A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADAPTAÇÃO AO MEIO LIQUIDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADAPTAÇÃO AO MEIO LIQUIDO"— Transcrição da apresentação:

1 ADAPTAÇÃO AO MEIO LIQUIDO

2 NOVAS SENSAÇÕES O meio aquático cria sensações novas, modifica o equilíbrio, permite experimentar as próprias capacidades motoras. Esse processo, busca a conquista da autonomia no meio líquido, relacionada, principalmente, ao controle respiratório e ao equilíbrio no meio líquido. Para isso, aspectos como confiança no professor, autoconfiança e relacionamento com o grupo devem ser enfatizados.

3 ÁGUA A água representa medo, desejo, desafio, poder de destruição e docilidade. A água é um mundo a ser descoberto. Para as crianças ela se mostra de forma fascinante, através das piscinas, ondas do mar, rios. A água, produz sustentação do corpo para o controle respiratório e a propulsão para o deslocamento. Cada um de nós tem sua própria visão da água. QUAL É A SUA?

4 DRIBLANDO O MEDO Geralmente no primeiro contato com o meio líquido o aluno sentirá as alterações ocorridas pela imersão do corpo na água. É necessária uma adaptação gradual com a finalidade de evitar e minimizar o conhecido "trauma de água". Uma inadequada adaptação ao meio líquido poderá influenciar negativamente em uma aprendizagem futura.

5 CONFIANÇA Na fase de adaptação temos que desenvolver a confiança deste aluno, afim de que ele aprenda a dominar este meio, deslocando-se e movimentando-se com segurança.

6 EXERCICIOS DE ADAPTAÇÃO
Sentado na borda da piscina, o aluno fará movimentos circulares na agua, círculos para dentro e para fora. Após isso o aluno deverá bater os pés na agua, com força suficiente para molhar o seu corpo e o colega ao seu lado também. Ainda sentado na borda da piscina, o aluno deverá fazer círculos com as mãos dentro da agua. Em seguida o aluno irá encher as mão com agua e molhar seu próprio rosto.

7 ENTRANDO NA PISCINA Sentado na borda da piscina, o aluno irá fazer uma rotação do corpo, apoiar as mãos na borda e descer de frente para a borda da piscina. Obs. A maneira mais segura de entrar na piscina é pela escada, e sempre de frente para a mesma.

8 DESLOCAMENTO Conforme o aluno adquire confiança ele passa a se deslocar com maior facilidade, isso faz com que ele inicie os movimentos com maior amplitude.

9 Dentro do ambiente aquático todas as brincadeiras, jogos e dinâmicas realizadas são fundamentais para a adaptação ao meio liquido. O homem ao estar no meio aquático permite -se explorar, de forma lúdica, uma prática corporal, resultando em prazer e satisfação, sendo assim, uma excelente opção as atividades recreativas.

10 SONHE, BUSQUE, REALIZE.


Carregar ppt "ADAPTAÇÃO AO MEIO LIQUIDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google