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Mercado Secundário de balcão e bolsa.

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Apresentação em tema: "Mercado Secundário de balcão e bolsa."— Transcrição da apresentação:

1 Mercado Secundário de balcão e bolsa.
Referência bibliográfica: PINHEIRO, J. L. Mercado de capitais: fundamentos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

2 Para converter as aplicações em dinheiro o investidor recorre ao mercado secundário (corretora). As corretores recebem as ordens de compra e venda fechando o negócio no pregão das bolsas de valores. A empresa que deseja ter ações negociadas em bolsa faz seu registro na bolsa de sua região

3 geográfica. As empresas registradas tem suas ações negociadas no pregão.
Mercado de balcão não possui local físico como o pregão da bolsa, mas funciona por meio de telefone entre as instituições financeiras que

4 fecham negócios para seus clientes (mercado organizado de títulos).
Mercado secundário de ações (onde atuam as bolsas de valores) ocorre a transferência de títulos entre investidores e/ou instituições, dando liquidez ao investidor, pois para uma

5 operação de venda existe um comprador e vice-versa.
No mercado de balcão não existe garantia de uma bolsa de valores, pois não são empresas registradas em bolsa.

6 Mercado de balcão em muitos países servem para que empresas novas e pequenas coloquem seus papéis ao público. Características não possui local físico de negociação, dependendo de um sistema de

7 comunicação para realizar a divulgação das informações.
Mercado de bolsa compram e vendem ações e nele os clientes (compradores e vendedores) e as instituições do sistema de distribuição de títulos e valores mobiliários viabilizam sua negociação.

8 Características do mercado de bolsa livre concorrência, transparência de informação, onde cliente e instituições não possuem privilégio sobre o outro; produto homogêneo (todos os títulos negociados têm as mesmas características); transparência na fixação de preço.

9 AÇÕES são títulos negociáveis, que representam parcela mínima do capital de uma empresa. Conferem a seu possuidor o direito de participação no resultado da empresa.

10 Carteira de ações  representam um conjunto de ações.
Ações ordinárias (ON) participação na sociedade e nos resultados financeiros. Característica principal  direito ao voto.

11 Ações preferenciais (PN) preferência nos resultados da empresa e não têm direito ao voto.
Ações de primeira linha (blue chips) Ex.: Petrobrás. Em função da liquidez nas Bolsas, tamanho e valor.

12 Bolsa de Valores mercado onde se vendem e compram ações
Bolsa de Valores mercado onde se vendem e compram ações. Concorrem investidores (compradores e vendedores) e as instituições financeiras. Está aberta a indivíduos e instituições. Característica da Bolsa de Valores mercado público onde se negociam títulos.

13 *Postura de atuação dos participantes da Bolsa:
Especuladores  obter lucro financeiro a curto prazo, sem se preocupar com as ações. Buscam ganhar na compra e venda (são apostadores. Investidores  rendimento de longo prazo.

14 Gestores financeiros necessitam desses mercados para realizar a gestão das empresas, captando recursos a custo baixo para investimento.

15 Funções da bolsa pelo ponto de vista do investidor canaliza poupança; resguarda o investidor contra a depreciação monetária em período de inflação alta; segurança jurídica e econômica, com base no mer- da

16 cado; liquidez para o investimento.
Ponto de vista dos tomadores  facilita a obtenção de fundos a longo prazo. Economia determina os preços das ações, além dos índices de ações. Favorece o

17 financiamento empresarial; As empresas são submetidas a racionalidade econômica (desempenho da empresa). Ponto de vista social  facilita a poupança de pequenos poupadores e a oportunidade de investimento.

18 A bolsa no mundo Durante a Idade Média até o século XVII, a função da bolsa era a compra e venda de moedas, metais preciosos e letras de câmbio. Os negócios eram limitados dificuldade de comunicação, escassez de capitais e crédito.

19 Bolsa (sentido comercial e financeiro)  a palavra teve origem na Bélgica. Caráter internacional criação da bolsa de Londres (1554), Paris (1724) e New York (1792).

20 Bolsa de New York são supervisionadas por um órgão supervisor comum, em conseqüência do crack de 1929. Nasdaq (1971) composta basicamente por ações de

21 Tecnologia (Microsoft, Oracle, Intel e companhias de porte menor).
Bolsa de Tóquio origem data de Possui 80% dos mercados e é a segunda maior bolsa do mundo em termos de volume.

22 Bolsa de Londres terceira do mundo em termos de capitalização
Bolsa de Londres terceira do mundo em termos de capitalização. Está localizada entre os dois maiores mercados financeiros do mundo (EUA e Japão). Bolsa de Frankfurt é um dos maiores e mais antigos centros de transações financeiras do mundo.

23 Do total das negociações alemãs, a Bolsa de Frankfurt detém 60% das operações.
Principal índice: DAX (principal blue-chips do mundo) constituído de empresas das

24 áreas de tecnologia, financeira, telecomunicações, transportes, saúde, industriais e varejo.

25 Bolsa de Valores do Estado de São Paulo fundada em 1890
Bolsa de Valores do Estado de São Paulo fundada em Em assumiu características financeiras. Em 1999 ampliou o uso da informática para a melhor participação do pequeno e médio investidor.

26 Foi lançado em 1999 o Home Broker (negociações de ações via internet)  o investidor consegue por meio do site das corretoras transmitir suas ordens de compra e venda ao Sistema de Negociação da Bovespa.

27 Lançado também em 1999 o After–Market (negociação fora do horário regular)  oferece sessão noturna de negociação eletrônica. Os pequenos e médios investidores podem enviar ordens de compra e venda via internet no período noturno.

28 After-market início 1 hora após o fechamento do pregão regular.
Objetivo ampliar as oportunidades de negócios e atrair novos investidores.

29 Bovespa  maior centro de negociação com ações da América Latina.
Ocorreu a integração de todas as bolsas brasileiras, com o acordo de integração que uniram as bolsas de valores de SP, RJ, Minas-ES-Brasília,

30 do Extremo Sul, de Santos, da Bahia-Sergipe-Alagoas, de Pernambuco e Paraíba, do Paraná e a Bolsa Regional. Bovespa passou a concentrar todas a negociação com ações.

31 Bolsa no Rio é a responsável pelas transações de títulos públicos.
Todas as bolsas ganharam em termos de produtividade, devido o mesmo sistema de negociação, telefonia, liquidação e custódia.

32 Na Bovespa os mercados disponíveis são: a vista, a termo e de opções.
Mercado a vista mercado onde se realizam as operações de compra e venda de ativos. A liquidação física (entrega de títulos vendidos) se processa no segundo dia útil após a realização

33 do negócio em bolsa e a liquidação financeira (pagamento e recebimento do valor da operação) se dá no terceiro dia útil.

34 Mercado a termo as operações têm prazo de liquidação diferidos, em geral, de 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias. Refere-se a uma compra e venda de ações a um preço fixado para a liquidação em prazo determinado.

35 O comprador e vendedor dos papéis entram em acordo e acertam um negócio de compra e venda de ações que será negociado apenas no futuro. Mercado a termo é preciso depositar garantias.

36 No caso do vendedor coberto (que já tem as ações) as garantias são as próprias ações negociadas.
Garantias do vendedor e comprador descoberto Exemplo: depositadas em dinheiro.

37 Garantias a transação a termo requer um depósito de garantia e controle de riscos das operações realizadas na Bovespa.

38 Mercado de opções mercado onde são negociados os direitos de compra e venda de um lote de ações, com preços e prazos preestabelecidos contratualmente. op

39 No ano 2000 foi criado pela Bovespa o chamado Novo Mercado.
Objetivo estimular o interesse dos investidores; valorizar as companhias; melhorar a qualidade das informações prestadas pelas companhias.

40 Novo Mercado (2000) – benefícios sob diversas óticas:
Investidores maior transparência nos processos, menor risco. Empresas melhoria da imagem institucional; valorização das ações.

41 Mercado acionário aumento da liquidez e emissões
Mercado acionário aumento da liquidez e emissões. País empresas mais competitivas e fortes, consolidando o mercado de capitais.

42 Pregão (recinto de negociações) local onde ser reúnem os corretores, seus membros, para cumprir ordens de compra ou venda de ações. O pregão pode ser organizado de acordo com dois sistemas alternativos de negociação com ações:

43 Negociações em viva-voz os operadores das corretoras fazem suas ofertas em viva-voz, especificando o nome da empresa, tipo de ação, quantidade e preços de compra ou venda (ações de maior liquidez).

44 Viva-voz (call system – sistema de grito) são negociadas apenas as 15 ações de maior liquidez no mercado. Não é muito operacional para grandes volumes em função do risco aos operadores.

45 Negociações por sistemas eletrônicos as corretores cumprem as ordens dos clientes diretamente de seus escritórios. A oferta de compra e venda de ações é feita por meio de terminais informatizados.

46 Negociação com ações em Bolsa – passos:
Escolha da instituição financeira operadora associada à bolsa de valores; Abertura de conta (movimentação);

47 Escolha das ações a serem adquiridas e forma de investimento (orientada pela instituição que representa o cliente); Transmissão da ordem ao corretor e execução da ordem através da negociação na bolsa;

48 Emissão da Nota de corretagem (constam os custos da transação, valor das ações), avisando o cliente sobre a liquidação física e financeira da operação.

49 Principais perfis e características:
Conservador objetivo de investimento é conservar o seu capital; investimento em ativos de baixo risco; busca de aconselhamento financeiro na tomada de decisão; tem pouca

50 Informação sobre os mercados e investimento; concentra seus investimentos em renda fixa; se ocorrer oscilação negativa no investimento, o abandona imediatamente.

51 Perfil moderado o investimento é para o crescimento moderado de seu capital; investimento de médio e longo prazo; maior parte do investimento em ativos de baixo risco e pequena parte para diversificação; tomada de

52 decisões com aconselhamento financeiro; oscilação negativa do investimento, permanece mas analisa a situação. Perfil agressivo investimento para elevar seu capital; investimento de longo prazo (LP); concentra até 60% dos investimentos em renda variável;

53 Toma decisões de forma segura, pois entende sobre o funcionamento do mercado; aceita oscilações negativas no valor do investimento aguardando ganhos no LP.


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