atendimento às exigências; evitar desperdícios e reduzir taxa de erros

15 Pensamento estatístico como catalisador da melhoria da qualidade

16 2. Pensamento Estatístico
Anteceder o uso dos métodos e ferramentas estatísticas Conceitual Universalmente aplicável Requisito principal é o conhecimento Métodos estatísticos fortalecem o pensamento Fornecem oportunidade de melhoria ao processo Consequência da medição, coleta de dados e análise estatística

17 Aplicabilidade dos Métodos Estatísticos
2. Pensamento Estatístico Aplicabilidade dos Métodos Estatísticos Questionável Crença errônea de que métodos estatísticos sejam meio para promover a melhoria organizacional Preocupação de treinamentos para funcionários

18 3. SEIS SIGMA

19 3. SEIS SIGMA – Dificuldade na definição
Ínicio anos 90: - Primeiros artigos: uma abordagem técnica, onde a medição, uso da estatística e a meta de quase perfeição. Novas visões: - Depois: modo eficiente e eficaz das organizações conseguirem elevar seu desempenho.

20 GESTÃO ESTRATÉGICA 3. SEIS SIGMA
GRANDES COMPANHIAS COMEÇARAM A ADOTAR O PQSS (Programa de qualidade seis sigma)

21 3. SEIS SIGMA – decisão de definição
“(...)abordagem que impulsiona a melhoria do desempenho do negócio, baseando-se na aplicação do pensamento estatístico em todos os níveis de atividades; no enfoque estratégico de gerenciamento; na valorização da satisfação dos clientes; na utilização de uma metodologia sistematizada que integre técnicas variadas para se avaliar e otimizar processos; na capacitação e na mudança de cultura proveniente da aprendizagem.”

22 3. SEIS SIGMA O conceito estatístico, primeiramente, considera que o comportamento do processo segue a distribuição normal de probabilidades. Baseado nesta premissa, busca-se reduzir gradativamente a variabilidade de um processo até que se atinja um fator de 99,9997% de sucesso (Seis vezes o desvio padrão);

23 3. SEIS SIGMA A metodologia segue um roteiro, conhecido como DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve, Control);

24 4. O Pensamento Estatístico e
o Seis Sigma

25 4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma
contexto gerencial ELEMENTOS ESSENCIAIS DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO - Redução de variação - Eliminação de causas de variação - Consistência de propósito - Robustez Obtenção e forma de utilização das informações FATOR DE DIFERENCIAÇÃO entre administradores conscientes ou não dos princípios fundamentais do pensamento estatístico.

26 4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma
DEMING Gerentes e administradores deveriam se concentrar no “como” a organização fornece produtos e serviços aos seus clientes, em vez de ficarem obsessivamente preocupados com os ganhos financeiros e com o controle gerencial. Gerenciar os meios, e não somente as medidas de desempenho relativas ao controle contábil. Administrador de um sistema  otimizar sistema como um todo  satisfação dos stakeholders. COMO? Compreender os elementos da Teoria da Variabilidade: O que é um sistema estável e a diferenciação entre causas comuns e causas especiais de variação.

27 4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma
Nas organizações que adotam o Seis Sigma: redução da variação, a medição e a coleta de dados sucesso do PQSS Pensamento estatístico como fator primário: Melhora a comunicação  alinhamento estratégico, integração e mudança de cultura organizacional; dimensões estratégicas que facilitam e aprimoram a implementação do PQSS.

28 4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma
Apesar da grande ênfase na redução da variação: PQSS não reforça a necessidade do pensamento estatístico como tema essencial.  Alguma freqüência: estudos que saLientam significado estatístico do Seis Sigma, juntamente com um enfoque dirigido para a aplicação dos métodos estatísticos,  Falha nas discussões sobre o tema

29 4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma
foco em processos entendimento de variação uso de dados para subsidiar ações ATIVIDADES DIÁRIAS DE GERENCIAMENTO Enriquecer o gerenciamento de processo Melhorar processos TOMADA DE DECISÃO

30 4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma
Ações que podem ser mais bem definidas com a aplicação do pensamento estatístico: Definir estratégias para melhoria do desempenho organizacional Incentivar as pessoas a pensarem na eficiência e eficácia das atividades Manter constância de propósito Monitoramento das flutuações de mercado Aprimorar o planejamento Estímulo ao trabalho em equipe Reduzir o número de fornecedores Tomada de decisões baseada em fatos e dados Avaliar tendências competitivas Aumento da robustez no gerenciamento Quebra de barreiras interfuncionais Melhorar os processos de distribuição Reduzir variação nos processos administrativos e de fabricação. No Seis Sigma essa postura gerencial é fortemente enfatizada. AÇÕES EM PROCESSOS ESTRATÉGICOS, GERENCIAIS E OPERACIONAIS

31 4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma
NÍVEL ESTRATÉGICO USO MAIS CONCEITUAL DAS IDÉIAS SUBJACENTES DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NÍVEL GERENCIAL UTILIZAÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA IMPLEMENTAÇÃO E GERENCIAMENTO DOS MEIOS QUE POSSIBILITAM ALCANÇAR OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS, PARA QUE AS ATIVIDADES DO NÍVEL OPERACIONAL ESTEJAM EM HARMONIA COM A ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA. Uma vez que o pensamento estatístico se torna um conceito disseminado em todos os níveis de atividades, AUMENTO DA QUALIDADE conseqüência de ações com consistência de propósito e associadas a uma mudança de cultura organizacional

32 4. O Pensamento Estatístico e o Seis Sigma
MUDANÇA DE CULTURA  reduz resistência à utilização dos métodos estatísticos imprescindíveis para compor uma metodologia sistematizada que leve a melhorar todos os processos, eliminando defeitos, erros e falhas e otimizando os processos e suas saídas. PQSS  metodologias DMAIC e DFSS têm tais características e são utilizadas de forma sistemática para implementar os Projetos Seis Sigma  implementados para elevação do desempenho.

33 5.CONSIDERAÇÕES FINAIS

34 5. Considerações Finais Barreiras para o sucesso do PQSS: pessoas e nível de aceitação dos princípios que o norteiam Sucesso: Projeto Seis Sigma conscientização das metas de longo prazo Ações individuais e objetivos estratégicos Direção comum Comunicação e alinhamento estratégico Sucesso do PQSS associado aos princípios da filosofia do pensamento estatístico

35 6. Referências Bibliográficas
Santos e Martins “PENSAMENTO ESTATÍSTICO: UM COMPONENTE PRIMORDIAL PARA O SUCESSO DO PROGRAMA DE QUALIDADE SEIS SIGMA”, 2004.


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